segunda-feira, 29 de maio de 2006

Mágoa de boiadeiro


Mágoa de Boiadeiro (toada, 1967) - Nonô Basílio e Índio Vago - Intérpretes: Pedro Bento e Zé da Estrada / Celinho

LP Mágoas de Boiadeiro - Pedro Bento, Zé Da Estrada e Celinho / Título da música: Mágoa de Boiadeiro / Nonô Basílio (Compositor) / Índio Vago (Compositor) / Pedro Bento e Zé da Estrada (Intérprete) / Celinho (Intérprete) / Gravadora: Beverly / Ano: 1971 / Álbum: AMCLP 5114 / Lado B / Faixa 1 / Gênero musical: Toada / Regional / Sertanejo


Introdução: G, A7, D, A7, D

       A7           G         D     
Antigamente nem em sonho existia
                        A7                     D      
tantas pontes sobre os rios nem asfalto nas estradas
           A7            G         D
A gente usava quatro ou cinco sinueiros
                   A7                   D   D7
prá trazer o pantaneiro no rodeio da boiada
            G                      D
Mas hoje em dia tudo é muito diferente
                      Em         A7             D  D7
com progresso nossa gente nem sequer faz uma ideia
            G          A7        D
Que entre outros fui peão de boiadeiro
                    A7                      D
por esse chão brasileiro os heróis da epopéia

          A7        G            D       
Tenho saudade de rever nas currutelas as mocinhas
       A7                 D
nas janelas acenando uma flor
           A7       G         D     
Por tudo isso eu lamento e confesso que
                                        D             
a marcha do progresso é a minha grande dor
        G                    D    
Cada jamanta que eu vejo carregada
                    Em         A7         D  D7
transportando uma boiada me aperta o coração
             G            A7        D         G
E quando eu vejo minha tralha pendurada de tristeza
      A7                       D
dou risada prá não chorar de paixão


Introdução: G, A7, D, A7, D

         A7        G               D
O meu cavalo relinchando pasto a fora
                    A7                      D
certamente também chora na mais triste solidão
               A7          G             D
Meu par de esporas meu chapéu de aba larga
                 A7                   D   D7
uma bruaca de carga o meu lenço e o facão
          G                    D
O velho basto o meu laço de mateiro
                 Em                        D   D7
o polaco e o cargueiro  o meu lenço e o gibão
        G         A7           D
Ainda resta a guaiaca sem dinheiro
                   A7                    D
deste pobre boiadeiro que perdeu a profissão

          A7          G          D
Não sou poeta, sou apenas um caipira
                    A7                D
e o tema que me inspira é a fibra de peão
          A7         G           D
Quase chorando meditando nesta mágoa
                    A7                   D  D7
rabisquei estas palavras e saiu esta canção
             G                    D
Canção que fala da saudade das pousadas
                    Em              A7          D   D7
que já fiz com a peonada junto ao fogo de um galpão
          G        A7             D
Saudade louca de ouvir um som manhoso
                     A7                         D   
de um berrante preguiçoso nos confins do meu sertão.

2 comentários:

  1. Música sertaneja de verdade, poesia pura! Quanta diferença do "sertanojo universitário"que temos hoje em dia

    ResponderExcluir
  2. Música sertaneja de verdade, poesia pura! Quanta diferença do "sertanojo universitário" que temos hoje em dia!

    ResponderExcluir