segunda-feira, 18 de setembro de 2006

Você não soube me amar

A Blitz começou meio por acaso, em fevereiro de 81, quando o ator Evandro Mesquita formou às pressas uma banda para tocar num barzinho recém-inaugurado. Em julho do ano seguinte, modificada com a entrada das cantoras Márcia Bulcão e Fernanda Abreu e a substituição de alguns músicos — passou de seis para sete componentes —, lançou o seu primeiro disco, um compacto-simples que apresentava “Você Não Soube Me Amar”.

Feita havia algum tempo para a peça “A Incrível História de Nemias Demutcha”, do grupo Banduendes, a canção explodiu imediatamente como o grande sucesso de 82, abrindo as portas da mídia para o rock brasileiro. Apropriada ao jeito performático do conjunto, “Você Não Soube Me Amar” é uma composição pop, de letra coloquial e irreverente, mais falada do que cantada (“Você não soube me amar / você não soube me amar / todo mundo dizia que a gente se parecia / cheio de tal e coisa e coisa e tal / e realmente a gente era / a gente era um casal sensacional/você não soube me amar...”), e que tem uma melodia de qualidade um pouco acima da média das canções do gênero.

Com um repertório que nunca se afastou do estilo do sucesso inicial, a Blitz durou três elepês e muitos shows, dissolvendo-se em 86, para voltar por algum tempo anos depois. Deixou como marca de sua popularidade, além das músicas, alguns bordões incorporados ao linguajar da época como “0K, você venceu” (de “Você Não Soube Me Amar”) e “calma Betty, calma” (de “Betty Frígida”) (A Canção no Tempo – Vol. 2 – Jairo Severiano e Zuza Homem de Mello – Editora 34).

Você Não Soube Me Amar (1982) - Evandro Mesquita, Ricardo Barreto, Zeca Mendigo e Guto - Intérprete: Blitz

LP As Aventuras Da Blitz / Título da música: Você Não Soube Me Amar / Evandro Mesquita (Compositor) / Guto (Compositor) / Ricardo Barreto (Compositor) / Zeca Mendigo (Compositor) / Blitz (Intérprete) / Gravadora: EMI-Odeon / Ano: 1982 / Nº Álbum: 064 422919 / Lado B / Faixa 4 / Gênero musical: Rock.


Tom: Am7
Intro: (Am7 Gm7) 4x

Am7 Gm7
Sabe essas noites que você sai caminhando sozinho

De madrugada com a mão no bolso
Am7 Gm7 Am7 Gm7
Na  rua

Am7 Gm7
E você fica pensando naquela menina

Você fica torcendo e querendo que ela tivesse
Am7 Gm7 Am7 Gm7
Na  sua

G F
Aí finalmente você encontra o broto
G     F         G     F
Que felicidade (que felicidade)
G          F                G        F
Você convida ela pra sentar (muito obrigada)
G     F         G   F
Garçom uma cerveja (Só tem chope)
G   F      G   F
Desce dois desce mais
G F                                G F
Amor   pede mais uma porção de batata frita
G      F          G F
OK você venceu batata frita

G F                                    G F
Ai  blá blá blá blá blá blá blá blá blá
G F
Ti ti ti ti ti ti ti ti ti
G F
Você diz pra ela
G  F
Tá tudo muito bom  (bom)
G  F
Tá tudo muito bem  (bem)
G F
Mas realmente
G F
Mas realmente
G F                   G F
Eu preferia que você estivesse
D   C Bb D7
Nu...a

Refrão:
G                   C/G
Você não soube me amar
Cm/G                 C  F G
Você não soube me amar
G                  A7/G
Você não soube me amar
Cm/G                 G  F C
Você não soube me amar

Em                D C
Todo mundo dizia
Bm Am
Que a gente se parecia
Bm       C       D
Cheio de tal coisa e coisa e tal
Em                   D   C
E realmente a gente era
Bm     Am
A gente era  um casal
Bm     C     D
Um casal sensacional  ...refrão

Em                   D C
No começo tudo era lindo
Em        Am
Tudo divino era maravilhoso
Bm            C       D      Em
Até debaixo d'água nosso amor era mais gostoso
D C             Bm Am
Mas de repente   a gente enlouqueceu
Bm   C
Eu dizia que era ela
D
Ela dizia que era eu  ...refrão

G  F              G  F
Amor que que'cê tem
G F
Cê ta tão nervoso
G F
Nada nada nada nada nada nada

Em              D        C     Bm Am
Foi besteira usar essa tática
Bm       C      D                 Em
Dessa maneira assim dramática (eu tava nervoso)
D  C                 Bm Am
O nosso amor era uma orquestra sinfônica (eu sei)
Bm        C   D
E o nosso beijo uma bomba atômica

G                   C/G
Você não soube me amar
Cm/G                 C  F G
Você não soube me amar
G                  A7/G
Você não soube me amar
Cm/G G
É foi isso que ela me disse
F C   G
Oh! baby não!

Nenhum comentário:

Postar um comentário