domingo, 28 de janeiro de 2007

Simone


Simone Bittencourt de Oliveira nasceu em Salvador BA em 25 de Dezembro de 1949. Cresceu num ambiente musical: o pai havia sido cantor de ópera e a mãe tocava piano. Aos 16 anos mudou-se para São Paulo SP, onde estudou e começou a jogar basquete, chegando a integrar a seleção brasileira.


Em 1973, depois de ouvi-la cantar entre amigos, Moacir Machado convidou-a para um teste na Odeon. Aprovada, assinou contrato de quatro anos e, a 20 de março de 1973, gravou seu primeiro LP, Simone, estreando no mesmo dia em um programa da TV Bandeirantes.

Em outubro do mesmo ano, a convite de Hermínio Bello de Carvalho, viajou para a Bélgica com o espetáculo Panorama brasileiro, apresentado na Feira Brazil Export, de Bruxelas, e no Olympia, de Paris. De volta ao Brasil, foi novamente convidada para uma tourneé, agora pelo Canadá e EUA.

Em 1975 gravou no Brasil seu segundo LP, Quatro paredes. Seus maiores sucessos dessa época são as gravações de De frente pro crime e Bodas de Prata (ambas de João Bosco e Aldir Blanc). Intérprete de canções românticas, firmou-se como cantora ao gravar Começar de novo.

Em 1980 incluiu em seu repertório a canção Caminhando (Prá não dizer que não falei das flores) (Geraldo Vandré), que se tornou um de seus maiores sucessos. Foi a primeira cantora a lotar sozinha um estádio, o Maracanãzinho, em 1981, consagrando-se como grande estrela.

Em 1982, com o show Canta Brasil, levou ao estádio do Morumbi, em São Paulo, 15 mil pessoas a cada noite do espetáculo. Nesse mesmo ano, assinou contrato com a CBS, gravou nos EUA, recebendo o reconhecimento da crítica especializada e, em dezembro, estreou o show Corpo e alma, no Canecão do Rio de Janeiro, com direção de Flávio Rangel, no qual interpretou sucessos como o bolero Me Deixas Louca (Me Vuelves Loco) (Armando Manzanero), Vida (Chico Buarque), Alma (Sueli Costa e Abel Silva), Tô que tô (Kleyton e Kledir), entre outros.

Lançou pela Polygram, em 1996, o CD Café com leite, disco inteiramente dedicado às composições de Martinho da Vila. Em 1997 apresentou-se no Metropolitan, Rio de Janeiro, no show Brasil, dirigido por José Possi Neto, com músicas de Paulinho da Viola, Dorival Caymmi , Ary Barroso, Gonzaguinha e Cazuza, entre outros.

Em 1998, lançou, no Brasil e no exterior, o CD Loca.

Em 2000, apresentou o espetáculo "Fica comigo esta noite" no Canecão (RJ), com direção de Ney Matogrosso e figurino de Ocimar Versolato, interpretando canções de Chico Buarque, João Bosco, Pablo Milanés, Lupicínio Rodrigues, Alceu Valença, Suely Costa, Ivan Lins, Milton Nascimento, Lenine e Zeca Baleiro, entre outros. O show gerou disco homônimo.

Em 2001, lançou o CD Seda pura, contendo as canções Cofre de seda (Rodrigo Leão e Samuel Rosa), Garoa (Carlinhos Brown), Caso encerrado (Toquinho e Paulinho da Viola), www.sem (Zé de Riba e Romildo Soares), Fuga nº 1 (Zé de Riba), Muito estranho (cuida bem de mim) (Cláudio Rabello e Dalto), Antes de acordar (Dulce Quental e Frejat), Hawaii e you (Carlinhos Brown) e Falando sério (Maurício Duboc e Carlos Colla), além da faixa-título (Frejat e Cazuza).

Em 2002, lançou o CD Feminino, contendo as canções Resposta ao tempo (Aldir Blanc e Cristóvão Bastos), Codinome Beija-Flor (Reinaldo Arias, Ezequiel Neves e Cazuza), Me chama (Lobão), Escândalo (Caetano Veloso), A maçã (Paulo Coelho, Marcelo Motta e Raul Seixas), Um certo alguém (Lulu Santos e Ronaldo Bastos), V'ambora (Adriana Calcanhotto), Sei lá, Mangueira (Hermínio Bello de Carvalho e Paulinho da Viola), Samba do grande amor (Chico Buarque) e Mal acostumado (Ray Araújo e Meg Evans), além de, Se acaso você chegasse (Felisberto Martins e Lupicínio Rodrigues) e Sem compromisso (Nelson Trigueiro e Geraldo Pereira), ambas com a participação de Zeca Pagodinho.

Em 2004, lançou o CD Baiana da gema, contendo exclusivamente canções de Ivan Lins e, no mesmo ano, apresentou-se no Canecão (RJ) e no Scala (RJ), com o show "Baiana da gema".

Em 2005, apresentou-se pelo Brasil e no Peru, além de ter realizado bem sucedida turnê em Portugal com o show "Baiana da gema". Nesse mesmo ano, lançou, em CD e o DVD Ao vivo, gravado no Teatro João Caetano (RJ), com a participação de Ivan Lins, Milton Nascimento e Zélia Duncan.

Em 2008, lançou, ao lado de Zélia Duncan, o DVD e CD Amigo é Casa, gravado no ano anterior no Auditório Ibirapuera, com roteiro de ambas, direção geral e cenografia de Andréa Zeni, direção musical de Bia Paes Leme, direção de DVD de Joana Mazugueli, e com uma banda formada por Walter Villaça (violão de aço, viola de 10 e guitarra semi-acústica), Webster Santos (violões, guitarra, cavaco, bandolim e lap-steal), Léo Brandão (pianos, teclados e acordeom), Ézio Filho (baixo vertical, baixo elétrico e agogô), Jadna Zimmermann (percussão, bateria e flauta) e Carlos César (bateria, pandeiro, moringa e zabumba).

Lançou, em 2009, o CD Na veia, contendo as canções Love (Paulo Padilha), Cartas noites (Dé Palmeira e Adriana Calcanhotto), Migalhas (Erasmo Carlos), Na minha veia (Zé Catimba e Martinho da Vila), Bem pra você (Dé Palmeira e Marina Lima), Geraldinos e Arquibaldos (Gonzaguinha), Hóstia (Erasmo Carlos e Marcos Valle), Pagando pra ver (Abel Silva e Raimundo Nonato de Oliveira), Ame (Paulinho da Viola e Elton Medeiros), Definição da moça (Adriana Calcanhotto sobre poema de Ferreira Gullar) e Deixa eu te amar (Agepê, Ismael Camillo e José Mauro Silva), além de Vale a pena tentar, composição de sua autoria, em parceria com Hermínio Bello de Carvalho.

Lançou, em 2010, o DVD Em boa companhia, também em CD duplo, gravado ao vivo em abril desse mesmo ano, com direção de José Possi Neto.

Celebrando 40 anos de carreira fonográfica, lançou, em 2013, o CD É melhor ser, com produção musical assinada por Bia Paes Leme e Leandro Braga.


Fontes: Enciclopédia da Música Brasileira - Art Editora e Publifolha, SP, 1998; Dicionário Cavo Albin da MPB.