quarta-feira, 11 de julho de 2007

Flávio Venturini

Flávio Venturini, cantor e compositor, nasceu em Belo Horizonte-MG em 23/07/1949. Foi revelado pelo chamado Clube da Esquina nos anos 60. Participou do grupo musical O terço, antes de se formar o 14 Bis e pelo qual fez sucesso durante o início dos anos 80.

Posteriormente seguiu carreira solo. Compôs e interpretou sucessos como Linda juventude, Planeta sonho, Nuvens, Caçador de mim e Clube da Esquina. Espanhola, composta em conjunto com Guarabyra, é sua música mais conhecida e foi um grande hit em 1986/87, sendo gravada por um grande número de cantores em vários países.

Da carreira-solo, destacam-se, entre outras músicas, Princesa, além de participações mais recentes em trilhas-sonoras de novelas, como Mais uma vez (com Renato Russo) e Todo azul do mar.

Manuel

Ed Mota
Tom: Cm7/9

Intro: Cm7/9 F7 G7
   Cm7//9  F7    G7(#5)         Cm7/9  F7  G7(#5)     
Manuel ......    Foi pro céu ..............Manuel.......
Cm7/9  F7  G7    Cm7/9  F7  G7(#5)
Foi pro céu
Cm7/9   
Ia pro trabalho cansado, às 6 da manhã,
Ouvia no seu rádio, calcinhas e sutiã
Cm7/9                F7         G7(#5)
No rádio era um funk, o trem tava lotado,
Cm7/9               F7        G7(#5)
pensou no seu salário, ficou desanimado
Cm        Cm7+         Cm7        Cm7/Bb  G#6 F  G7(#5)
Se eu fosse americano minha vida não seria assim
REFRÃO
Cm7/9
Dia após dia, ouvia a sua vó lhe falar,
o mundo é fabuloso, o ser humano é que não é lugal
Cm7/9                   F7         G7(#5)F7      G7(#5)
No rádio era um funk, o trem tava lotado,
Cm7/9                 
pensou no seu salário, ficou desanimado
Cm        Cm7+          Cm7+
Se eu fosse um político, minha vida
Cm7    Cm7/Bb        G#6 F G7(#5)
não seria assim, não,não, não, não

Dez mais um amor

Ed Mota
C#7+             C9-/7
Sem querer,       por te querer
Fm7             Bb7/13  Bbm7 (Bbm7 Am7 Abm7)
Transpiro desejo, te quero demais
Gm7        Cm5-/7    C#7+
Cada vez fica mais
C9-/7
Por querer,      em te querer
Fm7              Bb7/13    Bbm7 (Bbm7 Am7 Abm7)
Projeto calado teus beijos roubar
Gm7         CM5-/7    Fm7
Nunca mais devolver
Bb7/13 Fm7               Bb7/13 (Cm6 Bm7)
Cada beijo que eu roubei     fez um bem pra mim
Bbm7            Eb7/9
Meu amor eu te dou dez
G#7+
Mais um
G#7+ C#5-  C  C#7
Dez  com louvor
G#7+
Mais um
G#7+ C#5- C C#7
Um   novo amor
G#7+
Te dou
G#7+ C#5- C C#7
Dez  com louvor
G#7+
Mais um
G#7+ C#5- C Cº
Um   novo amor

Daqui pro Méier

Ed Mota
Introdução:   B4sus    B7(13)   B4sus    B7(13)
A4sus    A7(13)    A4sus    A7(13)
B4sus                 B7(13)
Ainda tenho que andar
E7+(9)               A4sus
do Leblon ao Catete, daqui pro Méier
B4sus            B7(13)       E7+(9)
Imagina a cidade que se vê do meu táxi,
A4sus
há que se estar aqui
B4sus                  B7(13)       E7+(9)
Porque a gente conhece o retrato da espécie
A4sus
Quantas semanas também....
B4sus                       B7(13)       E7+(9)             A4sus
Se eu contasse as memórias tinha belas estórias, ouso dizer
B4sus     B7(13)       E7+(9)      A4sus
Sinal um casal do sul ao museu
B4sus     B7(13)       E7+(9)      A4sus
Final do canal, errei, me lembrei
B4sus     B7(13)       E7+(9)                  A4sus
Te vi no jornal, gostei do jogo,  e agora quem vai admitir?
B4sus                 B7(13)       E7+(9)      A4sus
Sei que os bancos não vão, absurdos, curdos.
B4sus                 B7(13)
Ainda tenho que andar
E7+(9)               A4sus
do Leblon ao Catete, daqui pro Méier
B4sus            B7(13)       E7+(9)
Imagina a cidade que se vê do meu táxi,
A4sus
há que se estar aqui
B4sus                 B7(13)
Hoje eu quero jantar bem,
E7+(9)               A4sus
e o rádio me chama, daqui pro Méier, não dá!
B4sus                 B7(13)
tem o bar do uruguaio,
E7+(9)               A4sus
Feijão preto com paio, mais tarde eu saio amor
B4sus     B7(13)       E7+(9)      A4sus
Túnel um casal do sul, ao museu
B4sus     B7(13)       E7+(9)      A4sus
Final do canal dobrei, e errei
B4sus     B7(13)              E7+(9) 
Te vi no jornal, gostei da música, 
A4sus
e agora quem eles vão demitir
B4sus          B7(13)        E7+(9)      A4sus
Sei que é difícil explicar, absortos, tortos.

Como dois cristais

Ed Mota
Am7      G7             C7+
Eu já sonhei alguém pra mim
Bm7/5-       E7
E vi de       cara
Am7         G7           C7+    E7/9+ E7/9-
Que esse alguém parece demais você
Am7          G7            C7+
O som do seu nome lembra o mar
Bm7/5- E7
Batendo no cais
Am7         G7         C7+
Exposta na imagem film-noir
Bm7/5- E7/9- Am7
Que se mostra e me atrai
G7                C7+ Bm7/5- E7/9+
Me atraiu o dom  de sorrir ficando séria
Am7   G7             C7+   E7/9+ E7/9-
De atrair a luz e de ser feliz
Am7          G7          C7+
Os olhos nos olhos eu pensei
B7/5- E7/9-
Conheço esse olhar
Am7         G7          C7+
Enquanto me olha fico high
E7/9+        Am7
E os sonhos são reais
G7                   Am7 (A9 na última vez - são 4 vezes)
Olhos como dois cristais
Am7     G7            C7+
Não esperei a cena acabar
Bm7/5-  E7
Pra ir embora
Am7     G7         C7+ E7/9+ E7/9-
Fora de lá podia tocar você
Am7        G7       C7+
É que o cinema era ali
Bm7/5- E7
Na vida real
Am7         G7          C7+
Exposta na imagem film-noir
Bm7/5-  E7    Am7
Que se mostra e me atrai
G7                   Am7 (A9)
Olhos como dois cristais

Caso sério

Ed Mota
Bm7                      B7(4/9)
Eu  fico pensando em nós dois    
      B(b5/b9)        Em7(9)
        cada      um na sua
Em(7M/9)          G#m7(b5)   C#7(b5/b9)  F#7(4/b9)
Perdidos na       cidade        nua
F#7(b13)                    Bm7(9)          Bm7(11)   B7(4/9)
Empapuçados de amor       numa noite de      verão
B(b5/b9)           Em7(9) / / Em(7M/9)
Ah!      que coisa boa!
G#m7(b5)   C#7(b5/b9)    C#7(4/9) / / F#7(b13)
À meia-luz,     à sós,        à to-a
                B7(4/9)   B7(b9)      Em7(9) / D7(9) A7(13)
Você e eu somos um               caso sério
Em7(9) / D7(9) A7(13)     Em7(9) / D7(9) A7(13)
Ao som de um bolero                  dose dupla
Em7(9)      D7(9) A7(13)  Em7(9) / D7(9) A7(13)
Românticos de Cuba  Libre             misto quente
C#m7(b5) / / F#6(b9) / F#7(b13)*
Sanduíche de gente
62 50 52 52 Bm7 62 50 52 C#m7 62 50 52 52 Bm7 62 50 52 C#m7
62 50 52 52 Bm7 62 50 52 C#m7 62 50 52 52 Bm7 62 50 C7M(9)
Bm7                      B7(4/9)  B(b5/b9)        Em7(9)
Eu  fico pensando em nós dois     cada      um na sua
Em(7M/9)          G#m7(b5)   C#7(b5/b9)  F#7(4/b9)
Perdidos na       cidade        nua
F#7(b13)                     Bm7(9)           Bm7(11) B7(4/9)
Empapuçados de amor       numa noite de     verão
B(b5/b9)           Em7(9) / / Em(7M/9)
Ah!      que coisa boa!
G#m7(b5)   C#7(b5/b9)    C#7(4/9) / / F#7(b13)
À meia-luz,     à sós,        à to-a
                B7(4/9) B7(b9)    Em7(9) / D7(9) A7(13)
Você e eu somos um             caso sério
Em7(9) / D7(9) A7(13)    Em7(9) / D7(9) A7(13)
Ao som de um bolero                 dose dupla
Em7(9)     D7(9) A7(13)   Em7(9) / D7(9) A7(13)
Românticos de Cuba Libre            misto quente
C#m7(b5) / / F#6(b9) / F#7(b13)*
Sanduíche de gente

Baixo Rio

Ed Mota

B7M
Duas da manhã
Em7
Não fiz nada até agora,
B7M
Vou sair fora

Mais um dia se passou
Em7
E eu não posso parar
B7M
Essa é a hora
C#m7     Ebm7         Dm7
Vou caminhar na cidade
C#m7       D/E
Vou ver o luar
C#m7     Ebm7
Rompendo a madrugada
C#m7    D7M    D/E    B7M  Em7    B7M
Em7
Sentindo o que a noite, tem pra me dar

B7M
Essa vida é tão igual
Em7
Tanta gente a vagar
B7M      Em7
Pro mesmo lugar
B7M
Já não vejo mais sentido,
Em7       B7M    
Em7
Onde esta estrada vai me levar.

Amor e saudade

Amor e Saudade - Ed Mota e Jair Oliveira
Introd.: B7M ...C7M,B7M,...C7(13), B7M..(2 vezes)
 Em7(b5)  A7/5+               C/D
Certa vez /   uma saudade veio me apertar ,
D7(b9)
pra saber
Em7(b5)  A7/5+  D7M(9)     Dbm7(b5)  Gb7/5+
Pense bem /     vai querer/  me  guardar    ou
C7M   B7M
esque...cer
Em7(b5)  A7/5+                    C/D
E me fez /   pensar que tudo que passou, passou ,
D7(b9)
de uma vez
Em7(b5)  A7/5+ D7M(9)     Dbm7(b5)  Gb7/5+
Outra vez /    nem pensar/ só    se for   pra
C7M   B7M
cho...rar
Em7(9), A7(13),A7/5+ Gbm7     B7(b9)
Então respon...di :         o amor é mesmo assim
Em7(9)  A7/5+  D7M
saudade  pense   bem
D7M  Db7M  C7M  Bm7  G7M             Gb7/5+
Pen...se    se  já   viu  alguém que amou   /
Bm7          Am7  , D7(9)
não sofreu e não sentiu
Db7/9+              G7M       Gb7 , Bm7 (introd)
Saudade  / se disse: não!  / mentiu ...
D7M    Db7(9)  C7(9) ...C7M, B7M
(refrão)Amor de verdade  bate saudade
D7M    Db7(9)  C7(9) ...C7M, B7M
Amor de verdade  bate saudade
D7M    Db7(9)  C7(9) ...C7M, B7M
Amor de verdade  bate saudade
D7M    Db7(9)  C7(9) ...C7M, B7M
Amor de verdade  bate ....
(Introd:) (repete tudo) + refrão ( 2 vezes)
B7M    D7M     Db7(9) C7(9)  B7M
Um amor de verda...de
D7M   Db7(9) C7(9)  B7M
Bate muita sauda...de
D7M     Db7(9) C7(9)  B7M
Um amor de verda...de
D7M   Db7(9) C7(9)  B7M
Bate muita sauda...de ...

Ed Mota


Ed Mota, cantor e compositor, nasceu no Rio de Janeiro RJ em 17/8/1971. Sobrinho de Tim Maia, quando criança não gostava de música dirigida ao público infantil, preferindo ouvir artistas pop como Stevie Wonder. Ao sete anos, tornou- se grande fã do movimento pop então dominante, a disco-music.


Em 1982-1983 passou a ouvir rock pesado, até descobrir o LP Blow by blow (1976), no qual o guitarrista inglês Jeff Beck fundia o rock ao jazz e à soul music. Abandonou então o colégio, no meio da sétima série, dedicando-se totalmente à música, até mesmo editando um fanzine sobre música negra, trabalhando como disc-jóquei e organizando, junto com uma amiga, uma semana sobre soul e funk no MIS, do Rio de Janeiro.

Pouco depois, conheceu o guitarrista Comprido (Luís Fernando) e fundou com ele o grupo Expresso Realengo, que logo mudou o nome para Conexão Japeri e foi contratado, em 1988, pela gravadora Warner. Nesse ano, gravaram o primeiro disco, Ed Mota e Conexão Japeri, do qual saíram dois grandes sucessos: Manuel e Vamos dançar.

Em 1990 desligou-se do Conexão Japeri e gravou seu primeiro disco solo, Um contrato com Deus, no qual ele e um amigo, Bombom, tocaram todos os instrumentos, por influência do instrumentista norte-americano de funk-soul, Prince.

Em meados da década de 1990, residiu durante um ano em New York, EUA, onde chegou a gravar um disco que foi muito elogiado por músicos como Paul Griffin (grupo Steely Dan) e o guitarrista de rhythm & blues Bo Diddley, e jornais como o New York Times.

Com o tempo, seu trabalho foi assimilando outras influências, como o erudito finlandês Jan Sibelius (1865—1957) e compositores brasileiros diversos, como Heitor Villa-Lobos e Guinga.

Gravou os discos: Entre e ouça (1992, Warner), Ao vivo (1993, Warner) e Manual prático para bailes, festas e afins (1997, Universal). Participou dos dois primeiros discos de Marisa Monte, do CD Salamandra, do grupo Blues Etilicos, e a da trilha sonora nacional do desenho animado da Disney O corcunda de Notre Dame (1997). Compôs, em 1997, a trilha sonora do filme Pequeno dicionário amoroso, de Sandra Werneck.

CD: Manual prático para bailes, festas e afins vol. 1, 1997, Universal UMD 51047.







Fonte: Enciclopédia da Música Brasileira - Art Editora e Publifolha, SP, 1998.