sábado, 18 de outubro de 2008

Vera Brasil

Vera Brasil (Vera Lelot), compositora, cantora e instrumentista, nasceu São Paulo SP, em 07/05/1932. Filha do compositor e violonista Sivan Castelo Neto, iniciou-se no violão aos 16 anos e, mais tarde, estudou canto e música com Miguel Arquerons.

Sua primeira composição gravada foi o samba-canção Três palavras (com Sivan Castelo Neto), lançado em 1954 por Mário Martins, em disco Copacabana. A música O menino desce o morro (com De Rosa) fez sucesso em diversas gravações, salientando-se a de Miriam Ribeiro, pela Philips, e a de Geraldo Cunha, pela Chantecler, ambas em 1958.

A partir de 1960 participou de diversos festivais de música popular, no Brasil e em outros países da América do Sul. Em 1965, no 1º Festival Nacional da MPB, da TV Excelsior, de São Paulo, obteve o terceiro lugar com Eu só queria ser (letra de Miriam Ribeiro), cantada por Claudete Soares.

No ano seguinte, no FNMPB da mesma emissora, alcançou o segundo lugar com Inaê (com Maricene Costa), interpretada por Nilson. Estreou como cantora em 1964, com o LP da gravadora Farroupilha Tema do boneco de palha, que é também o título de uma de suas mais conhecidas composições, feita em parceria com o pai. Desde então passou a apresentar-se em shows e televisão, excursionando por Portugal em 1967.

Em 1968 foi responsável pela direção musical do espetáculo Musicanossa, apresentado no Teatro de Arena, em São Paulo.

Em 1983 criou, juntamente com a cantora Márcia e a pianista Maria Eugênia Pacheco de Brito, a Escola Play — Centro Audiovisual de Música. Suas composições foram gravadas por vários intérpretes, entre eles Elisete Cardoso, Simone e Maysa.

Obras

Eu só queria ser (c/Miriam Ribeiro), samba, 1965; O menino desce o morro (c/De Rosa), samba, 1958; Tema do boneco de palha (c/Sivan Castelo Neto), samba, 1961.

Fonte: Enciclopédia da Música Brasileira - Art Editora e PubliFolha.