sábado, 10 de janeiro de 2009

Fábio Júnior


Fábio Júnior (Flávio Airosa Correia Galvão), cantor, compositor e ator, nasceu em 21/11/1953 em São Paulo, SP. Oriundo do bairro do Brooklin, sua mãe era professora de piano e seu pai, motorista de taxi. Ainda adolescente, começou a trabalhar, junto com os irmãos, numa banca de jornal que o pai, então tinha, para ajudar a família. Nessa época, entregava revistas e jornais na casa dos fregueses.

Seu primeiro emprego, depois da banca do pai, foi numa loja de departamentos na seção de crediários e depois fez transporte escolar. Esses empregos serviam somente para seu sustento, mas o sonho de se tornar cantor sempre o acompanhou e nada lhe dava mais prazer do que as conversas na cozinha com o “véio” Galva, como se refere a seu pai, e os acordes que eles tocavam no primeiro violão, presente do pai. A música sempre foi sua grande paixão.

Nos anos 1960, junto com os irmãos formou um conjunto que tocava no programa do Ed Carlos, a Mini-Guarda, no auge da Jovem Guarda. O nome do grupo era “Os Namorados”, depois passou a se chamar Bossa 4 e finalmente Arco-Íris. Com o grupo chegou a se apresentar no programa do Chacrinha como calouros. Com o fim da Mini-Guarda, começou a se descobrir ator. Aos 13 anos passou a fazer teleteatro ao lado de Cacilda Becker e na TV Cultura, atuou no episódio “Um pássaro em meu ombro”, ao lado de Etty Frazer e Paulo Autran. Porém, eram pequenos papéis e por isso mesmo Fábio nunca deixou de cantar e compor.

No início da década de 70, apresentou-se como cantor mirim no programa “Mini-guarda”, da TV Bandeirantes de São Paulo, cantando sucessos da Jovem Guarda. Participou, também, do programa Hallelluyah, ao lado de Sílvio Brito, na TV Tupi da capital paulista. Nos anos de 1974 e 1975, passou a gravar discos em inglês com o nome artístico de Mark Davis.

Tendo começado como cantor, estourou como ator, inicialmente em discretas participações em novelas na TV Globo, como “O feijão e o sonho”, de 1969 (aos 16 anos), depois em 1976, já com o pseudônimo de Fábio Jr., para não ser confundido com o ator Flávio Correia, passou a atuar como ator em novelas como “Pai Herói, de 1976, “Nina”, de 1977, até tornar-se sucesso nacional com o seriado “Ciranda, cirandinha”, de 1978 e a novela “Cabocla”, de 1979.

Nesse ano marcou presença no cinema nacional com sua interpretação no filme “Bye Bye Brasil”, de Cacá Diegues. Seu primeiro sucesso foi Pai, composição própria, gravada no LP de 1979 e incluída na trilha sonora da novela “Pai Herói”.

Em 1980, obteria o seu segundo êxito como cantor e compositor com a música Vinte e poucos anos. Firmado como cantor romântico, fez sucesso também com Eu me rendo, de sua autoria e lançada em 1981, e O que é que há, em parceria com Sérgio Sá, lançada no ano seguinte. Por essa época, gravou o clipe Busca, com Roberto Carlos e apresentou-se no programa do Chacrinha cantando Seu melhor amigo. Fiel ao seu estilo romântico manteve-se em atuação ao longo da década de 1990, sempre com sucesso.

Em 1995, consagrou o sucesso Alma gêmea, de Peninha, emocionando o público ao cantá-lo no programa de fim de ano da TV Globo, comandado por Roberto Carlos. Em 1996, no programa de fim de ano do apresentador Fausto Silva, o Faustão, voltou a emocionar a platéia com esse sucesso.

Em 1997, seu CD Ao vivo, traria nova gravação para Alma gêmea e Pai, também regravou, com êxito Esses moços (Pobres moços), de Lupicínio Rodrigues, e, em 1998, Café da manhã, da dupla Roberto Carlos e Erasmo Carlos.

Em 1999, lançou um CD especial de natal, intitulado Contador de estrelas, cujas músicas, na sua maioria, são parcerias suas com Marinho Marcos, irmão do falecido cantor Antonio Marcos. No ano seguinte, teve o seu sucesso Vinte e poucos anos, regravado pelo grupo de rock Raimundos. Além da Som Livre gravou também na CBS e na BMG. Por essa época, manteve um programa semanal de variedades, na TV Record de São Paulo.

Em 2001, a Som Livre relançou em CD três de seus discos do final dos anos 1970 e início dos anos 1980, trazendo sucessos como Pai herói, Quero colo, Vinte e poucos anos e O que é que há?.

Em 2002 gravou seu primeiro trabalho acústico, no qual interpretou, entre outras, a clássica Pai, além de inéditas como Em cada amanhecer, Minha outra metade, Coração dividido e Seu melhor amigo. Na ocasião, correu o país apresentando o repertório do disco. Em 2002, recebeu o Prêmio Tim como melhor cantor popular.

Na primeira metade de 2003, lançou seu 21º disco Fábio Jr. Ao Vivo, CD duplo ao vivo, com releituras de seus maiores sucessos em versões voz e violão, em que se destacam Coração dividido, Enrosca e a consagrada Pai. O disco foi apresentado em show no ATL Hall, no Rio de Janeiro. Nesse período, participou do programa “Ensaio geral”, apresentado no canal Multishow, falando de sua vida e carreira. Nesse mesmo ano, lançou seu primeiro DVD, com destaque para Minha outra metade.

Em 2004, o artista, entre diversos shows e apresentações na TV, apresentou show, com casa lotada no Claro Hall. Em 2005, voltou ao topo das paradas de sucesso com a música Alma gêmea, de Peninha, tema da novela homônima da TV Globo, de grande audiência. Em novembro do mesmo ano, a Sony&BMG lançou a caixa Mais de vinte e poucos anos, incluindo um DVD de um show do cantor em 2003 e 5 CDs do cantor, 3 de sucessos, um de raridades e um em espanhol.

Em menos de três meses, a gravadora comemorou a marca de oito mil caixas vendidas, tendo em vista que o luxuoso pacote não saiu a um preço popular. Na caixa, a presença de sucessos notórios da carreira de Fábio, passando por inéditas e raridades como gravações da época em que ele usava o pseudônimo de Mark Davis e de quando cantava em grupos como o Uncle Jack ou Os Namorados.

Em fevereiro de 2006, o cantor estreou o show Mais de 20 e poucos anos, com 2 noites de casa lotada no Claro Hall, (RJ), num total de cerca de seis mil pessoas.

Fábio Júnior é pai da também atriz Cleo Pires, fruto do casamento de Glória Pires. É também pai de Krizia, Tainá e Filipe Galvão, frutos do seu casamento com Cristina Karthalian. Teve um casamento relâmpago com a atriz Patrícia de Sabrit que só durou 3 meses.

Casou-se pela sexta vez no dia 1 de setembro de 2007 com a modelo Mari Alexandre.

Alma gêmea

Alma gêmea (canção, 1995) - Peninha - Intérprete: Fábio Júnior
Intro: C Am F Dm Fm7 G7
C7+                         
Por você eu tenho feito 
e faço tudo que eu puder
F7+          C/E                            Dm7    Dm/C
Pra que a vida seja mais alegre do que era antes
G7               G#o   
Tem algumas coisas que acontecem
Am7
que é você quem tem que resolver
F                         Dm7  
Acho graça quando às vezes, louca,
G7
você perde a pose e diz foi sem querer
C7+               
Quantas vezes no seu canto em silêncio
você busca o meu olhar
F7+          C/E                  Dm7    
E me fala sem palavras que me ama tudo bem,
Dm/C           
tá tudo certo
G7                
De repente você põe a mão
G#o       Am7                 F
por dentro e arranca o mal pela raiz
C    Am7   Dm7    G7  C  G7
Você sabe como me fazer feliz
C                   Dm7        
Carne e unha, alma gêmea, bate coração,
G7
as metades da laranja
C                       Gm7
Dois amantes, dois irmãos duas
C7      F
forças que se atraem sonho lindo
Ab            C  Am7   Dm7     G7   C   G7
De viver, estou morrendo de vontade de você
Solo: C Am7 F Dm7 Em7 F7 G7 Am7 F Ab G7

Seu melhor amigo

Seu melhor amigo (canção, 1983) - Fábio Júnior
Intro: 
E  F#/E  A/E  E  B/D#  C#m  
C#m/B F#/A#  F#  A  A/G  E

E       F#/E  A/E                E  B/D#
Olha menina   mostra o seu pensamento    
     C#m            F#
   dentro dessa cabeça
A7+       F#m    B7
eu sei que tem um universo
E        F#/E  A/E            E   B/D# C#m   C#m/B   F#/A#
Sinta menina   tudo que eu ofereço     uma canção  bonita e
Am7  D7/9   E    
o meu amor sincero 

B       A/B         E         C#m  G#m       A         E
Não prometo e nem peço nada mais   quero é ter você comigo
E4  E  B     A/B           E     B/D#   C#4/7  C#7 
Seu sorriso nosso amor e nossa  paz
F#m        B     A        C#m  A7+    F#m    A/B    E     
Serei seu melhor amigo      Serei seu melhor amigo 

SOLO: E  F#/E  A/E  E  B/D#  C#m  C#m/B  F#/A#  F#  A  A/G E

E      F#/E   A/E             E   B/D#    C#m            F#
Venha menina  vamos viver um sonho    eu quero o seu sorriso
A7+               F#m  B7 
brilhando o tempo todo
E      F#/E  A/E              E    B/D#  C#m  C#m/B   F#/A#
Você é linda como uma flor do campo      minha      menina
Am7  D7/9  E
eu     te    amo

REPETE REFRÃO

A7     F#m    A/B    E
Serei seu melhor amigo

O que é que há

O Que É Que Há (canção, 1983) - Fábio Júnior e Sérgio Sá - Intérprete: Fábio Júnior

LP Fábio Jr. / Título da música: O Que É Que Há / Fábio Júnior (Compositor) / Sérgio Sá (Compositor) / Fábio Júnior (Intérprete) / Gravadora: Som Livre / Ano: 1982 / Nº Álbum: 403.6261 / Lado A / Faixa 2.


Tom: C  

Intro: C Bm Am C/D

G               C/G
  O que é que há
                 G      G/B
  O que é que está se passando com
            C    F   C
      essa cabeça
G 
  O que é que há
                         G/B
  O que é que está me faltando
                   C
  Pra que eu te conheça melhor
                  Am             D
  Pra que eu te receba sem choque
                   Am
  Pra que eu te perceba
                    D
  No toque das mãos   em teu
                 G  C  D  C  
            coração
G
  O que é que há, por que é que há
                  G/B
            tanto tempo você não
                C             F  C
            procura meu ombro
   G
  Porque será, porque será que este
             G/B
            fogo
                    C
  Não queima o que tem pra
 
            queimar
                   Am
  Que a gente não ama
                        D
  O que tem pra se amar
                   Am
  Que o sol tá se pondo
                 D
  E a gente não larga
                      G  F/G
  Esta angústia do olhar
C
       Telefona
       D
  Não deixa que eu fuja
      Em
  Me ocupa os espaços vazios
C                       D
  Me arranca desta ansiedade
                 Em
  Me acolhe, me acalma
                           C
            em teus braços   macios
     G
  O que é que há
                        G/B
  O que é que "tá" se passando
                C   F  C
  Com a minha cabeça
 G
      O que é que há

(solo) (G G/B C Am C/D D F/G)

Eu me rendo

Eu Me Rendo (canção, 1981) - Sérgio Sá - Intérprete: Fábio Júnior

Compacto simples Fábio Júnior / Título da música: Eu Me Rendo / Sérgio Sá (Compositor) / Fábio Júnior (Intérprete) / Gravadora: RGE / Ano: 1981 / Nº Álbum: 301.6019 / Lado A / Gênero musical: Rock.


Intro: Dm7 G7 Bb7 A7

Dm7             G7   
Onde é que foi parar aquela menina
Dm7            F7
que me cantava  quase toda noite
Bb7                             G7
Jogando aos ventos palavras, olhares sorrisos e pernas
Bb7              
Telefonemas de duplo sentido,
Bo                            F   Dm7
que me deixaram com calo no ouvido
G7                   
E aquele jeito assim de respirar
A7    
a fim de me afogar de paixão e desejo
Dm7                   G7   
Fiz o possível pra não dar bandeira,
Dm7                 F7
até pensei que não era comigo
Bb7           
Mas você foi mais e mais
G7
se chegando e apertando o cerco
Bb7                      Bo           C7
Usando todas as armas que sabe usar uma mulher
F       A7                 Dm7    F7
Pois então vem, completa agora seu feitiço

Bb           Dm7                  G7
Vem, não faz essa cara de quem não tem nada com isso

C7                     F                Bb
Vem, para com esse papo: o que é que eu fiz?
F                       C7                  F  Bb7
Faça o que quiser eu me rendo mas me faça feliz
F                       Bb13           C13
Faço o que quiser eu me rendo mas me faça

(Introdução) Dm7 G7 Dm7 F7 Bb7 G7 Bb7 Bo  F Dm7 G7  A7

Vinte e poucos anos


Vinte E Poucos Anos (canção, 1980) - Fábio Júnior - Intérprete: Fábio Júnior

LP Fábio Jr. / Título da música: Vinte E Poucos Anos / Fábio Júnior (Compositor) / Fábio Júnior (Intérprete) / Gravadora: Som Livre / Ano: 1979 / Nº Álbum: 403.6184 / Lado A / Faixa 4 / Gênero musical: Canção.


Intro: G G/B C C/D G G/B C C/D

G         D          C 
Você já sabe me conhece muito bem,
G             D              C
eu sou capaz de ir vou muito mais além
G   D   C  C/D
Do que você imagina
G               D        C        
Eu não desisto assim tão fácil meu amor,
G       D     
das coisas que eu quero fazer
C
e ainda não fiz
G          B7      Em    Em/D
Na vida tudo tem seu preço seu valor
C         D7           G
e eu só quero dessa vida é ser feliz
G7/B
Eu não abro mão
C            D    
Nem por você, nem por ninguém,
G                B7
eu me desfaço dos meus planos
C        
Quero saber bem mais
D7                  G        G7
que os meus vinte e poucos anos
C            D7    
Nem por você nem por ninguém,
G             B7
eu me desfaço dos meus planos
C                    D7                  Em    Em/D
Quero saber bem mais que os meus vinte e poucos anos
G          D            C 
Tem gente ainda me esperando pra contar,
G             D          C
as novidades que eu já canso de saber
G                 B7     Em  Em/D
Eu sei também que tem gente me enganando ,
C             D        G
mas que bobagem já é tempo pra crescer
G7/B
Eu não abro mão

Refrão