sábado, 17 de abril de 2010

Cynara Rios

Cynara Rios (Geni Dutra), irmã da cantora Lolita Rios, estreou em disco em disco na Victor em 1939 gravando os sambas Um jarro d'água de Assis Valente e Ele é o samba de Ciro Monteiro e Célio Ferreira.

Seu timbre de voz lembrava muito o de Carmen Miranda, e foi apelidada pelo radialista César Ladeira como "A Garota Último Tipo".

Em 1940 gravou a marcha O cabrito quer fugir de Célio Ferreira e o samba Perdoa de Max Bulhões e Milton de Oliveira. No mesmo ano gravou os sambas Carnaval em família de Cristóvão de Alencar e Nássara e Artigo nacional de Germano Augusto e Wilson Batista.

Em 1941 gravou as marchas Que chero bom de Jararaca e Laurindo de Almeida e Bebe Juju, de Jaime Guilherme e Santos Lima.

Em 1942 gravou pela Colúmbia o samba-choro Você não tem coração de Orlando Braga e Pedrito e o jongo Nego de Orlando Braga, Pedrito e Miguel Lima.

Em 1943 gravou o samba Meu coração é quem diz de Orlando Braga, Miguel Lima e Gil Lima e a batucada A Maria lava a roupa de Orlando Braga e João Bastos Filho.

Fonte: Cantoras do Brasil: Cynara Rios; Dicionário Cravo Albin da MPB.

Um comentário:

  1. Ótimo texto, porém, gostaria de fazer uma observação: Cynara Rios não era irmã de Lolita Rios.

    ResponderExcluir