sábado, 17 de abril de 2010

Laura Suarez


Laura Suarez (23/11/1909 - circa 1990, Rio de Janeiro RJ), atriz, compositora e cantora, foi eleita Miss Ipanema em 1929. O acontecimento foi filmado e ainda existe o registro. Apesar de ser uma das mulheres mais bonitas de seu tempo, Laura buscou outros caminhos e também abraçou as carreiras de atriz, cantora e compositora. Foi feliz em todas elas.

Já em janeiro de 1930 seu primeiro disco chegava às lojas com duas toadas de sua autoria: Moreno, meu bem e Coco de Pagu.

Atuou no teatro em peças como Yára, de 1933, ao lado de Zezé Fonseca e Roberto Vilmar. Nesse mesmo ano ela se casou com Willian Melniker, diretor geral da Metro-Goldwyn-Mayer na América do Sul. O acontecimento foi de forma simples, voltado para a intimidade da família.

Em 1933 a revista Vida Moderna assim descrevia Laura: “Uma voz branda e quente, com qualquer coisa de preguiçoso, voz que parece provocar lassidões, que tem a virtude de perturbar e que desperta a vontade de sonhar..."

Gravou com regularidade, inclusive músicas de sua própria autoria, como Meu gaúcho, Felicidade que passa, Serenata, Embala rede, Moreno bamba, Você... você..., Velha canção e Os olhos de você, as duas últimas em parceria com o compositor Henrique Vogeler, autor de Linda flor (Ai, Yoyô)

Ao todo gravou 13 discos, todos pela gravadora Brunswick. Em 1941, já afastada das gravações, atuou na peça Trio em Lá Menor, ao lado dos atores Cacilda Becker e Raul Roulien.

Apareceu também em filmes como 24 Horas de Um Sonho (1941), onde aparece ao lado de Sarah Nobre, dirigidas por Chianca de Garcia, Tudo azul, de Moacyr Fenelon, de 1954, e Mulheres, cheguei, de Victor Lima, em 1961.

Laura também participou da telenovela Te Contei?, direção de Dennis Carvalho e escrita por Cassiano Gabus Mendes. Foi exibida em 1978 pela Rede Globo de Televisão.

Título da música: Pensa-me, diz o passado / Gênero musical: Modinha / Intérprete: Suarez, Laura / Compositores: Suarez, Laura - Carvalho, Vantuil de /Acompanhamento: violões / Gravadora: Brunswick / Número do Álbum: 10147 / Data de Lançamento: 1929-1931 / Lado: lado B / Rotações: Disco 78 rpm:




Fontes: Cantoras do Brasil: Laura Suarez; Dicionário Cravo Albin da MPB; Estrelas que Nunca se Apagam: Laura Suarez.

Nenhum comentário:

Postar um comentário