terça-feira, 5 de outubro de 2010

Coração de luto

Teixeirinha - 1961
O senhor Vítor Mateus Teixeira, conhecido como Teixeirinha, nascido na cidade de Rolante, RS, em 3/3/1927, iniciou a carreira apresentando-se em circos e emissoras de rádio do interior gaúcho. Posteriormente apresentou-se em Porto Alegre, cantando em churrascarias e programas folclóricos.

Em 1959, gravou seu primeiro disco, onde interpretou o arrasta-pé "Briga no batizado" e o xote "Xote soledade", ambos de sua autoria. O disco não alcançou grande repercussão e ainda gravaria, naquele mesmo ano, mais dois discos.



Teixerinha
Em 1960, gravou o xote "Gaúcho de Passo Fundo" e a toada-milonga "Coração de luto", ambas de sua autoria. Com "Coração de luto", conheceu seu grande sucesso. A toada, composta quase ao acaso, tornou-se um clássico, com mais de um milhão de cópias vendidas, sendo gravada em 21 idiomas. Narra, em melodia e versos tristíssimos, a morte da mãe, carbonizada num incêndio, tragédia realmente ocorrida quando o compositor tinha nove anos.

Coração de luto (toada, 1960) - Teixeirinha
Intro: Am Em B7 Em 

B7 Em
O maior golpe do mundo que eu tive na minha vida
B7 Em
Foi quando com nove anos perdiminha mae querida
B7 Em
Morreu queimada no fogo morte triste e dolorida
B7 Em
Que fez minha maezinha dar o adeus da despedida

A7 Dm
Vinha vindo da escola quando de longe avistei
A7 Dm
O rancho que nos morava cheio de gente encontrei
A7 Dm
Antes que alguem me dissesse eu logo imaginei
A7 Dm
Que o caso era de morte da maezinha que eu amei

Intro
B7 Em
Seguiu num carro de boi aquele preto caixao
B7 Em
Ao lado eu ia chorando a triste separacao
B7 Em
Ao chegar no campo santo foi maoir a exclamacao
B7 Em
Taparam com terra fria minha mae do coracao

B7 Em
Dali eu sai chorando por mao de estranho levado
B7 Em
Mas nao levou nem dois meses no mundo fui atirado
B7 Em
Com a morte da minha mae fiquei desorientado
B7 Em
Com none anos apenas por ese mundo jogado

Intro
B7 Em
Passei fome passei frio por esse mundo perdido
B7 Em
Quando mamae era viva me disse filho querido
B7 Em
Pra nao roubar nao matar nao ferir nem ser ferido

B7 Em
Descansa em paz minha mae eu cumprirei seu pedido
B7 Em
O que me resta na mente minha maezinha e teu vulto
B7 Em
Recebas uma oracao deste filho que e teu fruto
B7 Em
Que dentro do peito traz o seu sentimento oculto
B7 Em
Desde nove anos tenho o meu coracao de luto Bis

Nenhum comentário:

Postar um comentário