Tom: Lá maior.
A A7 D Elvira escuta os meus gemidos E7 A A7 Que aos teus ouvidos irão chegar. D A Não sejas traidora, tem dó de mim E7 A Tem dó dest´alma que te sabe amar. A A7 D Se tu me amas como eu te amo E7 A A7 Eu te prometo não te desprezar. D A Não sejas traidora tem dó de mim A7 A Tem dó dest’alma que te sabe amar. A D Teu coração é um rochedo E7 A A7 Este rochedo é meu penar. D A Não sejas traidora tem dó de mim A7 A Tem dó dest’alma que te sabe amar. A A7 D Sobe a escada bem devagar E7 A Elvira dorme, pode acordar. D A Não sejas traidora tem dó de mim A7 A Tem dó dest’alma que te sabe amar. A A7 D Ainda mesmo depois de morta E7 A A7 A tua face eu irei beijar. D A Não sejas traidora tem dó de mim A7 A Tem dó dest’alma que te sabe amar
Olá,
ResponderExcluirMuito boa a cifra! Acho linda essa música.
Vocês sabem o ano que essa musica foi composta ou gravada pela primeira vez?
Não encontro nada em canto nenhum sobre a música, nem sobre o autor.
Olá, Trovador das Gerais! Encontrei alguma sobre essa música no Tribuna Livre - www.samba-choro.com.br - de outubro 1999: "...Eu tenho uma publicação que pretende ser uma "pesquisa histórica do folclore musical mineiro", preparada porLuiz Cláudio, grande cantor e compositor curvelense, que fez bastante sucesso na Rádio Inconfidência nos anos 50 e 60, e que anda sumido. A publicação se chama "Minas Sempre Viva" (Ed. Léo Christiano Editorial Ltda., 1983 - Caixa Postal 25026/20552 - Rio de Janeiro, RJ). Dois LP's gravados pelo Luiz Cláudio acompanham a publicação, que possui letras e cifras das músicas, sua história, alem de lindos desenhos, à bico de pena, feitos pelo próprio cantor, que também é arquiteto. A apresentação da obra é feita por Carlos Drummond de Andrade. Em sua coluna deste domingo há algumas diferenças, em relação ao que encontrei na obra mencionada, nos comentários feitos sobre as músicas "É a ti flor do céu" e "Elvira Escuta". Esta última, por exemplo, seria de autoria de João (e não José) Marcelo. Mas vamos ao que está no texto: "Uma troca de amor, uma troca de nome. É o que informa Hermes de Paula sobre esta canção, na página 30 do seu "Caderno de Modinha": "Consta que é de autoria de um diamantinense, João Marcelo de Andrade, oferecida a uma jovem de nome Emílio, que se casou com outro; por isto mesmo o nome primitivo foi trocado" Já o pesquisador Ary Vasconcelos, no seu livro "Raízes da Música Popular Brasileira (1550-1889)" oferece uma versão completamente diversa para a origem da música: "O autor anônimo de "Meu Anjo, Escuta" ou "Lausina" (que, em versão provavelmente de Minas Gerais, tornou-se conhecida como "Elvira, Escuta") nasceu Presumivelmente no Rio de Janeiro, por volta de 30, e pode ter Falecido na mesma cidade, lá por 1890. Segundo o maestro Batista Siqueira, em "Modinhas do Passado" (Rio de Janeiro, 1956), pgs. 143 e 144, esta modinha está publicada em "Nova Coleção de Modinhas" (Rio de Janeiro, H. Garnier, 1878), com o nome de "Lausina". Poderia ter sido, pois, composta em 1870 ou, pelo menos, nessa década. O maestro fornece a seguinte "versão popular coligida da tradição oral no Estado do Rio" (Meu anjo escuta / os meus gemidos / que aos teus ouvidos / querem chegar (estribilho) / Assim traidora / tem dó de mim / tem dó dest'alma / que te sabe amar, etc). Ary Vasconcelos acrescenta que a modinha, provavelmente carioca, deve ter emigrado, ainda no século passado, para Minas Gerais, onde passou a ser dedicada por artes (e amores?) de seu primeiro cantor mineiro, a uma certa Elvira.. Daí o nome da canção adotado em terras mineiras. Luiz Cláudio incluiu essa versão no seu LP "Cantigas" (Odeon SMOFB 3745), com arranjo e
ResponderExcluiradaptação de sua autoria..".
de: Fabio Paceli (fabiopaceli@YAWL.COM.BR)
Sun, 24 Oct 1999 12:11:18 -0200
Um grande abraço!
Everaldo J dos Santos
Bal. Camboriú - SC
Muito obrigado!
ResponderExcluirParabéns, Everaldo. Ricas informações!
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