segunda-feira, 10 de abril de 2006

Boleros inesquecíveis

Houve uma época em que se cantava, dançava e praticamente só se respirava o bolero. Esse gênero romântico, de tantas paixões, invadiu vários países, inclusive o Brasil, influenciando a nossa querida MPB. Com certeza esse período já passou faz muito tempo. Esse ritmo é tão real como a própria vida porque encerra carinho, loucura e paixão, que é fundamental para muitos. Para relembrarmos tão lindo gênero musical, ousei elaborar esta página.


Quase quatro centenas de boleros que marcaram época pela sua beleza e estilo foram compilados e cifrados para o violão. Muitos estão sem cifras ou incompletos, ou, talvez, melodicamente errados. Mas, aos poucos, estou corrigindo as canções e ajustando a página.

Agradeço a todos que contribuíram para atualização desta página, principalmente ao Dr. Enrique Crispin Insaurralde Costa que nos presenteou com mais de 300 boleros. Copiem e cantem os canções que mais gostarem. Muito obrigado pela sua visita! (Everaldo José dos Santos / Itajaí -SC -Brasil, 03/11/2003).

Compositores, cantores e links de bolero

Adolfo Utrera - Adrian Flores Albán - Agustín Lara - Alfredo Gil - Altemar Dutra - Alvaro Carrillo - Armando Manzanero - Arsenio Rodríguez - Bienvenido Granda - Bobby Capó - Bobby Collazo - Bolero, O - Bolero, A história do - Bolero, Cifras e letras de - Canções Latinas, Cifras - Carmelo Larrea - César Portillo De La Luz - Claudio Estrada - Consuelo Velazquez - Daniel Santos - Don Fabián - Elena Burke - Ernesto Cortázar - Ernesto Duarte - Ernesto Lecuona - Esteban Taronjí­ - Frank Domínguez - Gabriel Ruiz - Gonzalo Roig - Gregorio Barrios - Humberto Suárez - Isolina Carrillo - Jose Antonio Méndez - Jose Barros - Julio Brito - Lorenzo Barcelata - Lucho Gatica - Luis Kalaff - Luis Marquetti - Luis Miguel - Manuel Álvarez - Manuel Esperán - Margarita Lecuona - María Grever - Mario Alvarez - Mario Clavell - Miguel Matamoros - Nilo Menéndez - Noel Estrada - Orlando De La Rosa - Osvaldo Farrés - Pedro Flores - Pedro Junco - Pepe Sánchez - Rafael Hernández - Ricardo López Méndez - Roberto Yanes - Rubén Fuentes - Sarabia Rodríguez - Trío los Panchos - Trio Yrakitan - Wello Rivas

Algumas canções cifradas e letras de bolero


A dónde irán - A la orilla del mar - A veces tu, a veces yo - Abrázame así - Acaríciame - Acércate más - Adoro - Ahora seremos felices - Alguém me disse - Allí donde tú sabes - Alma, corazón y vida - Amanecer - Amar y vivir - Amor, amor, amor - Amor ciego - Amor de la calle - Amor de mi vida - Amor mío - Amor perdido - Amor qué malo eres - Amor secreto - Amor sin esperanzas - Amor y olvido - Amor ya no me quieras tanto - Amorcito corazón - Angelitos negros - Angustia - Ansiedad - Ansiedad (A. Bruni) - Aquellos ojos verdes - Así

Bajo un palmar - Basura - Bésame mucho - Brigas - Burbujas de amor - Busco tu recuerdo

Callejera - Caminemos - Camino verde - Campanitas de cristal - Canción del alma - Canción del dolor - Canta, canta - Capullito de Alelí - Cataclismo - Cenizas - Cien años - Cobardía - Como arrullo de palmas - Como fue - Como puedo ser - Como yo te amé - Con mi corazón te espero - Condición - Confidencia - Congoja - Contigo - Contigo aprendí - Contigo en la distancia - Corazón - Corazón a corazón - Corazón de Dios - Cosas como tú - Creí - Cuando calienta el sol - Cuando tu me quieras - Cuando vuelva a tu lado - Cuando vuelvas - Cuando ya no me quieras - Cuatro vidas

De cigarro en cigarro - De quién estás enamorada - Déjame en paz - Desamparada - Desesperación - Desesperadamente - Desesperanza - Despecho - Despedida - Despierta - Deuda - Desvelo de amor - Devuélveme mis besos - Diez años - Dilema - Dime que sí - Dímelo - Dios no lo quiera - Dizem que um homem não deve chorar - Dois pra lá, dois pra cá - Donde estará mi vida - Dónde estás corazón - Dos almas - Dos cruces - Dos gardenias - Dulce aventura

Eclipse de luna - El amor de mi bohío - El celoso - El que pierde una mujer - El reloj - El vagabundo - En la orilla del mar - En la palma de la mano - En mi viejo San Juan - En nombre de Dios - En qué quedamos - Enamorado de tí - Encadenados - Enojo - Entrega total - Eres todo para mí - Eso - Espérame en el cielo - Espinita - Esta cobardía - Esta noche corazón - Esta tarde vi llover - Estás equivocada - Estoy perdido - Extraño sentir

Flor de azalea - Flor sin retoño - Flores negras - Franqueza - Frenesí - Frío en el alma

Hablemos de los dos - Hasta siempre - Hastío - Hay que saber perder - Hay que vivir el momento - Hilos de plata - Hipócrita - Historia de un amor - Hoja seca - Hotel de verano - Humanidad - Humo en los ojos

Imágenes - Incertidumbre - Inconsolable - Inolvidable - Irremediablemente solo - Irresistible - Júrame

La barca - La enramada - La gloria eres tú - La hiedra - La malagueña - La media vuelta - La mentira - La molienda - La paloma - La puerta - La ultima copa La última noche - La vida es un sueño - La violetera - Lágrimas de amor - Lágrimas de sangre - Lágrimas del alma - Lágrimas negras - Lamento borincano - Las muchachas de la Plaza España - Las perlas de tu boca - Letargo - Llanto de luna - Llegaste tarde - Lloraste ayer - Lo quiso Dios - Lo siento por ti - Los dos

Madrigal - Mala Noche - Maldición gitana - Mar - Mar y cielo - María Dolores - María Elena - Marta - Me castiga Dios - Mentiras tuyas - Mi carta - Mi oración - Mi pecado - Mi todo - Mi ultimo fracaso - Miénteme - Miénteme más - Mil besos - Mira que eres linda - Mis noches sin tí - Miseria - Mucho corazón - Mujer

Nada - Naufragio - Negra consentida - Ni por favor - Ninguém é de ninguém - No, no y no - No es venganza - No me platiques - No me quieras tanto - No me vayas a engañar - No niegues que me quisiste - No puedo ser feliz - No quisiera quererte - No te importe saber - No trates de mentir - No vale la pena - No vuelvo contigo - Noche - Noche azul - Noche criolla - Noche de luna - Noche de mar - Noche de ronda - Noche y día - Nocturnal - Nosotros - Nuestras vidas - Nuestro amor - Nuestro juramento - Nunca - Nunca jamás

Obsesión - Ojos malvados - Olvidarme - Oración Caribe - Orfeo negro

Paixão de um homem - Palabras de mujer - Palmeras - Para qué recordar - Paraíso soñado - Pecado - Pecadora - Pecadora (versão) - Pensando en tí - Perdida - Perdón - Perfidia - Perfidia (versão) - Perfume de gardenia - Pesar - Piel canela - Piensa bien lo que me dices - Piensa en mí - Piénsalo bien - Por el amor de una mujer - Por equivocación - Por eso no debes - Por qué eres así - Por qué negar - Por qué no he de llorar - Por qué ya no me quieres - Por seguir tus huellas - Por si no te vuelvo a ver - Preciosa - Presentimiento - Prisionero del mar - Prohibido

Qué cosas te hice yo - Qué es lo que pasa - Qué me importa - Qué me pides corazón - Que murmuren - Que queres tu de mim - Qué sabes tú - Que seas feliz - Que será - Qué te importa - Que te vaya bien - Quem é? - Quiéreme - Quiéreme mucho - Quinto patio - Quisiera ser - Quisqueya - Quizás, quizás, quizás

Rayito de luna - Recordar - Recuerdos de tí - Regálame esta noche - Regalo de viaje - Rosa - Ruega por nosotros

Sabor a mí - Sabor de besos - Sabor de engaño - Sabrá Dios - Sabrás que te quiero - Santa - Sé muy bien que vendrás - Señora - Señora tentación - Sentimental demais - Seré tu amigo - Si Dios me quita la vida - Si me comprendieras - Si me pudieras querer - Si no vuelves - Siboney - Siempre en mi corazón - Sigamos pecando - Sin motivo - Sin ti - Sin tí - Sinceridad - Solamente una vez - Solo - Sombra verde - Sombras nada mas - Somos - Somos diferentes - Somos novios - Soy feliz - Soy lo prohibido - Soy tuya

Te lo juro yo - Te me olvidas - Te odio y te quiero - Te quiero - Te quiero dijiste - Tengo celos - Tengo ganas de un beso - Tenía que ser así - Tentación - Toda una vida - Todo acabó - Todo me gusta de ti - Total - Traicionera - Tres dilemas - Tres palabras - Triunfamos - Tú me acostumbraste - Tu nombre - Tú sabes - Tu tormento - Tudo de mim - Tudo foi ilusão - Tus promesas de amor - Tuya soy

Un poquito de tu amor - Un gran amor - Un secreto - Un siglo de ausencia - Una aventura más - Una mujer - Una noche contigo - Usted

Vagabundo - Vaya con Dios - Vaya con Dios (versão) - Verdad amarga - Vereda tropical - Volver - Volveré - Voy a apagar la luz

Ya es muy tarde - Ya tú verás - Yo vivo mi vida
Postar um comentário