Composto em 1983 para o filme “Jango”, de Sílvio Tendler, “Coração de Estudante” é o tema de João Goulart, que o acompanha nos momentos mais dramáticos como o comício da Central, o exílio e a morte. Nessas circunstâncias a música deveria ao mesmo tempo ser triste e passar uma mensagem de esperança.
Encarregado da tarefa, Wagner Tiso compôs uma melodia tocante, mas em tom maior, no caso sol maior, inspirada na cena dos garis varrendo a rua no dia seguinte ao comício. Aliás, tem como mote central um tema cigano, origem também de ancestrais do compositor. Para a gravação da trilha do filme, Wagner combinou um solo de sax-soprano com acompanhamento de piano e contrabaixo.
Encarregado da tarefa, Wagner Tiso compôs uma melodia tocante, mas em tom maior, no caso sol maior, inspirada na cena dos garis varrendo a rua no dia seguinte ao comício. Aliás, tem como mote central um tema cigano, origem também de ancestrais do compositor. Para a gravação da trilha do filme, Wagner combinou um solo de sax-soprano com acompanhamento de piano e contrabaixo.
Após a estréia de “Jango”, Milton Nascimento fez a letra da canção, baseado na lembrança do enterro do estudante Edson Luís, morto pela polícia em 68, cantando-a nos três shows realizados no Palácio das Convenções de São Paulo, em novembro de 83. Gravado ao vivo, o espetáculo resultou num elepê, que mostrava ainda “Menestrel das Alagoas”, composição dedicada por Milton e Fernando Brant ao senador Teotônio Vilela.
“Coração de Estudante” é realmente um hino de fé e esperança na juventude, bem adequado àquele momento em que o país se livrava de uma ditadura: “Coração de estudante / há que se cuidar da vida / há que se cuidar do mundo / tomar conta da amizade / alegria e muito sonho / espalhados no caminho / verdes, planta e sentimento / folhas, coração, juventude e fé...”
A canção tornou-se ainda o hino da campanha pelas eleições diretas, em 1984, e em seguida hino da chamada Nova República, com a eleição de Tancredo Neves pelo Congresso. Quando Tancredo morreu, em abril de 85, “Coração de Estudante” seria a música executada nas transmissões do funeral pelas televisões, porém, já em nova versão de Tiso para o seu disco instrumental homônimo. Nesta versão, ouve-se o solo de uma flautinha andina, gravado a pedido do cartunista Henfil, mineiro como Wagner Tiso e Tancredo. Aliás, existe em Minas uma flor muito comum chamada “coração de estudante” (A Canção no Tempo – Vol. 2 – Jairo Severiano e Zuza Homem de Mello – Editora 34).
Coração de Estudante (1983) - Milton Nascimento e Wagner Tiso - Intérprete: Milton Nascimento
LP Milton Nascimento Ao Vivo / Título da música: Coração de Estudante / Milton Nascimento (Compositor) / Wagner Tiso (Compositor) / Milton Nascimento (Intérprete) / Gravadora: Barclay / Ariola / Ano: 1983 / Nº Álbum: 817 307-1 / Lado A / Faixa 1 / Nota: Gravado ao vivo no Palácio das Convenções do Anhembi - São Paulo, nos dias 01, 02 e 03 de novembro de 1983.
(intro) B/C Bb/C Bb/C F Quero falar de uma coisa Gm Adivinha onde ela anda F/A Bb Deve estar dentro do peito Bb/C Bb Gm/A A7/9- Dm Ou caminha pelo ar F6 Pode estar aqui do lado F5+ Bem mais perto que pensamos Dm Bb/D A folha da juventude Gm Bb6 Bb/C É o nome certo desse amor F Já podaram seus momentos Gm Desviaram seu destino F/A Bb Seu sorriso de menino Bb/C Bb Gm/A A7/9- Dm Tan..tas vezes se escondeu F7 F6 Mas renova-se a esperança F5+ F C/E Nova aurora a cada dia Dm Bb/C E há que se cuidar do broto Bb/D C/E F4 F Bb/C Pra que a vida nos dê flor e fruto Bb/C F Coração de estudante Gm Há que se cuidar da vida F/A Bb Há que se cuidar do amor Bb/C Bb Gm/A A7/9- Dm Tomar conta da amizade F7 F6 Alegria e muito sonho F5+ F C/E Espalhados no caminho Dm Bb/C Verde, planta, sentimento Bb/D C/E F Folha, coração, juventude e fé
Nenhum comentário:
Postar um comentário