A personagem indaga sobre “aquela velha amizade, aquele papo furado todo fim de noite num bar do Leblon”, lamentando a ausência dessas amenidades em sua vida atual. Este é o tema de “Mudando de Conversa”, um samba moderno, romântico, um pouco nostálgico e tipicamente carioca.
Só que a composição nasceu, não em um bar do Leblon, mas, na legendária Taberna da Glória, no bairro homônimo. Conta Hermínio que ele e o parceiro, Maurício Tapajós, haviam passado a noite trabalhando, em seu apartamento, em cima de uma sugestão de Cacaso que resultaria na ópera popular “João-Amor e Maria”. De manhã cedinho, a dupla desceu para o desjejum na Taberna, sendo o café-com-leite logo substituído pelo chope gelado, no momento em que surgiu a idéia do samba. “A ópera foi um fiasco”, informa o poeta, “mas ‘Mudando de Conversa’, um grande sucesso”.
Tanto sucesso, que daria nome a um musical com Clementina de Jesus, Nora Ney, Ciro Monteiro, Jards Macalé, o conjunto Os Cinco Crioulos e um regional comandado pelo Mestre Dino. Embora destinado a Ciro Monteiro, que àquela época tinha uma preguiça enorme para aprender músicas novas, o samba acabou sendo gravado por Dóris Monteiro, em atenção a um pedido de Milton Miranda, diretor da Odeon (A Canção no Tempo – Vol. 2 – Jairo Severiano e Zuza Homem de Mello – Editora 34).
Mudando de Conversa (samba, 1968) - Maurício Tapajós e Hermínio Bello de Carvalho - Intérprete: Dóris Monteiro
Compacto duplo / Título da música: Mudando de Conversa / Maurício Tapajós (Compositor) / Hermínio Bello de Carvalho (Compositor) / Dóris Monteiro (Intérprete) / Gravadora: Odeon / Nº Álbum: 7BD-1157 / Ano: 1968 / Gênero musical: Samba / MPB.
Mudando de Conversa (samba, 1968) - Maurício Tapajós e Hermínio Bello de Carvalho - Intérprete: Dóris Monteiro
Compacto duplo / Título da música: Mudando de Conversa / Maurício Tapajós (Compositor) / Hermínio Bello de Carvalho (Compositor) / Dóris Monteiro (Intérprete) / Gravadora: Odeon / Nº Álbum: 7BD-1157 / Ano: 1968 / Gênero musical: Samba / MPB.
Tom: Tom: G Intr.: C7+/9 Cm7/9 G7/13 E7 A7 D7 G7+ A7 D7 Mudando de conversa onde foi que ficou E7 A7 Aquela velha amizade D7/9 Dm7/9 G7/13 Aquele papo furado todo fim de noite C7+/9 Num bar do Leblon Meu Deus do céu, que tempo bom! C#° Tanto chopp gelado, confissões à bessa G7+ F#5+/7 F7/13 Meu Deus, quem diria que isso ia se acabar E7 A7 E acabava em samba D7 G7+ Que é a melhor maneira de se conversar F#7/13 Bm C#m5-/7 F#7 Bm Mas tudo mudou, eu sinto tanta pena de não ser a mesma C#m5-/7 F#7 Bm C#m5-/7 Perdi a vontade de tomar meu chopp, de escrever meu samba F#7 Bm C#m5-/7 Me perdi de mim, não achei mais nada F#7 Bm C#m5-/7 O que vou fazer? F#7 Bm C#m5-/7 F#7 Bm Mas eu queria tanto, precisava mesmo de abraçar você C#m5-/7 F#7 Bm De dizer as coisas que se acumularam C#m5-/7 F#7 Bm Que estão se perdendo sem explicação C#m5-/7 F#7 Bm E7 E sem mais razão e sem mais porque A7+ B7 E7 A7+ Mudando de conversa onde foi que ficou F#7 B7 Aquela velha amizade E7/9 Em7/9 A7/13 Aquele papo furado todo fim de noite D7+/9 Num bar do Leblon Meu Deus do céu, que tempo bom! D#° Tanto chopp gelado, confissões à bessa A7+ G#5+/7 G7/13 Meu Deus, quem diria que isso ia se acabar F#7 D7 E acabava em samba E7 G7/13 (A7+) Que é a melhor maneira de se conversar
Nenhum comentário:
Postar um comentário