Em 13 de julho de 1948 nasce João Bosco de Freitas Mucci na cidade de Ponte Nova, Minas Gerais. Em 1958, aos 12 anos, João Bosco, quem diria, só tinha ouvidos para o rock. Acabou formando uma banda para tocar Elvis e Little Richards. O nome do grupo, X Garey, significava a forma como eles achavam que se escrevia "She’s got it", título de uma música de Little Richards. Mas tudo não passava de brincadeira de adolescente.
Em 1962, decidido a se tornar um engenheiro, mudou-se para Ouro Preto. Nos intervalos das aulas, ia se enturmando com outros músicos, que acabaram lhe apresentando Tom Jobim, João Gilberto, Elis Regina, Baden Powell, Vinícius de Moraes e outros nomes do Dream Team da Bossa Nova. Não foi surpresa para ninguém quando, em 1967, Vinícius o convenceu de que seu negócio era mesmo a música.
Em 1971 conhece o letrista Aldir Blanc, com quem faria uma série de geniais parcerias ("Bala com bala", "De frente pro crime", "Kid Cavaquinho", "Caça à Raposa", "Falso Brilhante", "Rancho da goiabada").
No ano seguinte termina a faculdade e se radica no Rio de Janeiro, onde grava sua primeira música, "Agnus Sei" (parceria com Aldir) no lado B do Disco de Bolso lançado por "O Pasquim"que lançava "Águas de Março", de Tom Jobim. No Rio compõe muito com Aldir Blanc, e várias dessas parcerias se tornam clássicos atemporais na voz de Elis Regina, como "O mestre-sala dos mares", "Dois pra lá, dois pra cá " e "O bêbado e o equilibrista", que se torna um hino informal da anistia política.
Na década de 70 lança discos solos que o destacam como violonista virtuose, elogiado por ases como o inglês John McLaughin, e compositor. Nos anos 80 e 90, depois de encerrar sua parceria com Aldir Blanc, passa a atuar mais freqüentemente como cantor, e encontra outros parceiros como Capinam ("Papel marché", outro grande sucesso), Waly Salomão e Antônio Cícero ("Holofotes"), além do filho poeta, Francisco Bosco, com quem compôs as faixas do disco "As Mil e Uma Aldeias".
Em 1998 compôs a trilha para o balé "Benguelê", do Grupo Corpo, apresentado no Rio, São Paulo, Belo Horizonte e em festivais internacionais.
Algumas músicas
Fonte: MPB Compositores - Ed. Globo
Nenhum comentário:
Postar um comentário