quarta-feira, 12 de abril de 2006

João Gilberto


Por causa da batida rítmica diferente de violão que lançou no final da década de 1950, João Gilberto é considerado por muitos como o iniciador do movimento musical que ficaria conhecido em todo o mundo como bossa nova.


João Gilberto do Prado Pereira de Oliveira nasceu em Juazeiro BA, em 10 de junho de 1931. Trabalhou como crooner em Salvador e em 1949 transferiu-se para o Rio de Janeiro, onde integrou o conjunto vocal Garotos da Lua. Atuou depois Como cantor e violonista no Rio e São Paulo.

Em 1958 acompanhou Elizeth Cardoso na gravação do LP Canção do amor demais, quando lançou em duas faixas - Chega de saudade e Outra vez- o estilo de harmonização e acentuação rítmica que caracterizaria a bossa nova. No mesmo ano lançou dois discos simples, como cantor, em característico estilo intimista, e, no ano seguinte, lançou o primeiro LP, Chega de saudade, com sucesso imediato.

Com o êxito mundial da bossa nova, João Gilberto transferiu-se, no início da década de 1960, para Nova York, onde tornou-se um dos mitos da música popular contemporânea. No final da década de 1980 voltou a morar no Rio de Janeiro.

Algumas músicas


Veja também:



Fontes: MPB Compositores - Editora Globo; História da Bossa Nova - Revista Caras - Edição Especial de Julho de 1996.

Nenhum comentário:

Postar um comentário