Jair Amorim - Algumas músicas
sábado, 5 de agosto de 2006
Maldito
Maldito (bolero, 1962) - Evaldo Gouveia e Jair Amorim - Intérprete: Morgana
LP Fuga Com Morgana / Título da música: Maldito / Jair Amorim (Compositor) / Evaldo Gouveia (Compositor) / Morgana (Intérprete) / Gravadora: Copacabana / Ano: 1962 / Nº Álbum: CLP 11261 / Lado B / Faixa 1 / Gênero musical: Bolero.
Introd.: Dm A7 Dm C F A7 Dm
Dm
Maldito seja o amor
O alucinado amor
Gm
Que me prendeu
Maldito seja o olhar
A7
Aquele frio olhar
Dm
Que me venceu
A mão que me afagou
D7
O beijo que ficou
Gm
Perdido em minha boca
Dm
Quem tudo quis de mim
A7
Quem fez minh'alma assim,
Dm
Sozinha e louca
C7
A noite em mim desceu
E aconteceu
F
Longa e tristonha
C7
Por uma só paixão
Que humilhação
F A7
Quanta vergonha
Dm
Por tudo que chorei
D7
Por tudo que passei
Gm
Por minh'alma ferida
Dm
Por essa imensa dor,
A7
Maldito seja o amor,
Dm
Da minha vida...
Ave Maria dos namorados
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| Anísio Silva |
Disco 78 rpm / Título da música: Ave Maria dos namorados / Jair Amorim (Compositor) / Evaldo Gouveia (Compositor) / Anísio Silva (Intérprete) / Gravadora: Odeon / Ano: 1962 / Álbum: 14.831 / Lado A / Gênero musical: Samba-canção.
G Bm Am D7
Ave-Maria, rogai por nós os namorados
Am D7 G
Iluminai, com vossa luz, nossos amores
E E7 Am Cm
Se somos nós, hoje ou depois, mais pecadores
G Em Am D7 G Em Am D7
Por nós rogai, e o nosso amor, perdoai
G Bm Am D7
Bendita sois, por todo o bem que me fizestes
Am D7 G
E abençoai o amor que destes para mim
F E F E7 Am Cm
Mas não deixeis que entre nós dois exista mais ninguém
G Em
Que seja assim,
Am D7 G
Até o fim, Amém.
O conde
LP Jair De Todos Os Sambas / Título da música: O Conde / Jair Amorim (Compositor) / Evaldo Gouveia (Compositor) / Jair Rodrigues (Intérprete) / Gravadora: Philips / Ano: 1969 / Nº Álbum: R 765.081 L / Lado B / Faixa 2 / Gênero musical: Samba.
Dm E7
Encontrei hoje cedo no meu barracão
Gm
Minha roupa de conde no chão
A7 Dm A7
Fantasia de plumas azuis a rolar
Dm E7 Am
E achei em pedaços bem junto à janela
D7 G7
O meu pinho quebrado por ela
C7 F A7
Tal e qual sucedeu na canção popular
Dm E7
Bem que eu quis atrás dela sair e brigar
Gm
Mas depois me lembrei que é melhor
A7 D7
Ela ir de uma vez e eu ficar
Gm
E além do mais
C7
Sambista até morrer eu sou
F Bb7
E onde a minha escola for eu vou
Gm A7 Dm A7/5+
Amor a gente perde A gente tem amor que vem
D B7 Em
Como é que eu posso por ela trocar
Gm A7 D
A emoção de ver Vilma dançar
G Gm D
Com o seu estandarte na mão
Bm Bm6 Gbm
E ouvir todo o povo Meu povo aplaudir
B7 Em A7 D Dm
Minha escola a evoluir / Minha alma comigo passar
Gm Dm
Bem melhor do que ela / É sair na Portela
E7 A7 Dm
E um samba enredo no asfalto cantar
Gm A7 Dm
Lá, iá, iá / Lá, lá, iá, lá, iá, lá, iá
Garota moderna
LP Wilson Simonal / Título da música: Garota Moderna / Jair Amorim (Compositor) / Evaldo Gouveia (Compositor) / Wilson Simonal (Intérprete) /
Gravadora: Odeon / Ano: 1965 / Álbum: MOFB 3419 / Lado A / Faixa 1 / Gênero musical: Samba.
Tom: Am
Introdução: Am7 E7/9+ Am7 E7/9+ Am7 E7/9+ Am7 E7/9+
Am7 E/G#
Tão bonita que ela é
Gdim/13 Dm7/F#
Cabelos lisos como eu nunca vi
Bm5-/7 C7M/9
Camisa esporte sobre a calça Lee
F7 Bm5-/7 E7/13- Am7 (breque)
Um ar esnobe de quem nada quer
E7/9+ Am7 E7/9+
Lá vai ela e pensa que é mulher
Am7 E7/9+ Am7
Lá vai ela e pensa que é mulher
Em5-/7 A7
Cigarrinho aceso em sua mão
Dm7 E7/9-
Toca moderninho um violão
Am7 E7/9- Am7 E7/9+
Diz que o amor é coisa que não quer
Am7 E7/9+ Am7 E7/9+
Lá vai ela e pensa que é mulher
Am7 E7/9+ Am7 E7/9+
Lá vai ela e pensa que é mulher
Instrumental interlúdio:
Am7 E/G# Gdim/13 Dm7/F# Bm5-/7 C7M/9 F7 Bm5-/7
E7/13- Am7 Am7 E7/9+ Am7
Em5-/7 A7
Cigarrinho aceso em sua mão
Dm7 E7/9-
Toca moderninho um violão
Am7 E7/9- Am7 E7/9+
Diz que o amor é coisa que não quer
Am7 E7/9+ Am7 E7/9+
Lá vai ela e pensa que é mulher
Am7 E7/9+ Am7 A7/13-
Lá vai ela e pensa que é mulher
Dm7 G7 Am7 (breque)
Lá vai ela e pensa que é mulher
E7/9- Am7 E7/13+
Lá vai ela e pensa que é mulher
Am7 E7/9+ Am7 E7/9+
Oi lá vai ela, oi lá vai ela
Am7 F7 E7/9- Am7 E7/9+
Oi lá vai ela e pensa e pensa que já é mulher
Am7 F7 E7/9- Am7 E7/9+ (fade)
Oi lá vai ela e pensa e pensa que já é mulher
O bilhete
O Bilhete (samba-canção, 1962) - Evaldo Gouveia e Jair Amorim - Interpretação: Ângela Maria
Disco 78 rpm / Título da música: O Bilhete / Evaldo Gouveia (Compositor) / Jair Amorim (Compositor) / Ângela Maria (Intérprete) / Gravadora: RCA Victor / Ano: 1963 / Nº Álbum: 80-2551 / Lado B / Gênero musical: Samba-canção.
Hoje ao chegar, achei
Teu bilhete dizendo assim
Não posso mais, cansei
Me perdoa, mas é o fim
O abajur, então
Em silêncio eu apaguei
Dentro da escuridão,
Com vergonha de mim chorei
Mesmo a chorar por ti,
A porta fui abrir,
E aberta há de ficar,
Sempre a te esperar
E, nesse dia, amor,
Quando chegares, viu
Pisa bem devagar,
Que a minha dor dormiu.
Disco 78 rpm / Título da música: O Bilhete / Evaldo Gouveia (Compositor) / Jair Amorim (Compositor) / Ângela Maria (Intérprete) / Gravadora: RCA Victor / Ano: 1963 / Nº Álbum: 80-2551 / Lado B / Gênero musical: Samba-canção.
Hoje ao chegar, achei
Teu bilhete dizendo assim
Não posso mais, cansei
Me perdoa, mas é o fim
O abajur, então
Em silêncio eu apaguei
Dentro da escuridão,
Com vergonha de mim chorei
Mesmo a chorar por ti,
A porta fui abrir,
E aberta há de ficar,
Sempre a te esperar
E, nesse dia, amor,
Quando chegares, viu
Pisa bem devagar,
Que a minha dor dormiu.
E a vida continua
LP ... E a Vida Continua / Título da música: E a vida continua / Jair Amorim (Compositor0 / Evaldo Gouveia (Compositor) / Rosana Toledo (Intérprete) / Gravadora: RGE / Ano: 1962 / Álbum: XRLP 5160 / Lado A / Faixa 1 / Gênero musical: bolero.
G Em
Eu encontrei, ontem na rua,
Am D7
O meu amor,
G
Aquele amor,
Em Bm E7
Que pôs em mim tanta amargura,
Am B7
E recordei, estando só,
Em
A ternura de outrora,
A7
Tempo feliz que se resume,
D7
Em lembranças agora.
G Em
Alguém te amou e hão de te amar,
Am D7
Como eu te amei,
G Em
Há corações que te darão,
Bm E7
O que te dei,
Am D
Tu passas pela rua,
Bm E7
E a vida continua,
Am
E em mim também,
D7 B7 E7
Esta saudade sempre tu - a !
Am D
Tu passas pela rua,
Bm E7
E a vida continua,
Am
E em mim também,
D7 G
Esta saudade sempre tua !
SOLO
G Em
Alguém te amou e hão de te amar,
Am D7
Como te amei,
G Em
Há corações que te darão,
Bm E7
O que te dei,
Am D
Tu passas pela rua,
Bm E7
E a vida continua,
Am
E em mim também,
D B7 E7
Esta saudade sempre tu - a !...
Am D
Tu passas pela rua,
Bm E7
E a vida continua,
Am
E em mim também,
D7 G
Esta saudade sempre tua !
Poema do olhar
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| Miltinho |
Disco 78 rpm / Título da música: Poema do olhar / Gouveia, Evaldo, 1930- (Compositor) / Amorim, Jair (Compositor) / Miltinho (Intérprete) / Orquestra RGE (Acompanhante) / Perez, Ruben (Acompanhante) / Imprenta [S.l.]: RGE, 1962 / Nº Álbum 10445 / Gênero musical: Samba canção.
Busquei sorriso e luz
Achei meu sol
Vivi meu céu
Meu céu em teu olhar
Olhando a ti
Eu me perdi pelos caminhos
Quem me chamar
Vai me encontrar nos teus olhinhos
Em teu olhar, estranho olhar
Meu sonho um dia se acabou
Nos olhos teus
Existe amor, existe adeus
Conversa
Conversa (samba-canção, 1958) - Evaldo Gouveia e Jair Amorim - Interpretação de Cauby Peixoto
LP O Sucesso Na Voz De Cauby Peixoto / Título da música: Conversa / Jair Amorim (Compositor) / Evaldo Gouveia (Compositor) / Cauby Peixoto (Intérprete) / Gravadora: RCA Victor / Ano: 1960 / Nº Álbum: BBL 1096 / Lado A / Faixa 1 / Gênero musical: Samba-canção.
Veja você
O que esta noite aconteceu
O meu grande amor
Me confessar que não é meu
Tantos projetos fiz
Sonhos do coração
Coisas que o amor não diz
Sem emoção
Logo a mim que sou
Tão sentimental
Aconteceu
Tanta gente aí
E a saudade a mim
Escolheu
Palhaçada
Ao contrário de “Nossos Momentos”, “Palhaçada” mostra o lado não-romântico da parceria Luiz Reis e Haroldo Barbosa (foto ao lado) e é o seu maior sucesso. Num estilo sincopado, meio bossa nova, o samba focaliza as desventuras de um sujeito que, apesar de enganado e abandonado por uma mulher, admite aceitá-la de volta com as desvantagens que isso possa representar: “Mas se ela quiser / voltar pra mim / vai ser assim / cara de palhaço / roupa de palhaço / até o fim.”
Mais conhecido como “Cara de Palhaço”, “Palhaçada” teve só em 1961 onze gravações, o que comprova o seu sucesso. Contudo a do personalíssimo Miltinho foi a que marcou, sem demérito para as dos rivais Ivon Curi, Dóris Monteiro, Isaura Garcia e Elizeth Cardoso (Fonte: A Canção no Tempo - Vol. 2 - Jairo Severiano e Zuza Homem de Mello - Editora 34).
Palhaçada (samba, 1961) - Haroldo Barbosa e Luiz Reis - Intérprete: Miltinho.
Disco 78 rpm / Título da música: Palhaçada / Luiz Reis (Compositor) / Haroldo Barbosa (Compositor) / Miltinho (Intérprete) / Gravadora: RGE / Ano: 1961 / Álbum: 10.298 / Gênero musical: Samba.
Palhaçada (samba, 1961) - Haroldo Barbosa e Luiz Reis - Intérprete: Miltinho.
Disco 78 rpm / Título da música: Palhaçada / Luiz Reis (Compositor) / Haroldo Barbosa (Compositor) / Miltinho (Intérprete) / Gravadora: RGE / Ano: 1961 / Álbum: 10.298 / Gênero musical: Samba.
Tom: D
D Em7 A7
Cara de Palhaço, pinta de palhaço,
D7+ Bm7 Em
Roupa de palhaço
A7 D Bm
Foi esse o meu amargo fim.
Em7 A D7+
Cara de gaiato, pinta de gaiato,
Bm7 Em
Roupa de gaiato
A7 D
Foi o que eu arranjei pra mim.
Em A7
Estavas roxa por um trouxa
D7+ Bm7
Pra fazer cartaz.
Em A7
Na tua lista de golpista
D7
Tem um bobo a mais
Dbm7 Gb7
Quando a chanchada deu em nada
Bb7+
Eu até gostei
E7 A7 Em9
E a fantasia foi aquela que esperei
Em7 A7 D7+ Bm7 Em
Cara de palhaço, pinta de palhaço, roupa de palhaço
A7 Gb7 B7
Pela mulher que não me quer
Em C11+ D7+ B9
Mas se ela quiser voltar pra mim vai ser assim
Em7 A7 D C9
Cara de palhaço, pinta de palhaço, até o fim.
Pra frente Brasil
Muita música já foi feita em homenagem à Seleção brasileira de futebol, algumas até de bastante sucesso como a “Marcha do Scratch Brasileiro”, de Lamartine Babo, que praticamente inaugurou em 1950 os alto-falantes do Maracanã, e “A Taça do Mundo É Nossa”, de Maugeri, Dagô e Lauro, marcha comemorativa das copas de 58 e (devidamente atualizada) de 62.
Nenhuma, entretanto, tem a força, a beleza e a popularidade de “Pra Frente Brasil”, do compositor Miguel Gustavo. Quem assistiu a epopéia do tri é imediatamente transportado àqueles dias de euforia ao ouvi-la, de preferência na gravação original do Coral do Joab: “Todos juntos, vamos / pra frente Brasil, Brasil / salve a seleção...”
O mais curioso é que esta composição era a princípio um simples jingle, encomendado por uma cervejaria patrocinadora de transmissões esportivas. Mas a vibração que “Pra Frente Brasil” despertou nos noventa milhões de brasileiros, citados em seus versos, transcendeu sua função promocional, transformando-a no hino da seleção (A Canção no Tempo – Vol. 2 – Jairo Severiano e Zuza Homem de Mello – Editora 34).
Pra Frente Brasil (hino, 1970) - Miguel Gustavo - Intérprete: Coral de Joab Teixeira
Introd.: Em Bm A7 Bm Em F#7
Bm
Noventa milhões em ação,
Pra frente Brasil... do meu coração
Em
Todos juntos vamos
Pra frente Brasil,
Bm G7
Salve a Seleção!
F#7 Bm
De repente é aquela corrente pra frente,
Em Bm
Parece que todo o Brasil deu a mão...
F#7 Bm
Todos ligados na mesma emoção...
Em Bm
Tudo é um só coração!
F#7
Todos juntos vamos pra frente Brasil, Brasil!
Bm
Salve a Seleção !!!
F#7
Todos juntos vamos pra frente Brasil, Brasil!
{Intr.}
Salve a Seleção!!!
O rei do gatilho
O ciclo mais notório de continuações na música brasileira foi o dos sambas de breque de Miguel Gustavo para Moreira da Silva, em que o cantor era apresentado inicialmente como um herói de faroeste (passando depois para agente secreto e até cangaceiro!), Kid Morengueira, em gravações que pareciam capítulos de radionovela, com atores, narrador e sonoplastia.
São seis os sambas: O rei do gatilho (1962), O último dos moicanos (1963), Os Intocáveis (1968), Morengueira contra 007 (1968), O seqüestro de Ringo (1970) e Rei do Cangaço (1973).
O Rei do Gatilho (samba, 1962) - Miguel Gustavo - Intérprete: Moreira da Silva
LP Moreira Da Silva, O "Tal"... Malandro / Título da música: O Rei do Gatilho / Miguel Gustavo (Compositor) / Moreira da Silva (Intérprete) / Gravadora: Odeon / Ano: 1962 / Nº Álbum: MOFB 3299 / Lado A / Faixa 1 / Gênero musical: Samba-de-breque.
"O rei do gatilho, o mais temido pistoleiro de Wichita.
Temido pelos bandidos pois só atirava em nome da lei.
O rei do gatilho".
Dm Gm
Começa o filme com um garoto me entregando
A7 Dm
Um telegrama do Arizona onde um bandido de lascar,
Gm
Um bandoleiro transviado, que era o bamba lá da zona
A7 Dm A7
E não deixava nem defunto descansar.
Dm Gm
Pedia urgente que eu seguisse em seu socorro,
A7 Dm
A diligência do Oeste nesse dia ia levar
Gm
Vinte mil dólares do Rancho Águia de Prata
A7 Dm A7
Onde a mocinha costumava me encontrar.
"Venha urgente pois estou morta de medo. Só tu poderá
salvar-nos. Beijos da tua Mary".
C7 F
Botei na cinta os dois revólveres que atiram
A7 Dm
Sem que eu precise, nem ao menos, me coçar. "Fiiiuu!"
Gm Dm
Assoviei para um cavalo que passava do outro lado
A7 Dm
E com o bandido mascarado fui lutar.
C7 F
Cheguei na Vila e nem dei bola pro xerife,
A7 Dm
Entrei direto no saloon, fui me encostando no balcão.
Gm Dm
Com o chapéu em cima dos olhos nem dei conta
A7 Dm
De que o bandido me esperava à traição.
"Cuidado, Moreira!"
Dm Gm
Era o índio, meu parceiro, que sabia
A7 Dm
Das intenções do bandoleiro contra mim
Gm
E advertia seu amigo do perigo que corria
A7 Dm A7
Devo-lhe a vida mas isto não fica assim.
Dm Gm
À essa altura o cabaré em polvorosa
A7 Dm
Já tinha um cheiro de cadáver se espalhando.
Gm
Houve um suspense de matar o Hitchcock
A7 Dm
E eu em close-up pro bandido fui chegando.
C7 F
Parou o show e as bailarinas desmaiaram,
A7 Dm
Fugiram todos, só ficando ele e eu.
Gm Dm
Eu atirei, ele atirou e nós trocamos tanto tiro
A7 Dm
Que até hoje ninguém sabe quem morreu...
"Eu garanto que foi ele, ele garante que fui eu!"
C7 F
Só sei dizer que a mulher dele hoje é viúva
A7 Dm
Que eu nunca fui de dar refresco ao inimigo
Gm Dm
E como filme bang-bang, bang-bang vale tudo,
A7 Dm
O casamento da viúva foi comigo.
"Tem o final mas o final é meio impróprio e eu não digo,
volte na próxima semana se quiser ser meu amigo. Eu de
cow-boy fico gaiato mas não fujo do perigo".
Final: Gm Dm A7 Dm (A7 Dm).
É sempre o papai
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| Marlene |
“É Sempre o Papai" é um baião gravado por Zezé Gonzaga & As Moreninhas, em 1953 (mesmo ano da criação do Dia dos Pais no Brasil). Em 1954 foi gravado por Marlene e em 1955, pelo sambista Jorge Veiga (Fonte: Som do Vialejo).
É Sempre o Papai (baião, 1953) - Miguel Gustavo - Interpretação: Marlene
Disco 78 rpm / Título da música: É Sempre o Papai / Miguel Gustavo (Compositor) / Marlene (Intérprete) / Gravadora: Continental / Ano: 1954 / Nº Álbum: 17.000 / Lado A / Gênero musical: Baião.
Papai, papai, papai / Quem é que atura
A cara feia da titia / Que vem cá pra casa
Pra ficar um dia / E a semana passa
E a tia não vai / É o papai
É sempre o papai
Quem é que ganha / Palmadinha de carinho
E agrado do filhinho / Que já tem um carro
Mas não tem cigarro / E anda sem nenhum
E sempre quer algum / Quando de noite sai
É o papai
Quem é que luta / Trabalhando como um louco
E o dinheiro é sempre pouco / Porque sempre tem modista
Tem jantares na cidade / Tem festa de caridade
Onde a mamãe vai, ai, ai... / É o papai
Quem é que agora / Tem um dia todo seu
Todo seu completamente / Pra ganhar presente
E o papai tá tão contente / E o dinheiro do presente
Da onde sai... / É do papai












