Disco 78 rpm / Título da música: Vestido de bolero / Dorival Caymmi, 1914-2008 (Compositor) / Anjos do Inferno (Intérprete) / Gravadora: Continental / Gravação: 26/12/1943 / Lançamento: 01/1944 / Nº do Álbum: 15101 / Nº da Matriz: 675-1 / Gênero musical: Samba / Coleções de origem: Nirez, José Ramos Tinhorão, Humberto Franceschi
---------------------C ----------------------A7
Um casaco bordeaux / Um vestido de veludo --------------D7 ----------------------Dm
Pra você usar / Um vestido de bolero ---------------G7------------------- C
Léro, léro, léro / Já mandei comprar
---------G7------------- C------------ A7 -------Dm
Se o casaco for vermelho / Todo mundo vai usar ----------A7 -----------Dm ----------G7-------- C
Saia verde azul e branco / Todo mundo vai usar ---------------------A7------------ G7 ---------D7
Apesar dessa mistura / Todo mundo vai gostar ...
-------------------------Dm --------------G7
É que debaixo do “bolero” / Léro, léro, léro .... --------------------C
Tem você ... Yayá ... (bis)
Fontes: Discografia Brasileira - IMS; Instituto Moreira Salles.
Disco 78 rpm / Título da música: Sem compromisso / Geraldo Pereira (Compositor) / Nelson Trigueiro (Compositor) / Anjos do Inferno (Intérprete) / Gravadora: Continental / Gravação: 1944 / Lançamento: 08/1944 / Nº do Álbum: 15184 / Nº da matriz: 823-1 / Gênero musical: Samba / Coleções de origem: Nirez, Humberto Franceschi
(intro) A/C#CE/BE/D (2x)
A/C#CEmB/Eb
Você só dança com ele
E/DE
E diz que é sem compromisso
AmD9
É bom acabar com isso
GF#m5-B/F#
Não sou nenum Pai-João
EmB/Eb
Quem trouxe você fui eu
E/DEE9-
Não faça papel de louca
AmF#m5-B9-Em9B9MEm9
Prá não haver bate-boca dentro do salão
EmAm
Quando toca um samba
D9G
E eu lhe tiro pra dançar
BE6E5M
Você me diz: Não, eu agora tenho par
AmD9G
E sai dançando com ele, alegre e feliz
F#
Quando pára o samba
C9B9Em
Bate palma e pede bis
Fontes: Discografia Brasileira - IMS; Instituto Moreira Salles.
Na primeira metade dos anos quarenta os foxes brasileiros viveram seu período de maior evidência. Era um dos gêneros musicais preferidos pela classe média e sua presença se fazia obrigatória nos bailes grã-finos e em cassinos onde havia música para dançar.
Adotado principalmente por compositores que não usavam o samba como meio de expressão preferencial, nosso fox-canção teve em Custódio Mesquita (foto) um de seus melhores autores, contando-se em seu repertório obras-primas como "Nada Além", "Mulher" e "Rosa de Maio". Neste último, a alternância de frases nos modos menor e maior ressalta uma das grandes virtudes do Custódio compositor, ou seja, seu requintado jogo harmônico.
Lançado por Carlos Galhardo, "Rosa de Maio" é a composição mais conhecida entre as quase trinta deixadas pela dupla Custódio Mesquita e Evaldo Rui.
Rosa de maio (fox-canção, 1944) - Custódio Mesquita e Evaldo Rui - Intérprete: Carlos Galhardo
Disco 78 rpm / Título da música: Rosa de maio / Custódio Mesquita, 1910-1945 (Compositor) / Evaldo Rui, 1913-1954 (Compositor) / Carlos Galhardo, 1913-1985 (Intérprete) / Custódio Mesquita e Sua Orquestra (Acomp.) / Gravadora: Victor // Gravação: 18/02/1944 / Lançamento: 04/1944 / Nº do Álbum: 80-0175 / Nº da Matriz: S-052932-1 / Gênero musical: Fox
-------------Am----------- B7-------------------- A7
Rosa de Maio / É meu desejo / Mandar-te um beijo --------------Dm------------- E7 --------------Am
Nesta canção... / Rosa de Maio... / Deste poema ------------F--------------- E7 ---------Am
Tu és o tema / E a inspiração / Rosa de Maio... --------------B7 --------------A7 ---------Dm-- A7-- Dm
Já não consigo / Guardar comigo / Tanta paixão! -------------Eb°------------------ Am
Rosa de Maio / Por qualquer preço ----------F ---E7---- Am --Dm-- Am
Eu te ofereço / Meu coração!
Fonte: A Canção no Tempo - Vol. 1 - Jairo Severiano e Zuza Homem de Mello - Editora 34.
Disco 78 rpm / Título da música: Murmurando / Fon-Fon, 1908-1951 (Compositor) / Mário Rossi, 1911-1981 (Compositor) / Odete Amaral (Intérprete) / Luperce Miranda e Seu Conjunto (Acomp.) / Gravadora: Odeon / Gravação: 21/06/1944 / Lançamento: 10/1944 / Nº do Álbum: 12501 / Nº da Matriz: 7600 / Gênero musical: Choro / Coleções de origem: IMS, Nirez
Murmurando esta canção / Eu sei que o meu coração
Há de suplicar: amor / Vem matar tanta dor
Já não há luas-de-mel / Nem mais estrelas no céu
Um anel de ambições / Envolveu irmãos
E será um poder fatal / Se o bem não vencer o mal
Amor, tanta dor / Há de chegar ao fim
É melhor, bem melhor amar / E viver sem imitar Caim
Por que mentir, trair, matar / Em vez de amar?
Será que a negra escuridão / Pode apagar a luz do Sol?
Será que o nosso coração / Pode viver sem um crisol?
Se Jesus ao levar a cruz além / Não deixou de pregar
O amor ao bem / Além de todas as razões
Quero mostrar aos meus irmãos / A missão do perdão
Do Grande Rei, o Criador / Que ao expirar sobre o Tabor
Quis imortalizar o amor
Fontes: Discografia Brasileira - IMS; Instituto Moreira Salles.
Disco 78 rpm / Título da música: Fiz a cama na varanda / Dilu Melo (Compositora) / Ovídio Chaves (Compositor) / Dilu Melo (Intérprete) / Conjunto Tocantins (Acomp.) / Gravadora: Continental / Gravação: 1943 / Lançamento: 04/1944 / Nº do Álbum: 15126 / Nº da Matriz: 724-2 / Gênero musical: Chótis (xote) / Coleções de origem: Nirez, José Ramos Tinhorão, Humberto Franceschi
C --------G7--------- C ------------G7--------- C
Fiz a cama na varanda, me esqueci do cobertor -------------G7--------- C ---------------A7
Deu um vento na roseira - ( ai, meus cuidados) ---------D7 ----G7--- C
me cobriu todo de flor. ---(Am) ---(E7)---- (Am)
Menina, minha menina, ai --------(B7)------------ (E7)
não faça assim como eu ---------F --------------C
que vivo morto de pena, ------G7-------------------- C
porque ninguém me escolheu
----------G7 -----------C
Fiz a cama na varanda, ---------G7 --------------C
me deitei pensando em ti, -------------G7---------- C ---------------A7
Deu um vento na roseira (ai, meus cuidados) ------------D7 --G7----- C
E eu de sono me esqueci.
Fontes: Discografia Brasileira - IMS; Instituto Moreira Salles.
Disco 78 rpm / Título da música: Ela me beijou / Arthur Costa (Compositor) / Herivelto Martins (Compositor) / Nelson Gonçalves, 1919-1998 (Intérprete) / Regional (Acomp.) / Gravadora: Victor / Gravação: 10/08/1944 / Lançamento: 10/1944 / Nº do Álbum: 80-0218 / Nº da Matriz: S-078033-1 / Gênero musical: Samba
Gm ---------A---- D7---------- Gm
Ela me beijou--- demoradamente -------------------A ----D7------------ Gm
De mim se afastou---- alegre e contente --------Cm---------------------------- Gm
Até breve, coração-------- juizinho, viu!
---------------------A ------------------D7---- Gm
Eu fiquei na estação------ até que o trem, sumiu ----------------A -----D7 ------------Gm
Recomendações---- tantas ela me fez ---------------------Cm-------- D7 ------------G7
Como se ela não fosse regressar no fim do mês
Vá em paz, meu grande amor ------------------------Cm------------------------- Gm
Vá em paz e volta breve----- se você sentir saudade ------------A -D7 --------Gm
Pega no lápis,---- escreve
Fontes: Discografia Brasileira - IMS; Instituto Moreira Salles.
De tanto cantar foxes, Nelson Gonçalves acabou escolhendo um deles para prefixo de seus programas radiofônicos. E o selecionado foi "Dos Meus Braços Tu Não Sairás", uma composição que, seguindo o esquema dos foxes tem melodia bem trabalhada, servindo a letra apenas para complementá-la.
Sucesso permanente no repertório de Nelson, "Dos Meus Braços Tu Não Sairás" é de autoria de Roberto Roberti, um bom compositor carnavalesco ("Aurora", "Abre a Janela", "Isaura"), que às vezes também fazia música romântica para o chamado meio-de-ano.
Dos meu braços não sairás (fox-canção, 1944) - Roberto Roberti - Intérprete: Nelson Gonçalves
Disco 78 rpm / Título da música: Dos meus tu braços não sairás / Roberto Roberti (Compositor) / Nelson Gonçalves, 1919-1998 (Intérprete) / Orquestra (Acomp.) / Gravadora: Victor / Gravação: 27/04/1944 / Lançamento: 06/1944 / Nº do Álbum: 80-0186 / Nº da Matriz: S-052950-1 / Gênero musical: Fox
---C ------------Am
Meu amor -------------------------Dm ------------G7
Pensa bem no que tu vais fazer ------------------------C -------------Am
Um amor sincero, igual ao meu ---------------------G7---------- Bb7------ A7
Hoje não se encontra mais
---Dm------------ Gm6
Meu amor ------------A7------------ Dm------ Gm6
Tu não podes me abandonar -----------A7-------- Dm
Eu que fiz teu coração feliz
G7 -------------C------- Am ----Dm7-- G7
Eu que dei o que ninguém te soube dar
-----C ---------Am
Meu amor -------------------Dm7 ------G7
Se julgas que serás feliz -------------------------C7+ ------------C7
Me deixando aqui sozinho assim -------------------F-------- Gm7
Eu te deixo partir
F------------------ Ab
Não, não, não, não amor -------------------------------Em7
Dos meus braços tu não sairás -----A7 -----------------Dm7
Se tentares me abandonar ---------G7 ---------------C ---Fm---- C
Nem sei do que serei capaz . . . .
Fonte: A Canção no Tempo - Vol. 1 - Jairo Severiano e Zuza Homem de Mello - Editora 34.
Disco 78 rpm / Título da música: Como os rios que correm pro mar / Custódio Mesquita, 1910-1945 (Compositor) / Evaldo Rui, 1913-1954 (Compositor) / Sílvio Caldas (Intérprete) / Custódio Mesquita e Sua Orquestra (Acomp.) / Gravadora: Victor / Gravação: 10/03/1944 / Lançamento: 04/1944 / Nº do Álbum: 80-0176 / Nº da Matriz: S-052934-1 / Gênero musical: Samba
Assim como os rios bravios Que correm pro mar
Assim também correm meus olhos Para o teu olhar
Teu olhos tão verdes, tão lindos, Teus olhos me fazem lembrar
As águas tão verdes, tão lindas As águas do mar
Não sei, não encontro a razão E nem posso explicar
Só sei que estou preso Estou cego pelo teu olhar
Os rios não voltam ao mar Meus olhos não deixam os teus
E tu não vais me deixar, Graças a Deus...
São teus olhos dois faróis Que a minha vida iluminam
São dois astros, são dois sóis, Os teus olhos me dominam...
Olhos verdes, esperança Olhos tristes, sonhadores,
Olhos meigos de criança São teus olhos dois amores.
Fontes: Discografia Brasileira - IMS; Instituto Moreira Salles.
Em 1944, Ataulfo Alves e Mário Lago voltam a reinar no carnaval, com o samba "Atire a Primeira Pedra", que nada fica a dever ao grande sucesso da dupla, "Ai, que saudades de Amélia". Reproduzindo no título a sentença bíblica - que já denominara no Brasil um filme com Marlene Dietrich e um programa do radialista Raimundo Lopes -, este samba trata do apelo veemente de reconciliação de um amante que não teme ser chamado de covarde: "Covarde sei que me podem chamar / porque não calo no peito esta dor / atire a primeira pedra, ai, ai, ai / aquele que não sofreu por amor".
Cantado por Emilinha Borba no filme "Tristezas não pagam dívidas" e lançado em disco por Orlando Silva às vésperas do carnaval, "Atire a Primeira Pedra" foi fazer sucesso quando Mário Lago já não mais esperava. É o próprio Mário que relembra: "Na época eu estava trabalhando na Rádio Panamericana, em São Paulo, então recém-inaugurada, e vim de trem para o Rio na manhã do sábado gordo. Logo no percurso para casa, fui encontrando diversos blocos que cantavam "Atire a primeira pedra". Surpreso, perguntei ao motorista do táxi se aquele samba estava fazendo sucesso. E ele respondeu, 'É verdade, estourou esta semana'. Então, larguei as malas em casa e corri para o Café Nice, onde fui recebido por um Ataulfo eufórico: 'Parceiro, estamos outra vez na boca do povo...'. Foi a única ocasião na vida em que vi o Ataulfo de pilequinho". Por sua ótima letra e, principalmente, pela beleza de sua melodia, "Atire a Primeira Pedra" é um dos melhores sambas carnavalescos de todos os tempos.
Atire a primeira pedra (samba, 1944) - Ataulfo Alves e Mário Lago - Intérprete: Orlando Silva
Disco 78 rpm / Título da música: Atire a primeira pedra / Ataulfo Alves, 1909-1969 (Compositor) / Mário Lago, 1911-2001 (Compositor) / Orlando Silva (Intérprete) / Lírio Panicali [Direção], Orquestra Odeon (Acomp.) / Gravadora: Odeon / Gravação: 27/12/1943 / Lançamento: 02/1944 / Nº do Álbum: 12417 / Nº da Matriz: 7465 / Gênero musical: Samba / Coleções de origem: IMS, Nirez
DG/AD
Covarde eu sei me que podem chamar
B7Em
Porque não calo no peito esta dor
A7
Atire a primeira pedra ai,ai,ai
Em7A7D
Aquele que não sofreu por amor
A7D
Eu sei que vão censurar o meu proceder
F#7
Eu sei, mulher
Bm
Que você mesma vai dizer
GD
Que eu voltei pra me humilhar
E7
É, mas não faz mal
EmA7
Você pode até sorrir
EmA7D
Perdão foi feito pra gente pedir
EmA7D
Perdão foi feito pra gente pedir
Fontes: A Canção no Tempo - Vol. 1 - Jairo Severiano e Zuza Homem de Mello - Editora 34; Discografia Brasileira - IMS; Instituto Moreira Salles.
Numa entrevista à Revista da Música Popular, em 1954, Ary Barroso apontou "Terra Seca" como sua música predileta, entre as tantas que havia feito. Com uma melodia elaborada, bem adequada a vozes de registro grave, a canção aborda o drama do trabalho do negro escravo no Brasil:
"O nego tá moiado de suó / trabaia, trabaia, trabaia nego... / a mão do nego tá que é calo só / trabaia, trabaia, trabaia nego...". Embora, com o passar do tempo, alguns tenham-na considerado conformista, com o personagem numa postura submissa, "Terra Seca" permanece como um clássico.
Disco 78 rpm / Título da música: Terra seca / Ary Barroso (Compositor) / Quatro Ases e Um Coringa (Intérprete) / Gravadora: Odeon / Gravação: 20/09/1943 / Lançamento: 11/1943 / Nº do Álbum: 12375 / Nº da Matriz: 7387 / Gênero musical: Samba / Coleções de origem: IMS, Nirez
Disco 78 rpm / Título da música: Terra seca (1ª parte) / Ary Barroso (Compositor) / Coro do Apiacás (Intérprete) / Déo (Intérprete) / Napoleão e Seus Soldados Musicais (Acomp.) / Gravadora: Continental / Gravação: 1944 / Lançamento: 06/1944 / Nº do Álbum: 15179 / Nº da Matriz: 842-1 / Gênero musical: Samba / Coleções de origem: Nirez, José Ramos Tinhorão, Humberto Franceschi, IMS D
Disco 78 rpm / Título da música: Terra seca (2ª parte) / Ary Barroso (Compositor) / Coro do Apiacás (Intérprete) / Déo (Intérprete) / Napoleão e Seus Soldados Musicais (Acomp.) / Gravadora: Continental / Gravação: 1944 / Lançamento: 06/1944 / Nº do Álbum: 15179 / Nº da Matriz: 843-1 / Gênero musical: Samba / Coleções de origem: Nirez, José Ramos Tinhorão, Humberto Franceschi, IMS D
Primeira Parte:
Am D7 Am
O nêgo tá, moiado de suó
Ab5+ C Am6 Ab5+ C Am6
Trabáia, trabáia, nêgo / Trábaia, trabáia nêgo
Dm Gm6 A7 Dm
As mãos do nêgo tá que é calo só
Db5+ F Dm6 Dm Db5+ F Dm6 Dm
Trabáia, trabáia nêgo / Trabáia, trabáia, nêgo
D7 G7 [ C ]
Ai “meu sinhô”nêgo tá véio / Não agüenta !
[C ] F E7 Am
Essa terra tão dura, tão seca, poeirenta...
Ab5+ C Am6 Ab5+ C Am6
Trabáia, trabáia nêgo / Trabáia, trabáia, nêgo
Am D7 Am
O nêgo pede licença prá falá
Ab5+ C Am6
Trabáia, trabáia, nêgo
Am Am/C Bm7 E7 Dm7 Bm7 E7
O nêgo não pode mais trabaiá
Segunda Parte:
A Gb7 Bm7 E7 A Dm7 Bm7 E7
Quando o nêgo chegou por aqui
A Gb7 Bm7 E7 A G7 Gb7
Era mais vivo e ligeiro que o saci
Bm Gb7 Bm
Varava estes rios, estas matas, estes campos sem fim
B7 E7 E5+
Nêgo era moço, e a vida, um brinquedo prá mim
A Dbm
Mas o tempo passou
Gb7 Bm
Essa terra secou ...ô ô
Dm E7
A velhice chegou e o brinquedo quebrou ....
A7 D7+
Sinhô, nêgo véio tem pena de têr-se acabado
[B7] E7 A Gb7 B7 E7 [A]
Sinhô, nêgo véio carrega este corpo cansado
[Dm] [A]
ô ô
Fontes: A Canção no Tempo - Jairo Severiano e Zuza Homem de Mello - Vol. 1 - Editora 34; Discografia Brasileira - IMS; Instituto Moreira Salles.
Disco 78 rpm / Título da música: Promessa / Custódio Mesquita, 1910-1945 (Compositor) / Evaldo Rui, 1913-1954 (Compositor) / Sílvio Caldas (Intérprete) / Custódio Mesquita e Sua Orquestra (Acomp.) / Gravação: Victor / Gravação: 06/08/1943 / Lançamento: 10/1943 / Nº do Álbum: 80-0118 / Nº da Matriz: S-052808-1 / Gênero musical: Samba
A F#7/5+
Senhor do Bonfim o seu filho plantou
Bm7 E7
Mas o sol insistente no céu
Bm7
toda terra secou
(Bm7 E7)
Pedi pra chover, pra o verde voltar
E até hoje ainda estou esperando
Cº A3b
essa chuva chegar
(Em7 A7)
Rezei reza à bessa, fiz uma promessa,
segui procissão
D7+
Comprei uma vela, acendi na capela, rezei uma oração
B7 Cº A
Olha o meu gado está morrendo
F#7/5+ B7/9 Em3b
O meu povo chorando, o meu campo torrando
F#7/5+
O Senhor me esqueceu
Bm7 E7 A7+ E13
Andou chuviscando, andou peneirando chover, não choveu
A7+ D7+ Bm6b
Mas quem sou pra reclamar
C#7/5- F#m Em7 A7
Podes me castigar pois blasfemei
D7+ F#7 Bm7 E7 A7+
Senhor, sei que um dia há de chover
D7+ G7+ F#m7 Bm7
O rio há de correr a chuva em cachoeira
E7 Am
Há de descer molhando a terra
Dm7 G7+
Tão dura do sertão
C7+ Am6b F E7
Livre do sol então expulso deste céu de anil
F G E Dm E A
Vai chover no coração do Brasil
Fontes: Discografia Brasileira - IMS; Instituto Moreira Salles.
Mesmo na fase em que criou a maioria de seus sambas-exaltação, Ary Barroso continuou produzindo música essencialmente popular como "Pra Machucar Meu Coração".
Um clássico do repertório sambístico, esta composição encanta não apenas pela qualidade da melodia, mas, principalmente, pela forma natural como desenvolve o tema da separação: "Está fazendo um ano e meio, amor / que o nosso lar desmoronou / meu sabiá, meu violão / e uma cruel desilusão / foi tudo que ficou, ficou-o-ô / pra machucar meu coração". Este samba foi lançado pelo cantor Déo no melhor período de sua carreira, quando era chamado de "O Ditador de Sucessos".
Disco 78 rpm / Título da música: Pra machucar meu coração / Ary Barroso (Compositor) / Déo (Intérprete) / Chiquinho e Seu Ritmo (Acomp.) / Gravadora: Columbia / Gravação: 29/05/1943 / Lançamento: 06/1943 / Nº do Álbum: 55445 / Nº da Matriz: 645-1 / Gênero musical: Samba / Coleções: Nirez, Humberto Franceschi
GAm
Está fazendo um ano e meio amor
D7GG7
Que o nosso lar desmoronou
CCm
Meu sabiá , meu violão
G
E uma cruel desilusão
BmE7AmA7
Foi tudo que ficou ,ficou
D7GE7A7
Pra machucar meu coração
D7
Quem sabe não foi
GE7A7
Bem melhor assim
D7
Melhor pra voçê
B7E7
E melhor pra mim
O mundo é uma escola
A7
Onde a gente presisa aprender
Am
A ciência de viver
D7
Pra não sofrer
Outra versão:
D7M/F# Dm7M/F Em7
Está fazendo um ano e meio, amor
A7 A7#5 D6(9) A7#5
Que o nosso lar, desmoronou
D7(4/9) D7(9) G7M
Meu sabiá, meu violão
Gm6 D7M/F# F°(13-) Em7
E uma cruel desilusão foi tudo que ficou, ficou
Em7 A7(9-) D7M(9) D6(9)
Pra machucar meu coração
Em7 A7 D7M(9) Bm7(9)
Quem sabe não foi bem melhor assim
Em7 A7 F#7(13) F#7(13-)
Melhor pra você e melhor pra mim
B7(9-) E7(9) Bm6(9)
A vida é uma escola onde a gente precisa aprender
E7(13) E7(13-) Em7 A7(9-)
A ciência de viver pra não sofrer
Fontes: A Canção no Tempo - Jairo Severiano e Zuza Homem de Mello - Vol. 1 - Editora 34; Discografia Brasileira - IMS; Instituto Moreira Salles.
Disco 78 rpm / Título da música: Mãe Maria / Custódio Mesquita, 1910-1945 (Compositor) / David Nasser, 1917-1980 (Compositor) / Nelson Gonçalves, 1919-1998 (Intérprete) / Custódio Mesquita e Sua Orquestra (Acomp.) / Gravadora: Victor / Gravação: 01/06/1943 / Lançamento: 09/1943 / Nº do Álbum: 80-0109 / Nº da Matriz: S-052783-1 / Gênero musical: Samba
Intro: Gm Gm7 D# Dm7
Gm Gm7 A
Dos serões da casa grande ainda me lembro
Cm D7/9- Gm
Dos meus dias de infância mais risonhos
Cm F A#7+
Mãe Maria com voz doce e sonolenta
A#m D# G#
Mãe Maria que chorava no meu pranto
Gm Gm7 A
Mãe Maria que embalava minhas lendas
Cm D7/9- Gm D# D7
Mãe Maria que sonhava nos meus sonhos
G G7+ F
Depois eu parti, Mãe Maria
E G Em Am D7/9-
Outros sonhos mais belos sonhei
Am Am7+ Am7
E as lendas que você me dizia, Mãe Maria
Am D7/9- G7+
De outros lábios também escutei
Em Em7 Em6-
Depois eu sofri, Mãe Maria
Em Bm A D G
E outras mágoas maiores eu provei
G7 C7+
E as lendas que você me dizia
Cm
Mãe Maria
G A D G
Em outras mãos eu deixei
Fontes: Discografia Brasileira - IMS; Instituto Moreira Salles.
Para o carnaval de 43, Herivelto Martins usou o personagem Laurindo, um sambista que "Sobe o morro gritando: não acabou a Praça Onze, não acabou". E partindo desse personagem, desenvolveu um samba que seria uma espécie de continuação de "Praça Onze", até mesmo repetindo com o Trio de Ouro o clima do sucesso anterior.
O samba foi muito cantado e o personagem continuou "vivendo" em outras composições como "Às Três da Manhã", do próprio Herivelto, e "Cabo Laurindo", em que Haroldo Lobo e Wilson Batista o transformaram em "pracinha", que vai à guerra e volta condecorado.
Refletindo o momento de exaltação patriótica, que se vivia na ocasião, com o Brasil acabando de declarar guerra à Alemanha e à Itália, os versos finais do samba "Laurindo" descreviam uma cena em que a escola largava a bateria no chão e ia-se embora, enquanto a pirâmide ia "Aumentando, aumentando". Esta pirâmide é uma referência às "pirâmides" de objetos, de preferência metálicos, que o governo incentivava o povo a doar para o chamado esforço de guerra brasileiro.
Disco 78 rpm / Título da música: Laurindo / Herivelto Martins (Compositor) / Trio de Ouro (Intérprete) / Conjunto Odeon (Acomp.) / Gravadora: Odeon / Gravação: 28/12/1942 / Lançamento: 02/1943 / Nº do Álbum: 12257 / Nº da Matriz: 7152 / Gênero musical: Samba / Coleções de origem:
IMS, Nirez
Laurindo sobe o morro gritando
Não acabou a Praça Onze, não acabou
Vamos esquentar nossos tamborins
Procura a porta-bandeira
E põe a turma em fileira
E marca ensaio pra quarta-feira
E quando a escola de samba chegou
Na Praça Onze não encontrou
Mais ninguém
Não sambou
Laurindo pega o apito
Apita a evolução
Mas toda a escola de samba
Largou a bateria no chão
E foi-se embora cantando
E daí a pirâmide foi aumentando, aumentando
Fontes: A Canção no Tempo - Vol. 1 - Jairo Severiano e Zuza Homem de Mello - Editora 34; Discografia Brasileira - IMS; Instituto Moreira Salles.
Diretor musical do Cassino da Urca entre 1934 e 1945, Vicente Paiva compôs vários sambas-exaltação para os finais apoteóticos dos shows da casa, em que todo o elenco ocupava o palco -, as vedetes à frente, com suas fantasias emplumadas. Desse repertório destacou-se "Exaltação à Bahia", que Heleninha Costa, lady-crooner do cassino em 1943, transformou no maior sucesso de sua carreira.
Seguindo o esquema grandiloquente do gênero, o samba exalta poetas e heróis baianos, além das graças habituais da Boa Terra, em letra do revistógrafo português Chianca de Garcia.
Exaltação à Bahia (samba, 1943) - Vicente Paiva e Chianca de Garcia - Intérprete: Heleninha Costa
Disco 78 rpm / Título da música: Exaltação à Bahia / Chianca de Garcia (Compositor) / Vicente Paiva, 1908-1964 (Compositor) / Heleninha Costa, 1924-2005 (Intérprete) / Gaó e Sua Orquestra (Acomp.) / Gravadora: Columbia / Gravação: 03/1943 / Lançamento: 09/1943 / Nº do Álbum: 55463 / Nº da Matriz: 662-1 / Gênero musical: Samba / Coleções de origem: Nirez
Oi, Bahia! / Umbu, vatapá e azeite de dendê
Tem muamba / Pra nego bamba fazê canjerê
Um nome à história vou buscar / Sargento Camarão
Herói foi da Bahia / Castro Alves nos faz reclamar
Tempos da Abolição / Poeta da Bahia
Rui Barbosa, fogo triunfal / Voz da raça e do bem
O gênio da Bahia / E há nesse todo natural
Que a baiana tem / A graça da Bahia
A Bahia tem convento / Tem macumba e tem muamba
Mas onde ela é mais Bahia / É no batuque e no samba
Ai, foi na Bahia / Das Igrejas todas de ouro
Onde valem as morenas / Um tesouro, como nenhum
Como nenhum pode haver / Salve a baiana
Com sandália e balangandã / Vai mostrar ao mundo inteiro
Nosso samba brasileiro / E da auriverde Bahia, oi
Alegria, oi, do Brasil / Brasil (oba)
Fontes: A Canção no Tempo - Jairo Severiano e Zuza Homem de Mello - Vol. 1 - Editora 34; Discografia Brasileira - IMS; Instituto Moreira Salles.
Disco 78 rpm / Título da música: China pau / Alberto Ribeiro, 1902-1971 (Compositor) / João de Barro, 1907-2006 (Compositor) / Castro Barbosa (Intérprete) / Regional Columbia (Acomp.) / Gravadora: Columbia / Gravação: 05/01/1943 / Lançamento: 01/1943 / Nº do Álbum: 55400 / Nº da Matriz: 599-2 / Gênero musical: Marcha carnavalesca / Coleções de origem: Nirez, José Ramos Tinhorão, Humberto Franceschi
É China pau / China pau
Como quê / É China pau
China duro de roer
Li num almanaque / Que mandaram de Pequim
- japonês de fraque / Parece com pinguim
E uma japonesa / Que tomou nanquim
Teve sete filhos / Com cabelo pixaim
Eu já li no leque / Da mulher de um mandarim
Que pé-de-moleque / Já não leva amendoim
Mas se Chiang Kai Chek / Continua assim
Pele de inimigo / Vai servir de tamborim
Fontes: Discografia Brasileira - IMS; Instituto Moreira Salles.
Disco 78 rpm / Título da música: Rosa Morena / Dorival Caymmi, 1914-2008 (Compositor) / Anjos do Inferno (Intérprete) / Gravadora: Columbia / Gravação: 04/09/1942 / Lançamento: 10/1942 / Nº do Álbum: 55380 / Nº da Matriz: 556-1 / Gênero musical: Samba / Coleções de origem: Nirez, Humberto Franceschi, Claudio Jorge Barros
G7+Am7D7G7+
Rosa Morena, onde vais morena Rosa
Am7Bm7E7/5+Am7
Com essa rosa no cabelo e esse andar de moça prosa
D7GºG7+
Morena, morena Rosa
GG5+/7C7+
Rosa morena o samba está esperando
Cm7F7/9G7+
Esperando pra te ver
Bm5-/7E5+/7Am7
Deixa de lado esta coisa de dengosa
CmG7+
Anda Rosa vem me ver
C/D
Deixa da lado esta pose
Bm7E5+/7
Vem pro samba vem sambar
Am7/9D7G7+
Que o pessoal tá cansado de esperar
E5+/7Am7/9D7G7+
Ô Rosa, que o pessoal tá cansado de esperar
E5+/7Am7/9D7G7+
Morena Rosa, que o pessoal tá cansado de esperar
E5+/7Am7/9D7G7+Am7D7G7+
Viu Rosa, que o pessoal tá cansado de esperar
Fontes: Discografia Brasileira - IMS; Instituto Moreira Salles.
De quebra, ainda mostraria com sua interpretação que possuía a voz ideal para esse tipo de música. E o curioso é que Nelson não estava interessado em "Renúncia", só a gravando em cumprimento a uma determinação de Vitório Latari, diretor da Victor. Por isso chegou ao estúdio sem conhecer a melodia. Temendo que ele errasse na gravação, a ser realizada após breve ensaio, Roberto Martins gratificou o saxofonista Luís Americano para que antecedesse a entrada do cantor com um solo do tema.
No final saiu tudo certo, nesse prodígio de improvisação, porque o cantor e o conjunto - Luís Americano (sax-alto), Carolina Cardoso de Menezes (piano), Garoto (violão-tenor), Faria (contrabaixo) e Duca (bateria) - eram ótimos. Em dezembro, Nelson voltaria a gravar "Renúncia", desta vez em ritmo de samba, para o carnaval de 43.
Renúncia (fox, 1942) - Roberto Martins e Mário Rossi - Intérprete: Nelson Gonçalves
Disco 78 rpm / Título da música: Renúncia / Mário Rossi, 1911-1981 (Compositor) / Roberto Martins (Compositor) / Nelson Gonçalves, 1919-1998 (Intérprete) / Conjunto (Acomp.) / Luiz Americano e Seu Regional (Acomp.) / Gravadora: Victor / Gravação: 27/05/1942 / Lançamento: 08/1942 / Nº do Álbum: 34948 / Nº da Matriz: S-052531 / Gênero musical: Fox
A7M--------- Gb7--------- B7
Hoje não existe nada mais entre nós ---Bm7---------- E7---------- A7M
Somos duas almas que se devem separar -----------------------------E
O meu coração vive chorando e minha voz ---------B7
Já sofremos tanto -----------Bm7 -------E7--- Bm7 ----E7
que é melhor renunciar
----------------A7M
A minha renúncia ---------------Bb0---------- E7
Enche minh’alma e o coração de tédio -------------Bm7
A tua renúncia -----E7 -------------------------A7M
Dá-me um desgosto que não tem remédio
-------------A7
Amar é viver ------------------D7M----------------- Dm7
É um doce prazer embriagador e vulgar
A7M ----------Bm7--- E7---------------- A7M
Difícil no amor ----------é saber renunciar
Dm7 -------------A7M
É saber renunciar
Fontes: A Canção no Tempo - Vol. 1 - Jairo Severiano e Zuza Homem de Mello - Editora 34; Discografia Brasileira - IMS; Instituto Moreira Salles.
Delimitada pelas ruas de Santana (a leste), Marquês de Pombal (a oeste), Senador Euzébio (ao norte) e Visconde de Itaúna (ao sul), a Praça Onze existiu por mais de 150 anos. A princípio denominada Rocio Pequeno, depois Praça Onze de Junho (data da Batalha de Riachuelo), tornou-se, nas primeiras décadas do século XX, o local mais cosmopolita do Rio de Janeiro.
Em suas redondezas misturaram-se imigrantes espanhóis, italianos e judeus de várias procedências com milhares de negros, na maioria oriundos da Bahia. E foram os negros que transformaram a Praça Onze em reduto de sambistas, ao usarem o seu espaço para os desfiles das primeiras escolas de samba.
Em 1941, quando a prefeitura começou as demolições para a abertura da Avenida Presidente Vargas, que extinguiria a praça, Grande Otelo teve a idéia de protestar em ritmo de samba. Ótimo ator, mas letrista medíocre, ele escreveria uma versalhada sobre o assunto, que mostrou aos compositores Max Bulhões, Wilson Batista e Herivelto Martins, sem lhes despertar o menor interesse.
Mas Otelo era teimoso e Herivelto, para se livrar dele, compôs o samba em que aproveitou a idéia, desprezando os versos. Diga-se de passagem, que na época os dois trabalhavam nos cassinos da Urca e de Icaraí, atravessando todas as noites a Baía de Guanabara, numa lancha que fazia a ligação entre as duas casas.
Foi numa dessas travessias que Herivelto começou a escrever "Praça Onze". Acontece que a composição – anunciando o fim da praça e dos desfiles e, de uma maneira comovente, exortando os sambistas a guardarem os seus pandeiros - superou as expectativas do autor, sugerindo-lhe uma gravação diferente, em que se reproduzisse o clima de uma escola de samba. E assim ele fez, tendo a novidade se tornado padrão para a execução de sambas do gênero.
Além do canto, no estilo "empolgação", a cargo do Trio de Ouro reforçado por Castro Barbosa, foi primordial para que se estabelecesse tal clima o uso destacado de três elementos rítmicos - o tamborim, o apito e o surdo. Até então, o apito era usado nas escolas de samba somente como elemento sinalizador, para comandar o desfile. Sua função rítmica, sibilando em tempo de samba, foi uma invenção de Herivelto, lançada nesta gravação.
Por tudo isso, "Praça Onze" alcançou extraordinário sucesso, ganhando, ao lado de "Ai, que saudades de Amélia", o concurso de sambas promovido pelo Fluminense. E naquele carnaval, onde se cantou "Praça Onze" tinha sempre alguém soprando um apito, o que acabou causando a Herivelto uma despesa inesperada: caridosamente, ele assumiu metade do prejuízo sofrido por Murilo Caldas, autor da marcha "Passarinho Piu Piu", que distribuíra mil apitos entre os foliões, indiferentes à sua música.
Praça Onze (samba/carnaval, 1942) - Herivelto Martins e Grande Otelo - Intérpretes: Castro Barbosa e Trio de Ouro
Disco 78 rpm / Título da música: Praça Onze / Grande Otelo, 1915-1993 (Compositor) / Herivelto Martins (Compositor) / Castro Barbosa (Intérprete) / Trio de Ouro (Intérprete) / Benedito Lacerda, 1903-1958 (Acomp.) / Grande Conjunto (Acomp.) / Gravadora: Columbia / Gravação: 25/12/1941 / Lançamento: 01/1942 / Nº do Álbum: 55319 / Nº da Matriz: 488-2 / Gênero musical: Samba / Coleções de origem: Nirez, José Ramos Tinhorão, Humberto Franceschi
(intro) FCA7DmG7CCDmG7C
Vão acabar com a Praça Onze
CC7F
Não vai haver mais Escola de Samba, não vai
Fm6C
Chora o tamborim
Fm6C
Chora o morro inteiro
Fm6C
Favela, Salgueiro
Fm6CAmDmG7
Mangueira, Estação Primeira
CEmAm
Guardai os vossos pandeiros, guardai
Fm6C
Porque a Escola de Samba não sai
G7C
Adeus, minha Praça Onze, adeus
C7F
Já sabemos que vais desaparecer
G7CAm
Leva contigo a nossa recordação
D7G7C7
Mas ficarás eternamente em nosso coração
FEmA7
E algum dia nova praça nós teremos
DmG7C
E o teu passado cantaremos
(instrumental)
Fm6C
Favela, Salgueiro
Fm6CAmDmG7
Mangueira, Estação Primeira
CEmAm
Guardai os vossos pandeiros, guardai
Fm6C
Porque a Escola de Samba não sai
CEmAm
Guardai os vossos pandeiros, guardai
Fm6C
Porque a Escola de Samba não sai
BbC
Praça Onze, Praça Onze, adeus
BbC
Praça Onze, Praça Onze, adeus
Fontes: A Canção no Tempo - Vol. 1 - Jairo Severiano e Zuza Homem de Mello - Editora 34; Discografia Brasileira - IMS; Instituto Moreira Salles.
Disco 78 rpm / Título da música: Nós os carecas / Arlindo Marques Jr. (Compositor) / Roberto Roberti (Compositor) / Anjos do Inferno (Intérprete) / Gravadora: Columbia / Gravação: 10/12/1941 / Lançamento: 01/1942 / Nº do Álbum: 55314 / Nº da Matriz: 485-1 / Gênero: Marcha
----A------------------------------------------------- E7
Nós, nós os carecas / com as mulheres, somos os maiorais --------------------A ---Gb7---------- B7 -------E7------- A
E na hora do aperto / ------É dos carecas que elas gostam mais
--------------------------------------A7 ------------D
Não precisa ter vergonha / Pode tirar o seu chapéu ---------------------------A
Prá que cabelo / Prá que, seu Queiroz -----B7 ------------E7---------------- A
Agora a coisa está prá nós / Nós, nós, nós ....
Fontes: Discografia Brasileira - IMS; Instituto Moreira Salles.
Apresentando semelhanças com a melodia do velho samba de Sinhô, "Não Quero Saber Mais Dela", a batucada "Nega do Cabelo Duro" foi um dos destaques do carnaval de 42, nas vozes dos Anjos do Inferno.
Numa época em que ninguém se preocupava em ser ou não ser politicamente correto, a composição satirizava o cabelo da personagem ("Nega do cabelo duro / qual é o pente que te penteia?...") e a moda feminina, então no auge, de frisar os cabelos ("Misampli a ferro e fogo / não desmancha nem na areia..."), a chamada ondulação permanente. Aliás, os temas capilares predominaram no carnaval de 42, pois, além de "Nega do Cabelo Duro", fizeram sucesso as marchinhas "Nós, os carecas" e "Nós os Cabeleiras".
Disco 78 rpm / Título da música: Nega do cabelo duro / David Nasser, 1917-1980 (Compositor) / Rubens Soares (Compositor) / Anjos do Inferno (Intérprete) / Gravadora: Columbia / Gravação: 1941 / Lançamento: 01/1942 / Nº do Álbum: 55315 / Nº da Matriz: 478-2 / Gênero musical: Samba / Coleções de origem: Robespierre Martins Teixeira, Nirez, José Ramos Tinhorão, Humberto Franceschi
----E
Nega do cabelo duro -----------------------------Gbm
Qual é o pente que te penteia ? ------------------------------B7
Qual é o pente que te penteia ? ------------------------------E
Qual é o pente que te penteia ?
-----------B7------------ E
Quando tu entras na roda ---------------------Gbm
O teu corpo serpenteia -------------------------B7
Teu cabelo está na moda: -----------------------------E
Qual é o pente que te penteia ?
---------B7 -----------E
Misampli a ferro e fogo -----------------------------Gbm
Não desmancha nem na areia --------------------------B7
Tomas banho em Botafogo ---------------------------E
Qual é o pente que penteia ?
Fontes: A Canção no Tempo - Vol. 1 - Jairo Severiano e Zuza Homem de Mello - Editora 34; Discografia Brasileira - IMS; Instituto Moreira Salles.
Neste samba, Wilson Batista vive um bom momento de sua carreira como letrista. Em versos simples, ele focaliza um problema existencial: o inconformismo do homem diante da velhice. Essa realidade indesejada é pressentida pelo protagonista "Nos olhos das mulheres" e confirmada no "Retrato da sala", que "Faz lembrar com saudade" a sua mocidade.
Surpreendentemente, Wilson tinha apenas 29 anos na época em que fez a composição. Autor da melodia, Sílvio Caldas é também o intérprete de "Meus Vinte Anos" num disco que, lançado no final de 42, estendeu seu sucesso a todo o ano seguinte.
Meus vinte anos (samba, 1942) - Wilson Batista e Sílvio Calda - Intérprete: Sílvio Caldas
Disco 78 rpm / Título da música: Meus vinte anos / Wilson Batista, 1913-1968 (Compositor) / Sílvio Caldas (Compositor) / Sílvio Caldas (Intérprete) / Luiz Americano e Seu Regional (Acomp.) / Gravadora: Victor / Gravação: 07/08/1942 / Lançamento: 10/1942 / Nº do Álbum: 80-0006 / Nº da Matriz: S-052595 / Gênero musical: Samba
Nos olhos das mulheres / No espelho do meu quarto
É que eu vejo a minha idade / O retrato na sala
Faz lembrar com saudade / A minha mocidade
A vida para mim tem sido tão ruim / Só desenganos
Ai, eu daria tudo / Para poder voltar
Aos meus vinte anos.
Deixaste minha vida / A sombra colorida
De uma saudade imensa / Deixando-me ficaste
Mostrando-me o contraste / Matando a minha crença
E hoje desiludido / Muito tenho sofrido
Cheio de desenganos / Ai, eu daria tudo
Para poder voltar / Aos meus vinte anos.
Fontes: A Canção no Tempo - Jairo Severiano e Zuza Homem de Mello - Vol. 1 - Editora 34; Discografia Brasileira - IMS; Instituto Moreira Salles.
Disco 78 rpm / Título da música: Isto aqui o que é / Ary Barroso (Compositor) / Moraes Neto (Intérprete) / Fon-Fon e Sua Orquestra (Acomp.) / Gravadora: Odeon / Gravação: 04/12/1941 / Lançamento: 02/1942 / Álbum 12112 / Gênero: Samba / Coleções de origem: IMS, Nirez
A7+
Isto aqui ô ô
Cº Bm7
É um pouquinho de Brasil, Iaiá
E7/13 D/E
Deste Brasil que canta e é feliz
E7/13 A7+ C#m5-/7
Feliz, feliz
F#7/9- Bm7 Dm7
É também um pouco de uma raça
A7+
Que não tem medo de fumaça ai, ai
Bm7 E7/13 A7+ F#7/9- Bm7 E7/9-
E não se entrega não
Cº Bm7
Olha o jeito nas cadeiras que ela sabe dar
E7/9 A7+
Olha só o remelexo que ela sabe dar
Cº Bm7
Olha o jeito nas cadeiras que ela sabe dar
Cº Bm7 E7 C#m5-/7
Morena boa que me faz penar
F#7/9- Bm7
Bota a sandália de prata
E7/9 A7+
E vem pro samba sambar
Cº Bm7 E7 C#m5-/7
Morena boa que me faz penar
F#7/9- Bm7
Bota a sandália de prata
E7/13 A7+
E vem pro samba sambar
Fontes: Discografia Brasileira - IMS; Instituto Moreira Salles.
Disco 78 rpm / Título da música: Fez bobagem / Assis Valente (Compositor) / Araci de Almeida, 1914-1988 (Intérprete) / Luiz Americano e Seu Regional (Acomp.) / Gravadora: Victor / Gravação: 20/01/1942 / Lançamento: 03/1942 / Nº do Álbum: 34882 / Nº da Matriz: S-052459 / Gênero musical: Samba
Intro: (Em7 Bb6/7) ou E7+/9
A7+ E7+/9
Meu moreno fez bobagem
Bm7 E7/9 A7+
Maltratou meu pobre coração
D7/9 G#m7
Aproveitou a minha ausência
C#7/9 F#6/7 F#5+/6 F#m B7/9- E7+/9
E botou mulher sambando no meu barracão
A6/7 E7+/9 Bm7
Quando eu penso que outra mulher
E7/9 A7+ D7/9
Requebrou pra meu moreno ver
G#m7
Nem dá jeito de cantar
C#7/9 F#7
Dá vontade de chorar
B7/9- E7+/9
E de morrer
F#m7 B7/9 F#m7 B7/9
Deixou que ela passeasse na favela com meu peignoir
E7+/9 A6/7 E7+/9
Minha sandália de veludo deu à ela para sapatear
F#m B7/9 E7+/9
E eu bem longe me acabando
Gº F#m7 B7/9 E7+/9
Trabalhando pra viver
A7+ G#m7 C#7/9 F#m7
Por causa dele dancei rumba e fox-trote
B7/9 E7+/9
Para inglês ver
Fontes: Discografia Brasileira - IMS; Instituto Moreira Salles.
Disco 78 rpm / Título da música: Emília / Haroldo Lobo (Compositor) / Wilson Batista, 1913-1968 (Compositor) / Vassourinha (Intérprete) / Conjunto Regional de Benedito Lacerda (Acomp.) / Gravadora: Columbia / Gravação: 09/1941 / Lançamento: 10/1941 / Nº do Álbum: 55302 / Nº da Matriz: 443-2 / Gênero musical: Samba / Coleções de origem: Nirez, José Ramos Tinhorão, Humberto Franceschi
G
Eu quero uma mulher,
C7/9 G
que saiba lavar e cozinhar
Que de manhã cedo,
E7 Am
me acorde na hora de trabalhar
B7 Em
Só existe uma e sem ela eu não vivo em paz
Am D7
Emília, Emília, Emília, eu não posso mais
Am D7
Ninguém sabe igual a ela
G
Preparar o meu café
B7
Não desfazendo das outras
E7
Emília é mulher
C D7
Papai do céu é quem sabe
G E7
A falta que ela me faz
A7 D7
Emília, Emília, Emília, eu não posso mais...
Fontes: Discografia Brasileira - IMS; Instituto Moreira Salles.
Disco 78 rpm / Título da música: Dorme que eu velo por ti / Mário Rossi, 1911-1981 (Compositor) / Roberto Martins (Compositor) / Nelson Gonçalves, 1919-1998 (Intérprete) / Orquestra (Acomp.) / Gravadora: Victor / Gravação: 13/01/1942 / Lançamento: 03/1942 / Nº do Álbum: 34879 / Nº da Matriz: S-052453 / Gênero musical: Valsa
A-------------- C°------- A-------- C°
Nos sonhos meus eu criei a canção -------------A -------Gb7------- Bm----- Gb7
De um amor que perdi sem razão -----Bm--------- E7
A flor que nasceu -----A-------- Gbm
Floriu e morreu --------B7
No triste jardim -------Bm------- E7
Do meu coração -----A ------------C°---- A------ E5+
Dorme que eu velo por ti ----------A --------Gb7---- Bm -----Gb7
Sob o véu muito azul do céu ------Bm -----------------E7
Sonha que eu quero beijar ------------E5+--- A-------- E7
O luar do teu olhar
------A---------- C°----- A
Dorme que eu velo por ti -------A7----------- D
A sofrer sem rancor ----------Dm----------------- Gb7
E morrerei, se ela ao meu sonho ------Bm----------- E7-------- A ---F--- A
Pedindo um pouquinho de amor, amor
Fontes: Discografia Brasileira - IMS; Instituto Moreira Salles.
O compositor Pedro Caetano estava numa festinha, quando uma menina lhe pediu: "Será que o senhor poderia fazer uma música pra mim?". Embora não gostasse de compor por encomenda, Pedro animou-se ao saber que a garota se chamava Maria Madalena de Assunção Pereira, um nome tão musical que tinha até ritmo de choro.
E ali mesmo começou a escrever os versos iniciais da composição ("Maria Madalena de Assunção Pereira / teu beijo tem aroma de botões de laranjeira"), para a alegria da homenageada.
Dias depois, a música era lançada com sucesso por Ciro Monteiro no programa de César Ladeira, na Rádio Mayrink Veiga. Marcada a gravação para a semana seguinte, pois Ciro tinha pressa, surgiu um empecilho.
A censura proibia nomes próprios por extenso em letras de música, alegando que isso afetava a privacidade das pessoas. Pedro ficou desolado, pois uma das graças do sambinha era justamente o nome da garota funcionando como verso. Mas a salvação veio numa sugestão de César Ladeira: substituiu-se o "de Assunção" por "dos Anzóis", cessando o pretexto da proibição. César ainda brincou: "Se aparecer alguém com esse nome mandem prender, porque isso não é nome que se use".
Criador de inspirados versos para músicas alheias, Pedro Caetano era também um criativo melodista, conforme se pode constatar em composições como "Botões de Laranjeira".
Botões de laranjeira (samba-choro, 1942) - Pedro Caetano - Intérprete: Ciro Monteiro
Disco 78 rpm / Título da música: Botões de laranjeira / Pedro Caetano (Compositor) / Ciro Monteiro (Intérprete) / Benedito Lacerda (Acomp.) / Orquestra Regional (Acomp.) / Gravadora: Victor / Gravação: 03/02/1942 / Lançamento: 04/1942 / Nº do Álbum: 34894 / Nº da Matriz: S-052474 / Gênero musical: Samba choro
Tom: Bb
Introdução: Eb7(9+) Cm7 Bb7M G7 F7 Bb7M
F6 Bb7M F7 Bb7M
Maria Madalena dos Anzóis Pereira
Eb7M Dm9 G7 Cm
Teu beijo tem aroma de botões de laranjeira
F7 Cm7 F7 Bb7M
Mas a Pretoria não é brincadeira
G7 Cm7 F7 Bb7M
Maria Madalena dos Anzóis Pereira
refrão
(repete refrão)
F6 Bb7M F7 Bb7M
Em plena liberdade eu ia, passo a passo
Eb7M Dm9 G7 Cm
Quando teus olhos verdes me atiraram um laço
F7 Cm7 F7 Bb7M
Agora estou na forca de qualquer maneira
G7 Cm7 F7 Bb7M
Maria Madalena dos Anzóis Pereira
refrão
F6 BbM F7 Bb7M
Maria Madalena dos Anzóis Pereira
Eb7M Dm9 G7 Cm
Teu beijo tem aroma de botões de laranjeira
F7 Cm7 F7 Bb7M
Mas a Pretoria não é brincadeira
G7 Cm7 F7 Bb7M
Maria Madalena dos Anzóis Pereira
refrão
(repete refrão)
F6 Gm7 Cm7
Eu fui te dando corda despreocupado,
F7 Bb7M
E quando dei por ela já estava amarrado
Gm7 F7 Bb7M
E quem levou vantagem com a brincadeira
G7 Cm7 F7 Bb7M
Maria Madalena dos Anzóis Pereira
Fontes: A Canção no Tempo - Vol. 1 - Jairo Severiano e Zuza Homem de Mello - Editora 34; Discografia Brasileira - IMS; Instituto Moreira Salles.