segunda-feira, 24 de abril de 2006

Adeus batucada


Entusiasmada com o samba "Coração",Carmen Miranda propôs ao autor, Synval Silva: "Se você me trouxer uma música que alcance a metade do sucesso de ‘Coração', eu lhe darei três contos de réis". E Sinval trouxe-lhe "Adeus Batucada", que suplantaria "Coração" e outros sucessos, tornando-se um dos números mais representativos de seu repertório.

Choroso, sentimental, um belo canto de despedida ( "Adeus! Adeus! Meu pandeiro do samba / tamborim de bamba, já é de madrugada / vou-me embora chorando..."), "Adeus Batucada" foi executado no carrilhão da Mesbla, por ocasião do funeral de Carmen Miranda.

Adeus Batucada (samba, 1935) - Sinval Silva - Intérprete: Carmen Miranda

Disco 78 rpm / Título da música: Adeus batucada / Sinval Silva (Compositor) / Carmen Miranda, 1909-1955 (Intérprete) / Simon Bountman [Direção], Orquestra Odeon (Acomp.) / Gravadora: Odeon / Gravação: 24/09/1935 / Lançamento: 11/1935 / Nº do Álbum: 11285 / Nº da Matriz: 5164 / Gênero musical: Samba / Coleções de origem: IMS, Nirez

Intr.: Gb7/9+   F7/9+   E7/9+   Eb7/9+
D    Em
: Adeus
F#m     Em
A-a-adeus
                D
Meu pandeiro de bamba
            F#m
Tamborim de samba 
B7        Em
Já é de madrugada
Em5+         A7
Vou me embora chorando
      Em             A7
Com o meu coração sorrindo

E vou deixar todo mundo
        Fº   D   A7
(1ª) Valorizando a batuca...da :
             D     A7
(2ª) Valorizando a batucada

   Dm                    A7    Dm
Criança com o samba eu vivia sonhando
   D7                           Gm
Acordado eu estava tristonho, chorando

Jóia que se perde no mar
        Em7/5-    Dm
Só se encontra no fundo
          E7
Samba, mocidade
            A7         Dm
Sambando se goza neste mundo
     A7                 Dm             A7    Dm
E do meu grande amor eu sempre me despedi cantando
         D7                       Gm
Mas da batucada agora eu despeço chorando
      Em7/5-           Dm
Guardo no lenço uma lágrima  sentida
        E7
Adeus batucada,
          A7      D     A7
Adeus batucada querida


Fontes: A Canção no Tempo - Jairo Severiano e Zuza Homem de Mello - Vol. 1 - Editora 34; Discografia Brasileira - IMS; Instituto Moreira Salles.

Nenhum comentário:

Postar um comentário