Tônia Carreiro, Eva Wilma, Odete Lara, Norma Benghel e Cacilda Becker em protesto da classe artística contra a censura na Ditadura em 1968 | Foto do Arquivo Nacional. |
Chico Buarque empenhava-se em acertar o refrão do samba “Dr. Getúlio”, para a peça homônima, de Dias Gomes e Ferreira Gullar, quando a partir de uma das linhas melódicas experimentadas começou a surgir a idéia de um novo samba.
Este samba, que ele pretendeu dividir com um grupo de compositores, cada um fazendo uma parte, era o “Vai Passar”, que acabou dividido apenas com Francis Hime: “a melodia modulava para cima, sem voltar ao tom original, e o Francis deu uma ajeitada resolvendo o problema”, esclareceu Chico numa entrevista à Rádio JB, em 1990.
A propósito, Francis Hime que, a exemplo de Tom Jobim, sabe explorar com inteligência as possibilidades harmônicas de uma célula melódica, é autor de uma consistente obra, em parceria com nomes ilustres como Vinicius de Moraes, Geraldinho Carneiro e, principalmente, com Chico Buarque, com quem assina canções como “Atrás da Porta”, “Passaredo”, “Trocando em Miúdos”, “Pivete” e outras. “Vai Passar” é um extenso samba-enredo de versos libertários, que comentam de forma alegórica o fim da ditadura:
Francis Hime |
Parece que o Chico não fazia muita fé em “Vai Passar”, pois só o concluiu no estúdio, às vésperas da gravação (A Canção no Tempo – Vol. 2 – Jairo Severiano e Zuza Homem de Mello – Editora 34).
Vai Passar (samba, 1984) - Chico Buarque e Francis Hime - Intérprete: Chico Buarque
LP Chico Buarque / Título da música: Vai Passar / Chico Buarque (Compositor) / Francis Hime (Compositor) / Chico Buarque (Intérprete) / Gravadora: Barclay / Ariola / Ano: 1984 / Nº Álbum: 825 161-1 / Lado B / Faixa 5 / Gênero musical: Samba.
Tom: G
Intr.: G / G6 / G7M / G6 / G / G6 / G7M / G6 / A7(9) D7(13) G7M A#º Bm7 Bbº Am7 E7(b13) Vai passar Nessa avenida um samba po__pular Am7 Am7(b6) Am6 Am7 Ca___da parale_______lepípedo da velha cida___de Am(7M) D7/4(9) D7(9) Bm7 E7(b9) Am7 D7(9) Essa noite vai Se arrepiar A7(9) D7(13) G7(9) C7M A7/C# Ao lembrar Que aqui passaram sambas i___mortais G6/D E7(b9) Que aqui sangraram pelos nos____sos pés A7(9) Cm6/Eb D7/4(b9) D7(b9) Que aqui sambaram nossos an_____cestrais Gm7 F7 Num tempo Página infeliz da nossa história A7/4(9) A7(9) Am7(9) A7(9) D7/4(9) D7(9) Passagem desbotada na memória Das nossas novas gerações G7/4(9) G7(9) Gm7 G7(b9) Cm(7M) Cm Cm(7M) Cm7 Dormi_____a A nossa pátria mãe tão dis_____traída A7/4(9) A7(9) Am7(9) A7(9) F7 Sem perceber que era sub__traída Em tenebrosas transações Bb6/9 Dm7(9) Seus fi_____lhos Erravam cegos pelo continente G7/4(9) G7(9) Gm7 G7(b9) Cm7/Eb G7/D Levavam pedras feito pe_nitentes Erguendo estranhas catedrais Cm7 Ebm6 Bb7M/F G7/4(9) E um dia, afinal Tinham direito a uma alegri___a fugaz G7(b9) C7/4(9) C7(9) F7/4(13) F7(13) Bb6/9 Uma ofegante epidemi_______a Que se chamava carnaval A7(9) D7(13) G6 O carnaval, o car______naval (Vai passar) Bm7(9) E7/4(9) E7(9) Palmas pra ala dos barões famintos O bloco dos napoleões retintos Em7(9) E7(b9) Am/C E7/B E7 E os pigmeus do bulevar Am7 Cm6/Eb G7M/D E7/4(9) Meu Deus, vem olhar Vem ver de perto uma cida___de a cantar E7/4(b9) A7/4(9) D7/4(9) D7(9) G7/4(9) G7(b13) A evolução da liberda_______de Até o dia clarear Cm7 C#º Gm7/D Eb7M Ai, que vida boa, olerê Ai, que vida boa, olará A7(b5/b9) D7(b9) G7(b9) O estandarte do sanatório geral vai passar Cm7 C#º G6/D Em7 Ai, que vida boa, olerê Ai, que vida boa, olará A7(9) D7(13) G6 D7(13) O estandarte do sanatório geral Vai passar