terça-feira, 7 de novembro de 2006

Elvis Presley


Elvis Aaron Presley, nas circunstâncias mais humildes, nasceu para Vernon e Gladys Presley em uma casa de dois quartos em Tupelo, Mississipi no dia 8 de janeiro de 1935. Seu irmão gêmeo, Jessie Garon, nasceu morto, e Elvis cresceu como filho único. Ele e seus pais se mudaram para Memphis, Tennessee em 1948, e Elvis lá se formou na Humes High School em 1953.

As influências musicais de Elvis eram a música pop e country da época, a música gospel que ele ouvia na igreja e nas noites de cantoria que ele freqüentava, e o R&B que ele absorveu na histórica Beale Street quando adolescente em Memphis.

Em 1954, ele iniciou sua carreira musical no lendário selo Sun Records em Memphis. No fim de 1955, seu contrato foi vendido para RCA Victor. Em 1956, ele era uma sensação internacional. Com um som e estilo que unicamente combinavam suas diversificadas influências e confundiam e desafiavam as barreiras raciais da época, ele conduziu uma nova era da música e cultura pop Americana.

Ele estrelou 33 filmes de sucesso, fez história com suas aparições na televisão e especiais, e foi muito aclamado por suas apresentações que frequentemente quebravam recordes, suas turnês e em Las Vegas. Globalmente, ele já vendeu mais de um bilhão de discos, mais do que qualquer outro artista. Suas vendas americanas o garantiraram prêmios de ouro, platina e multi-platina por seus 149 álbuns e singles, muito mais do que qualquer outro artista.

Entre seus muitos prêmios estão 14 indicações ao Grammy (3 prêmios) da National Academy of Recording Arts & Sciences, o prêmio Grammy por sua obra, que recebeu aos 36 anos, e a nomeação como um dos 10 Jovens Homens Mais Proeminentes da Nação em 1970 nos EUA.

Sem nenhum dos privilégios que seu status de celebridade poderiam ter o concedido, ele serviu seu país no Exército dos EUA. Seu talento, beleza, sensualidade, carisma e bom humor o tornou querido para milhões, assim como a humildade e bondade que demonstrou durante sua vida. Conhecido pelo mundo por seu primeiro nome, ele é considerado uma das figuras mais importantes da cultura pop do século 20. Elvis morreu em sua casa em Memphis, Graceland, em 16 de agosto de 1977.

Entre seus sucessos musicais podemos destacar, "Hound Dog", "Don't Be Cruel", "Love me Tender", "All Shook up", "Teddy Bear", "Jailhouse Rock", "It's Now or Never", "Can´t Help Falling in Love", "Surrender", "Crying In The Chapel", "In The Ghetto", "Suspicious Minds", "Don't Cry Daddy", "The Wonder of You", "Burning Love", "My Boy" e "Moody Blue".

Especificamente na Europa, canções como "Wooden Heart", "You Don't Have To Say You Love Me", "My Boy" e "Moody Blue", foram também marcantes.

Particularmente no Brasil, foram bem-sucedidas as canções "Kiss me Quick", "Bossa Nova Baby", "Bridge Over Troubled Water", "Sylvia" e "My Boy", dentre outras que também marcaram época.

Após sua morte, novos sucessos advieram como "Way Down" (logo após seu falecimento), "Always On My Mind", "Guitar Man", "A Little Less Conversation" e "Rubberneckin". Ainda hoje, quase trinta anos após sua morte, é o detentor de maior número de "hits" nas paradas mundiais e o recordista de vendagem de discos em todos os tempos.

Algumas músicas cifradas:

A Big Hunk O' Love
A Little Bit Of Green
A Little Less Conversation
A Mess Of Blues
All Shook Up
Always on my mind
An American Trilogy
Are you lonesome tonigth?
Blue Moom of Kentuchy
Blue Suede Shoes
Bridge over troubled water
Brown Eyed Handsome Man
Burning Love
Can't help falling in love
Don't
Don't Be Cruel
Don't cry Daddy
Fever
Fort Lauderdale Chamber of Commerce
Funny How Time Slips Away
Good rockin' tonight
Hard Headed Woman
Heartbreak Hotel
Help me make it throught the night
His Latest Flame
Hound dog
I Can´t Help It (If I´m Still in Love With You)
I Forgot to Remember to Forget
I love you because
I need your love tonight
I want to be free
I want you, I need you, I love you
If I can dreams
I've Lost You
In the Ghetto
It won't seem like Christmas (Without you)
It's Now or Never
I'll remember you
Jailhouse Rock
Johnny B. Goode
Judy
Just Tell Her Jim Said Hello
Kentucky rain
King Creole
Kiss Me Quick
Lawdy Miss Clawdy
Long Tall Sally
Love letters
Love Me
Love me Tender
Loving you
Maybellene
Memories
Money Honey
My Boy
My Way
Never Ending
No more
Oh Happy Day
One night (with you)
One Sided Love Affair
Patch it up
Party
Peace in the Valley (There Will Be)
Ready Teddy
Release Me
Return to sender
Rock-a-hula baby
See see rider
Separate Ways
Stuck on You
Such a Night
Suspicious Minds
Sweet Caroline
Sylvia
Teddy Bear
The Impossible Dream
The Wonder Of You
Tiger Man
Tomorrow is a Long Time
Trying To Get To You
Tutti Frutti
Unchained Melody
Way down
We Can Make The Morning
Witchcraft
You'll Never Walk Alone

Fontes: Elvis.com e Wikipedia.