sexta-feira, 12 de maio de 2006

Pensando em ti

Nelson Gonçalves
Pensando em ti (samba, 1957) - Herivelto Martins e David Nasser - Interpretação: Nelson Gonçalves

Disco 78 rpm / Título da música: Pensando em ti / Nasser, David, 1917-1980 (Compositor) / Martins, Herivelto (Compositor) / Gonçalves, Nelson, 1919-1998 (Intérprete) / Orquestra (Acompanhante) / Imprenta [S.l.]: RCA Victor, 1957 / Nº Álbum 801801 / Gênero musical: Samba-canção



------------G -----------------Bm
Eu amanheço pensando em ti
-----------Am --------------Am7
Eu anoiteço pensando em ti
------------------D7
Eu não te esqueço
------------Am ----D7 ---------------G ----Am---- G
É dia e noite . . . -----pensando em ti

--------------E7
Eu vejo a vida
----------------------Am-------- Cm
Pela luz dos olhos teus
-------------------G -------E7
Me deixe ao menos
---------Am ------------------G
Por favor . . . . pensar em Deus

-----------E7 ------------Am
Nos cigarros que eu fumo
-------D7----------- G
Te vejo nas espirais
--------Bb0------------ Am
Nos livros que tento ler
---------D7------------ G
Em cada frase tu estás
-------------------------E7
Nas orações que eu faço
---------------------------Am ------Cm
Eu encontro os olhos teus
-------------------G------ E7
Me deixe ao menos
----------Am --------D7----------- G------ Cm
Por favor . . . ------pensar em Deus
-------------G
Em . . . Deus

Peba na pimenta

João do Vale
Peba na pimenta (xote, 1957) - João do Vale, José Batista e A. Rivera - Interpretação: Marinês (LP "Marinês – Vamos xaxar", 1957 – Sinter). Peba (péba) ou tatu-peba, também conhecido como "papa-defunto" (Wikipédia), é um tatu comum em grande parte do Brasil.



(D Bm G A)
Seu Malaquias preparou cinco pebas na pimenta,
Só do povo de Campinas convidou mais de sessenta
Entre todos convidados convidou Maria Benta

Benta foi logo dizendo: Se arder não quero não!
Seu Malaquias disse então: Pode comer sem susto, esse pimentão,
Não arde não!

Benta danou-se a comer a pimenta era da "braba"
E danou-se a arder, ela chorava e se mal-dizia:
Ai se eu soubesse dessa peba não comia!

Depois houve o arrasta-pé o forró 'tava esquentando
O sanfoneiro então me disse tem gente aí dançando
Procurei pra ver quem era...
Mas era a Benta reclamando:

(D G A G A D)
Ai, ai seu Malaquias a pimenta que 'cê deu só ardia!
Tá ardendo eu sei que tá! Tá me dando uma agonia!

Ouça


Uma jovem senhora da sociedade que sabia cantar e compor muito bem... Eis aí um fenômeno raro em nossa música popular, o fenômeno Maysa, uma das mais gratas revelações artísticas dos anos cinqüenta. Levada, pelo produtor Roberto Corte Real, das festas grã-finas para os estúdios de gravação, Maysa se tornou imediatamente conhecida em todo o país, cantando o samba-canção "Ouça", o grande sucesso de sua carreira.

Embora capaz de interpretar os mais variados tipos de música, nacional ou estrangeira, foi nas canções de amores sofridos, como "Ouça", que ela melhor se realizou artisticamente. A exemplo de Carmen Miranda, no estabelecimento da gravadora Victor no Brasil, Maysa foi a estrela que impulsionou as vendas da então iniciante RGE, de José Scatena, ajudando ainda a tornar conhecido um elenco no começo de carreira.

Ouça (samba-canção, 1957) - Maysa Matarazzo - Interpretação: Maysa

Disco 78 rpm / Título da música: Ouça / Maysa, 1936-1977 (Compositor) / Maysa, 1936-1977 (Intérprete) / Orquestra RGE (Acompanhante) / Puglielli, Rafael (Acompanhante) / Matarazzo, Maysa (Intérprete) / Imprenta [S.l.]: RGE, 1956-1957 / Nº Álbum 10047 / Gênero musical: Samba canção.


Tom: G
G          Em7        Am7/9          D7/5+
Ouça, vá viver a sua vida com outro bem
G7+        Em7          Am7            D7/9
Hoje eu já cansei de pra você não ser ninguém
G7+        A7                         D7/9    D7
O passado não foi o bastante para lhe convencer
Am7             A6/7           D11 D7/9-/12-
Que o futuro seria bem grande só eu e você
G               Em7
Mas quando a lembrança
Am7/9         D7/5+
Com você for morar
 G7+     Em7
E bem baixinho
   Am7          D7/9
De saudade você chorar
  G7+                      Dm7   G7/5+
Vai lembrar que um dia existiu
   C7+                  F7/9
Um alguém que só carinho pediu
   Bm7  E7/9-             Am7
E você fez questão de não dar
   D7/9-          G
Fez questão de negar


A Canção no Tempo - Jairo Severiano e Zuza Homem de Mello - Vol. 1 - Editora 34

Noites cariocas


Noites Cariocas (choro, 1957) - Jacob do Bandolim e Hermínio Bello de Carvalho - Intérprete: Jacob do Bandolim

Disco 78 rpm / Título da música: Noites cariocas / Jacob do Bandolim, 1918-1969 (Compositor) / Jacob do Bandolim, 1918-1969 (Intérprete) Imprenta [S.l.]: RCA Victor, 1957 / Nº Álbum 801799 / Gênero musical: Choro.



Sei que ao meu coração, só lhe resta escolher
Os caminhos que a dor sutilmente traçou para lhe aprisionar
Nem lhe cabe sonhar com o que definhou
Vou me repreender pra não mais me envolver nessas tramas de amor
Eu bem sei que nós dois somos bem desiguais
Para que martelar, insistir, reprisar
Tanto faz, tanto fez
Eu por mim desisti, me cansei de fugir
Eu por mim decretei que fali, e daí?
Eu jurei para mim não botar nunca mais minhas mãos pelos pés

Mas que tanta mentira eu ando pregando
Supondo talvez me enganar
Mas que tanta crueza
Se minha certeza é maior do que tudo o que há
Todas as vezes que eu sonho
É você que me rouba a justeza do sono
É você quem invade bem sonso e covarde
As noites que eu tento dormir bem em paz
Sei que mais cedo ou mais tarde
Eu vou ter que expulsar todo o mal que você me rogou
Custe o que me custar vou desanuviar
Toda a dor que você me causou
Eu vou me redimir e existir mas sem ter que ouvir
As mentiras mais loucas que alguém já pregou
Nesse mundo pra mim

Sei que ao meu coração...

Sei que mais cedo ou mais tarde
Vai ter um covarde pedindo
Mas sei também que o meu coração
Não vai querer se curvar só de humilhação

Não vou pra Brasília

Billy Blanco
Não vou pra Brasília (samba, 1957) - Billy Blanco

Disco 78 rpm / Título da música: Não vou pra Brasília (trecho) / Billy Blanco (Compositor) / Os Cariocas (Intérprete) / Gravadora: Mocambo / Ano: 1957 / Álbum: 15.184-a / Lado A / Gênero musical: Samba.



Interpretação de Billy Blanco:


Tom: F 

(intro) F   F7    F7     F7  Gm7 
C7   F   Dm7   Gm7  C7  Am6  
D7  Gm7  E7  Am7  D7  C#7  
C7  F

            Gm7           C7
Eu não sou índio nem nada
            F        Dm7
Não tenho orelha furada
          Gm7
Nem uso argola
    C7         F Gm7 G#m7  Am7
Pendurada no nariz
    D7   Gm7          C7
Não uso tanga de pena
    Dm7            Dm7
E a minha pele é morena
           G7
Do sol da praia onde nasci
      C7
E me criei feliz
             Gm7          C7
Não vou, não vou pra Brasília
            F           Dm7
Nem eu nem minha família
           Gm7
Mesmo que seja
     C7              Am7   D7
Pra ficar cheio da grana
       Gm7        E7
A vida não se compara
        Am7        D7
Mesmo difícil, tão cara
           C#7
Quero ser pobre
      C7         F
Sem deixar Copacabana

Mocinho bonito

Isaura Garcia
Mocinho Bonito (samba, 1957) - Billy Blanco - Intérprete: Isaura Garcia

Disco 78 rpm / Título da música: Mocinho bonito / Blanco, Billy (Compositor) / Garcia, Isaura (Intérprete) / Paes, Luiz Arruda (Acompanhamento) / Coral (Acompanhamento) / Orquestra (Acompanhamento) / Imprenta [S.l.]: Odeon, 1956 / Nº Álbum 14129 / Gênero musical: Samba.


TOM: C
 
  C7M 
          Mocinho bonito 
              Dm7(9) 
Perfeito improviso 
              Em7(9) 
Do falso granfino 
             A7(b13) 
No corpo é atleta 
              Dm7(9) 
No crânio é menino 
            G7(13) 
E além do ABC 
               C7M  Ab7(13) Db7M 
Nada mais aprendeu 
    G7(13)   C7M 
Queimado de sol 
            Dm7(9) 
Cabelo assanhado 
             Em7(9) 
Com muito cuidado 
             A7(b13) 
Na pinta de conde 
                 Dm7(9) 
Se esconde um coitado 
             G7(13) 
Um pobre farsante 
                 Gm7  C7(9) 
Que a sorte esqueceu 
            F7M 
Contando vantagem 
             Gm7 
Que vive de renda 
            Am7 
E mora em palácio 
    Gm7       F7M 
Procura esquecer 
                Fm7 
O barraco do Estácio 
           Bb7(9) 
Lugar de origem 
             Eb7M(9) Ab7M Dm7(9) 
Que há pouco deixou 
  G7(13)   C7M           
Mocinho bonito 

               Dm7(9) 
Que é falso malandro 
         Em7(9) 
De Copacabana 
               A7(b13) 
O mais que consegue 
               Dm7(9) 
É vintão por semana 
               G7(13) 
Que a mana do peito 
              C(6/9) 
Jamais lhe negou

Maria dos meus pecados

Agostinho dos Santos
Maria dos meus pecados (samba-canção, 1957) - Jair Amorim e Dunga - Intérprete: Agostinho dos Santos

Disco 78 rpm / Título da música: Maria dos meus pecados / Abreu, Waldemar de (Compositor) / Amorim, Jair (Compositor) / Santos, Agostinho dos (Intérprete) / Imprenta [S.l.]: Polydor, 1957 / Nº Álbum 229 / Gênero musical: Samba-canção



D7M--------- Eb0------- A7
Maria dos meus pecados
------------------------D7M
Cadê meu amor, cadê meu bem
-----Bm ----------E7 -- -----A7M--- Bb0
Mandei-lhe milhões de recados
--------Bm----- E7
E até hoje Maria
------A7
Sei lá de você

D7M ----------Eb0----- A7
Maria dos meus desejos
----------------------------D7M
Cadê meu olhar, meus beijos
-------------D7/9-------------- G7M
Não me diga que eu sou pecador
porque uê
------------Em7---- A7----- D7M ----Gm--- D7M
Meu pecado maior é gostar de você

Laura

Jorge Goulart
Laura (samba-canção, 1957) - Alcir Pires Vermelho e Braguinha (João de Barro)

Disco 78 rpm / Título: Laura / Autoria: Pires Vermelho, Alcyr, 1906-1994 (Compositor) / João de Barro, 1907-2006 (Compositor) / Jorge Goulart (Intérprete) / Imprenta[S.l.]: Continental, 1957 / Nº Álbum 17424 / Lado A / Gênero: Samba canção



-----C7M ----Am7 ------Dm7----- G7
O vale em flor . . . a ponte . . .
-------------C7M -----Am7---- Dm7 ----G7
o rio cantando
-----C7M ----Am7 ------Dm7 ---G7 ------------C7M -----C7
O sol banhando a estrada . . .-----frases de amor


F7M -------Gbº------------------- Em7------ A7
Laura,------- um sorriso de criança
Dm7 ------------------G7 --------C7M------ C7
Laura, -------nos cabelos uma flor
F7M--------- Fm6 ---------------C7M -------A7/5M
Ó Laura,------ como é linda a vida
Dm7 ------------G7----------------- C7M ----Am7 -----Dm7 -----G7
Ó Laura, ------como é grande o amor

-----C7M -----Am7 -------Dm7 ------G7
Depois o adeus . . . um lenço . . . .
-----------------------C7M---- Am7---- Dm7---- G7
a estrada . . . a distância
-------C7M -- -----Am7 ------Dm7
O asfalto . . . a noite . . .
-------------G7 --------C7M------ C7
o bar . . . as taças de dor

F7M ----------Gbº------------------- Em7-------- A7
Laura, -------que é da rosa dos cabelos
Dm7 ----------G7 -------------------------C7M----- C7
Laura, -------que é do vale sempre em flor
F7M ------------Fm6------------ C7M-------- A7/5M
Ó Laura, -------que é do teu sorriso
Dm7 ----------G7 -------------------C7M
Ó Laura, -------que é do nosso amor . . .

Jarro da saudade

Carmen Costa
Jarro da saudade (samba/carnaval, 1957) - Mirabeau, Daniel Barbosa e Geraldo Blota - Intérpretes: Carmen Costa e Geraldo Blota

Disco 78 rpm / Título da música: Jarro da saudade / Barbosa, Daniel (Compositor) / Blota, Geraldo, 1925 (Compositor) / Mirabeau, 1924-1991 (Compositor) / Costa, Carmen, 1920-2007 (Intérprete) / Imprenta [S.l.]: Copacabana, 1955 / Nº Álbum 5649 / Gênero musical: Samba.



-----C ------------G7
Iaiá, cadê o jarro
------------------------------C
O jarro que eu plantei a flor
--------F ----------------C
Eu vou te contar um caso
------------------G7 ------------C -------C7
Eu quebrei o jarro e matei a flor. (Bis)

------------F
Que maldade . . . Que maldade! . . .
-----------------C
Você bem sabia
-------------------G7
No jarro de barro
----------------------C
Eu plantei a saudade! . . .

Franqueza

Denis Brean
Espirituoso e brincalhão, o jornalista Denis Brean (Augusto Duarte Ribeiro), com atuação em vários jornais de São Paulo, seria um dos melhores compositores populares paulistas, cuja produção era gravada regularmente no Rio de Janeiro.

Ostentando em sua bagagem sucessos como "Boogie-woogie na favela" ( 1945 ), "Boogie-woogie do rato" ( 1947) e "Bahia com H" (1948), ele comporia em 1957 o samba-canção "Franqueza", que caiu como uma luva no repertório de Maysa.

Expondo de forma coloquial, sobre uma melodia abolerada, o drama de um amor desfeito ("Você passa por mim e não olha / como coisa que eu fosse ninguém"), com a personagem aceitando a rejeição do parceiro, mas, ao mesmo tempo, ressaltando a sua ingratidão ( "Seus melhores momentos na vida / em meus braços você desfrutou"), "Franqueza" parece até obra da própria Maysa, que na ocasião vivia o retumbante sucesso de sua estréia como cantora e compositora.

Franqueza (samba-canção, 1957) - Denis Brean e Oswaldo Guilherme - Intérprete: Maysa

Disco 33 1/3 rpm / Título da música: Franqueza / Brean, Denis (Compositor) / Guilherme, Oswaldo (Compositor) / Maysa, 1936-1977 (Intérprete) / Orquestra RGE (Acompanhante) / Puglielli, Rafael (Acompanhante) / Imprenta [S.l.]: RGE, Indefinida / Nº Álbum 15 / Gênero musical: Samba-canção.

G                   Go 
Você passa por mim e não olha
     Am                 D7 
Como coisa que fosse ninguém
       G                 Go
Com certeza você já esqueceu
            Am                  D7
Que em meus braços já chorou também
       G                   E7  
Eu não ligo, porém, ao seu modo
       Am                    Cm   
Isso é próprio de quem é infeliz
       G                     Em
Que mostrar que não sente saudade
         A7                 D7
De um passado que foi tão feliz
         Am               D7
Se eu quisesse eu podia dizer
      G                    Go   
Tudo, tudo que houve entre nós
        Am                 D7
Mas pra que destruir seu orgulho
       G                           
Se eu até já esqueci sua voz
       E7                    
De uma coisa eu tenho certeza
      Am        
Foi o tempo que me confirmou
       A7                 D7  
Seus melhores momentos na vida
         C        D7       G
Nos meus braços você desfrutou


A Canção no Tempo - Jairo Severiano e Zuza Homem de Mello - Vol. 1 - Editora 34

Gauchinha bem querer



Gauchinha bem querer (samba-canção, 1957) - Tito Madi - Intérprete: Tito Madi

Disco 78 rpm / Título da música: Gauchinha bem querer / Madi, Tito (Compositor) / Madi, Tito (Intérprete) / Imprenta [S.l.]: Continental, 1956-1957 / Nº Álbum 17416 / Gênero musical: Samba-canção


Tom: C

              Dm7 
Rio Grande do Sul 
G7                  C  Em Ebm Dm 
Vou-me embora sem amor 
          G7           C  Em Ebm Dm 
Vou-me embora do Rio Grande 
         G7           Em7(b5)  A7 
Vou tão só com a minha dor 


        F              Bb7(9) 
Vou levar a lembrança comigo 
        C  E7                 Am 
De um amor que de olhares nasceu 
        D7 
De um amor que depressa floriu 
                 G7  C 
Mas tão cedo morreu 

              Dm7 
Rio Grande do sul 
G7              C  Em Ebm Dm 
Eu um dia voltarei 
       G7          C  Em Ebm Dm 
Prá rever o meu Guaíba 
       G7           Em7(b5)  A7 
Prá rever meu bem-querer 

     F                  Bb7(9) 
E depois se ela ainda quiser 
        C   E7               Am 
Só nós dois a sonhar e a sorrir 
               Dm 
Rio Grande do Sul 
 G7               C 
Vou chorar ao partir 

Bb                       Eb 
Vou-me embora, vou-me embora prenda minha 
                  C 
Gauchinha bem-querer 

Graças a Deus

Carmen Déa
Graças a Deus (samba-canção, 1957) - Fernando César - Intérprete: Carmen Déa

Disco 78 rpm / Título da música: Graças a Deus / César, Fernando (Compositor) / Déa, Carmen (Intérprete) / Imprenta [S.l.]: Mocambo, 1956 / Nº Álbum 15087 / Gênero musical: Samba-canção.



----------------C ------------Am
Quando quiseres podes voltar

----------------Dm--- A7--- Dm --- Dm/C
Aos braços meus

---------------G7
Que eu te direi muito obrigado

-------------C---- Am---- Dm ----- G7
Graças a Deus


--------- C --------------Am
Não falarei dos teus defeitos
----------------Dm ---- A7 --- Dm -- Dm/C
Nem tu dos meus
--------G7
E viveremos muito felizes
--------------C ----- A7 ----- D7 ----- G7
Graças a Deus.

-------------C ----------------Am
Quero sentir-me bem envolvida
---------------Dm---- A7----- Dm----- Dm/C
Nos teus abraços
-----------------G7
Meu corpo é feito sob medida
--------------Gm6
Para teus braços.

-----------Dm --------------- Db9+
Quero poder pousar meus lábios
---------------C----- Bb7 ----- A7
Nos lábios teus
------------------Dm----------G7
E entre dois beijos dizer baixinho
--------------C ---- Fm---- C
Graças a Deus !

É luxo só

Ary Barroso compõe ao piano. O artista deu dimensão internacional à música popular do Brasil.

É luxo só (samba, 1957) - Ary Barroso e Luiz Peixoto

Disco 78 rpm / Título da música: É luxo só / Autoria: Barroso, Ary (Compositor) / Peixoto, Luiz (Compositor) / Raposo, Maria Helena (Intérprete) / Coral (Acompanhante) / Orquestra (Acompanhante) / Severino Filho (Acompanhante) / Imprenta [S.l.]: Mocambo, Indefinida / Nº Álbum 15179 / Gênero musical: Samba


----C7+--------- A7/5+ ----------Dm7
Olha / Essa mulata quando samba
----------A7
É luxo só
------Dm7--- G7 ------------Dm7 ---G7------ C7+----- Dm7
Quando /----- Todo seu corpo se embalança
----------Em7 --------Gm7 -------A7/5+
É luxo só / -------Tem
-----------------------------Dm7
Um não sei o quê -----que faz ------a confusão
Fm7 -----G7 ----------------------C7+
O / ---------Que ela não tem, meu Deus
------------Dm7----- Em7 ---------F/G
É compaixão /-------- Eta mulata bamba

---C7+ -------------A7/5+------- Dm7------- A7
Olha / Essa mulata quando dança
----------Dm7 ---A7 -------Dm7------- G7
É luxo só / --------Quando
----------------C7+ ----------Dm7
Todo seu corpo se embalança
----------Em7 -----------A7
É luxo só / --------Porém
--------------------Dm7
Seu coração quando se agita
--------Gb0 ---------C7+
E palpita mais ligeiro
-------A7/5+ ---Dm7--- G7------ C7+
Nunca vi compasso tão brasileiro

----------------Dm7------ Em7
Êta samba cai -----pra lá -----cai pra cá
----------Dm7 --------------C7+ -----------A7/5+
Cai pra lá -----cai cá / Mexe com as cadeiras
------Dm7------- G7------- C------------- G7
Mulata / Seu requebrado me maltrata

Chove lá fora

Tito Madi (foto) classifica sua obra e a de Dolores Duran como "elo de união da música brasileira entre as fases de Chico Alves e a bossa nova". Na verdade, embora ainda bem próximas da canção romântica tradicional, as composições iniciais de Tito e Dolores já traziam nos versos e harmonias algumas características que as identificariam com o futuro movimento. Exemplo disso é a moderna valsa "Chove Lá Fora", que canta a tragédia da solidão de forma intimista, coloquial, sem prejuízo de seu teor romântico.

Chove lá fora (valsa, 1957) - Tito Madi - Interpretação: Sylvia Telles

Disco 78 rpm / Título da música: Chove lá fora / Madi, Tito (Compositor) / Teles, Sílvia (Intérprete) / Peracchi, Leo (Acompanhante) / Orquestra (Acompanhante) / Imprenta [S.l.]: Odeon, 17/05/1957 / Nº Álbum 14221 / Gênero musical: Valsa.


D7+              F#m7
A noite está tão fria
          Fm7 Bb7 E7/9+ A5+/7
Chove lá fora,    ora
D7+                F#m7         F#m5-/7 B7/9-
E essa saudade enjoada não vai embora
Em7            A5-/7            D7+ F#5+/7
Queria compreender porque partiste
Bm7             E7/9              Em7 G/A D#7/9 A5+/7
Queria que soubesses como estou triste
D7+           F#m7
E a chuva continua
            Fm7 Bb7      Em5-/7 A5+/7
Mais forte ainda, inda, inda
D7+              F#m7       F#m5-/7 B7/9-
Só Deus pode entender como é infinda
Em7           A5-/7
A dor de não saber
         F#m7         Bm7         Em7
Saber lá fora, onde estás, onde estás
           A7/13 D7/9+
Com quem estás agora, agora


A Canção no Tempo - Jairo Severiano e Zuza Homem de Mello - Vol. 1 - Editora 34

Evocação

Frevo por Heitor dos Prazeres, sem data , óleo sobre tela  (MARGS).

Contrariando a opinião de alguns puristas, pode-se dizer que existem três tipos de frevo: o frevo-de-rua, inteiramente instrumental; o frevo-canção, com introdução instrumental, vibrante, sincopada, e duas partes cantadas; e o frevo-de-bloco, de forma idêntica à do frevo-canção, porém de andamento mais lento. A diferença entre os dois últimos corresponde, digamos, à diferença entre a marchinha e a marcha-rancho.

Pertence à terceira categoria a bela composição "Evocação", em que Nelson Ferreira recorda velhos carnavais recifenses, citando nominalmente agremiações (Bloco das Flores, Andaluzas, Pirilampos) e personagens lendários (Felinto, Pedro Salgado, Guilherme, Fenelon) da história do frevo.

Lançado sem maiores pretensões pela gravadora pernambucana Mocambo, com o pessoal do bloco Batutas de São José, "Evocação" se tornaria o maior sucesso do Carnaval de 1957, sobrepujando a produção do eixo Rio-São Paulo. Tal fato animaria Nelson Ferreira a compor nos anos seguintes uma alentada série de "evocações" - Evocação n° 2, Evocação n° 3 etc.

Evocação (frevo-de-bloco /carnaval, 1957) - Nelson Ferreira - Intérprete: Batutas de São José

Disco 78 rpm / Título da música: Evocação / Ferreira, Nelson (Compositor) / Bloco Carnavalesco Batutas de São José (Intérprete) / Imprenta [S.l.]: Mocambo, 1956 / Nº Álbum 15142 / Gênero musical: Frevo.



Filinto... Pedro Salgado...
Guilherme... Fenelon...
Cadê seus blocos famosos ?
Bloco das Flores... Andaluzas...
Pirilampos... Apois Fun...
Dos carnavais saudosos ?

A alta madrugada,
O coro entoava,
Do Bloco a Marcha Regresso,
Que era o sucesso,
Dos tempos ideais,
Do velho Raul Morais,
Adeus, adeus, minha gente,
Que já cantamos bastante,
E Recife adormecia,
Ficava a sonhar,
Ao som, da triste melodia.

Boneca cobiçada

Um bolero caipira, "Boneca Cobiçada" ganhou as paradas de sucesso em janeiro de 57, nelas permanecendo por mais de dez semanas. Composto por artistas sertanejos - Biá (Sebastião Alves da Cunha) e Bolinha (Euclides Pereira Rangel) -, o bolero teria, naturalmente, que ser lançado por uma dupla do gênero (Palmeira e o próprio Biá), cantando em terças como manda o figurino. Aliás, Palmeira e Biá foram figuras importantes nesse setor de nossa música, atuando juntos ou com outros parceiros (Foto: Arósio é a boneca cobiçada em "Hilda Furacão", uma minissérie da Globo).

Mas seu grande sucesso foi mesmo "Boneca cobiçada", tão grande que ensejou a promoção de Palineira (Diogo Mulero) a diretor artístico dos discos sertanejos da RCA. Aproveitando a popularidade de "Boneca Cobiçada", e em contrapartida a seus exageros românticos, foi gravado pelo humorista Zé Fidélis, ainda em 1957, o bolerinho satírico "Boneca Cabeçuda".

Boneca Cobiçada (bolero, 1957) - Biá e Bolinha - Intérpretes: Biá e Palmeira

Disco 78 rpm / Título da música: Boneca cobiçada / Biá (Compositor) / Bolinha (Compositor) / Biá (Intérprete) / Palmeira (Intérprete) / Conjunto (Acompanhante) / Imprenta [S.l.]: Odeon, 25/09/1956 / Nº Álbum 801718 / Gênero musical: Bolero


-----------------------C
Quando eu te conheci, do amor desiludida
----------------------------------------G7
Fiz tudo e consegui dar vida à tua vida.
Dois meses de ventura, o nosso amor viveu
----------------------------------------------C
Dois meses com ternura, beijei os lábios teus.
Porém eu já sabia que perto estava o fim
-----------------------------------------G7
Pois tu não conseguias viver só pra mim.
Eu poderei morrer, mas os meus versos, não.
--------------------------------------------C --------(C )
Minha voz hás de ouvir, ferindo o coração !

----------------Dm -------G7-------------------- C
Boneca cobiçada,----------- das noites de sereno
-------------------------Dm ---G7 ---------------------C
Teu corpo não tem dono, -------teus lábios tem veneno
------------------------F ------G7-------------------- C---- A7
Se queres que eu sofra, ---------é grande o teu engano
-------------------------Dm -----G7------------------------ C---- Fm---- C
Pois olha nos meus olhos,-------- vê que não estou chorando !


A Canção no Tempo - Jairo Severiano e Zuza Homem de Mello - Vol. 1 - Editora 34

Contra senso

Contra Senso (samba-canção, 1957) - Antônio Bruno - Interpretação: Isaura Garcia

Disco 78 rpm / Título da música: Contra-senso / Bruno, Antonio (Compositor) / Garcia, Isaura (Intérprete) / Paes, Luiz Arruda (Acompanhante) / Orquestra (Acompanhante) / Imprenta [S.l.]: Odeon, 08/10/1956 / Nº Álbum 14183 / Gênero musical: Samba canção.



Não te amo / Não me amas
Te aborreço / Me aborreces
Não sei porque não te esqueço
E tu não me esqueces

Eu não quero / Nem te ver
Tu evitas meu olhar
Mas nossos olhos insistem
Em se encontrar

Já me disseram decerto / Brincando
Que pra esquecer só nós dois / Nos casando
Mas acontece que / Não te amo
Não me amas / Te aborreço
Me aborreces

Não sei porque não te esqueço
E tu não me esqueces
(Que raiva!)