quinta-feira, 30 de agosto de 2007

O amanhã


O belo samba “O Amanhã”, lançado pela União da Ilha do Governador no carnaval de 1979 e que quatro anos depois se tornou o grande sucesso de Simone, no disco e no palco, tem como autor o advogado Gustavo Adolfo de Carvalho Baeta Neves, procurador federal (foto: Simone em 1985).

Pertencente a uma família ilustre, esse pródigo criador de sambas-enredo — deixou mais de vinte, entre os quais os conhecidos “Dona Beja, a Feiticeira de Araxá”, “É Hoje”, “Quem Pode Pode, Quem Não Pode”, “O Que Será” e “O Amanhã”, o primeiro para o Salgueiro e os demais para a União da Ilha — preferiu se manter no anonimato enquanto exerceu cargos públicos, cedendo suas músicas a componentes das escolas. Depois de aposentado, passou a assiná-las com o pseudônimo de Didi.

“No meu trabalho eu era muito sério, muito chato, mesmo”, ele declarou em entrevista ao Globo meses antes de morrer em 1987, aos 52 anos. Porem à noite, encerrado o expediente, o Dr. Gustavo Adolfo tirava o paletó e transformava-se no boêmio-compositor Didi, grande apreciador de um bom uísque (“samba é 10% idéia e 90% uísque”, afirmou na mesma entrevista), figura importante e estimada na União da Ilha. Tanto assim que seria escolhido como tema do enredo desta escola no carnaval de 91, tendo suas glórias cantadas no samba “De Bar em Bar, Didi o Poeta”, de Ely Peron e Rogério Figueiredo.

Mas voltando a “O Amanhã”, a música que marcou o décimo ano da carreira de Simone e que abria e fechava o seu show “Delírios, Delícias”, em clima de muita empolgação, é um grande samba-enredo, rico de letra e melodia, o que não é comum no gênero: “Como será o amanhã? / responda quem puder / o que irá me acontecer / o meu destino será como Deus quiser...” Outro samba de Didi a entrar para o repertório de cantores famosos foi “É Hoje”, incluído por Caetano Veloso no elepê Uns, ainda em 81 (A Canção no Tempo – Vol. 2 – Jairo Severiano e Zuza Homem de Mello – Editora 34).

O Amanhã (samba-enredo, 1983) - João Sérgio e Didi - Intérprete: Simone

LP Delírios, Delícias / Título da música: O Amanhã (União da Ilha - Samba-enredo 1978) / Didi (Compositor) / João Sérgio (Compositor) / Simone (Intérprete) / Gravadora: CBS / Ano: 1983 / Nº Álbum: 138277 / Lado B / Faixa 5 / Gênero musical: Samba-enredo / Carnaval.


     G
A cigana leu o meu destino
Bm  Em Am   E7
Eu sonhei
Am                        D7
Bola de cristal, jogo de búzios, cartomante
Am D7 G     D7
Eu sempre perguntei
        Dm   G7            C
O que será?          O amanhã ?
A7            D7/4 D7
Como vai ser     o meu destino ?
Dm    G7                  C7+
Já desfolhei            o mal-me-quer
A7            D7/4  D7
Primeiro amor      de um menino
  G                E7   Am7
E vai chegando o amanhecer
D7                 G     D7         G E7  Am
Leio a mensagem zodiacal      e o realejo diz
D7    G               D7
Que eu serei feliz    sempre feliz
 G     Am7         G
Como será  o  amanhã ?
Bm Em  Am     E7
Responda quem puder
Am              D7
O que irá  me acontecer
Am         D7         G
O meu destino será como Deus quiser . . .