Esta andorinha teve dois verões. O primeiro em 1931, com letra e música de João de Barro, gravada por Alvinho, e o segundo em 1934, quando Lamartine Babo entrou na parceria e a marchinha tornou-se sucesso na voz de Mário Reis.
A reunião dos dois maiores autores de marchas carnavalescas deu-se por iniciativa de Lamartine que, admirador do refrão ("Vem moreninha / vem tentação / não andes assim tão sozinha / que uma andorinha / não faz verão"), propôs a Braguinha fazer uma nova segunda parte.
Proposta aceita, ele prontamente cumpriu a tarefa, apresentando música e letra que complementavam com perfeição o estribilho. Na verdade, as românticas estrofes originais eram boas, mas muito extensas. Lamartine preferiu compor versos mais carnavalescos, sobre uma melodia de oito compassos (o original tinha dezesseis), o que sem dúvida contribuiu para o sucesso.
Uma andorinha não faz verão (marcha/carnaval, 1934) - João de Barro e Lamartine Babo
Disco 78 rpm / Título da música: Uma andorinha não faz verão / Autoria: João de Barro, 1907-2006 (Compositor) / Babo, Lamartine, 1904-1963 (Compositor) / Reis, Mário (Intérprete) / Diabos do Céu (Acompanhante) / Imprenta [S.l.]: Victor, 1933 / Nº Álbum 33742 / Gênero musical: Marcha
(Am)
DmAmE7A7
Vem moreninha / vem tentação
DmAm
Não andes assim tão sozinha
B7E7Am
Que uma andorinha não faz verão
DmE7
Dizem morena / Que teu olhar
Am
Tem correntes de luz que faz secar
(Am) Dm
O povo anda dizendo / Que essa luz do teu olhar
E7
A Light vai mandar cortar
Disco 78 rpm / Título da música: Se a lua contasse / Autoria: Mesquita, Custódio, 1910-1945 (Compositor) / Aurora Miranda (Intérprete) / Imprenta [S.l.]: Odeon, 1933 / Nº Álbum 11074 / Gênero musical: Marcha
----------------C
Se a lua contasse ----G7-------- C
Tudo o que vê -------------------A7
De mim e de você -------------------------Dm
Muito teria o que contar ---------Fm------------------ C
Contaria que nos viu brigando -----------C/E-- Ebº --Dm
E viu você--- chorando -----------G7 ---------C
Me pedindo pra voltar
--------------Am- --A7------ Dm
Somente a lua foi testemunha --------------C ----------G7
Daquele beijo sensacional ----------------A7------------ Dm
Nesse momento foi tal o enlevo ------------------Am--- B7 -E7- Am
Que a própria lua sentiu-se mal
--------------Am---- A7----- Dm
Só as estrelas que cintilavam ---------------G7 -----------C
Hoje dão conta do que se viu ------------------A7----------- Dm
Contam que a lua foi desmaiando --------------Am ----B7-- E7-- Am
Caiu nas ondas, boiou. . . sumiu
Disco 78 rpm / Título da música: Ride palhaço / Autoria: Babo, Lamartine, 1904-1963 (Compositor) / Mário Reis (Intérprete) / Imprenta [S.l.]: Victor, 1933 / Nº Álbum 33738 / Gênero musical: Marcha
Dm
Ride palhaço
Gm6 A7 Dm
Lá, rá, rá, rá, rá, rá
C7 F
Lá, rá, rá, rá, rá, rá
E7 A7
Lá, rá, rá, rá, rá, rá
Há, há, há...
Dm
Ride palhaço
Gm6 A7 D
Lá, rá, rá, rá, rá, rá
A7 Aº A7
Eu sou o teu Pierrô
D
Colombina, Colombina
D7
Reparte esse amor
G
Metade pra mim
D B7 E7 A7 D
Metade pro teu Ar..lequim
Disco 78 rpm / Título: Por teu amor / Autoria: Alves, Francisco (Compositor) / Barbosa, Orestes (Compositor) / Alves, Francisco (Intérprete) / Imprenta [S.l.]: Victor, 1934 / Nº Álbum 33766 / Gênero musical: Valsa
Ordena, fala, insinua
Diz o que queres de mim
Jardineiro da amargura
Eu tenho um triste jardim
As rosas nascem na mágoa Só estas posso colher
Banhadas sempre na água
Do pranto do meu viver
Outras mulheres no meu cantar
Pensam que é delas a minha dor
Mas se tu queres manda calar
Tudo o que eu canto por teu amor
Só nesta valsa eu te diria
Como é tão falsa minha alegria
Como é mentira o meu cantar
Quando o teu nome vivo a ocultar
Do romântico Agora é cinza ao espirituoso O orvalho vem caindo o repertório do carnaval de 34 ofereceu opções para todos os gostos. Explorando um estilo que lhe rendera o bem sucedido Com que Roupa?, Noel Rosa apresenta aqui um personagem boêmio que dorme ao relento, passa mal e canta a própria miséria de forma engraçada, parecendo não ligar para o azar.
Mas este samba curioso tem em sua história um enigma jamais esclarecido: por que razão Kid Pepe - que até tinha fama de falso compositor entrou na parceria? Entrevistado na época sobre o assunto, Noel desconversou: "Não devemos dizer. É segredo nosso".
O orvalho vem caindo (samba, 1934) - Noel Rosa e Kid Pepe
Disco 78 rpm / Título: O orvalho vem caindo / Autoria: Pepe, Kid (Compositor) / Rosa, Noel, 1910-1937 (Compositor) / Almirante, 1908-1980 (Intérprete) / Diabos do Céu (Acompanhante) / Imprenta [S.l.]: Victor, 1933 / Álbum 33734 / Lado B / Lançamento 1934 / Gênero: Samba
---------------------C7M ---Dm --------E--------------- Am ------D7
O orvalho vem caindo / --------Vai molhar o meu chapéu -----------------------G7--------------- Gb0
E também vão sumindo / As estrelas lá no céu
C7M ---------G7------- C7M
Tenho passado tão mal / A minha cama é uma
G7 ------------C7M
folha de jornal
--------------Dm------ E -----------Am
Meu cortinado é o vasto céu de anil --------------------D7------------- G7
E o meu despertador é o guarda civil
Que o salário ainda não viu - ESTRIBILHO
--------------Dm----- E -------Am
O meu chapéu vai de mal a pior --------------D7 ---------------------G7
E o meu terno pertenceu a um defunto maior
Dez tostões no Belchior - ESTRIBILHO
-------------Dm----------- E------------- Am
A minha sopa não tem gosto, nem tem sal ---------------------D7 --------------------G7
Se um dia passo bem, dois e três passo mal
Isto é muito natural - ESTRIBILHO
-------------Dm-------- E --------A
A minha terra dá banana e aipim ----------------------D7------------------------ G7
Meu trabalho é achar quem descasque por mim
Vivo triste mesmo assim - ESTRIBILHO
Fontes: Instituto Moreira Salles - Acervo musical; A Canção no Tempo - Volume 1 - Jairo Severiano e Zuza Homem de Mello - Editora 34.
Disco 78 rpm / Título da música: Na batucada da vida / Autoria: Barroso, Ary (Compositor) / Peixoto, Luiz (Compositor) / Carmen Miranda, 1909-1955 (Intérprete) / Orquestra (Acompanhante) / Imprenta [S.l.]: Rca Victor, 1934 / Nº Álbum 340013
Introd.: (A7 D7/9) A7+
Dm7/9 E7/9- A7+
No dia em que eu apareci no mundo
Dm7/9 Bm7 E7/9 C#m7 Bm7
Juntou uma porção de vagabundo
A7+
Da orgia
D#7/9 D7+/9 G#m5-/7 C#7/9- F#m7
De noite, teve samba e batucada
Em7 Ebm7
Que acabou de madrugada
G#7 C#m7 C7 Bm7 E7/9
Em grossa pancadaria
Dm7/9 E7/9 A7+
Depois do meu batismo de fumaça
Em7+ Em7 A6/7 D7+
Mamei um litro e meio de cachaça
G#6/7 G6/7
Bem puxado
D7+/9 G6/7 C#m7
E fui adormecer como um despacho
F#m7 Em7 Ebm7 G#7 C#m7 F#/G#
Deitadinha no capacho na porta dos enjeitados
C#m7 A#5+/7 D#m7 G#5+/7 C#m7 A#5+/7
Cresci olhando a vida sem malícia
D#m7 G#5+/7 C#m7
Quando um cabo de polícia
E/f# D#m7 Em7 A5+/7
Despertou meu coração
Dm7 G6/7 C#m7
E como eu fui pra ele muito boa
F#m7 Bm7
Me soltou na rua à toa
D/E E7/9 A7+ D#m7 G#5+/7
Desprezada como um cão
C#m7 A#5+/7 D#m7 G#5+/7 C#m7
E hoje que eu sou mesmo da virada
A#5+/7 D#m G#5+/7 C#m7
E que eu não tenho nada, nada
E/F# D#m7 Em7 A6/7
E por Deus fui esquecida
Dm7 G6/7 C#m7
Irei cada vez mais me esmulambando
F#m7 Bm7
Seguirei sempre cantando
E7/9 A7+
Na batucada da vida...
A valsa "Mimi" é o grande sucesso de Uriel Lourival, um riograndense do norte, funcionário da Central do Brasil, que nas horas vagas era seresteiro e compositor. Seus versos rebuscados tinham por modelo os de Cândido das Neves, o Índio, por coincidência, também um ferroviário.
Só que em matéria de imagens pernósticas, de gosto duvidoso, o discípulo superava o mestre, o que se pode constatar na estrofe inicial de Mimi: "Dentro d'alma dolorida / eu tenho um riso teu / meu amor / teu sorriso de lindo albor / uma existência, um céu / tens na boca embelecida pérolas de luz / rubra ilusão do astral / perolário a iluminar / um eclipse do Sol com o luar...". Seguem-se mais quatro estrofes de feitio idêntico, todas sobre melodia difícil, cheia de graves e agudos.
Além desta, houve mais duas "Mimis" na música brasileira dos anos trinta as das marchinhas "Linda Mimi" (João de Barro) e "Cadê Mimi" (João de Barro e Alberto Ribeiro). Bem diferentes da valsa, essas Mimis tiveram como musa uma bela chinesinha, vendedora de uma loja de discos.
Disco 78 rpm / Título da música: Mimi / Autoria: Lourival, Uriel (Compositor) / Sílvio Caldas (Intérprete) / Cavaquinho (Acompanhante) / dois violões (Acompanhante) / Imprenta [S.l.]: Victor, 1933 / Nº Álbum 33727 / Lado A / Gênero musical: Valsa-canção
-----G ----------------D7
Dentro d’alma dolorida ---------------------G----- D7
Eu tenho um riso teu --G---E°------- Am
Meu a ----- mor ----B7 ----------------E7
Teu sorriso é um lindo albor ---A7----------------- D7
Uma existência um céu ----G------------------- D7
Tens na boca embelecida --------------G
Pérolas de luz ------G7--------------- C
Rubra ilusão do austral --------G°--------- G -----E7
Perolário a iluminar -----------Am---- D7 --------G
Uma eclipse do sol com o luar
G7 ----------------------C
Num portento de alegria ----E7-------------------- Bb7---- A7
Deus teve uma idéia um di - -----a
F --------Gb° ----------------C -----A7
E------- pediu com santa pena -------------------------D7
Que eu te trocasse amor --------------------G7
Por Santa Madalena oh não --------------------------C
Ah! Eu respondi chorando -----E7---------------- Bb7------ A7
Deus! Senhor! Estou pe - can - do -----F-------- Gb°-------- C---- A7
Mas, doce Pai não trocarei ----------D7-------- G7
Sem Mimi sem Mimi ----------C F C
Morrerei!
Fonte: A Canção no Tempo - Vol. 1 - Jairo Severiano e Zuza Homem de Mello - Editora 34.
Disco 78 rpm / Título da música: Mané Fogueteiro / Autoria: João de Barro, 1907-2006 (Compositor) / Augusto Calheiros (Intérprete) / Imprenta [S.l.]: Odeon, 1934 / Nº Álbum 11156 / Lado B / Lançamento: Outubro/1934 / Gênero musical: Samba canção
A F A Ab G F#7
Mané Fogueteiro era o deus das crianças
Bm F#7 Bm
Da vila distante de Três Corações
C#7 F#m B7
Em dias de festa, fazia rodinhas
E7 A7
Soltava foguetes, soltava balões...
G7 F#7 Em6
Mané Fogueteiro gostava da Rosa
F#7 Bm Dm
Cabocla mais linda esse mundo não tem
A F#7 B7
Mas o pior é que o Zé Boticário
E7 A F#m B7 E A
Gostava um bocado da Rosa também.
F A Ab G F#7
E um dia encontraram Mané Fogueteiro
Bm F#7 Bm
De olhos vidrados, de bruços no chão
C#7 F#m B7
Um tiro certeiro varara-lhe o peito
E7 A7
De volta da festa do Juca Romão
G7 F#7
E, como os que morrem de tiro conservam
Bm Dm
A última cena nos olhos sem luz
A F#7 B7
Um claro foguete de lágrimas frias
E7 A F A
Alguém viu brilhar nos seu olhos azuis.
Carlos Alberto Ferreira Braga, simplesmente João de Barro ou Braguinha é o nome mais expressivo, junto com Lamartine Babo, das antigas e inesquecíveis marchinhas carnavalescas. Seu primeiro grande sucesso aconteceu no ano de 1934, com a marcha Linda Lourinha, uma espécie de resposta à música intitulada Linda morena de autoria de Lamartine Babo.
Linda lourinha (marcha/carnaval, 1934) - Braguinha
Disco 78 rpm / Título da música: Linda lourinha / Autoria: João de Barro, 1907-2006 (Compositor) / Sílvio Caldas (Intérprete) / Diabos do Céu (Acompanhante) / Imprenta [S.l.]: Victor, 16/11/1933 / Nº Álbum 33735 / Lado B / Gênero musical: Marcha
-------A
Lourinha, lourinha -----------------Gb7 -----Bm
Dos olhos claros de cristal -------------------D---- Ebº ----A
Desta vez, em vez da moreninha ------Gb7 --------B7--------- E7------- A
Serás --a------ rainha do meu carnaval
Loura boneca
Que vens de outra terra
Que vens da Inglaterra ---------A7 ------D----- Gb7---- Bm
Que vens de Paris
Quero-te dar ------------Cº---------- A
O meu amor mais quente ------------Gb7----- B7------ E7--- A
Do que o sol ardente deste meu país
Linda lourinha
Tens o olhar tão claro
Deste azul tão raro --------------A7----- D---- Gb7---- Bm
Como um céu de anil,
Mas tuas faces ---------Cº --------A
Vão ficar morenas -------------Gb7----- B7------- E7----- A
Como as das pequenas deste meu Brasil
Disco 78 rpm / Título da música: Isto é lá com Santo Antônio / Autoria: Babo, Lamartine, 1904-1963 (Compositor) / Carmen Miranda, 1909-1955 (Intérprete) / Mário Reis (Intérprete) / Diabos do Céu (Acompanhante) / Imprenta [S.l.]: Victor, 1934 / Nº Álbum 33789 / Gênero: Marcha
Eu pedi numa oração / Ao querido São João
Que me desse um matrimônio / São João disse que não! São João disse que não! / Isto é lá com Santo Antônio!
Eu pedi numa oração / Ao querido São João
Que me desse um matrimônio / Matrimônio! Matrimônio!
Isto é lá com Santo Antônio!
Implorei a São João / Desse ao menos um cartão
Que eu levava a Santo Antônio / São João ficou zangado
São João só dá cartão / Com direito a batizado
Implorei a São João / Desse ao menos um cartão
Que eu levava a Santo Antônio / Matrimônio! Matrimônio!
Isso é lá com Santo Antônio!
São João não me atendendo / A São Pedro fui correndo
Nos portões do paraíso / Disse o velho num sorriso:
Minha gente, eu sou chaveiro! / Nunca fui casamenteiro!
São João não me atendendo / A São Pedro fui correndo
Nos portões do paraíso / Matrimônio! Matrimônio!
Isso é lá com Santo Antônio
Disco 78 rpm / Título da música: História... do Brasil... / Autoria: Babo, Lamartine, 1904-1963 (Compositor) / Almirante, 1908-1980 (Intérprete) / Imprenta [S.l.]: Victor, 1933 / Nº Álbum 33740 / Gênero: Marcha
AB7E
Quem foi que inventou o Brasil?
B7
Foi seu Cabral!
EE7D#7D7
Foi seu Cabral!
C#7AA#º
No dia vinte e um de abril
EF#7B7E
Dois meses depois do carnaval
B7
Depois
E
Ceci amou Peri
B7
Peri beijou Ceci
Ao som...
E
Ao som do Guarani!
E7A
Do Guarani ao guaraná
AmE
Surgiu a feijoada
F#7B7E
E mais tarde o Paraty
B7
Depois
E
Ceci virou Iaiá
B7
Peri virou Ioiô
De lá...
E
Pra cá tudo mudou!
E7A
Passou-se o tempo da vovó
AmE
Quem manda é a Severa
F#7B7E
E o cavalo Mossoró
Disco 78 rpm / Título da música: Há uma forte corrente contra você / Autoria: Alves, Francisco (Compositor) / Barbosa, Orestes (Compositor) / Alves, Francisco (Intérprete) / Orquestra Odeon (Acompanhante) / Imprenta [S.l.]: Odeon, 1933 / Nº Álbum 11080 / Gênero musical: Marcha
Tom: C
Intr.: F E Am C° C Am7 Dm7 G7 C G5+/7
C
Há uma forte corrente contra você
C#° G C#° G
Toma cuidado
G7
Que o seu vizinho do lado
C
Já anda desconfiado e você sabe o porquê
Dm7 D#° C Am7 Dm7
Se você continuar a viver dessa maneira
G7 C
Vai dar muito o que falar
Dm7 D#° C
Todo mundo já murmura
Am7 Dm7
Que a corrente deste caso
G7 C
É aquela criatura
C
Há uma forte corrente contra você
C#° G C#° G
Toma cuidado
G7
Que o seu vizinho do lado
C
Já anda desconfiado e você sabe o porquê
Dm7 D#° C
Não te faças de inocente
Am7 Dm7
Pois eu leio nos teus olhos
G7 C
Muito medo da corrente
Dm7 D#° C
Pois assim eu nunca vi
Am7 Dm7
Qualquer dia distraído
G7 C
Vais falar mesmo de ti
C
Há uma forte corrente contra você
C#° G C#° G
Toma cuidado
G7
Que o seu vizinho do lado
C
Já anda desconfiado e você sabe o porquê
A própria introdução parece ter sido feita para preceder um hino, com as notas do acorde fundamental de um clarim. É um chamamento alegre, até imponente, porém sem a sisudez de uma marcha militar, o que não lhe tirou a vez de ser escolhida como hino oficial do Rio de Janeiro trinta anos depois de seu lançamento. Mas, "Cidade Maravilhosa" é também um dos hinos do carnaval brasileiro, cantado com muito empenho nos salões, pois, quando a fanfarra ataca a introdução, avisa a todos que o baile esta chegando ao fim.
No início da década de 1930, o Rio era embelezado com a estátua do Cristo Redentor e a modernização de vários trechos da cidade, criando maiores condições para deixar o turista maravilhado. Foi nesta ocasião que, motivado por uma promoção chamada Festa da Mocidade, em que se elegia a Rainha da Primavera, André Filho compôs "Cidade Maravilhosa".
O título reproduzia uma expressão consagrada pelo escritor Coelho Neto. Gravada em 04.09.34, a marcha teve como intérprete Aurora Miranda, acompanhada pelo autor. A escolha de Aurora, uma iniciante de dezenove anos, refletia de certo modo a tendência de romper com uma constante da época: a hegemonia masculina na gravação do repertório carnavalesco.
Já favorita do público, "Cidade Maravilhosa" foi inscrita no concurso de marchas para o carnaval de 35, obtendo somente o segundo lugar, resultado que indignou André Filho. O esquecimento total relegado à vencedora, "Coração Ingrato" (de Nássara e Frazão), provaria a injustiça do julgamento.
Evocativa na segunda parte, que retorna à primeira numa modulação singela, a composição é vibrante no refrão. Este não se repete de modo rigorosamente igual, seguindo, assim, um esquema próprio dos grandes compositores populares: na repetição, os compassos finais sofrem uma alteração melódica que induz a primeira parte do refrão a duas de suas funções primordiais, sejam elas, a preparação para a segunda parte e o encerramento.
Acusada por alguns de ter sido inspirada num trecho do 3° ato da ópera "La Bohème", de Puccini, "Cidade Maravilhosa" permanece no tempo, cantada por gerações sucessivas, já fazendo parte da memória musical brasileira como um dos seus clássicos mais conhecidos.
Cidade Maravilhosa (marcha/carnaval, 1934) - André Filho
Disco 78 rpm / Título da música: Cidade maravilhosa / Autoria: André Filho (Compositor) / André Filho (Intérprete) / Miranda, Aurora (Intérprete) / Orquestra Odeon (Acompanhante) / Imprenta [S.l.]: Odeon, 1934 / Nº Álbum 11154 / Gênero musical: Marcha
Tom: C
Introd.: C Bb A7 F F#o C D7 C Am Dm G7 C
C Dm G7
Cidade Maravilhosa
Dm G7 C F7
Cheia de encantos mil
Em Ebo Dm A7
Cidade Maravilhosa
Dm G7 C G7
Coração do meu Brasil
C Dm G7
Cidade Maravilhosa
Dm G7 C C7
Cheia de encantos mil
Fm Bb C
Cidade Maravilhosa
G7 C
Coração do meu Brasil
C7 Fm Bb7 C Am
Cidade Maravilhosa
Dm G7 C
Coração do meu Brasil
Cm D7 Ab7
Berço do Samba e das lindas canções
Dm G7 Cm
Que vivem na alma da gente
Fm G7 Cm
És o altar de nossos corações
Ab7 G7 C G7
Que cantam alegremente
Fonte: A Canção no Tempo - Vol. 1 - Jairo Severiano e Zuza Homem de Mello - Editora 34.