Disco 78 rpm / Título: Deusa do Maracanã / Autoria: Guilherme, Jaime (Compositor) / Nelson Gonçalves, 1919-1998 (Intérprete) / Imprenta [S.l.]: RCA Victor, 1942 / Nº Álbum 800002 / Lado B / Gênero musical: Valsa
DmGm
Sempre, às seis horas da manhã,
A7
No Largo do Maracanã,
DmA7
Eu ouço com emoção
DmAm
Uma mensagem que o sino,
B
Da igrejinha do Divino
FE7A7
Dirige ao meu coração...
DmGm
E, quando escuto o badalar,
A7
Vou à esquina pra ver passar,
DmD7
A Deusa dos sonhos meus,
GmA7DmDm/C
Que, com graça e singeleza,
E7/B
No seu pisar de princesa
A7Dm
Vai prostrar-se aos pés de Deus.
A7
E o que mais me encanta,
Gm
É ver que essa linda santa,
DmA7
A outra santa implorar,
DmAm
Sem saber que, apaixonada,
B
Aos seus pés, ajoelhada,
FE7A7
Minh'alma vive a rezar...
DmGm
A Deusa que tanto quero,
A7
Que ocultamente venero,
DmD7
No altar do meu coração,
GmDm
Passa por mim, na igrejinha,
Dm/CE7/B
E nunca, nunca advinha,
BbA7Dm
Meu amor sem remissão !!!
Quando este samba foi lançado, em 1971, seu autor, Adelino Moreira, estava brigado com Nélson Gonçalves. Então Adelino procurou um cantor que pudesse substituir Nélson como seu intérprete oficial. Escolheu Paulo Vinícius, mas só este samba conseguiu repercussão. Um ano mais tarde, 1972, Adelino Moreira e Nélson Gonçalves se reconciliaram, após sete anos de estremecimento (Fonte: Samuel Machado Filho).
LP Boêmio Demodê / Título da música: Boêmio Demodê / Adelino Moreira (Compositor) / Paulo Vinícius (Intérprete) / Gravadora: Copacabana / Ano: 1971 / Nº Álbum: CLP 11659 / Lado B / Faixa 6 / Gênero musical: Samba.
F C7
Vou fazer uma seresta
F
Moderninha como o quem
C7
Misturar os tratamentos
F
Juntar o "tu" com "você"
C7
Eu não quero que me chamem
F
Um boêmio demodé.
C7
Com acordes dissonantes
F
Sem marquise, sem calçada
C7
Sem vulto de mulher amada
F
Na penumbra do balcão
C7
Seresta ultramoderna
F
Sem viola e violão
C7
Minha seresta
F
Nâo terá pinga na rua
C7
Não terá luar nem Lua
F
e nem lampião de gás
C7
Porque a lua
F
Nestes tempos agitados
C7
Já não é dos namorados
F
Romantismo não tem maís
C7
Minha seresta
F
Nesta era espacial
C7
Vai-se tomar imortal
F
Na voz daquele ou daquela
C7
Minha seresta
F
Vai ganhar placa de bronze
C7
Pois nem mesmo a Apollo 11
F
É mais moderno que ela.
O poeta Paulo César Pinheiro tinha apenas quatorze anos quando compôs “Viagem”. Impregnada de um lirismo extremo, que se espalha por quase cinqüenta versos, sua letra — muito bem musicada por João de Aquino — descreve uma espécie de viagem poética, alegre, luminosa, cheia de imagens surpreendentes que ressaltam o clima onírico da composição: “Vamos indo de carona / na garupa leve / do vento macio / que vem caminhando / desde muito tempo / lá do fim do mar...” Ou, ainda: “Nós só voltaremos / no cavalo baio / o alazão da noite / cujo nome é raio / Raio de Luar.”
Mas, apesar de sua qualidade, a canção teve que esperar nove anos para chegar ao sucesso. Assim, ao ser lançada em 1969, por Baden Powell (primo de João de Aquino) em disco instrumental e logo depois pela cantora Márcia, não despertou maiores emoções. Este compacto da Márcia, com acompanhamento de Baden, lançou também “Gente Humilde”, sucesso só no ano seguinte, com Ângela Maria.
Finalmente, em 1973, chegou a vez de “Viagem”: Clara Nunes a tinha gravado, mas, como rejeitou o arranjo e não houve tempo para nova gravação não a incluiu em seu elepê anual. Então apaixonada pela canção, sugeriu à amiga Marisa Gata Mansa que fosse ouvi-la num show que Márcia, ao lado de Jair Rodrigues, trouxera para o Teatro Casa Grande, no Rio. Semanas depois “Viagem” entrava nas paradas radiofônicas e na vida de Marisa como o maior sucesso de sua carreira.
Curiosamente, o maestro Lindolfo Gaya, que assinara o arranjo recusado por Clara, redimiu-se ao fazer o da gravação de Mansa, utilizando outra concepção. Ainda sobre a melodia de João de Aquino, há uma breve semelhança entre os seus compassos iniciais e os da rancheira “In a Little Spanish Town”, da americana Mabel Wayne, lançada em 1926 (A Canção no Tempo – Vol. 2 – Jaime Severiano e Zuza Homem de Mello – Editora 34).
LP Viagem / Título da música: Viagem / João de Aquino (Compositor) / Paulo César Pinheiro (Compositor) / Marisa Gata Mansa (Intérprete) / Gravadora: Odeon / Ano: 1973 / Nº Álbum: SMOFB 3768 / Lado A / Faixa 1 / Gênero musical: Canção / MPB.
D--------------------- Bm7-------------- E
Oh tristeza, me desculpe / Tou de malas prontas -------------Em -------------------A7
Hoje a poesia veio ao meu encontro --------------Em ---A7-------------- D ---------D7
Já raiou o dia, . . . . . . . .vamos viajar
G ---------------------Ab0-------------- D
Vamos indo de carona / Na garupa leve ------------------Bm7 ------------------E
Do tempo macio / Que vem caminhando -------------------A7 -----------------D------- A7
Desde muito longe / Lá do fim do mar
D -------------------Bm7 -------------- E
Vamos visitar a estrela / Da manhã raiada -------------------Em--------------- A7
Que pensei perdida / Pela madrugada ------------------Em-- A7 -------------D-------- D7
Mas vai escondida, . . . querendo brincar
G -----------------------Ab0 ------------D
Senta nessa nuvem clara / Minha poesia ---------------Bm7 ------------------E
Anda se prepara / Traz uma cantiga -----------------A7 --------------D---------- A7
Vamos espalhando música no ar
D ------------------------Bm7 -----E
Olha, quantas aves brancas / Minha poesia --------------------Em --------------------A7
Dançam nossa valsa / Pelo céu que um dia ----------------Em ------A7 -----D -------D7
Fez todo bordado de raios de sol
G -----------------Ab0------------------ D
Oh poesia me ajude / Vou colher avencas -------------------Bm7 ------------------E
Lírios, rosas, dálias / Pelos campos verdes ----------------A7 ----------------D-------- A7
Que você batiza de jardins do céu
D ----------------------Bm7------------- E
Mas, pode ficar tranquila / Minha poesia ------------------Em --------------------A7
Pois nós voltaremos / Numa estrela guia -------------------Em-- A7----------- D ----------D7
Num clarão de lua . . . .quando serenar
G ------------------Ab0------------------- D
Ou talvez até, quem sabe / Nós só voltaremos ----------------Bm7 ---------------E
No cavalo baio, no alazão da noite ------------------A7------------ D
Cujo nome é Raio, Raio de Luar
Noel Rosa escreveu "Três Apitos" baseado na fábrica de tecidos Confiança localizada em Vila Isabel, onde hoje se encontra o Supermercado Extra Boulevard. A fábrica de fiação e tecidos foi fundada em abril de 1885 e desativada após 85 anos de atuação.
Uma das maiores inspirações de Noel eram as mulheres e com esta canção não foi diferente. Noel Rosa tinha um relacionamento com Clara, vizinha e conhecida da família. A moça era operária da fábrica, e seu grande admirador era atraído pelos apitos que indicavam o término do expediente de trabalho. Exibido como sempre foi, Noel passava em seu carro fazendo questão que sua presença fosse notada.
Porém há controvérsias sobre a musa inspiradora da música. Existem relatos que mostram que a música não foi dedicada a Clara, mas sim à Josefina que trabalhava numa fábrica de botões localizada no Andaraí, e era um caso a parte ao seu namoro. Porém Não existem comprovações referentes à verdadeira homenageada pelo poeta, pois até o próprio não deixou claro sua intenção em 1936 quando disse que “outra operária de fábrica, se encaixaria nessa canção”. (fonte: Feitiço do Noel - feiticodonoel.blogspot.com),
Disco 78 rpm / Título da música: Três apitos / Autoria: Rosa, Noel, 1910-1937 (Compositor) / Araci de Almeida, 1914-1988 (Intérprete) / Orquestra de Cordas (Acompanhante) / Gnattali, Radamés (Acompanhante) / Imprenta [S.l.]: Continental, 1951 / Nº Álbum 16392 / Lado B / Lançamento: 1951 / Gênero musical: Samba-canção.
Tom: E
Intro: E7 A Am E F#7 B7
E E7 A
Quando o apito da fábrica de tecidos
Am E C#7
Vem ferir os meus ouvidos,
F#7 B7 E
eu me lembro de você
E7 A
Mas você anda sem dúvida bem zangada
Am E C#7 F#7 B7 E B7
Ou está interessada em fingir que não me vê
E E7 A
Você que atende ao apito de uma chaminé de barro
Am E C#7
Por que não atende ao grito tão aflito
F#7 B7 E B7
Da buzina do meu carro?
E E7 A
Você no inverno sem meias vai pro trabalho
Am E C#7 F#7 E B7
Não faz fé em agasalho nem no frio você crê
E E7 A
Você é mesmo artigo que não se imita
Am E C#7 F#7 B7 E B7
Quando a fábrica apita faz reclame de você
E C#7 F#7
Nos meus olhos você lê como eu sofro cruelmente
Am E C#7
Com ciúmes do gerente impertinente
F#7 B7 E B7
Que dá ordens à você
E E7 A
Sou do sereno, poeta muito soturno
Am E C#7 F#7 B7 E
Vou virar guarda-noturno e você sabe por quê
E7 A
Mas você não sabe que enquanto você faz pano
Am E C#7 F#7 B7 E
Faço junto do piano esses versos pra você
Disco 78 rpm / Título da música: Suas mãos / Maria, Antônio (Compositor) / Pernambuco (Compositor) / Matarazzo, Maysa (Intérprete) / Simonetti, Enrico (Acompanhante) / Orquestra RGE (Acompanhante) / Imprenta [S.l.]: RGE, Indefinida / Nº Álbum 10117 / Gênero musical: Samba canção.
A7+ ----------E7/5+
Ah, suas mãos
Dbm7/-5 ---Gb7/5+
Onde estão ? ---------Bm7
Onde está o seu carinho ? -----------E7---- A7+ ------Gb7/5+------ Bm7------ E7
Onde está você ?
A7+ -------E7/5+ ---Dbm7/-5------ Gb7/5+
Se eu pudesse buscar ------------Bm7
Seu soubesse onde está ----------E7------ A7+----- Dm7------ A7+------ A7/5+
Seu amor . . . você . . .
--------Dm7 ---------------G7
Um dia há de chegar ------A7+-- Bm7--Dbm7----- A7/5+
Quando eu não sei -----Dm7 ---------G7------------ C7+
Você vai procurar onde eu estiver -----------E7
Sem amor . . . sem você . . .
Só Nós Dois (fado) - Joaquim Pimentel - Interpretação: Nelson Gonçalves
LP Só Nós Dois / Título da música: Só Nós Dois / Joaquim Pimentel (Compositor) / Nelson Gonçalves (Intérprete) / Gravadora: RCA Victor / Ano: 1970 / Nº Álbum: BBL 1540 / Lado A / Faixa 1 / Gênero musical: Fado.
Fm
Só nós dois é que sabemos
C7
O quanto nos queremos bem
Só nós dois é que sabemos
Fm
Só nós dois e mais ninguém
Só nós doi avaliamos
F7 A#m
Este amor forte e profundo
Fm
Quando o amor acontece
C7 Fm
Não pede licença ao mundo
D#7
Anda, abraça-me, beija-me
G#7
Encosta teu peito ao meu
C7
Esquece o que vai na rua
Fm
Vem ser minha e serei teu
Que falem não nos interessa
F7 A#m
O mundo não nos importa
Fm
O nosso mundo começa
C7 Fm
Cá dentro da nossa porta
Só nós dois compreendemos
C7
O calor dos nossos beijos
Só nós dois é que sofremos
Fm
A tortura dos desejos
Vamos viver o presente
F7 A#m
Tal qual a vida nos dá
Fm
O que reserva o futuro
C7 Fm
Só Deus sabe o que será
D#7
Anda, abraça-me, beija-me
G#7
Encosta teu peito ao meu
C7
Esquece o que vai na rua
Fm
Vem ser minha e serei teu
Que falem não nos interessa
F7 A#m
O mundo não nos importa
Fm
O nosso mundo começa
C7 Fm
Cá dentro da nossa porta.
LP Êxtase / Título da música: Revolta / Nelson Gonçalves (Compositor) / Raul Sampaio (Compositor) / Nelson Gonçalves (Intérprete) / Gravadora: RCA Victor / Ano: 1959 / Nº Álbum: BBL 1018 / Lado B / Faixa 4 / Gênero musical: Samba-canção.
Tom: Em
Em B7 Em
Hoje tão longe dos teus lábios sedutores
E7 Am
Sem o carinho dos teus beijos, meu amor
B7
Não tenho horas de sossego em minha vida
Em B7
Sou mais um barco que não tem navegador
Em B7 Em
Vivo perdido no passado dos teus beijos
E7 Am
Sinto o fantasma dos teus lábios junto aos meus
B7 Em
Beijo outras bocas pra fugir da tua boca
Gb7 B7 Em B7
E sinto ainda o sabor dos beijos teus
E B7 E
O desespero me tirou a consciência
D° Db7 Gbm
E no delírio que me envolve esta paixão
B7
Eu vou tramando no meu cérebro-nervoso
C B7 E B7
Uma maneira de magoar teu coração
Em B7 Em
É meu consolo acreditar que estás sofrendo
E7 Am
Em tua vida de prazeres e de louca
B7 Em
Beijando bocas, como eu, mas com saudades
Gb7 B7 Em
Dos beijos que eu roubei da tua boca.
Disco 78 rpm / Título da música: Queixas / Gênero musical: Samba canção / Intérprete: Nelson Gonçalves / Compositor: Moreira, Adelino / Acomp.: Orquestra / Gravadora RCA Victor / Número do Álbum 802288 / Data de Gravação 25/11/1960 / Data de Lançamento 01/1961 / Lado A.
Tom: Fm
FmA#mC7FmA#m
Porque te queixas meu amigo / Se és feliz
C7C#7C7Fm
Se tens o mundo e as mulheres / A teus pés
D#7
Que direi eu / Que sempre fui tão infeliz
C#7C7C#7E nada sou / Perto de ti que tanto és
FmA#m
Não te lamentes se um amor / Em tua vida
C7C#7C7F7
Te desprezou fugiu de ti / Sem um adeus
A#mFmE a tua estrada / Será sempre bem florida
A#mC7FmC#7C7FmE outros amores / Vibrarão nos braços teus
D#7G#
Que direi eu / Eternamente amargurado
C7Fm
Preso à lembrança / De um amor desesperado
A#m
Escravo deste coração
Fm
Que não aceita um novo amor
A#m
Mas tu encontras
C7Fm
Novo encanto em cada flor
LP Vinicius / Toquinho / Título da música: Onde Anda Você / Vinícius de Moraes (Compositor) / Hermano Silva (Compositor) / Toquinho (Intérprete) / Vinícius de Moraes (Intérprete) / Gravadora: Philips / Ano: 1975 / Nº Álbum: 6349 134 / Lado A / Faixa 2 / Gênero musical: Bolero.
Intro: C7+CA7/13-D7/9G6
E por falar em saudade onde anda você
C7+Em
Onde andam seus olhos que a gente não vê
D#mDm
Onde anda esse corpo
G6C7+
Que me deixou louco de tanto prazer
A7/13-D7/9G6
E por falar em beleza onde anda a canção
C7+Em
Que se ouvia na noite dos bares de então
D#mDmG6
Onde a gente ficava,onde a gente se amava
GmC7/9-
Em total solidão
Am6-Fm7
Hoje eu saio da noite vazia
Em7A7/11+
Numa boemia sem razão de ser
D7/9G6
Na rotina dos bares,que apesar dos pesares
E6E5+Em
Me trazem você
A7/13-D7/9Fm7
E por falar em paixão, em razão de viver
Em7A7/11+
Você bem que podia me aparecer
D7/9G6
Nesses mesmos lugares, na noite, nos bares
C7+Fm7C7+
Onde anda você
O radialista, compositor e colunista de turfe Haroldo Barbosa sempre fez boas letras, modernas, inteligentes, espirituosas. Mas foi só com uns vinte anos de carreira que encontrou o parceiro ideal na pessoa do pianista-compositor Luiz Reis, também comentarista de corridas de cavalo.
Essa dupla reinou no início dos anos 60, quando lançou sucessos em série, a maioria nas vozes de Elizeth Cardoso e Miltinho.
O samba-canção “Nossos momentos” em que se destaca a melodia de Luiz Reis, é um desses sucessos (A Canção no Tempo - Vol. 2 - Jairo Severiano e Zuza H. de Mello - Ed. 34).
LP A Meiga Elizeth / Título da música: Nossos momentos / Reis, Luiz (Compositor) / Barbosa, Haroldo (Compositor) / Cardoso, Elizeth
Gravadora: Copacabana / Ano: 1960 / Álbum: CLP 11165 / Lado B / Faixa 1 / Gênero musical: Samba canção.
Tom: Bb / Intro: Eb Bb/D F# Cm7 F7
Bb Bº
Momentos são iguais àqueles
Cm7 G5+/7
Em que eu te amei
Cm5+ F7
Palavras são iguais àquelas
Bbº Bb F7
que eu te dediquei
Bb/D Dbº
eu escrevi na fria areia
Cm7
um nome para amar
Gm7 C7
O mar chegou, tudo apagou
Ebm F7
Palavras leva o mar
Bb Bº
teu coração, praia distante
Cm7 G5+/7
em meu perdido olhar
Cm5+ F7
teu coração, mais inconstante
Bbº Bb
que a incerteza do mar
Dm5-/7 G7
teu castelo de carinhos
Cm7 Ebm
eu nem pude terminar
Cm7 F7
Momentos meus que foram teus
Bb F7
agora é recordar
SOLO (1ª PARTE)
Bb/D Bbº
eu escrevi na fria areia
Cm7
um nome para amar
Gm7 C7
O amor chegou, tudo apagou
Ebm F7
Palavras leva o mar
Bb Bº
teu coração, praia distante
Cm7 G5+/7
Em meu perdido olhar
Cm5+ F7
teu coração, mais inconstante
Bbº Bb
que a incerteza do mar
Dm5-/7 G7
teu castelo de carinhos
Cm7 Ebm
eu nem pude terminar
Cm7 F7
Momentos meus que foram teus
Bb F7
agora é recordar
Nem às Paredes Confesso (fado, 1969) - Artur Ribeiro, Ferrer Trindade e Maximiano de Souza - Interpretação: Nelson Gonçalves
LP Nelson Gonçalves - Apelo / Título da música: Nem Às Paredes Confesso / Artur Ribeiro (Compositor) / Ferrer Trindade (Compositor) / Maximiano de Souza (Compositor) / Nelson Gonçalves (Intérprete) / Gravadora: RCA Victor / Ano: 1969 / Nº Álbum: BBL 1494 / Lado B / Faixa 1 / Gênero musical: Fado.
Introdução: E7 A A#° B7 E Em
Em
Não queiras gostar de mim
Am
Sem que eu te peça
B7
Nem me dês nada que ao fim
Em
Eu não mereça
Vê se me deitas depois
E7 Am
Culpas no rosto
Em
Eu sou sincero
B7
Porque não quero
E
Dar-te um desgosto
De quem eu gosto
F#m
Nem às paredes confesso
B7
E nem aposto
E
Que não gosto de ninguém
E7
Podes rogar, podes chorar
A
Podes sorrir também
A#° B7
De quem eu gosto
E
Nem às paredes confesso
Em
Quem sabe se te esqueci
Am
Ou se te quero
B7
Quem sabe até se é por ti
Em
Que eu tanto espero
Se gosto ou não afinal
E7 Am
Isso é comigo
Em
Mesmo que penses
B7
Que me convences
E
Nada te digo
De que eu gosto...
Interpretada de forma veemente, como pedem os seus versos (“Diga que já não me quer / negue que me pertenceu / que eu mostro a boca molhada / e ainda manchada / pelo beijo seu...”), a composição foi o grande sucesso de Adelino (parceria com Enzo de Almeida Passos) no fértil ano de 1960, quando ele abastecia os repertórios de Nelson Gonçalves, Carlos Augusto e Núbia Lafayette.
Aliás, foi o cearense Carlos Augusto (Carlos Antônio de Souza Moreira) quem puxou o sucesso da composição. Em 1983, “Negue” seria regravada pelo grupo punk Camisa de Vênus (A Canção no Tempo - Vol. 2 - Jairo Severiano e Zuza Homem de Mello - Ed. 34).
Negue (samba-canção, 1960) - Enzo de Almeida Passos e Adelino Moreira - Intérprete: Carlos Augusto
Disco 78 rpm / Título da música: Negue / Moreira, Adelino, 1918-2002 (Compositor) / Passos, Enzo de Almeida, 1928-1991 / Augusto, Carlos, 1933-1968 (Intérprete) / Imprenta [S.l.]: Odeon, 1960 / Nº Álbum 14628 / Lado A / Gênero musical: Samba-canção.
AmAm7Dm
Negue seu amor o seu carinho
Bm7/-5E7AmFE7
Diga que você já me esqueceu
AmAm7Dm
Pise machucando com jeitinho
Bm7/-5E7AmAb7
Esse coração que ainda é teu
G7C7MF7M
Diga que meu pranto é covardia
Bm7/-5
Mas não se esqueça
E7Am
Que você foi minha um dia
DmE7
Diga que já não me quer
DmE7
Negue que me pertenceu
AmE7Am
E eu mostro a boca molhada
DmAmE7Am
Ainda marcada pelo beijo seu
Disco 78 RPM / Título da música: Nega Manhosa / Herivelto Martins (Compositor) / Nelson Gonçalves (Intérprete) / Gravadora: RCA Victor / Ano: 1957 / Nº Álbum: 80-1801-a / Lado B / Gênero musical: Samba.
------C --------------G7 ---------C----------- G7-------- C
Levanta, levanta nêga manhosa/ Deixa de ser preguiçosa ---------------------G7------- Dm -----------G7
Vai procurar o que fazer/ Nêga deixa de fita --------C ----------------Am---- D7------------------ G7
Prepara a minha marmita / Levanta nêga vai te virar
-----F -----------------G7----------- C
Deixei embaixo do rádio / Uma nota de cinquenta ----------Dm6 ----------E7 -------------Am
Vai à feira jogo no bicho / Vê se te aguenta ---------F --------Gb0----------- C --A7 --------------Dm
Economiza olha o dia de amanhã / Eu preciso do troco ------------------G7------------- C ---------------------(G7)
Domingo tem jogo no Maracanã / Do bate-bola eu sou um fã.
LP Preciso Aprender A Ser Só / Título da música: Naquela Mesa / Sérgio Bittencourt (Compositor) / Elizeth Cardoso (Intérprete) / Sérgio Bittencourt (Intérprete) / Gravadora: Copacabana / Ano: 1972 / Nº Álbum: CLP 11706/7 / Disco 1 / Lado B / Faixa 3 / Gênero musical: Samba.
Tom: EmAmEmB7EmEm
naquela mesa ele sentava sempre
Am
e me dizia contente o que é viver melhor
Am7MB7
naquela mesa ele contava histórias
Em
que hoje na memória eu guardo e sei de cor
Em
naquela mesa ele juntava gente
E7Am
e contava contente o que fez de manhã
Am7MEm
e nos seus olhos era tanto brilho
B7
que mais que seu filho
Em
eu fiquei seu fã
Em
eu não sabia que doía tanto
Am
uma mesa num canto, uma casa e um jardim
B7
se eu soubesse o quanto dói a vida
Em
essa dor tão doída, não doía assim
Em
agora resta uma mesa na sala
E7Am
e hoje ninguém mais fala do seu bandolim
Em
naquela mesa tá faltando ele
B7Em
e a saudade dele tá doendo em mim
AmEm
naquela mesa tá faltando ele
B7Em
e a saudade dele tá doendo em mim
Agora resta uma mesa na sala
E7Am
E hoje ninguém mais fala no seu bandolim
Em
Naquela mesa tá faltando ele
B7E7
E a saudade dele está doendo em mim
Em
Naquela mesa tá faltando ele
B7E7
E a saudade dele está doendo em mim
LP Taiguara / Título da música: Modinha / Sérgio Bittencourt (Compositor) / Taiguara (Intérprete) / Gravadora: Odeon / Nº Álbum: MOFB 3570 / Ano: 1968 / Lado A / Faixa 6 / Gênero musical: Modinha / MPB.
Tom: Dm
Dm Em7/5-
Olho a rosa na janela,
A7 Dm
sonho um sonho pequenino
D7 Gm C7 F
Se eu pudesse ser menino eu roubava esta rosa
Bb7+ Em7/5- A7 Dm
E ofertava todo prosa à primeira namorada
Dm/C Bm7/4 Bb7+ A7
E nesse pouco ou quase nada eu dizia o meu amor
O meu amor
Dm Em7/5- A7 Dm
Olho o sol findando lento, sonho um sonho de adulto
D7 Gm C7 F
Minha voz na voz do vento indo em busca do teu vulto
Bb7+ Em7/5- A7 Dm
E o meu verso em pedaços só querendo o teu perdão
D7 Gm A7 Dm
Eu me perco nos teus passos e me encontro na canção
D° A7 Dm Dm/C Gm A7 Dm
Ai, a...mor, eu vou morrer buscando o teu amor
E/G# A/G Dm/F Dm E7 A7 Dm
Ai, a...mor, eu vou morrer, morrer de muito amor
Quando em viagem para divulgação de seu primeiro elepê, Wando conheceu em Belém do Pará uma bela moça, com quem teve um romance. Daí surgiu a canção “Moça”, incluída em seu segundo elepê. Gravada com arranjo de Sérgio Lemcke, que utilizou harmonias de música erudita com o intuito de dar um colorido diferente à canção romântica, “Moça” não foi a faixa de trabalho do disco, que seria “Nega do Obaluaê”, de estilo semelhante ao sucesso anterior, “O Importante É Ser Fevereiro”.
Mas, Hélio Ribeiro, da Rádio Bandeirantes de São Paulo, encantou-se com “Moça”, tocando-a com frequência e promovendo-a de seu jeito especial, que consistia em declamar com voz grave uma historinha improvisada, paralela à letra da composição, tendo esta como fundo musical. Assim foi dado o impulso inicial para que a canção se destacasse no elepê e acabasse incluída na trilha de “Pecado Capital’.
Esta novela da TV Globo, escrita às pressas por Janete Clair para substituir “Roque Santeiro”, vetada pela censura nas vésperas da estréia, seria a primeira a ser exibida a cores no horário das oito. “Moça” era O tema de Lucinha, uma pobre suburbana, interpretada por Betty Faria, que se casaria com Salviano (Lima Duarte), o patrão milionário.
O extraordinário sucesso da novela e da personagem contribuiu de modo considerável para a popularização da canção, que temperava romantismo com porções de erotismo, até onde permitia a censura da época: “Eu quero me emrolar em teus cabelos / abraçar teu corpo inteiro / morrer de amor... de amor me perder...”
Resultado: o elepê do Wando alcançou a cifra de um milhão e duzentos mil exemplares vendidos, apesar da grande vendagem do disco da telenovela, chegando a música a ser gravada no exterior por figuras como Paul Mauriat e Fausto Papete. Mineiro do arraial Bom Jardim, próximo de Viçosa, Wanderley Alves dos Reis, recebeu da avó o apelido de Wando, quando ainda nem sonhava em ser cantor (A Canção no Tempo – Vol. 2 - Jairo Severiano e Zuza Homem de Mello – Editora 34).
LP Wando / Título da música: Moça / Wando (Compositor) / Wando (Intérprete) / Gravadora: Beverly / Ano: 1975 / Nº Álbum: BLP 9094 / Lado B / Faixa 1 / Gênero musical: Canção.
AmE7/G#
Moça me espere amanhã
GºD7/F#
levo o meu coração pronto pra te entregar
FºBm5-/7E7Am
Moça, moça eu te prometo
B7/F#F7/11+E7
eu me viro do avesso, só pra te abraçar
AmE7/G#
Moça eu sei que já não é pura,
GºD7/F#
teu passado é tão forte pode ate machucar
FºBm5-/7E7Am
Moça, dobre as mangas do tempo
Am/GB7/F#F7/11+E7AE7
jogue o teu sentimento todo em minhas mãos
AC#7F#m
Eu quero me enrolar nos teus cabelos
A7DE7AE7
abraçar teu corpo inteiro, morrer de amor, de amor me perder
AC#7F#m
Eu quero me enrolar nos teus cabelos
A7DE7A
abraçar teu corpo inteiro, morrer de amor, de amor me perder
Disco 78 RPM / Título da música: Meu dilema / Gênero musical: Seresta / Intérprete: Nelson Gonçalves / Compositor: Moreira, Adelino / Gravadora RCA Victor / Número do Álbum 802210 / Data de Gravação 00/1960 / Data de Lançamento 00/1960 / Lado A.
Introdução: Am B7 Em F#7 B7 Em B7
Em B7
Violão, eu estou tão sozinho
Am B7
Sem amor, sem carinho
Em B7
Solitário na dor
Em D
Violão, já chorei tanto, tanto
C
Que não tenho mais pranto
B7
Pra chorar por meu amor
Em B7
Violão, companheiro dileto
Am B7
És meu único afeto
Em E7
Tudo que me restou
Am
Meu violão, meu amigo
D7 G
Nem ela nos separou
Em F#7
Hoje eu amargo contigo
B7 Em B7
A saudade que ela deixou
Em D
Fiquei entre a cruz e a espada
C
Quando ela desesperada
B7
Obrigou-me a escolher
Am B7 Em
E agora, o meu dilema persiste
F#7
Viver sem ela é tão triste
B7 Em
Sem ti não posso viver.
É comum atribuir-se a Lupicínio Rodrigues a autoria de “Matriz ou Filial” um autêntico samba-canção “dor de cotovelo”. Como se não bastasse a linha melódica abolerada sempre associada ao clima de “inferninho”, e o tratamento dramático do tema paixão / rivalidade / arrependimento, a composição ainda seria, não por acaso, lançada por Jamelão, o intérprete maior de Lupicínio: “Quem sou eu / pra ter direitos exclusivos sobre ela / se eu não posso sustentar / os sonhos dela / se nada tenho e cada um vale / o que tem...”
Entretanto o autor desses versos é o santista Lúcio Cardim, personagem da noite, como Lupi, e que integrou em sua época um restrito grupo de compositores paulistas reconhecidos e gravados em outros estados.
As reflexões e tiradas surpreendentes do ambiente de bas fond, dominantes na obra de Cardim, podem ser apreciadas em “Matriz ou Filial”, que ele chegou a gravar, juntamente com outras composições de sua autoria, num elepê (o único em toda a sua carreira) intitulado Obra-prima, em 1978 (A Canção no Tempo – Vol. 2 – Jairo Severiano e Zuza Homem de Mello – Editora 34).
LP O Autêntico Jamelão (O Bom) / Título da Música: Matriz ou filial / Lúcio Cardim (Compositor) / Jamelão (Intérprete) / Gravadora: Continental / Ano: 1965 / Álbum: PPL 12249 / Lado A / Faixa 2 / Gênero musical: Samba-canção.
Bm7EC#m7
quem sou eu pra' ter direitos exclusivos sobre ela
F#mC°Bm7
se eu não posso sustentar os sonhos dela
E7A7+C#m5-/7F#7
se nada tenho e cada um vale o que tem
Bm7EC#m7
quem sou eu pra' sufocar a solidão da sua boca
F#mC°Bm7
que hoje diz que é matriz e quase louca
E7A7+C#m5-/7F#7
quando brigamos diz que é a filial
D7+EC#m7
afinal se amar demais passou a ser o meu defeito
F#mC°Bm7
é bem possível que eu não tenha mais direito
E7A7+C#m5-/7F#7
de ser matriz por ter sòmente amor pra' dar
D7+EC#m7
afinal o que ela pensa em conseguir me desprezando
F#mC°Bm7
se sua sina sempre é voltar chorando
E7A7+D7+
arrependida me pedindo pra' ficar
Disco 78 rpm / Título da música: Mariposa / Gênero musical: Samba-choro / Intérprete: Gonçalves, Nelson / Compositores: Moreira, Adelino - Gonçalves, Nelson / Gravadora RCA Victor / Número do Álbum 202123 / Data de Gravação 00/1959 / Data de Lançamento 00/1959 / Lado A.
Tom: C
C Db° D7 G7 C A7
Na batida do samba / Foi que eu conheci
D7 G7 Gm A7
Numa roda de bambas / Que eu jamais esqueci
Dm B7
Remexendo as cadeiras / Gingando e sambando
Em Am
Com simplicidade / Até que um dia
Dm Dm/C G7
Trocaste o meu samba / E a lua do morro
C E7 Am
Pela luz da cidade
F E7
Segue o teu caminho mariposa
Am
Já que esta luz te embriaga
F7 E7
Mas nunca te esqueças Mariposa
Am A7
Que toda a luz se apaga
Bb7 A7
Presta bem atenção Mariposa
Dm
Neste aviso derradeiro
Dm6 ( Am ) ( Dm6 )
Antes que a luz da cidade se apague
E7 Am Dm Am
Pode cegar-te primeiro
Embora autor de repertório eclético, que vai do carnaval (“Eu Chorarei Amanhã”) ao mais intenso romantismo, é neste último estilo que melhor se exprime a ele pertencendo “Lembranças” (“Lembro um olhar / lembro um lugar / teu vulto amado / lembro um sorriso / e o paraíso! que tive ao teu lado”) e “Quem Eu Quero Não me Quer" (“Quem eu quero não me quer / quem me quer mandei embora / e por isso eu já não sei! o que será de mim agora”), sua canção mais gravada, inclusive com uma versão mexicana de Agustín Lara, que saiu inicialmente sem o seu nome.
Capixaba de Cachoeiro de Itapemirim, Raul Sampaio homenagearia a sua cidade na composição “Meu Pequeno Cachoeiro”, oficializada em 1966 como hino do município, e que, além de sua gravação (em 1963), foi sucesso na voz de Roberto Carlos (em 70), outro ilustre cachoeirense (A Canção no Tempo - Vol. 2 - Jairo Severiano e Zuza Homem de Mello - Editora 34).
Disco 78 rpm / Título da música: Lembranças / Santos, Benil (Compositor) / Sampaio, Raul (Compositor) / Miltinho (Intérprete) / Imprenta [S.l.]: RGE, 1959-1961 / Nº Álbum: 10368 / Gênero musical: Samba canção.
----------------Am
Lembro um olhar / Lembro um lugar ----------------Dm
Teu vulto amado ------------------E7
Lembro um sorriso / E o paraíso -------------------Am
Que tive ao teu lado ------------------Dm ---------------Dm6
Lembro a saudade / Que hoje invade ------------Am-------- Am7
Os dias meus -----------------F--------------- E7
Para o meu mal / Lembro afinal ---------------Am ------A7
Um triste adeus
---------Dm
Sou agora no mar desta vida -----------------Am
Um barco a vagar ------------------E7 ------------Bm7/-5 ---E7
Onde está teu olhar / Onde está teu sorriso ---------------Em7 ---------A7
E aquele lugar
--------Dm -------------G7 --------E7
Eu devia sorrir, eu devia ------------Am
Para o meu padecer ocultar ---------B7-- ----- F-------- E7
Mas diante de tantas lembranças ----------------------Am
Eu me ponho a chorar (bis)
Lançada no elepê Por toda a minha vida, da marca Festa, este samba-canção (mais canção do que samba), altamente romântico, era interpretado pela cantora de formação lírica Lenita Bruno, mulher do maestro-arranjador Leo Peracchi.
Porém, a melhor das 24 versões de “Eu Sei que Vou te Amar”, lançadas só no ano de 1959, seria a de Elza Laranjeira, uma paulista pouco conhecida no resto do país. Companheira de Agostinho dos Santos, Elzinha era dona de uma voz doce, de afinação irretocável. Morta em 1986, foi por muito tempo, com Isaura Garcia, a mais destacada cantora do elenco fixo da rádio e TV Record que, ao lado de Neide Fraga, Dircinha Costa e Alda Perdigão, era escalada nos musicais de rotina das duas emissoras.
Mas, voltando à canção, a espantosa quantidade de gravações realizadas no ano de seu lançamento dá uma ideia da reação positiva do meio artístico ao repertório de alto nível composto pela dupla Tom e Vinicius, nos meses seguintes a sua formação.
“Eu Sei que Vou te Amar” é uma composição standard (lembra ligeiramente a canção “Dancing in the Dark”, de Schwartz e Dietz) em duas partes, nas quais os oito primeiros compassos têm melodia idêntica, encaminhada, porém, por meio de uma sutil alteração harmônica, a diferentes arremates.
Entretanto, o ponto alto da canção é a letra: “Eu sei que vou te amar / por toda a minha vida eu vou te amar / em cada despedida eu vou te amar / desesperadamente, eu sei que vou te amar.”
Seu romantismo exacerbado remete a alguns sonetos de Vinícius, que embalaram declarações de amor de toda uma geração. Não foi, assim, por acaso que, na versão de grande êxito criada em 1972 por Maria Creuza, Toquinho e Vinícius, o poeta incorporou em contraponto à voz da cantora uma enlevada declamação do “Soneto de Fidelidade”. Por tudo isso, pode-se concluir que “Eu Sei que Vou te Amar” é mais uma canção de Vinícius do que de Tom Jobim, sem demérito para o maestro.
Disco 78 rpm / Título da música: Eu sei que vou te amar / Jobim, Tom, 1927-1994 (Compositor) / Moraes, Vinicius de, 1913-1980 (Compositor)
Laranjeira, Elza (Intérprete) / Imprenta [S.l.]: RGE, 1959 / Nº Álbum 10161 / Gênero musical: Samba canção.
(intro) E9 C#° Em7/b5 Bbm6 F#m7/b5 F7+ C7+ G7/b9
C7+
Eu sei que vou te amar
C#º Dm7
Por toda a minha vida
G7/5+
Eu vou te amar
G7 Gm7 C7/9
Em cada despedida eu vou te amar
F7+ Bb7/b5
Desesperadamente eu sei que vou te amar
Em C#º Dm7 G7/5+ G7 Em7/b5 A7/5+
E cada verso meu será pra te dizer
D7/9
Que eu sei que vou te amar
G7/5+ G7
Por toda minha vida
C7+
Eu sei que vou chorar
C#º Dm7 G7/5+
A cada ausência tua eu vou chorar
G7 Gm7 C7/9
Mas cada volta tua há de apagar
F7+ Bb7/b5
O que esta ausência tua me causou
Em C#º
Eu sei que vou sofrer
Em5-/7
A eterna desventura de viver
A7/5+ A7 Dm7/9
A es..pera de viver ao lado teu
G7/5+ G7 C7+
Por toda a minha vida.
Eu sei que vou sofrer
Em5-/7
A eterna desventura de viver
A7/5+ A7 Dm7/9
A es..pera de viver ao lado teu
G7/5+ G7 C7+ G7/b9
Por toda a minha vida.
A Canção no Tempo - Vol.2 - Jairo Severiano e Zuza Homem de Mello - Editora 34
Disco 78 RPM / Título da música: Estudante / Gênero musical: Samba canção / Intérprete: Gonçalves, Nelson / Compositores: Moreira, Adelino - Gonçalves, Nelson / Gravadora RCA Victor / Número do Álbum 801351 / Data de Gravação 00/1954 / Data de Lançamento 00/1954 / Lado B.
Introd.: (G)
-----------D7/5+--------- G----------------------------- E7
De manhã no mesmo trem / Rompe a alvorada ela vem -----------------------Am--- E7--- Am ---E7--- Am Rumo a escola ensinar -----------------------D7 E eu pobre aluno dela / Morrendo de amor por ela -----------------------G--- E7--- A7--- D7--- G
Sigo a luz do seu olhar
-------------D7/5+ -------------------------------E7
Se eu pudesse eu compraria / Uma carteira vazia --------------------Am------- Cm------------ G
Na divisa da janela / Pra ficar constantemente ---------E7---------- A7 ----------D7------------ G---- D7
Naquela fila da frente / Em frente dos olhos dela
---G-------- E7------- A7----------------------- D7
Oh professora galante / Tem pena do estudante --------------------------G---- B7---- Em Que mendiga o teu amor -----------Gb7 -----------Bm------------------------ Gb7 Não me dê somente ensino / Não transforme o destino --------------------Bm -----E7----- Am---- D7---- G
Deste infeliz sonhador
--------------E7 ---------A7 ------------------------D7
Já não importa o vexame/ De uma reprova no exame ------------------------B7---- E7------ Am ----Cm---------- G
E nunca mais ser doutor / ---------Ria de mim toda a classe --------E7-------------------- A7 ---------D------------- G----- Cm -----G
Contanto que um dia eu passe / No exame do teu amor.
Disco 78 rpm / Título da música: Ela disse-me assim (Vai embora) / Autoria: Rodrigues, Lupicínio, 1914-1974 (Compositor) / Jamelão, 1913-2008 (Intérprete) / Orquestra (Acompanhante) / Imprenta [S.l.]: Continental, 1958-1959 / Nº Álbum 17651 / Lado A / Lançamento: 1959 / Gênero musical: Samba canção.
Tom: D
DEm7
Ela disse-me assim,
D#ºEm7A7/9D7+Em7F#m7
tenha pena de mim, vá embora
FºEm7
Vais me prejudicar,
D#ºEm7A7/9D7+C7+D7+
ele pode chegar, está na hora
F#m7FºEm7
E eu não tinha motivo nenhum para me recusar
A7/5+D7+/9
Mas aos beijos caí em seus braços e pedi pra ficar
FºEm7
Sabe o que se passou,
D#ºEm7A7/9D7+ Em7 F#m7
ele nos encontrou e agora
Am7D7/5+
Ela sofre somente porque
G7+F#º G7+
foi fazer o que eu quis
C7/9
E o remorso está me torturando
F#m7B7/9-
Por ter feito a loucura que fiz
Em7Gm
Por um simples prazer
A7/13A7D
Fui fazer meu amor infeliz
Em 1952 Carlos Nobre foi servir o Exército no Rio de Janeiro,onde conheceu Paulo Gracindo e Adelino Moreira, que o incentivaram a seguir a carreira artística.
Dois anos depois gravou seu primeiro disco ‘‘Toada de amor’’ (Peterpan), atuando também em programas das rádios Mayrink Veiga, Mauá, Clube e Nacional, participando do programa de Paulo Gracindo.
Em 1960 recebeu dois troféus Chico Viola por suas interpretações de ‘‘Amor em serenata’’ (Raul Sampaio e Ivo Santos) e ‘‘Ciclone’’ (Adelino Moreira), sendo esta última sua gravação de maior sucesso e campeã de vendagem naquele ano.
Disco 78 RPM / Título da música: Ciclone / Adelino Moreira (Compositor) / Carlos Nobre (Intérprete) / Gravadora: RCA Victor / Ano: 1959 / Nº Álbum: 80-2052 / Lado A / Gênero musical: Samba-canção.
Am9 E7/9- Am9
Ela se enamorou de outro rapaz
A7/5+ Bbº Dm Dm7M Dm7
Assim que o ciclone atingiu nossos destinos
E7 Am Am7M Am7
Nenhum de nós pensou voltar atrás
F Bm7/5-* E7 E7/9-
Que orgulho, quantos desatinos
Am9 E7/9- Am9
Eu bebi champagne em seu noivado
A7/5+ Bbº Dm Dm7M Dm7
Traguei minha mágoa no peito sem rancor
E7/9-
Fui o primeiro a chegar a igreja
Am Am7M Am7
E amargurado
F E7
Assisti o orgulho matar
Am Dm Am F
Dois sonhos de amor
E7 Am Am7M Am7
Uma noite, já muito tempo depois
Bbº A7 Bbº
Ela veio chorando e chorando
A7 Dm Dm7M Dm7
Atirou-se em meus braços
Dm6 E7
E disse ganhando meus beijos
Am9
E disse ao sentir meus abraços
F Bm7/5- E7 F
Sou eu que com fome de amor te vem procurar
E7 E7/9-
Sou eu, sua voz doce e meiga
Am Am7M Am7
Com prazer ouvi
Bbº A7
Sou eu que cansei de mentir
Dm
De fingir e enganar
F Bm7/5-* E7
Sou eu que que cansei de outra boca beijar
Am Am7M Am7
Pensando em ti.
Am9 E7/9- Am9
Eu bebi champagne em seu noivado
A7/5+ Bbº
Traguei minha mágoa no peito
Dm Dm7M Dm7
Sem rancor
E7/9-
Fui o primeiro a chegar a igreja
Am Am7M Am7
E amargurado
F E7
Assisti o orgulho matar
Am Dm Am F
Dois sonhos de amor.
Título da música: Chore comigo / Gênero musical: Samba canção / Intérprete: Nelson Gonçalves / Compositor: Moreira, Adelino / Gravadora: RCA Victor / Número do Álbum: 802173 / Data de Gravação 00/1960 / Data de Lançamento 00/1960 / Lado B / Disco 78 rpm.
Tom: Em
Em B7
Estou mais triste /
B7/F# B7 Em
Nesta triste noite fria
B7
Sem esperança /
B7/F# B7 Em
Que ela volte para mim
B7 B7/F# B7 Em
Minha saudade / Transformou- se em agonia
D7 C7 B7 B7/F# B7
Estou mais triste / Neste triste botequim
Am Am/7M Am Am/7M Am Em Em7M Em
Beba comigo / Companhei- ro de tristeza
B7 B7/4 B7 Em Em7M Em
Traga seu copo / E sente-se à minha mesa
Am Am/7M Am Am/7M Am Am/7M Am
Chore comi- go / Esse pran- to emocional
B7 B7/4 B7 B7/4 B7 Em Em7M Em
Não se envergonhe / De chorar perto de mim
Em7M Em Em7M Em Bm Bm7M Bm
Porque a lágrima / É o desabafo natural
C7 B7 C7 B7 Em
Entre dois copos / E a mesa de um botequim
Am Am7M Am Am7M
Liberte o peito / Do amargor e da revolta
B7 B7/4 B7 Em E7
Com mais um trago / Deste traçado de anis
Am Am/7M Am Em Em7M Em
Faça como eu / Acostume-se à derrota
B7 B7/4 B7 Em Am B7 Em B7 Em
Pois a vitória / Não pertence ao infeliz
Memórias do Café Nice (1981) - Artúlio Reis e Monalisa - Interpretação: Nelson Gonçalves
LP Produção 96 / Título da música: Memórias do Café Nice / Artúlio Reis (Compositor) / Monalisa (Compositora) / Nelson Gonçalves (Intérprete) / Gravadora: RCA Victor / Ano: 1981 / Nº Álbum: 103.0423 / Lado A / Faixa 3 / Gênero musical: Samba-canção.
Am -----------E7------ Am------ A7
Ai, que saudade me dá ------------------------Dm
Ai, que saudade me dá ----------F--------------------- Am ----------------E7--------------------- Am-------- E7
Lá do Café Nice ai, que saudade me dá (bis)
----------Am ------E7 -----------Am
De cadilac chegava o Chico Alves --------------A7 -------------Dm
Logo no samba queria entrar ---------F------------------------ E7
E Ismael dava de pão e manteiga -----------------------------------Am--------- E7
Até esquecia a nega pra poder ficar
---------Am----- E7 ------------Am
E o samba varava a madrugada ------------A7 --------------------Dm
O Café Nice era um pedaço do céu -----------F ------------------------Am
Num canto batucava João de Barro --------------------B7 ----------E7 -------Am
Lamartine e Pixinguinha, Almirante e Noel (ref.)
-------Am---------- E7-------------- Am
Caymmi sem barriga e sem madeixas ---------------A7--------------------- Dm
Mostrava cá o que é que a baiana tem ------------F-------------------E7
Ary Barroso no piano reclamava que o Donga --------------------------------------Am ---------E7
Fez um samba que não é de ninguém
---------Am------- E7 ----------Am
E o samba varava a madrugada ------------A7 ------------------Dm
O Café Nice amanhecia em festa -------F ----------------Am------------------ B7
Cartola afinava a paviola que pena que agora -------------E7 --------Am--------- E7
É só saudade que resta (ref.)
Disco 78 rpm / Título da música: Atiraste uma pedra / Nasser, David, 1917-1980 (Compositor) / Martins, Herivelto (Compositor) / Gonçalves, Nelson, 1919-1998 (Intérprete) / Orquestra (Acompanhante) / Imprenta [S.l.]: RCA Victor, 1958 / Nº Álbum 801953 / Gênero musical: Samba canção.
Tom: Em
Intro: Em7/9
Em Am B7 Em
Atiraste uma pedra no peito de quem só te fez tanto bem
Am
E quebraste um telhado, perdeste um abrigo
Em E7
Feriste um amigo
Am Am6
Conseguiste magoar quem das mágoas te livrou
Em C B7
Atiraste uma pedra com as mãos que essa boca
Em
Tantas vezes beijou
F#7
Quebraste um telhado
Am6- B7 Em
Que nas noites de frio te servia de abrigo
E7
Perdeste um amigo que os teus erros não viu
Am Am6
E o teu pranto enxugou
Am6- B7/5b
Mas acima de tudo atiraste uma pedra
Em Em7
Turvando esta água
G7 C7/9 B7
Esta água que um dia, por estranha ironia
Em
Tua sede matou
Am B7
Atiraste uma pedra no peito de quem
Em7/9
Só te fez tanto bem
Título da música: Argumento / Gênero musical: Choro canção / Intérprete: Nelson Gonçalves / Compositor: Moreira, Adelino / Acompanhamento Conjunto / Gravadora Rca victor / Número do Álbum 802123 / Data de Gravação 18/08/1959 / Data de Lançamento 11/1959 / Lado B / Disco 78 rpm.
Tom: Am
AmE7Am
Sei que este argumento é muito pobre
E7Am
Mas sabendo o quanto és nobre
E7
Sei que podes perdoar
Sei que este farrapo de desculpa
Não redime a minha culpa
AmE7
Mas enfim, eu vou tentar
AmE7Am
Sei que fui ousado no meu gesto
E7A7
Não ouvindo o teu protesto
Dm
Para ouvir meu coração
Am
Sei que uma desculpa não redime
F
Meu pecado quase crime
E7AE7
De um beijo sem permissão
AE7
Mas se fui pecador, condeno a lua
D
Que abandonou a rua
A
E fugiu com o luar
E7A
Pois ela adivinhando o meu desejo
Ab7
Provocou aquele beijo
C#mE7
E assim me fez pecar
AE7
Se impetuoso fui tem compaixão
DAA7
E em nome do amor, suplico o teu perdão
DA
Perdoa meu amor este pecado
F#7BmE7A
Sublime impulso te de haver beijado
Pertencendo, como foi dito, à linha chopiniana adotada por Tom Jobim em “Insensatez” e “Retrato em Branco e Preto”, “Apelo” é um dos maiores sucessos da dupla Baden Powell-Vinícius de Moraes. Sucesso que, pode-se afirmar, se deve em boa parte à bela melodia de Baden, superior à letra de Vinícius (“Ah! Meu amor não vás embora / vê a vida como chora / vê que triste esta canção...”), romântica, bem construída, mas sem o brilho de tantas outras desse período de produção intensa, em que ele abasteceu repertórios de vários parceiros.
Lançado por Sílvio Aleixo no início de 66, “Apelo” ganhou nesse ano gravações memoráveis como a de Elizeth Cardoso, dramática, densa, emocionada, a de Dóris Monteiro, tranqüila, intimista, ou a do próprio Baden, um primor de sensibilidade e técnica violonística (A Canção no Tempo – Vol. 2 – Jairo Severiano e Zuza Homem de Mello – Editora 34).
LP Muito Elizeth / Título da música: Apelo / Baden Powell (Compositor) / Vinicius de Moraes (Compositor) / Elizeth Cardoso (Intérprete) / Gravadora: Copacabana / Ano: 1966 / Álbum: CLP 11483 / Lado B / Faixa 2 / Gênero musical: Samba.
Em7 D#m5+/6
Ah, meu amor não vá embora
Dm6 Am7 E5+/7
Vê a vida como chora, vê que triste esta canção
Am7 B7/9- Em7
Não, eu te peço não te ausentes
Dm6 C7+ F7+ B4/7 B7
Pois a dor que agora sentes só se esquece no perdão
Em7 D#m5+/6
Ah, minha amada me perdoa
Dm6 E7 Am7 E5+/7
Pois embora ainda te doa a tristeza que causei
Am7 A#° Em7 C7+ F#m5-/7
Eu te suplico não destruas tantas coisas que são tuas
B7 Em7 B7
Por um mal que eu já paguei
Em7 D#m5+/6
Ah, minha amada se soubesses
Dm6
Da tristeza que há nas preces
Am7 E5+/7
Que a chorar te faço eu
Am7 B7/9- Em7 Dm6 C7+
Se tu soubesses num momento todo arrependimento
F7+ B4/7 B7
Como tudo entristeceu
Em7 D#m5+/6
Se tu soubesses como é triste
Dm6
Em saber que tu partiste
Am7 E5+/7
Sem sequer dizer adeus
Am7 A#° Em7
Ah, meu amor tu voltarias
C7+ F#m5-/7
E de novo cairias
B7 Em7
A chorar nos braços meus