Você Não Passa de Uma Mulher (1976) - Martinho da Vila - Intérprete: Martinho da Vila
LP Maravilha De Cenário / Título da música: Você Não Passa de Uma Mulher / Martinho da Vila (Compositor) / Martinho da Vila (Intérprete) / Gravadora: RCA Victor / Ano: 1975 / Nº Álbum: 110.0008 / Lado A / Faixa 2 / Gênero musical: Samba.
A
Mulher preguiçosa
Bm
Mulher tão dengosa, mulher
E7 A
Você não passa de uma mulher
Mulher tão bacana
Bm
E cheia de grana, mulher
E7 A
Você não passa de uma mulher
Bm
Olha que moça tão bonita
E7 A
Olhando pra moça mimosa e faceira
F#m Bm
Olhar dispersivo, anquinhas maneiras
E7 A
Um prato feitinho pra garfo e colher
Bm
Eu lhe entendo menina
E7 A
Buscando carinho de um modo qualquer
F#m Bm
Porém lhe afirmo que apesar de tudo
E7 A
Você não passa de uma mulher
Bm
Olha moça inteligente
E7
Que tem no batente
A
Um trabalho mental
F#m Bm
Q.I. elevado e pós graduado
E7 A
Psicanalizada, intelectual
Bm
Vive à procura de um mito
E7 A
Pois não se adapta a um tipo qualquer
F#m Bm
Já fiz seu retrato, apesar do estudo
E7 A
Você não passa de uma mulher
F#m
Ah! Mulher...
LP Canta Canta, Minha Gente / Título da música: Disritmia / Martinho da Vila (Compositor) / Martinho da Vila (Intérprete) / Gravadora: RCA Victor / Ano: 1974 / Nº Álbum: 103.0110 / Lado A / Faixa 2 / Gênero musical: Samba.
Am Am7
Eu quero me esconder debaixo
Am6 Am7
Dessa sua saia prá fugir do mundo
Em5-/7 A7 Em5-/7
Pretendo também me embrenhar
A7 Em5-/7 A7 Dm7
No emaranhado desses seus cabelos
E7
Preciso transfundir meu sangue
E7/9- Am7
Pro meu coração que é tão vagabundo
Dm7 Am7
Me deixa te trazer um dengo
E7 Am7
Prá num cafuné fazer os meus apelos
Am Am7
Eu quero ser exorcisado
Am6 Am7
Pela água benta desse olhar infindo
Em5-/7 A7 Em5-/7
Que bom é ser fotografado
A7 Em5-/7 A7 Dm7
Mas pelas retinas desses olhos lindos
E7
Me deixe hipnotizado
E7/9- Am7
Prá acabar de vez com essa disritmia
Dm7 Am7
Vem logo, vem curar seu nêgo
E7 Am7
Que chegou de porre lá da boêmia
Reformulador do samba-enredo, ao qual deu maior dinâmica, Martinho José Ferreira, o Martinho da Vila, foi se consagrar como estilizador de um outro tipo de samba, o partido-alto. “O que fiz foi pegar o partido-alto — que não era usado nem nas escolas, ficando apenas nos grupos e rodinhas — e dar uma forma, armando uma historinha com versos e refrão muito característico”, esclareceu o sambista em entrevista a Tárik de Souza, nos anos oitenta (História da música popular brasileira).
Esse esquema ele usou em seu primeiro grande sucesso, “O Pequeno Burguês”, e noutros sambas lançados na ocasião. “O Pequeno Burguês” narra a luta de um personagem sem recursos, que dá duro para se formar numa faculdade particular e receber o seu “canudo de papel”: “Felicidade, passei no vestibular / mas a faculdade é particular / particular, ela é particular / (...) / mas felizmente / eu consegui me formar / mas da minha formatura / não cheguei a participar”.
Além de vitorioso nas carreiras de cantor e compositor, Martinho tornou-se um batalhador pela valorização e difusão da cultura negra (A Canção no Tempo – Vol. 2 - Jairo Severiano e Zuza Homem de Mello – Editora 34).
O Pequeno Burguês (samba, 1969) - Martinho da Vila - Intérprete: Martinho da Vila
LP Martinho Da Vila / Título da música: O Pequeno Burguês / Martinho da Vila (Compositor) / Martinho da Vila (Intérprete) / Gravadora: RCA Victor / Ano: 1969 / Nº Álbum: BBL 1488 / Lado A / Faixa 3 / Gênero musical: Samba / MPB.
CDm
Felicidade, passei no vestibular
G7C
Mas a faculdade, é particular
Dm
Particular, ela é particular
G7C
Particular, ela é particular
Livros tão caros
Dm
Tanta taxa pra pagar
G7
Meu dinheiro muito raro
C
Alguém teve que emprestar
Dm
Meu dinheiro alguém teve que emprestar
G7C
Meu dinheiro alguém teve que emprestar
C
Morei no subúrbio
Dm
Andei de trem atrasado
G7
Do trabalho ia pra aula
C
Sem jantar e bem cansado
Mas lá em casa à meia-noite
Dm
Tinha sempre a me esperar
G7
Um punhado de problemas
C
E crianças pra criar
Dm
Para criar, só crianças pra criar
G7C
Para criar, só crianças pra criar
Mas felizmente
Dm
Eu consegui me formar
G7
Mas da minha formatura
C
Nem cheguei a participar
Faltou dinheiro pra beca
Dm
E também pro meu anel
G7
Nem o diretor careca
C
Entregou o meu papel
Dm
O meu papel, meu canudo de papel
G7C
O meu papel, meu canudo de papel
E depois de tantos anos
Dm
Só decepções, desenganos
G7
Dizem que sou burguês
C
Muito privilegiado
Dm
Mas burgueses são vocês
G7C
Eu não passo de um pobre coitado
Dm
E quem quiser ser como eu
G7C
Vai ter que penar um bocado
Dm
Um bom bocado
G7C
Vai penar um bom bocado
Dm
Um bom bocado
G7C
Vai penar um bom bocado
Aquarela brasileira (samba-enredo/carnaval, 1964) - Silas de Oliveira - Interpretação: Carmen Silvana.
LP O Rouxinol do Império - Carmen Silvana com a Escola de Samba Império Serrano / Título da música: Aquarela brasileira / Silas de Oliveira (Compositor) / Carmen Silvana (Intérprete) / Gravadora: Discobrás / Ano: 1964 / Álbum: DLP 2014 / Lado A / Faixa 2 / Gênero musical: Samba-enredo.
Am Dm Am
Vejam esta maravilha de cenário
Bm5-/7 E7 Am
É um episódio delicário
F7 E7
Que um Artista num sinho genial
F7 E7 Am
Escolheu para esse carnaval
G7 C
E o asfalto como passarela
E7 Bm5-/7 E7 Am E7
Será a tela do Brasil em forma de aquarela
Am Dm Am
Passeando pelas cercanias do Amazonas
Bm5-/7 E7 Am
Conheci vastos seringais
G7 C
e no Pará , a ilha de Marajó
F#m5-/7 B7 E7
E a velha cabana do Timbó
A7 D7
Caminhando ainda um pouco mais
B7/4 Bb7 E7
Deparei com lindos Coquerais
Dm E7 Dm G7 C
Estava no Ceará, terra de Iatapuã
Bm5-/7 E7 Am
De Iracema e Tupã
Dm E7 Am
Fiquei radiante de alegria
Em5-/7 A7 Dm
Quando cheguei na Bahia
G7
Bahia de Castro Alves
C
Do Acarajé
F#m5-/7 B7 E7 A7
Das noites de magia do Candomblé
Dm E7 Am
Depois de Atravessar as matas do ipú
B7 E7 Am E7
Assisti em Permbuco a festa do frevo e do maracatu
A Bm A Bm"Cm"D#m
Brasília tem o seu destaque na
Cm Bm F#7
arte na Beleza e arquitetura
Bm Bm5+ Bbm6 Bm5+
Feitiço de garoa apela serra
Bm C° A
São paulo engrandece a nossa terra
Em F#7 Bm F#7 Bm F#7
do leste por todo centro-este Tudo é belo e tem lindo matiz
Bm E7
E o Rio dos Sambas e batucadas
A F#7
dos malandros e mulatas de requebros febris
A Bm C#m
Brasil estas nossas verdes matas
D C#m
Cachoeiras e cascatas
F#7 Bm F#7
Do colorido sutil
Bm E7 A
E este lindo céu azul de anil
F7 E7 Am E7
Emoldura em aquarela o meu Brasil
Am Dm Am Bm5-/7 E7 Am
lalalalaiá ......la la lalaiá
Tá Delícia, Tá Gostoso (samba, 1995) - Zé Catimba e Alceu Maia - Intérprete: Martinho da Vila
CD Tá Delícia, Tá Gostoso / Título da música: Tá Delícia, Tá Gostoso / Zé Catimba (Compositor) / Alceu Maia (Compositor) / Martinho da Vila (Intérprete) / Gravadora: Sony Music / Ano: 1995 / Nº Álbum: 850257/2 - 479164 / Faixa 5 / Gênero musical: Samba.
Tom: Bm
Introdução: Bm7 Bm/A G C#m5-/7 F#7 Bm7
Bm7 Em7
Assim como adolescente
A7 D7+
O cupido me pegou
Bm7 C#m5-/7
Me apaixonei por seu beijo
F#7 Bm7
Sem você eu nada sou
Bm/A C#m7
Me apaixonei por seu beijo
F#7 B7+
Sem você eu nada sou
F#7 B7+
Vem me salvar boca a boca
D#m7 C#m7
Tô morrendo de amar
Vem fazer amor bonito
F#7 B7+
Vem pra se deliciar
Bm7 Em
Você é fêmea no cio
F#7 Bm7
Deixa seu macho dengoso
Bm/A C#m5-/7
Quando diz no meu ouvido
F#7 Bm7
Tá delícia, tá gostoso
Bm/A C#m5-/7
Tá, tá, tá
F#7 Bm
Tá delícia, tá gostoso
F#7 Bm7
É amor, é paixão
C#m5-/7 F#7 Bm7
É você a dona do meu coração
F#7 Bm7
É amor, é paixão
C#m5-/7 F#7 Bm7
É você a dona do meu coração
F#7 B7+
Vem me salvar boca a boca
D#m7 C#m7
Tô morrendo de amar
Vem fazer amor bonito
F#7 B7+
Vem pra se deliciar
Bm Em
Você é femea no cio
F#7 Bm7
Deixa seu macho dengoso
Bm/A C#5-/7
Quando diz no meu ouvido
F#7 Bm7
Tá delícia, tá gostoso
Bm/A C#m5-/7
Tá, tá, tá
F#7 Bm
Tá delícia, tá gostoso
F#7 Bm7
É amor, é amor, é paixão,
C#m5-/7 F#7 Bm7
E voce a dona do meu coração
Samba da Cabrocha Bamba (samba, 1970) - Martinho da Vila - Intérprete: Martinho da Vila
LP Meu Laiáraiá / Título da música: Samba da Cabrocha Bamba / Martinho da Vila (Compositor) / Martinho da Vila (Intérprete) / Gravadora: RCA Victor / Ano: 1970 / Nº Álbum: BBL 1533 / Lado B / Faixa 1 / Gênero musical: Samba.
Tom: Am
AmFAm
Samba da cabrocha bamba
DmE7
Que sambando sonha
AmDm
Com um lar na rua
E7Am
Morro do malandro triste
DmE7Am
A canção que existe / Em noite de lua
DmE7Am
Eu fui num samba / De terreiro iluminado
E7DmAm
Vi um caboclo inspirado/ Levando samba de amor
DmE7AmDm
E eu sambei, sambei, sambei / Cantei, cantei
E7AmA7DmE7Am
E afugentei a minha dor / E eu sambei sambei sambei
DmE7Am
Cantei, cantei / Afugentei a minha dor
Cuca Maluca (samba, 1995) - Gracia do Salgueiro - Intérprete: Martinho da Vila
CD Tá Delícia, Tá Gostoso / Título da música: Cuca Maluca / Gracia do Salgueiro (Compositor) / Martinho da Vila (Intérprete) / Gravadora: Sony Music / Ano: 1995 / Nº Álbum: 850257/2 - 479164 / Faixa 3 / Gênero musical: Samba.
Introdução: D D D D Em Em D D Em Em D A7 A7
D
Quando
Bm Em
Minha cuca maluca computa você
É um tal do meu peito doer
D
É um tal do meu peito doer
Em
É um tal do meu peito doer
D A7
É um tal do meu peito doer doer doer
D
É que nele mora um coração
A7
Que já sofreu por amor
D7 G
E tem medo da solidão
C7/9
Entre quatro paredes com portas
F#m7
e janelas fechadas na escuridão
B7 Em
Eu apanhei da saudade
A7 D
Fiquei com trauma na minha emoção
Em
É um tal do meu peito doer
D
É um tal do meu peito doer
Em
É um tal do meu peito doer
D
É um tal do meu peito doer
D Bm Em
Até provar que sapo não é jacaré
A7 D
Vou ser escravo dessa mulher
D Bm Em
Até provar que sapo não é jacaré
A7 D
Vou ser escravo dessa mulher
Em
É um tal do meu peito doer
D
É um tal do meu peito doer
Em
É um tal do meu peito doer
D
É um tal do meu peito doer doer doer
Renascer das Cinzas (samba, 1974) - Martinho da Vila - Intérprete: Martinho da Vila
LP Canta Canta, Minha Gente / Título da música: Renascer das Cinzas / Martinho da Vila (Compositor) / Martinho da Vila (Intérprete) / Gravadora: RCA Victor / Ano: 1974 / Nº Álbum: 103.0110 / Lado A / Faixa 6 / Gênero musical: Samba.
AmA7Dm
Vamos renascer das cinzas
E7AmE7
Plantar de novo o arvoredo
AmA7Dm
Bom calor nas mãos unidas
E7AmE7
Na cabeça um grande enredo
AmA7Dm
Ala dos compositores
E7AmE7
Mandando o samba no terreiro
AmA7
Cabrocha sambando, cuíca roncando,
Dm
viola e pandeiro
E7
No meio da quadra, pela madrugada,
AmE7
um senhor partideiro
AmA7Dm
Sambar na avenida de azul e branco é o nosso papel
E7
Mostrando pro povo
Am
que o berço do samba é em Vila Isabel
E7
(Tão bonita)
AmA7Dm
Tão bonita é nossa escola
E7AmE7
E é tão bom cantarolar
AmA7Dm
Lá, lá, laiá, laralaiá
E7Am
Lá, laiá
Pra Que Dinheiro (samba, 1969) - Martinho da Vila - Intérprete: Martinho da Vila
LP Martinho Da Vila / Título da música: Pra Que Dinheiro? / Martinho da Vila (Compositor) / Martinho da Vila (Intérprete) / Gravadora: RCA Victor / Ano: 1969 / Nº Álbum: BBL 1488 / Lado B / Faixa 4 / Gênero musical: Samba / MPB.
A Bm
Dinheiro pra que dinheiro
(E7) A
Se ela não me dá bola
Bm
Em casa de batuqueiro
(E7) A
Só quem fala alto é viola
A Bm
Venha depressa, correndo pro samba
(E7) A
Porque o samba já vai terminar
Bm
Afina logo a sua viola
(E7) A
E canta samba até o sol raiar
Mas, dinheiro pra que dinheiro...
A Bm
Eu era um cara muito solitário
(E7) A
Não tinha mina pra me namorar
Bm
Depois que eu comprei uma viola
(E7) A
Arranjo nega de qualquer lugar
Dinheiro pra que dinheiro...
A Bm
Eu tinha grana, Me levaram a grana
(E7) A
Fiquei quietinho, Nem quis reclamar
Bm
Mas, se levarem A minha viola
(E7) A
Não me segura porque eu vou brigar
Dinheiro pra que dinheiro ...
A Bm
Pára depressa com essa viola
(E7) A
Porque o samba já vai terminar
Bm
Eu vou depressa correndo pra casa
(E7) A
Pegar a marmita para ir trabalhar
Dinheiro pra que dinheiro...
Namoradeira (samba, 1995) - Roque Ferreira e Grazielle - Intérprete: Martinho da Vila
CD Tá Delícia, Tá Gostoso / Título da música: Namoradeira / Roque Ferreira (Compositor) / Grazielle (Compositora) / Martinho da Vila (Intérprete) / Gravadora: Sony Music / Ano: 1995 / Nº Álbum: 850257/2 - 479164 / Faixa 3 / Gênero musical: Samba.
A7D
Quando entrei na roda
A7D
a baiana olhou pra mim
A7D
Quando entrei na roda
A7D
a baiana olhou pra mim
EmA7DBm
Ôh baiana
EmA7D
Ôh baiana
A7D
Namoradeira que é que você está querendo
A7DA7D
Namoradeira que é que você está querendo
A7
Com os olhos de manteiga
DA7D
ôh baiana se derretendo
G
Você é muito formosa
A7D
Mas não sambo do seu lado
B7Em
Porque é muito fogosa
A7D
E já tem três namorados
D7G
O primeiro é polícia
D
O segundo é traficante
A7EmA7DB7
O terceiro é valentão, é mau, é valentão
EmA7DB7
É valentão, é mau, é valentão
A7Em
Vou-me embora desse samba
A7D
Que eu não quero confusão
D7G
A barra da sua saia
A7D
Ôh baiana
D7G
É que nem mamão papaia
A7D
Ôh baiana
D7G
Seu cheiro é de manacá
A7D
Ôh baiana
D7G
Seu beijo é que nem ingá
A7D
Ôh baiana
A7D7+D6
Mas eu só olho de banda
D7+D6
Não sambo na sua beira
DE7/9
Não quero zanga ôh baiana
A7D
Por mulher namoradeira
Mulheres (samba, 1995) - Toninho Geraes - Intérprete: Martinho da Vila
CD Tá Delícia, Tá Gostoso / Título da música: Mulheres / Toninho Geraes (Compositor) / Martinho da Vila (Intérprete) / Gravadora: Sony Music / Ano: 1995 / Nº Álbum: 850257/2 - 479164 / Faixa 1 / Gênero musical: Samba.
br>
Tom : Am
Intro: F Em Dm E Am Am7
Dm G
Já tive mulheres de todas as cores
C7+ Am7
De várias idades de muitos amores
Dm E
Com umas até certo tempo fiquei
Am Am7
Pra outras apenas um pouco me dei
Dm G
Já tive mulheres do tipo atrevida
C7+ Am7
Do tipo acanhada, do tipo vivida
Dm E
Casada carente, solteira feliz
Am Am7
Já tive donzela e até meretriz
Bm7(b5) E7
Mulheres cabeças e desequilibradas
Am Am7
Mulheres confusas de guerra e de paz
F E
Mas nenhuma delas me fez tão feliz
Am Am7
Quanto você me faz
Bm7(b5) E Am
Procurei em todas as mulheres a felicidade
Am7 Dm
Mas eu não encontrei e fiquei na saudade
E Am Am7
Foi começando bem mas tudo teve fim
Bm7(b5) E Am
Você é o Sol da minha vida, a minha vontade
Am7 Dm
Você não é mentira, você é verdade
E Am Am7
É tudo que um dia eu sonhei pra mim
Madalena do Jucu (samba, 1989) - Tradicional - Adaptação: Martinho da Vila - Interpretação: Martinho da Vila
LP O Canto Das Lavadeiras / Título da música: Madalena do Jucu / Tradicional (Compositor) / Martinho da Vila (Adaptação) / Martinho da Vila (Intérprete) / Gravadora: Sony Music / Ano: 1989 / Nº Álbum: 177.196/1 - 464120 / Lado A / Faixa 2 / Gênero musical: Samba.
G D7 G
Madalena, Madalena
G7 C
Você é meu bem querer
D G
Eu vou falar pra todo mundo
E7 Am
Vou falar pra todo mundo
D G G7 C
Que eu só quero é você
G D7 G
Minha mãe não quer que eu vá
G7 C
Na casa do meu amor
D G
Eu vou perguntar a ela
E7 Am
Eu vou perguntar a ela
D G G7 C
Se ele nunca namorou
Madalena...
G D7 G
O meu pai não quer que eu case
G7 C
Mas me quer namorador
D G
Eu vou perguntar a ele
E7 Am
Eu vou perguntar a ele
D G G7 C
Porque ele se casou
Madalena...
G D7 G
Eu fui lá pra Vila Velha
G7 C
Direto do Grajau
D G
Só pra ver a Madalena
E7 Am
E ouvir tambor de congo
D G G7 C
Lá na Barra do Jacú
Devagar, Devagarinho (samba, 1995) - Eraldo Divagar - Intérprete: Martinho da Vila
CD Tá Delícia, Tá Gostoso / Título da música: Devagar, Devagarinho / Eraldo Divagar (Compositor) / Martinho da Vila (Intérprete) / Gravadora: Sony Music / Ano: 1995 / Nº Álbum: 850257/2 - 479164 / Faixa 4 / Gênero musical: Samba.
D
É devagar, é devagar,
é devagar, é devagar
Em
Devagarinho
A
É devagar, é devagar,
é devagar, é devagar
Devagarinho
D
Devagarinho
É que a gente chega lá
Se você não acredita
Em
Você pode tropeçar
E tropeçando
O seu dedo se arrebenta
D
Com certeza não se agüenta
AD
E vai me xingar
D
É devagar, é devagar, é devagar, é devagar
Em
Devagarinho
A
É devagar, é devagar, é devagar, é devagar
Devagarinho
D
Eu conheci um cara
Em
Que queria o mundo abarcar
Mas de repente
Deu com a cara no asfalto
D
Se virou, olhou pro alto
AD
Com vontade de chorar
D
É devagar, é devagar, é devagar, é devagar
Em
Devagarinho
A
É devagar, é devagar, é devagar, é devagar
Devagarinho
D
Sempre me deram a fama
Em
De ser muito devagar
E desse jeito
Vou driblando os espinhos
D
Vou seguindo o meu caminho
AD
Sei aonde vou chegar
D
É devagar, é devagar, é devagar, é devagar
Em
Devagarinho
A
É devagar, é devagar, é devagar, é devagar
Devagarinho
Dancei (samba, 1989) - Argemiro da Portela - Intérprete: Martinho da Vila
LP O Canto Das Lavadeiras / Título da música: Dancei / Argemiro da Portela (Compositor) / Martinho da Vila (Intérprete) / Gravadora: Sony Music / Ano: 1989 / Nº Álbum: 177.196/1 - 464120 / Lado A / Faixa 4 / Gênero musical: Samba.
(E7) A
Quem tem seu amor não dorme
F#mBm
Eu sei
E7
Por causa desses conformes
A
Dancei
E7/AE7/BA7/C#
Igual pipoca no fogo
D
Pulei
E7AF#m
Depois da casa arrombada
BmE7A
Acordei
A/F#
Aviso ao bicho homem
F#mBm
Cuidado com a mulher
E7
Com carinho nos consome
A
E se faz tudo que ela quer
A7
Os mais velhos me falaram
D
E eu não acreditei
E7AF#m
O resultado agora
BmE7A
Dancei
LP Martinho Da Vila / Título da música: Casa de Bamba / Martinho da Vila (Compositor) / Martinho da Vila (Intérprete) / Gravadora: RCA Victor / Ano: 1969 / Nº Álbum: BBL 1488 / Lado A / Faixa 5 / Gênero musical: Samba,
GAm
Na minha casa todo mundo é bamba
D7G
Todo mundo bebe todo mundo samba
GE7Am
Na minha casa não tem bola pra vizinha
D7G
Não se fala do alheio, nem se liga pra Candinha
GE7Am
Na minha casa ninguém liga pra intriga
D7G
Todo mundo xinga, todo mundo briga
GAm
Macumba lá minha casa
D7G
Tem galinha preta, azeite de dendê
GAm
Mas ladainha lá minha casa
D7G
Tem reza bonitinha e canjiquinha pra comer
GAm
Se tem alguém aflito
D7G
Todo mundo chora, todo mundo sofre
GAm
Mas logo reza pra São Benedito
D7G
Pra Nossa Senhora e pra Santo Onofre
GAm
Mas se tem alguém cantando
D7G
Todo mundo canta, todo mundo dança
E7Am
Todo mundo samba e ninguém se cansa
D7G
Pois minha casa é casa de bamba
Canta, Canta Minha Gente (samba, 1974) - Martinho da Vila - Intérprete: Martinho da Vila
LP Canta Canta, Minha Gente / Título da música: Canta, Canta Minha Gente / Martinho da Vila (Compositor) / Martinho da Vila (Intérprete) / Gravadora: RCA Victor / Ano: 1974 / Nº Álbum: 103.0110 / Lado A / Faixa 1 / Gênero musical: Samba.
A
Canta, canta minha gente
Bm
Deixa a tristeza pra lá
E7
Canta forte, canta alto
A
Que a vida vai melhorar
A
Cantem o samba de roda
Bm
O samba-canção e o samba rasgado
E7
Cantem o samba de breque
A
O samba moderno e o samba quadrado
Cantem ciranda e frevo
Bm
O coco, maxixe, baião e xaxado
E7
Mas não cantem essa moça bonita
A
Porque ela está com o marido do lado
Canta, canta minha gente...
A
Quem canta seus males espanta
Bm
Lá em cima do morro ou sambando no asfalto
E7
Eu canto o samba-enredo
A
Um sambinha lento ou um partido alto
Há muito tempo não ouço
Bm
O tal do samba sincopado
E7
Só não dá pra cantar mesmo
A
É vendo o sol nascer quadrado
LP Convite Para Ouvir Maysa Nº 2 / Título da música: Diplomacia / Maysa (Compositora) / Maysa (Intérprete) / Gravadora: RGE / Ano: 1958 / Nº Álbum: XRLP 5013 / Lado B / Faixa 6 / Gênero musical: Samba-canção.
Pouco importa a razão da verdade Que impede a felicidade De morar no meu coração Pouco importa se tudo hoje em dia Se baseia na diplomacia Que semeia a desunião
Se é preciso ouvir toda gente Que só diz aquilo que não sente Que faz pouco da minha aflição Pouco importa a razão da verdade Que impede a felicidade De morar no meu coração
Se é preciso ouvir toda gente Que só diz aquilo que não sente Que faz pouco da minha aflição Pouco importa a razão da verdade Que impede a felicidade De morar no meu coração
LP 10' Convite Para Ouvir Maysa / Título da música: Resposta / Maysa (Compositora / Maysa (Intérprete) / Gravadora: RGE / Ano: 1956 / Nº Álbum: RLP 013 / Lado B / Faixa 2 / Gênero musical: Samba-canção.
Ninguém pode calar dentro em mim Esta chama que não vai passar É mais forte que eu E não quero dela me afastar
Eu não posso explicar quando foi E nem quando ela veio E só digo o que penso, só faço o que gosto E aquilo que creio
Se alguém não quiser entender E falar, pois que fale Eu não vou me importar com a maldade De quem nada sabe E se alguém interessa saber Sou bem feliz assim Muito mais do que quem já falou Ou vai falar de mim
Se alguém não quiser entender E falar, pois que fale Eu não vou me importar com a maldade De quem nada sabe E se alguém interessa saber Sou bem feliz assim Muito mais do que quem vai falar Ou já falou de mim
LP Convite Para Ouvir Maysa Nº 2 / Título da música: Felicidade Infeliz / Maysa (Compositora) / Maysa (Intérprete) / Gravadora: RGE / Ano: 1958 / Nº Álbum: XRLP 5013 / Lado A / Faixa 6 / Gênero musical: Samba-canção.
Felicidade, deves ser bem infeliz Andas sempre tão sozinha Nunca perto de ninguém Felicidade, vamos fazer um trato Mande ao menos teu retrato Pra que eu veja como és
Esteja bem certa porém Que o destino bem cedo fará Com que teu rosto eu Eu vá esquecer Felicidade não chore Que às vezes é bom A gente sofrer
Esteja bem certa porém Que o destino bem cedo fará Com que teu rosto eu Eu vá esquecer Felicidade não chore Que às vezes é bom A gente sofrer
LP 10' Maysa / Título da música: O Que / Maysa (Compositora) / Maysa (Intérprete) / Rafael Puglielli (Acomp.) / Orquestra RGE (Acomp.) / Gravadora: RGE / Ano: 1957 / Nº Álbum: RLP 015 / Lado B / Faixa 1 / Gênero musical: Samba-canção.
O que que eu estou procurando
No vago aflita olhando?
De canto em canto buscando
O que?
De noite a lua assiste
Que eu fico ainda mais triste
E saio pra rua andando
Procurando mas o que?
Talvez se um dia eu achasse
O mundo depressa tirasse
E eu não conseguisse nem ver
Mas o que?
Que eu estou procurando
No vago aflita olhando
De canto em canto buscando
O que?
"Convite Para Ouvir Maysa" foi o primeiro álbum gravado pela cantora Maysa. Tudo começou em 1956, quando Alcebíades Monjardim, pai de Maysa, convidou Zezinho e Côrte Real, após uma noitada na boate Oásis, para passar em sua casa e escutar sua filha cantar. Admirado com o talento da moça, Côrte Real, que havia apresentado o cantor Roberto Carlos mais tarde ao Brasil, a propôs a gravar um disco.
Esse álbum que seria gravado após o nascimento do filho de Maysa, por exigência de André Matarazzo, seu marido, não apresentaria na capa a foto dela. No lugar apareciam orquídeas orvalhadas sobre um cartão com o “Convite Para Ouvir Maysa”. Outra exigência de André era que Maysa não se apresentasse como cantora profissional e que todos os lucros que o álbum rendesse fossem doados ao Hospital do Câncer. Tudo isso por que naquela época cantoras de rádio não eram bem vistas pela sociedade e André não queria macular o nome da sua família.
O disco traz oito sambas-canções, todos compostos por Maysa. “Adeus”, inclusive, foi composta quando ela tinha apenas 12 anos de idade. “Marcada”, a primeira música do álbum, introduz o pessimismo, uma característica que aparece com frequência em canções de toda a sua carreira. “Tarde Triste” e a autobiográfica “Resposta” tornaram-se sucessos da cantora. (Fonte: Wikipédia)
“O poeta Carlos Pena Filho me deu uma letra para eu usá-la num frevo” — relembrava Capiba —, “mas achei a letra bonita demais para música de carnaval, que é passageira. Então, preferi usá-la num samba.” Deu certo, pois com aqueles versos (“Você tem quase tudo dela / o mesmo perfume, a mesma cor / a mesma rosa amarela / só não tem o meu amor”), Capiba fez um samba moderno, estilo bossa nova, que seria sucesso nacional.
Infelizmente, Carlos Pena Filho não conheceu este sucesso. Em 27 de junho de 1960, um carro em que viajava em companhia do político Moura Cavalcanti foi violentamente abalroado numa rua de Recife por um ônibus dirigido por um bêbado. Atingido na cabeça, Carlos entrou em coma, morrendo quatro dias depois, aos 31 anos de idade (A Canção no Tempo - Vol. 2 - Jairo Severiano e Zuza Homem de Mello - Editora 34).
A mesma rosa amarela (samba, 1962) - Capiba e Carlos Pena Filho - Intérprete: Maysa
LP Canção do Amor mais Triste / Título da música: A mesma rosa amarela / Carlos Pena Filho (Compositor) / Capiba (Compositor) / Maysa (Intérprete) / Gravadora: RGE / Ano: 1962 / Álbum: XRLP 5180 / Gênero musical: Samba.
Tom: A#
Gm
Você tem quase tudo dela
Cm
O mesmo perfume
Ab7+ Am5-/7 D7 Gm
A mesma cor, a mesma rosa amarela
C Eb Am5-/7 D7/9+
Só não tem o meu amor
Cm
Mas nestes dias de carnaval
D7 Gm
Para mim você vai ser ela
Am5-/7 D7 Gm
O mesmo perfume, a mesma cor
Eb Am5-/7 D7
A mesma rosa amarela
Gm
Mas não sei o que será
Cm F7
Quando chegar a lembrança dela
Bb7+ Eb
E de você apenas restar
Gm Eb C
A mesma rosa amarela
Eb D7 Gm
A mesma rosa amarela
Comuns na música americana, especialmente em shows da Broadway, as canções que apresentam um recitativo (verse, em inglês) precedendo a primeira parte são raras na música brasileira. Incluem-se nessa categoria alguns sambas-exaltação, valsas e sambas-canção como “Ponto Final”, sucesso de Dick Farney.
Curiosamente, o esquema é utilizado por compositores da bossa nova como Carlos Lyra (“Maria Ninguém”, “Sabe Você”) e Tom Jobim (“Se Todos Fossem Iguais a Você”, “Desafinado”, “Dindi”), embora em algumas dessas canções o prólogo seja desprezado pela maioria dos intérpretes — “Desafinado”, por exemplo, poucas vezes foi gravado na íntegra, constituindo exceções os registros de Jobim nos álbuns Terra brasilis e Tom Jobim inédito.
Em “Dindi”, porém, o recitativo cantado ad libitum, como convém, está presente em quase todas as gravações: “Céu, tão grande é o céu / e bandos de nuvens que passam ligeiras / para onde elas vão / (...) / contando as histórias que são de ninguém / mas que são minhas / e de você também..” Seguem-se o estribilho (“Ai, Dindi / se soubesses do bem que eu te quero.”) e a estrofe (“E as águas deste Rio / onde vão, eu não sei / a minha vida inteira / esperei... esperei...”). Geralmente, os recitativos são compostos no modo menor, abrindo para a relativa maior no estribilho, como ocorre em “Dindi” lá menor, dó maior e mi menor são, respectivamente, as tonalidades do recitativo, do estribilho e da estrofe.
Sylvia Telles, a própria “Dindi” da canção cuja letra é assinada por seu futuro marido, Aloysio de Oliveira, foi a lançadora, responsável pelo sucesso inicial da canção. Esta gravação, realizada para o elepê Amor de gente moça (outubro de 59), tem preciosa orquestração de Lindolfo Gaya, com a harpa sugerindo “as nuvens que passam” e a trompa “o vento que fala nas folhas”.
Fervorosa, envolvente, ela não seria igualada nem pela mesma Silvinha nas três vezes em que a regravou: nos elepês Amor em hi-fi (1960), Reencontro, com o Tamba Trio (1966) e, finalmente, um mês antes de sua morte num acidente automobilístico, no disco gravado ao vivo, em Berlim, com o acompanhamento da violonista Rosinha de Valença. (A Canção no Tempo - Vol.2 - Jairo Severiano e Zuza Homem de Mello - Editora 34).
LP Amor de gente moça / Título da música: Dindi / Oliveira, Aloysio de (Compositor) / Tom Jobim (Compositor) / Telles, Sylvia (Intérprete) / Imprenta [S.l.]: Odeon, 1959 / Nº Álbum MOFB 3084 / Lado A / Faixa 1 / Gênero musical: Samba-canção.
Intro: C7+C7MBb7M
Céu, tão grande é o céu
C7MBb7M
E bandos de nuvens que passam ligeiras
A7MC#m7F#mBm7E7/5+
Prá onde elas vão, ah, eu não sei, não sei
C7MBb7M
E o vento que fala das folhas
C7MBb7M
Contando as histórias que são de ninguém
A7MC#m7F#mBm7E7/5+
Mas que são minhas e de você também
C7MBb7M
Ai, Dindí
C7MGm7
Se soubesses o bem que eu te quero
F#7/5-F7MF#ºBb7/9C7MBb7M
O mundo seria, Dindí, tudo, Dindí, lindo, Dindí
C7MBb7M
Ai, Dindí
C7MAm7G#m7Gm7F#7/5-F7MF#º
Se um dia você for embora me leva contigo, Dindí
Bb7/9C7MAm7F#m7/5-B7
Olha, Dindí, fica, Dindí
EmF#m7/5-B7
E as águas desse rio
Em/GF#m7/5-B7EmA7
Onde vão, eu não sei
Dm7A/GDm/FDm7G7C7MBb7M
A minha vida inteira, esperei, esperei por vo...cê, Dindí
C7MGm7
Que é a coisa mais linda que existe
F#7/5-F7MF#º
É você não existe, Dindí
Bb7/9C7MDm7Bb7M
Olha, Dindí, adivinha, Dindí
Último samba de estilo tradicional a vencer no carnaval, “Tristeza” foi também o último sucesso, aliás póstumo, de Haroldo Lobo (morto em julho de 65), um dos mais férteis e premiados compositores carnavalescos. Originalmente um extenso samba do então iniciante Niltinho (Nilton de Souza), “Tristeza” seria remontado por Haroldo, que lhe deu o toque profissional, reduzindo-lhe o tamanho e enxertando-lhe alguns compassos de uma antiga melodia de sua autoria.
Daí resultou um belo samba, ao mesmo tempo vibrante e sentimental, que o povo consagrou: “Tristeza / por favor vai embora / minha alma que chora / está vendo o meu fim...” Lançado por Ari Cordovil, teria a sua gravação marcante na interpretação registrada ao vivo por Jair Rodrigues, no já citado programa “O Fino da Bossa”. Essa gravação antecederia dezenas de outras, inclusive no exterior, onde “Tristeza” ganhou uma versão em inglês, de Norman Gimbel, com o título de “Goodbye Sadness”. Seu sucesso foi tão grande que Niltinho passou a ser chamado de Niltinho Tristeza (A Canção no Tempo – Vol. 2 – Jairo Severiano e Zuza Homem de Mello – Editora 34).
LP Dois Na Bossa Número 2 - Elis Regina e Jair Rodrigues / Título da música: Tristeza / Haroldo Lobo (Compositor) / Niltinho Tristeza (Compositor) / Jair Rodrigues (Intérprete) / Gravadora: Philips / Ano: 1966 / Álbum: P-632.792-L / Lado A / Faixa 3 / Gênero musical: Samba.
Introd.: A6D7+Dm6C#m7F#7/9B7/13E7/9A6A7+A6
Tristeza
A#°Bm7
Por favor vai embora
C°C#m7Bm7
Minha alma que chora
E7/9A7+A6
Está vendo o meu fim
A7D7+
Fez do meu coração a sua moradia
Dm6G7/9C#7/13C#5+/7
Já é demais o meu penar
F#7/9F#7/b9B7/13B5+/7
Quero voltar aquela vida de alegria
E7/9E7/b9A7+A6
Quero de novo cantar
D7+
Lá, rá, lá, rá
Dm6C#m7
Lá, rá, lá, rá, lá, rá, rá
F#7/9B7/13
Lá, rá, lá, rá, lá, rá, rá
E7/9A6
Quero de novo cantar
Ne Me Quitte Pas (1961) - Jacques Brel - Intérprete: Maysa
LP Maysa / Título da música: Ne Me Quitte Pas / Jacques Brel (Compositor) / Maysa (Intérprete) / Gravadora: RCA Victor / Ano: 1966 / Nº Álbum: BBL 1363 / Lado B / Faixa 1.
Em Em/D
Ne me quitte pas il faut oublier
C7+ Am7
Tout peut s'oublier qui s'enfuit déjà
C/D D7
Oublier le temps des malentendus
G7+
Et le temps perdu à savoir comment
C7+ B7
Oublier ces heures qui tuaient parfois
Em Em/D
A coups de pourquoi le coeur du bonheur
B7/11 B7
Ne me quitte pas, ne me quitte pas
Em B7 Em
Ne me quitte pas
E/D C7+
Moi je t'offrirai des perles de pluies
B7 Em
Venues du pay où il ne pleut pas
Je creuserai la terre jusqu'après
C7+
Ma mort
D G7+
Pour couvrir ton corps d'or el de lumière
Em F
Je ferai un domaine où l'amour sera roi
B7 Em
Où l'amour sera loi où tu seras reine
G Am9
Ne me quitte pas, ne me quitte pas
B7/11 B7 Em
Ne me quitte pas
Em Em/D
Ne me quitte pas je t'inventerai
C7+ Am7
Des mots insensés que tu comprendras
C/D D7
Je te parlerai de ces amants là
G7+
Qui ont vu deux fois leur coeur s'embraser
C7+ B7
Je te racontrai l'histoire de ce roi
Em
Mort de n'avoir pas pu te rencontrer
B7/11 B7
Ne me quitte pas, ne me quitte pas
Em B7 Em
Ne me quitte pas
E/D C7+
On a vu souvent rejaillir le feu
B7 Em
D'un ancien volcan qu'on croyat trop vieux
C7+
Il est parait-il des terres brulées
D G7+
Donnant plus de blé qu'un meilleur avril
Em F
Et quand vient le soir pour qu'un ciel flamboie
B7 Em
Le rouge et le noir ne s'épousent-ils pas
B7/11 B7 Em
Ne me quitte pas, ne me quitte pas
Em/D C7+
Je ne vais plus pleurer, Je ne vais plus parler
Am7 C/D D7
Je me cachereai là a te regarder danser et sourire
G7+
Et à t'écouter chanter, écouter rire
C7+ B7
Laisse moi devenir l'ombre de ton ombre
Em E/D
L'ombre de ta main, l'ombre de ton chien
B7/11 B7
Ne me quitte pas, ne me quitte pas
Em
Ne me quitte pas
Antecedendo em alguns meses a versão de João Gilberto, que imprimiu à canção sua marca definitiva, “Meditação” seria gravada com sucesso por Isaura Garcia. Embora acompanhada pelo conjunto do marido, Walter Wanderley, um músico avançado que participaria em 61 do terceiro elepê do João, não havia na interpretação de Isaurinha a menor conotação de bossa nova. Era, isto sim, totalmente coerente com a personalidade da cantora (o álbum chamava-se Sempre personalíssima) de sotaque ítalo-paulistano, mas, que, em compensação, exibia um extraordinário senso de divisão, incomum para quem nascera no Brás. Além do mais era passional ao extremo, o que até justifica o “ai-ai-ai” que ela comete depois do verso “e tanto que seu pranto já secou...”.
Assim se entende por que sua interpretação seria praticamente o oposto da do João, a partir do andamento, mais rápido. Com um acompanhamento de cordas, um piano discreto, um trombone — na introdução que se tornaria clássica — e uma flauta — apenas na segunda parte e no final —, a versão do cantor dá bem um exemplo da economia que caracterizou a bossa nova em vários aspectos, da 0rquestraçao à duração da faixa.
Com a participação de Tom e Newton tanto na letra como na música, conforme era próprio da parceria, “Meditação” tem a estrutura A1 - A1 - B - A2, com 16 compassos em A e oito em B. O que ressalta na composição são as sofisticadas alterações diatônicas em sílabas como “di” (“quem a-cre-ditou”), “no” (“no amor”), “a” (“e perdeu a paz”), “so” (“o amor, o sor-ri-so”) e “sa” (“se transformam de-pres-sa demais”).
Já a letra, que lançou a expressão “o amor, o sorriso e a flor” — logo vinculada à bossa nova, a princípio positivamente, mais tarde, pejorativamente —, percorre as etapas de uma tradicional história de amor: o sonho inicial, a perda, a solidão, a privação e, por fim, o reencontro como amor verdadeiro.
O enfoque de João Gilberto e o arranjo de Tom Jobim exerceram forte influência no padrão da maioria das gravações que se seguiram, fazendo de “Meditação” (“Meditation”, na versão em inglês) a terceira composição em popularidade na pequena, mas importante, obra da dupla Jobim-Mendonça (A Canção no Tempo - Vol. 2 - Jairo Severiano e Zuza Homem de Mello - Ed. 34).
LP O Amor Sorriso e a Flor / Título da música: Meditação / Jobim, Tom (Compositor) / Newton Mendonça (Compositor) / Gilberto, João (Intérprete) / Imprenta [S.l.]: Odeon, 1960 / Nº Álbum MOFB 3151 / Lado B / Faixa 1 / Gênero musical: Samba.
A6AºA6
Quem acreditou no amor no sorriso na flor
C#m7F#7(-13)
Então sonhou sonhou
Bm7Dm7
E perdeu a paz
C#m7F#7(-13)
O amor o sorriso e a flor
Bm7E5+
Se transformam depressa demais
A6Aº
Quem no coração
A6
Abrigou a tristeza de ver
C#m7F#7(-13)
Tudo isso se perder
Bm7Dm7
E na solidão
C#m7F#7(-13)
Procurou a caminho a seguir
Bm7E5+
Já descrente de um dia feliz
D7+Dm7
Quem chorou chorou
C#m7CºBm7E5+
E tanto que o seu pranto já secou
A6Aº
Quem depois voltou
A6
Ao amor ao sorriso e a flor
C#m7F#7(b13)
Então tudo encontrou
Bm7Dm7
Pois a própria dor
C#m7F#7(-13)Bm7E7(9b)Am7
Revelou o caminho do amor e a tristeza acabou
"Voltei", lançado em 1960, é o sétimo álbum de Maysa já influenciado pela bossa nova em algumas faixas como "Meditação" e "Cheiro de Saudade" e os clássicos sambas-canções. A capa traz uma combinação do antigo (uma foto em preto e branco da cantora) e do novo (o nome do álbum grafado em letras modernas para a época).
O título do álbum está relacionado com a volta da cantora à vida normal, após um tratamento à base de antidepressivos e uma desintoxicação alcoólica. Foi uma temporada de um mês no hospital, por causa de uma crise de pressão baixa, causada pela ingestão de uísque combinada com comprimidos para dormir. Maysa voltava agora mais bela, magra e sentindo-se bem.
Duas canções neste disco eram assinadas por ela: o samba-canção "Voltei" e o sambinha positivo "Vem Comigo", escrito enquanto estava no hospital. Um dos maiores sucessos do álbum foi o bolero "Cantiga de Quem Está Só", que se manteve nas paradas por três meses. Três discos 78 rpm do mesmo ano continham canções do álbum: o primeiro traz “Voltei” e “Vem Comigo”, o segundo “Solidão” e “Cheiro de Saudade” e o terceiro “Alguém Me Disse” e “Meditação”. O compacto duplo "Com Carinho de Maysa" contém “Cheiro de Saudade” e Meditação” no lado A e “Solidão” e “Dindi” no lado B (Fonte: Wikipédia).
Voltei (1960) - Maysa e Enrico Simonetti - Intérprete: Maysa
LP Voltei / Título da música: Voltei / Maysa (Compositora) / Enrico Simonetti (Compositor) / Maysa (Intérprete) / Simonetti (Acomp.) / Orquestra RGE (Acomp.) / Gravadora: RGE / Ano: 1960 / Nº Álbum: XRLP 5078 / Lado A / Faixa 4 / Gênero musical: Samba-canção.
Meu verso sempre tão triste Volta pedindo desculpas Pelo triste que causou Meus olhos tantas vezes decantados Inda mais desencantados Voltam triste ao que deixou
E tudo recomeça novamente Eu me entrego docemente E a tristeza eu me dou Voltei, com meus olhos Com meu verso e a todos eu peço Que me aceitem como sou Com meu verso sempre triste Com meus olhos desencantados Sendo sempre como sou
Voltei, com meus olhos Com meu verso e a todos eu peço Que me aceitem como sou Com meu verso sempre triste Com meus olhos desencantados Sendo sempre como sou
Meu verso sempre tão triste Volta pedindo desculpas Pelo triste que causou
Disco 78 rpm / Título da música: Estou pensando em ti / Sampaio, Raul (Compositor) / Santos, Benil (Compositor) / Silva, Anísio (Intérprete) /
Imprenta [S.l.]: Odeon, 1960 / Nº Álbum 14637 / Lado A / Gênero musical: Bolero.
G Gº G
Estou pensando em ti chorando
G#º
E num lamento lá fora o vento
Am7 E7
Chora comigo
Am7 D
Estou pensando em ti chorando
D
Anjo divino, que o meu destino
G Em Am D
Modificou
G Gº G
Estou pensando em ti chorando
Dm G7
Abro a janela a noite é bela
C C#º
Mas que me importa
C C#º G Em
Estou pensando em ti chorando tanto
Am
Onde te encontras
D G
Hás de sentir a mágoa do meu pranto
G Gº G
Estou pensando em ti chorando
Dm G7
Abro a janela a noite é bela
C C#º
Mas que me importa
C C#º G Em
Estou pensando em ti chorando tanto
Am
Onde te encontras
D G
Hás de sentir a mágoa do meu pranto
C Cm G G7M/6
Estou pensando em ti ......
Adeus (1956) - Maysa - Intérprete: Maysa canta, de sua autoria, a música ''Adeus" em seu primeiro LP "Convite Para Ouvir Maysa" de 1956.
LP 10' Convite Para Ouvir Maysa / Título da música: Adeus / Maysa (Compositora) / Maysa (Intérprete) / Gravadora: RGE / Ano: 1956 / Nº Álbum: RLP 013 / Lado B / Faixa 4 / Gênero musical: Samba-canção.
Adeus palavra tão corriqueira
Que diz-se a semana inteira
A alguém que se conhece
Adeus logo mais eu telefono
Eu agora estou com sono
Vou dormir pois amanhece
Adeus uma amiga diz à outra
Vou trocar a minha roupa
Logo mais eu vou voltar
Mas quando
Este adeus tem outro gosto
Que só nos causa desgosto
Este adeus você não dá
LP Clube Da Esquina / Título da música: Um Girassol da Cor de Seu Cabelo / Lô Borges (Compositor) / Márcio Borges (Compositor) / Lô Borges (Intérprete) / Milton Nascimento (Intérprete) / Gravadora: Odeon / Ano: 1972 / Nº Álbum: MOAB 6005/6 / Disco 1 / Lado B / Faixa 2.
Tom: Am
(intro) Am9F#m7/5bAm9/GF#m7/5bAmF#m7/5-
Vento solar e estrelas do mar
Am/GF#m7/5-
A terra azul da cor do seu vestido
AmF#m7/5-
Vento solar e estrelas do mar
AmF#m7/5-
Você ainda quer morar comigo?
F7+Bb7/9Am7Em7F7+
Se eu cantar, não chore não, é só poesia
Bb7/9Am7Em7F7+
Eu só preciso ter você por mais um dia
Bb7Am7Em7F7+
Ainda gosto de dançar bom dia, como vai você?
Am/GAm/9F#m7/5-
Sol girassol, verde vento solar
Am/GF#m7/5-
Você ainda quer morar comigo?
AmF#m7/5-
Vento solar e estrelas do mar
Am/GF#m7/5-
Um girassol da cor de seu cabelo
F7+Bb7/9Am7
Se eu morrer, não chore não
Em7F7+Bb7/9Am7
É só a lua, é seu vestido cor de mara-
Em7F7+Bb7/9Am7Em7
-vilha nua ainda moro nesta mesma rua
F7+
Como vai você?
F#m7/5-Am/GE7/G#AmF
Você vem, ou será que é tarde demais?
DmE4/7E7AmFDm
O meu pensamento tem a cor
E7AmFDm
De seu vestido ou um girassol que tem a cor
E7AmFDm
De seu cabelo? O meu pensamento tem a cor
E7AmFDm
De seu vestido ou um girassol que tem a cor
E7AmFDm
De seu cabelo? O meu pensamento tem a cor
E7AmFDm
De seu vestido ou um girassol que tem a cor
E7AmFDmE4/7E7
De seu cabelo
LP Clube Da Esquina / Título da música: Tudo Que Você Podia Ser / Lô Borges (Compositor) / Márcio Borges (Compositor) / Milton Nascimento (Intérprete) / Gravadora: Odeon / Ano: 1972 / Nº Álbum: MOAB 6005/6 / Disco 1 / Lado A / Faixa 1.
DmAm7/9/11DmAm7/9/11G#m7/9/11G7/9/11
Com sol e chuva você sonhava
Gm7/9/11Am7/9
Que ia ser melhor depois
Gm7/9Am7/9
Você queria ser o grande herói das estradas
Gm7/9/11Am7/9/11Em7/9/11Dm
Tudo que você queria ser
DmAm7/9/11DmAm7/9/11G#m7/9/11
Sei um segredo você tem medo
Gm7/9/11Am7/9/11
Só pensa agora em voltar
Gm7/9/11Am7/9/11
Não fala mais na bota e do anel de Zapata
Gm7/9/11Am7/9/11Em7/9/11Gm7/9/11
Tudo que você devia ser sem medo
(Dm7/9/11Gm7/9/11Em7/9/11Am7/9/11)
Gm7/9/11Am7/9/11
E não se lembra mais de mim
Gm7/9/11Am7/9/11
Você não quis deixar que eu falasse de tudo
Gm7/9/11Am7/9/11Em7/9/11Gm7/9/11
Tudo que você podia ser na estrada
(Dm7/9/11Gm7/9/11Em7/9/11Am7/9/11)
Dm7Am7/9/11Dm7Am7/9/11
Ah! Sol e chuva na sua estrada
Gm7/9/11Am7/9/11
Mas não importa não faz mal
Gm7/9/11Am7/9/11
Você ainda pensa e é melhor do que nada
Gm7/9Am7/9Em7/9Gm7/9
Tudo que você consegue ser ou nada
(Dm7/9Gm7/9Em7/9Am7/9)
Gm7/9Am7/9
Não importa não faz mal...
LP Clube Da Esquina 2 / Título da música: Tanto / Beto Guedes (Compositor) / Ronaldo Bastos (Compositor) / Milton Nascimento (Intérprete) / Lô Borges (Partic.) / Beto Guedes (Partic.) / Gravadora: EMI-Odeon / Ano: 1978 / Nº Álbum: 164 422831/2 / Disco 2 / Lado A / Faixa 3.
Tom: Gm Gm
Meu amor, não leva a mal
Bb/F
Chega de maltratar
Eb/F
Quem só quer bem
Ab/EbAb/CAb/Bb
E não tem mais razão de suportar
(GmDm4/7)
Tanto
Gm
Sendo assim, não leva a mal
Bb/FEb/F
Pára de machucar quem sempre te amou
Ab/EbAb/CAb/Bb
E já não tem razão de duvidar
(GmDm4/7)
Tanto
A7+B/AG7+
Sua pessoa pára, parava a tarde suspensa
Cm7Eb/F
Chamo o seu nome
Cm7Ab/Bb
E logo se acende a luz
Gm
Sendo assim melhor parar
Bb/F
Cuida pra não cegar
Eb/F
E nem perceber
Ab/EbAb/CAb/Bb
Que já não tem razão pra me deixar
(GmDm4/7)
Tonto
A7+B/AG7+
Sua presença chamava o dia mais cedo
Cm7Eb/F
Tudo acendia
Cm7Ab/Bb (GmDm4/7)
Ficava sempre acesa a luz
(AmEm4/7) Am
Sem querer injuriar
C/GF/G
Trata de se ligar você me ganhou
Bb/FBb/DD/F#G/D
E quem ajoelhou tem de rezar
LP Minha Voz / Título da música: Solar / Milton Nascimento (Compositor) / Fernando Brant (Compositor) / Gal Costa (Intérprete) / Roupa Nova (Intérprete) / Gravadora: Polygram / Ano: 1982 / Nº Álbum: 6328 523 / Lado A / Faixa 5.
Intr.: CC7MF/CF/GCC7M
Venho do sol, a vida inteira no sol
C6CC/DD7
Sou filho da terra do sol, hoje escuro
FGE7Am
O meu futuro é luz e calor de um novo mundo eu sou
Em/GD/F#Dm/F
E um mundo novo será mais claro
Dm7E5+/7E7AmD/F#Dm/FC/E
Mas é no velho que procuro o jeito mais sábio de usar
FBbCFBbG7C
A força que o sol me dá, canto o que eu quero viver
C/E
É o sol, somos crianças ao sol
C/GC/DD7
A aprender, a viver e a sonhar, e o sonho é belo
GF/AG/BCF/CC
Pois tudo ainda faremos, nada está no lugar
F/AG/BCF/CCF/AG/BG7CGAmC/DD/E
Tudo está por pensar, tudo está por criar
Am7D/E
Saí de casa para ver outro mundo, conheci
G/AD7MD4
Fiz mil amigos nas cidades de lá