Mãe Menininha (1894-1986) |
Este “é um canto de amor e amizade que fiz para aquela senhora a quem venero e admiro há tantos anos”, declara Caymmi, que confirma o título da composição às vezes publicado de forma incorreta: “é ‘Oração de Mãe Menininha’, mesmo, assim como o povo costuma dizer ‘oração de Santo Antônio’, ‘oração de São José’...”
Gravada pelo autor e pelo duo Gal-Bethânia, a canção tornou conhecida no país a figura de Mãe Menininha do Gantois. A propósito, Gantois foi um francês que fez fortuna na Bahia no século XIX. Com a Abolição, ele permitiu que ex-escravos seus, entre os quais ancestrais de Menininha, habitassem uma de suas terras em Salvador, lugar que acabou sendo chamado de Alto do Gantois. Foi ali que nasceu e viveu a famosa mãe-de-santo (A Canção no Tempo – Vol. 2 – Jairo Severiano e Zuza Homem de Mello – Editora 34).
Oração de Mãe Menininha (1972) - Dorival Caymmi
LP Caymmi / Título da música: Oração de Mãe Menininha / Autoria: Caymmi, Dorival, 1914-2008 (Compositor) / Caymmi, Dorival (Intérprete) / Imprenta [S.l.]: Odeon, 1972 / Nº do Álbum: SMOAB-6007 / Lado A / Faixa 6.
Tom: C
C Ai minha mãe Dm Minha Mãe Menininha G7 Ai minha mãe C Menininha do Gantois Dm A estrela mais linda, hein? Tá no Gantois G7 C E o sol mais brilhante, hein? Tá no Gantois Dm A beleza do mundo, hein? Tá no Gantois G7 C E a mão da doçura, hein? Tá no Gantois Dm O consolo da gente, hein? Tá no Gantois G7 C E a Oxum mais bonita, hein? Tá no Gantois Dm Olorum quem mandou G7 Essa filha de Oxum Dm Tomar conta da gente G7 E de tudo que há Dm G7 Olorum quem mandou ô ô C Ora iê iê ô... Dm G7 Ora iê iê ô... C Ora iê iê ô...