Disco 78 rpm / Título: Você já foi à Bahia? / Autoria: Caymmi, Dorival, 1914-2008 (Compositor) / Anjos do Inferno (Intérprete) / Imprenta [S.l.]: Columbia, 27/09/1941 / Nº Álbum 55303 / Lado A / Lançamento: Outubro/1941 / Gênero: Samba
Intro: Gm7 C7 F/C Dm7 Gm7 C7 F Dm7 Gm7 C7 F
F
Você já foi à Bahia, nega?
C7
Não?
F
Então vá!
Dm C7
Quem vai ao "Bonfim", minha nega,
C7 F6 Bb7+
Nunca mais quer voltar.
F Dm7 G7
Muita sorte teve,
C7
Muita sorte tem,
F7+ Am5-
Muita sorte terá
D7 Gm7
Você já foi à Bahia, nega?
C7
Não?
F
Então vá!
F7+ Gm7
Lá tem vatapá
C7 F/C
Então vá!
Dm7 Gm7
Lá tem caruru,
C7 F
Então vá!
Dm7 Gm7
Lá tem munguzá,
C7 F
Então vá!
Dm7 Db9
Se "quiser sambar"
C7 F
Então vá!
Am5- D7 Gm7
Nas sacadas dos sobrados
Gm7 Bbm6 C9 F7
Da velha São Salvador
Dm7 G7
Há lembranças de donzelas,
Bb/C C7 F
Do tempo do Imperador.
Am5- D7 Gm7
Tudo, tudo na Bahia
Bbm6 C7 F7+
Faz a gente querer bem
Dm G7
A Bahia tem um jeito,
Bb C7 F
Que nenhuma terra tem
Disco 78 rpm / Título da música: Três lágrimas / Autoria: Barroso, Ary (Compositor) / Sílvio Caldas (Intérprete) / Imprenta [S.l.]: Victor, 1941 / Nº Álbum 34793 / Gênero musical: Valsa
C D#º Dm G7
Eu chorei
C D#º Dm G7
Pela primeira vez na minha vida
C D#º Dm G7
Quando nossa vida se complicou
Gm C7 F7+
Éramos então duas crianças
Bb7 C
Cheias de vida e de esperança
D#º Dm G7
Lembro-me bem do teu olhar espantado
C D#º Dm G7
Quando te roubei um beijo bem roubado
C D#º Dm G7
E uma lágrima dos olhos me rolou
C D#º Dm G7
Eu chorei
C D#º Dm G7
Pela segunda vez na minha vida
C D#º Dm G7
Quando minha vida desmoronou
Gm C7 F7+
Tínhamos então mais vinte anos
Fm Bb7 C F Fm
Mágoas, saudades, desenganos
C D#º Dm G7
Lembro-me bem do teu olhar esquisito
C D#º Dm G7
Quando te olhei surpreso e muito aflito
C D#º Dm G7
E uma lágrima dos olhos te rolou
C D#º Dm G7
Eu chorei
C D#ºvv Dm G7
Pela terceira vez na minha vida
C D#º Dm G7
Quando minha vida se acabou
Gm C7 F7+
Ia pela rua amargurado
Bb7 C
Quando ouvi bem o teu chamado
D#º Dm G7
Lembro-me só que já fugira a meiguice
C D#º Dm G7
Do teu lindo olhar agora era a velhice
C D#º Dm G7 C
E uma lágrima dos olhos nos rolou
Disco 78 rpm / Título: Seu Libório / Autoria: Ribeiro, Alberto, 1902-1971 (Compositor) / João de Barro, 1907-2006 (Compositor) / Vassourinha (Intérprete) / Lacerda, Benedito, 1903-1958 (Acompanhante) / Regional (Acompanhante) / Imprenta [S.l.]: Columbia, 1941 / Nº Álbum 55295 / Lado A / Gênero: Samba choro
----------G ----------------------------------E7---------- Am
Seu Libório tem três vizinhas / Manon, Margot e Frufru ------------------------D7---------------------------G
Saem todas as tardinhas / Carregando o seu Lulu, -----------------------------------------G7--------------- C
Ninguém sabe o que elas fazem / Porém todo mundo diz: --------------------------------G Que o seu Libório é quem manda / ----D7-------------------- G Ah!... Como o Libório é feliz
A Manon é mais lourinha / Que boneca de Paris
A Margot é queimadinha / Pelo sol do meu país
A Frufru tem um sinalzinho / Na pontinha do nariz
E o seu Libório é quem manda / Ah!... Como o Libório é feliz
Seu Libório tem três vizinhas ...
Usam todas um V-8 / Que lhes deu um coronel
Tem vestidos de alto preço / E perfumes a granel
Vive assim feliz e contente / Com o que o destino lhe deu
Pois seu Libório é quem manda / Ah! ... e o seu Libório sou eu !
Disco 78 rpm / Título: Requebre que eu dou um doce / Autoria: Caymmi, Dorival, 1914-2008 (Compositor) / Anjos do Inferno (Intérprete) / Imprenta [S.l.]: Columbia, 1941 / Nº Álbum 55303 / Lado B
CDm
Requebre que eu dou um doce
G7C
Requebre que eu quero vê
Dm
Requebre, meu bem, que eu trouxe
G7C
Um chinelo pra você - ai...
Dm
Pra você requebrar
G7
Moreninha da sandalia
C
do “pom-pom” “grenat”
Dm
Quando acabar com a sandalia de lá
G7C
Venha buscar essa sandalia de cá
A7Dm
Pra não parar de “sambá” BIS
G7C
Pra não parar de “sambá”
DmG7
Morena balance as “contas”
C
Não pare de “peneirar”
DmG7
Eu vim pra lhe “vê” sambando
C
Eu vim pra lhe “vê” sambá
DmG7
À roda da sua saia
C
Da barra de “tafetá”
DmG7
Me põe a cabeça à roda
C
Moreninha da sandália do “pom-pom” “grenat”
Disco 78 rpm / Título da música: Os quindins de Iaiá / Autoria: Barroso, Ary (Compositor) / Ciro Monteiro (Intérprete) / Orquestra (Acompanhante) / Coro (Acompanhante) / Imprenta[S.l.]: Victor, 04/12/1940 / Nº Álbum 800273 / Gênero musical: Samba
Tom: E
Eb6
Os quindins de Iaiá
Bb7
Comé, comé, comé
Eb6
Os quindins de Iaiá
Bb7
Comé, comé, comé
Eb6
Os quindins de Iaiá
Bb7 Bb Eb6/G F#° Fm Fm(7M)Fm7
Comé, comé que faz chorar
C7/E
Os olhinhos de Iaiá
Fm7
Comé, comé, comé
Gm7(b5)
Os olhinhos de Iaiá
Fm7
Comé, comé, comé
C7/G Fm
Os olhinhos de Iaiá
F7/A Bb7
Comé, comé que faz penar
Bb Eb/G
O jeitão de Iaiá
Me dá, me dá
Gm
Uma dor Me dá, me dá
G°
Que eu não sei se é, se é
Fm7 C7/E Fm7
Se é ou não amor
C7/G Abm7 Abm6
Só sei que Iaiá tem umas coisas
Eb/G Db7/9 C7 C F7/A
Que as outras Iaiá não têm
Bb Eb/G
Os quindins de Iaiá
F7/A Bb Eb/G
Os quindins de Iaiá
F7/A Bb Eb/G
Os quindins de Iaiá
F7/A Bb Eb/G
Os quindins de Iaiá
Cm7 Gm
Tem tanta coisa de valor
Ab7 G7
Neste mundo de Nosso Senhor
Bb7/F Bb7 Eb6
Tem a flor da meia-noite, tem
Bb7/F Bb7 Eb6
Escondida nos canteiros
Bb7/F Bb7 Eb6
Tem músi---ca e beleza
Bb7/F Bb7 Eb6
Na voz dos boiadei----ros
Bb7/F Bb7 Eb6
A prata da lua cheia
Bb7/F Bb7 Eb6
O leque dos coqueiros
Bb7/F Bb7 Eb6
O sorriso das crianças
Bb7/F Bb7 Eb6
A toada dos barqueiros
Abm7 Eb/G G°
Mas juro por Virgem Maria
Fm7 F#° Gm7 C
Que nada disso pode matar
F7/A Bb Eb/G
Os quindins de Iaiá
F7/A Bb Eb/G
Os quindins de Iaiá
F7/A Bb Eb/G
Os quindins de Iaiá
F7/A Bb7 Eb6
Os quindins de Iaiá...
Letra:
Os quindins de Iaiá / Cumé, cumé, cumé?
Os quindins de Iaiá / Cumé, cumé, cumé?
Os quindins de Iaiá / Cumé?
Cumé que faz chorar / Os zóinho de Iaiá
Cumé, cumé, cumé? / Os zóinho de Iaiá
Cumé, cumé, cumé? / Os zóinho de Iaiá
Cumé?
Cumé que faz penar / O jeitão de Iaiá
Me dá, me dá / Uma dor
Me dá, me dá / Que não sei
Se é, se é / Se é ou não amor
Só sei que Iaiá tem umas coisas
Que as outras mulher não tem
O que é? Os quindins de Iaiá / Os quindins de Iaiá
Os quindins de Iaiá / Os quindins de Iaiá
Tem tanta coisa de valor / Nesse mundo de Nosso Senhor
Tem a flor da meia-noite / Escondida no terreiro
Tem música e beleza / Na voz do boiadeiro
A prata da lua cheia / No leque dos coqueiros
O sorriso das crianças / A toada dos vaqueiros
Mas juro por Virgem Maria / Que nada disso pode matar...
O quê? / Os quindins de Iaiá
Incluído por Roberto Paiva em seu disco de estreia na Victor, "O Trem Atrasou" foi o primeiro grande sucesso de sua carreira. Descoberto numa pilha de partituras rejeitadas pela gravadora, o samba chamou a atenção do cantor principalmente pelo tema da letra, que reproduzia uma situação vivida constantemente pelos trabalhadores cariocas: "Patrão o trem atrasou / por isso estou chegando agora / trago aqui o memorando da Central / o trem atrasou meia hora / o senhor não tem razão / pra me mandar embora".
O próprio Roberto, ao tempo de estudante, quando morava no subúrbio de Riachuelo, teve várias vezes que recorrer a memorandos da Central para justificar atrasos de chegada ao colégio. Além de se destacar no repertório carnavalesco, "O Trem Atrasou" é uma das mais antigas canções de protesto de nossa música, tendo sido regravada por uma especialista do gênero, a cantora Nara Leão, no elepê "Cinco na Bossa", em 1965.
O Trem Atrasou (samba/carnaval, 1941) - Paquito, Estanislau Silva e Artur Vilarinho
Disco 78 rpm / Título da música: O trem atrasou / Autoria: Vilarinho, Artur (Compositor) / Silva, Estanislau (Compositor) / Paquito (Compositor) / Paiva, Roberto (Intérprete) / Imprenta [S.l.]: Victor, 1940 / Nº Álbum 34704 / Lado B / Lançamento: 1941 / Gênero musical: Samba
Tom: D
(intro) D E7 A7 D E7 A7
D Em7 A7 D
Patrão, o trem atrasou
D B7 Em
Por isso estou chegando agora
Em A7 Em
Eu trago aqui um memorando da Central
A7 Em7 A7 D
O trem atrasou, meia hora
D
O senhor não tem razão
Em7 A7 D
Pra me mandar embora !
A7
Senhor tem paciência
D
Precisa compreender
A7
Sempre fui obediente
D
Reconheço o meu dever
B7
Um atraso é muito justo
Em
Quando há explicação
G D
Sou um chefe de família
Bm7 Em7 A7 D
Preciso ganhar o pão.
Fontes: Instituto Moreira Salles - Acervo musical; A Canção no Tempo - Vol. 1 - Jairo Severiano e Zuza Homem de Mello - Editora 34.
Disco 78 rpm / Título: O mar - Parte I / Autoria: Caymmi, Dorival, 1914-2008 (Compositor) / Caymmi, Dorival (Intérprete) / Imprenta [S.l.]: Columbia, 1940 / Nº Álbum 55247 / Lado A / Gênero: Canção
Disco 78 rpm / Título: O mar - Parte II / Autoria: Caymmi, Dorival, 1914-2008 (Compositor) / Caymmi, Dorival (Intérprete) / Imprenta [S.l.]: Columbia, 1940 / Nº Álbum 55247 / Lado B / Gênero: Canção
EB7E
O mar quando quebra na praia
B7EC7
É bonito, é bonito
FC7F
O mar... pescador quando sai
C7FC7F
Nunca sabe se volta, nem sabe se fica
C7FC7F
Quanta gente perdeu seus maridos seus filhos
C7FB7
Nas ondas do mar
EB7E
O mar quando quebra na praia
B7E
É bonito, é bonito
Pedro vivia da pesca
Saia no barco
Seis horas da tarde
F#m
Só vinha na hora do sol raiá
Todos gostavam de Pedro
E mais do que todas
Rosinha de Chica
A mais bonitinha
E mais bem feitinha
B7E
De todas as mocinha lá do arraiá
Pedro saiu no seu barco
Seis horas da tarde
Passou toda a noite
F#m
Não veio na hora do sol raiá
Deram com o corpo de Pedro
Jogado na praia
Roído de peixe
Sem barco sem nada
B7E
Num canto bem longe lá do arraiá
Pobre Rosinha de Chica
Que era bonita
Agora parece
F#m
Que endoideceu
Vive na beira da praia
Olhando pras ondas
Andando rondando
Dizendo baixinho
B7EEm
Morreu, morreu, morreu, oh...
EB7E
O mar quando quebra na praia
B7E
É bonito, é bonito
Órgão importante da ditadura estadonovense, o Departamento de Imprensa e Propaganda (DIP) não só controlava a imprensa e as diversões como também procurava interferir na criatividade dos artistas, através de "conselhos" e "sugestões". Assim, no início dos anos 1940, achando que existia muito samba fazendo a apologia da malandragem, o DIP "aconselhou" os compositores a adotarem temas de exaltação ao trabalho e condenação à boemia.
A aceitação do conselho determinou o surgimento de uma série de sambas descrevendo personagens bem-comportados, alguns até ex-malandros convertidos em ordeiros operários, como é o caso de "O Bonde de São Januário": "Quem trabalha é que tem razão / eu digo e não tenho medo de errar / o bonde de São Januário / leva mais um operário / sou eu que vou trabalhar". Na segunda parte, o protagonista confessa que "antigamente não tinha juízo", mas "resolveu garantir o seu futuro" e agora "vive bem", terminando por afirmar que "a boemia não dá camisa a ninguém".
Com este samba a dupla Wilson Batista - Ataulfo Alves bisou no carnaval de 41 o êxito de "Ó Seu Oscar" no ano anterior, inclusive repetindo o intérprete, Ciro Monteiro. Localizado no bairro de São Januário, o estádio do Vasco da Gama acabou por inspirar uma paródia (talvez de autoria do próprio Wilson, flamenguista inveterado) que dizia: "O bonde de São Januário / leva um português otário / pra ver o Vasco apanhar,..".
O Bonde de São Januário (samba/carnaval, 1941) - - Wilson Batista e Ataulfo Alves
Disco 78 rpm / Título da música: O bonde de São Januário / Autoria: Alves, Ataulfo, 1909-1969 (Compositor) / Batista, Wilson, 1913-1968 (Compositor) / Monteiro, Ciro (Intérprete) / Regional (Acompanhante) / Imprenta [S.l.]: Victor, 1940 / Nº Álbum 34691 / Gênero musical: Samba
Quem trabalha é que tem razão
Eu digo e não tenho medo de errar
O bonde São Januário
Leva mais um operário:
Sou eu que vou trabalhar
Antigamente eu não tinha juízo
Mas resolvi garantir meu futuro
Vejam vocês: Sou feliz, vivo muito bem
A boemia não dá camisa a ninguém
É, digo bem.
Fonte: A Canção no Tempo - Vol. 1 - Jairo Severiano e Zuza Homem de Mello - Editora 34.
Frazão propôs e Nássara aceitou fazerem os dois uma valsa para o carnaval. Assim nasceu "Nós Queremos Uma Valsa", novidade que agradou plenamente aos foliões de 1941. Na realidade, agradou mais ainda ao jornalista Morais Cardoso, o Rei Momo do Rio na ocasião. Além de muito gordo, como todo Rei Momo, Morais tinha problemas de saúde e vivia com os pés inchados. Para ele era um suplício cumprir as obrigações de rei do carnaval, que incluíam uns passos de samba ou de marcha nas dezenas de bailes a que tinha de comparecer.
Então, ao tomar conhecimento da valsa, adotou-a imediatamente como sua música oficial, que passou a ser executada nos lugares aonde ele ia. Naturalmente, tal resolução amenizou sua tarefa coreográfica, reduzindo-a a suaves passinhos de valsa. "O Morais nunca teve um carnaval tão tranqüilo", relembrava Nássara.
Lançada por Carlos Galhardo, "Nós Queremos Uma Valsa" tem melodia calcada na "Valsa dos Patinadores" (de Emil Waldteufel), enquanto a letra evoca os velhos tempos, quando "uma valsa de roda era o requinte da moda". Para caracterizar o clima carnavalesco, a introdução reproduz um tradicional toque de clarim.
Nós queremos uma valsa (valsa/carnaval, 1941) - Antônio Nássara e Eratóstenes Frazão
Disco 78 rpm / Título da música: Nós queremos uma valsa / Autoria: Frazão, E (Compositor) / Nássara, 1910-1996 (Compositor) / Carlos Galhardo, 1913-1985 (Intérprete) / Orquestra (Acompanhante) / Imprenta [S.l.]: Victor, 1940 / Nº Álbum 34708 / Lado A / Gênero musical: Valsa
Antigamente, uma valsa de roda
Era de fato, o requinte da moda
Já não se dança uma valsa, hoje em dia
Com o mesmo gosto e com tanta alegria!
Mas se a valsa morrer,
Que saudade a gente vai ter,
Mas... se valsa morrer,
Que saudade que a gente vai ter!
Nós queremos uma valsa
Uma valsa para dançar.
Uma valsa que fale de amores,
Como aquela dos patinadores...
Vem, meu amor,
Vem, meu amor
Num passinho de valsa,
Que vem e que vai,
Mamãe quer dançar com papai!
Fonte: A Canção no Tempo - Vol. 1 - Jairo Severiano e Zuza Homem de Mello - Editora 34.
"Morena Boca de Ouro" é uma das melhores criações de Ary Barroso, peça obrigatória em qualquer antologia de samba que se possa imaginar. Nesta composição Ary tira o máximo proveito das potencialidades rítmicas do samba, através de uma sinuosa linha melódica, que se desenvolve entrecortada de síncopes do primeiro ao último compasso.
Justificando a agitação da melodia, a letra focaliza uma morena exuberante - "brasa viva, pronta pra queimar" -, que roda, ginga e samba como ninguém. "Morena Boca de Ouro" antecede em nossa música a exaltação de outras beldades sambistas como a mulata de "É luxo só", do próprio Ary.
Disco 78 rpm / Título da música: Morena boca de ouro / Autoria: Barroso, Ary (Compositor) / Sílvio Caldas / Imprenta[S.l.]: Victor, 1941 / Nº Álbum 34793 / Gênero musical: Samba
-------G ------------------------D7-------- B7------- Em
Morena boca de ouro que me faz sofrer ------------------------------Am
O teu jeitinho é que me mata
D7
Roda morena, cai não cai
G
Ginga morena, vai não vai ------Gb7 ----------------B----- D7
Samba, morena, que desacata
-------G ----------------------------D7 ----------B7---- Em
Morena uma brasa viva pronta pra queimar ----------------------------------Am
Queimando a gente sem clemência
D7
Roda morena, cai não cai
G
Ginga morena, vai não vai ------Gb7----------------- B------- G7 ------C
Samba morena, com malemolência
--------------D7 -----------Bm7------- E7
Meu coração é um pandeiro -----Am-------------------------- D7 -------G--- Ab0
Marcando o compasso de um samba feiticeiro ------Am--------------------- D7
Samba que mexe com a gente
G
Samba que zomba da gente --------Gb7 ----------------B---- G7 ---C
O amor é um samba tão diferente
-------------D7 ----------Bm7 ------E7
Morena samba no terreiro -----Am----------------- D7
Pisando sestrosa, vaidosa -------------G ---G5+ --C------- Db0
Meu coração, morena, tem pena --------Bm7------- E7 --------------A7
De mais um sofredor que se queimou --------------D7---------- G ----Cm---- G
Na brasa viva do teu amor
A Canção no Tempo - Jairo Severiano e Zuza Homem de Mello - Vol. 1 - Editora 34
Disco 78 rpm / Título da música: Leva meu samba... / Autoria: Alves, Ataulfo, 1909-1969 (Compositor) / Alves, Ataulfo, 1909-1969 (Intérprete) / Pastoras (Acompanhante) / Imprenta [S.l.]: Odeon, 1940 / Nº Álbum 11955 / Gênero musical: Samba
GD7GF#F
Leva meu samba
E7A7
Meu mensageiro
B7EmA7
Este recado
D7
Para o meu amor primeiro
G7C
Vai dizer que ela é
CmGEm
A razão dos meus ais
AmD7GD7
Não, não posso mais
GB7Em
Eu que pensava que podia te esquecer
B7Em
Mas qual o que aumentou o meu sofrer
G7CC#°G/D
Falou mais alto no meu peito uma saudade
GD7GG7
E para o caso não há força de vontade
CC#°G/DE7
Aquele samba foi pra ver se comovia o teu coração
A7D7G
Onde eu dizia Vim buscar o meu perdão
Depois de um predomínio da marchinha, iniciado em 1932 com o sucesso de "O teu cabelo não nega", o samba reagiu assumindo a hegemonia do repertório de carnaval nos anos quarenta. O primeiro grande samba carnavalesco da década é "Helena, Helena". Repetindo a temática de "Ò seu Oscar" - o homem que chega em casa e descobre ter sido abandonado pela mulher - "Helena, Helena" destaca-se pela melodia que, aliás, é bem valorizada pelos Anjos do Inferno na gravação inicial.
Sobre esta gravação, contava o radialista César de Alencar um fato curioso. Iniciando na época sua carreira, César procurava inovar a programação com reportagens diferentes. Foi então que, em sua busca de novidade, ele soube da gravação de "Helena, Helena" e, com uma boa conversa, convenceu o pessoal da Columbia a deixá-lo instalar um microfone de sua emissora no estúdio da gravação. Assim, no dia 07.11.40, os ouvintes da Rádio Clube do Brasil tiveram a oportunidade de conhecer "Helena, Helena" no momento exato em que estava sendo gravada.
Disco 78 rpm / Título da música: Helena!... Helena!... / Autoria: Almeida, Antônio (Compositor) / Silva, Constantino (Compositor) / Anjos do Inferno (Intérprete) / Imprenta [S.l.]: Columbia, 07/11/1940 / Nº Álbum 55249 / Lado A / Gênero musical: Samba
D B7 E7 A7
Ontem cheguei em casa, Helena / Te procurei
D
E não encontrei / Fiquei tristonho a chorar
D7 G
Passei o resto da noite a chamar
D E7 A7 D
Helena, Helena / Vem me consolar
A7
Mesmo depois de cansado / Teu nome falava baixinho
D
Helena dos meus encantos / Vem me fazer um carinho
D7 G
E fiquei desesperado / Cadê Helena, meu bem
D A7 D
O dia já vem raiando/ E a minha Helena não vem
A7
( Porque será ? )
Fonte: A Canção no Tempo - Vol. 1 - Jairo Severiano e Zuza Homem de Mello - Editora 34.
Admirador da opereta, Lamartine Babo teria por certo se dedicado ao gênero se houvesse nascido na Europa no século XIX. Daí a presença, em sua obra, de composições como "Eu Sonhei Que Tu Estavas Tão Linda", que ele pretendia incluir numa opereta inacabada, intitulada "Viva o Amor". Compositor e letrista, como Lamartine, Francisco Matoso é o autor da bela melodia desta valsa.
Segundo Almirante, Matoso mostrou-a, ainda sem letra, a Lamartine, que se apaixonou pela canção. Convidado a concluí-la, modificou algumas notas, como era de seu feitio, e colocou uma letra tão adequada que a composição ficou parecendo ser de autoria de uma só pessoa. "Eu Sonhei Que Tu Estavas Tão Linda" foi lançada por Francisco Alves em outubro de 41. Na ocasião, Matoso se encontrava bastante enfermo (morreria em 14.12.41, aos 28 anos de idade), não chegando a conhecer o seu sucesso.
Eu sonhei que tu estavas tão linda - (valsa, 1941) - Lamartine Babo e Francisco Matoso
Disco 78 rpm / Título da música: Eu sonhei que tu estavas tão linda! / Autoria: Matoso, Francisco (Compositor) / Babo, Lamartine, 1904-1963 (Compositor) / Alves, Francisco (Intérprete) / Fon-Fon, 1908-1951 (Acompanhante) / Orquestra Odeon (Acomp.) / Imprenta [S.l.]: Odeon, 1941 / Nº Álbum 12051 / Gênero musical: Valsa
DEmA7D7+D#°
Eu sonhei que tu estavas tão linda
EmA7D7+
Numa festa de raro esplendor
F#mC#7F#m
Teu vestido de baile lembro ainda
AE7AA7
Era branco, todo branco, meu amor
DD°D
A orquestra tocou uma valsa dolente
Tomei-te aos braços
B7
Fomos dançando
EmB5+/7
Ambos silentes
EmB5+/7Em
E os pares que rodeavam entre nós
D
Diziam coisas
Ab7
Trocavam juras
D/F#D
A meia voz
D°D
Violinos enchiam o ar de emoções
B7Em
De mil desejos uma centena de corações
GGm
Pra despertar teu ciúme
F#m7Bm
Tentei flertar alguém
EmA7F#m5-/7B7
Mas tu não flertaste ninguém
EmGm
Olhavas só para mim
F#m7Bm
Vitória de amor cantei
EmA7D
Mas foi tudo um sonho... acordei!
Fonte: A Canção no Tempo - Vol. 1 - Jairo Severiano e Zuza Homem de Mello - Editora 34.
Segundo Dorival Caymmi, "É Doce Morrer no Mar" nasceu durante uma reunião de amigos, em casa do coronel João Amado de Faria, pai de Jorge Amado. No calor da festa, o compositor criou a canção sobre um tema de "Mar Morto", romance de Jorge sobre os mestres de saveiros: "É doce morrer no mar / nas ondas verdes do mar".
Imediatamente, o romancista compôs mais alguns versos, completando a canção ("Nas ondas verdes do mar, meu bem / ele foi se afogar / fez sua cama de noivo / no colo de Iemanjá...").
"Chegou a haver um concursinho entre os presentes (Érico Veríssimo, Clóvis Amorim e outros), mas acabaram prevalecendo os versos de Jorge", relembra o compositor. "É Doce Morrer no Mar" foi gravado por Caymmi no mesmo disco que lançou "A Jangada Voltou Só", outra de suas obras-primas.
É doce morrer no mar (canção, 1941) - Dorival Caymmi e Jorge Amado
Disco 78 rpm / Título da música: É doce morrer no mar / Autoria: Caymmi, Dorival, 1914-2008 (Compositor) / Amado, Jorge, 1912-2001 (Compositor) / Caymmi, Dorival, 1914-2008 (Intérprete) / Imprenta [S.l.]: Columbia, 1941 / Nº Álbum 55304 / Lado A / Gênero musical: Canção
Am Am/G Bm7.5-
É doce morrer no mar
E7 Am
Nas ondas verdes do mar
Dm7 Bm7.5-
Saveiro partiu de noite foi
E7 Am
Madrugada não voltou
F7M Dm7 Am F7M Dm7 E7
O marinheiro bonito sereia do mar levou
Am Am/G Am/F# Am/F
É doce morrer no mar
E7 Am C/A B/A Bb/A
Nas ondas verdes do mar
Am C/A B7/A A5+9 Am
Am Dm7 Bm7.5-
Nas ondas verdes do mar meu bem
E7 Am
Ele se foi afogar
F7M Dm7 Am F7M Dm7 E7
Fez sua cama de novo no colo de Iemanjá
Am Am/G Am/F# aM/F
É doce morrer no mar
Bm7.5- E7 Am/C AAm/B Am C7 F7M
Nas ondas verdes do mar meu bem
Am/F# F7M Dm7
É doce morrer no mar
Bm7.5- E7 Am
Nas ondas verdes do mar meu bem
Fonte: A Canção no Tempo - Vol. 1 - Jairo Severiano e Zuza Homem de Mello - Editora 34.
Dois anos após o lançamento de "Aquarela do Brasil", surgia um novo samba-exaltação, intitulado "Canta Brasil", que faria grande sucesso, consolidando o prestígio do gênero. Para isso, adotava como modelo o samba de Ari Barroso e até o citava nos versos: "Na Aquarela do Brasil' / eu cantei de Norte a Sul". "Canta Brasil" têm música de Alcir Pires Vermelho e letra de David Nasser.
Mineiro, pianista e compositor, como Ari, Alcir seguiu-lhe os passos para se tornar, também, um pródigo criador de sambas-exaltação. São de sua autoria, por exemplo, "Onde o Céu É Mais Azul" (com João de Barro e Alberto Ribeiro), "Brasil, Usina do Mundo" (com João de Barro), "Vale do Rio Doce" e "Onde Florescem os Cafezais" (com David Nasser). Isso, sem deixar de atuar com sucesso em outros gêneros.
Sobre "Canta Brasil", Alcir costumava dizer que fez sua melodia numa viagem de bonde, do Centro à Tijuca, depois de receber a letra de Nasser num encontro casual na Avenida Rio Branco. Cantor ideal para esses "sambas de bravura", Francisco Alves gravou "Canta Brasil" na Odeon, acompanhado pela orquestra da Rádio Nacional.
Canta Brasil (samba, 1941) - Alcir Pires Vermelho e David Nasser
Disco 78 rpm / Título: Canta Brasil / Autoria: Pires Vermelho, Alcyr, 1906-1994 (Compositor) / Nasser, David, 1917-1980 (Compositor) / Alves, Francisco (Intérprete) / Panicali, Lírio (Acompanhante) / Orquestra da Rádio Nacional (Acompanhante) / Ghipsman, Romeu (Acompanhante) / Imprenta [S.l.]: Odeon, 20/05/1941 / Álbum 12003 / Gênero: Cena brasileira
GD7GD7
As selvas te deram nas noites seus ritmos
G
bárbaros...
EmA7D7
Os negros trouxeram de longe reservas de pranto...
AmD7Am
Os brancos falaram de amores em suas canções...
A7AmD7
E dessa mistura de vozes nasceu o teu pranto...
G
Brasil
Bm
Minha voz enternecida
D7GD7
Já dourou os teus brasões
G
Na expressão mais comovida
E7Am
Das mais ardentes canções...
E7
Também,
Am
A beleza deste céu
E7Am
Onde o azul é mais azul
D7
Na aquarela do Brasil
GD7G
Eu cantei de Norte a Sul
CG
Mas agora o teu cantar,
G7
Meu Brasil quero escutar:
Nas preces da sertaneja,
C
Nas ondas do rio-mar...
Cm
Oh!
Bm
Este rio – turbilhão,
Am
Entre selvas e rojão,
D7G
Continente a caminhar!
E7
No céu!
No mar!
A7D7
Na terra!
G
Canta, Brasil !!!
Fonte: A Canção no Tempo - Vol. 1 - Jairo Severiano e Zuza Homem de Mello - Editora 34.
O samba "Brasil Pandeiro" foi composto por Assis Valente para Carmen Miranda, por ocasião da volta da cantora, após seu período inicial de atuação nos Estados Unidos. Mas Carmen não gostou da composição, que acabou sendo lançada pelos Anjos do Inferno.
De feitio diferente dos sambas ufanistas da época, "Brasil pandeiro" é, pode-se dizer, um samba-exaltação ao estilo de Assis Valente ( "Eu quero ver o Tio Sam tocar pandeiro para o mundo sambar / o Tio Sam está querendo conhecer a nossa batucada /(...)/ Brasil, esquentai vossos pandeiros / iluminai os terreiros / que nós queremos sambar-ô-ô...").
Preferido dos maiores conjuntos vocais de seu tempo, Assis Valente reviveria a tradição mesmo depois de morto, quando em 1972 "Brasil Pandeiro" faria enorme sucesso nas vozes dos Novos Baianos.
Disco 78 rpm / Título da música: Brasil pandeiro / Autoria: Valente, Assis (Compositor) / Anjos do Inferno (Intérprete) / Imprenta [S.l.]: Columbia, 1941 / Nº Álbum 55267 / Dt. lançamento: 1941 / Lado A / Gênero musical: Samba
Int.: A7 D7+ A7 D7+
D7+ D#° Em A7 D7+
Chegou a hora dessa gente bronzeada mostrar seu valor
D7 G7+
Eu fui à Penha e pedi à padroeira para me ajudar
A7
Salve o Morro do Vintém, pendura a saia que eu quero ver
D7+ A7
Eu quero ver o Tio Sam tocar pandeiro para o mundo sambar
D7+ D#° Em A7 D7+
O Tio Sam está querendo conhecer a nossa batucada
D7 G7+
Anda dizendo que o molho da baiana melhorou seu prato
A7
Vai entrar no cuscuz, acarajé e abará
D7+
Na Casa Branca já dançou a batucada de Ioiô e Iaiá
A7 D7+ B7 Em
Brasil, esquentai vossos pandeiros, iluminai os terreiros
A7 D7+ A7 D7+
Que nós queremos sambar
A7 D7+ B7 Em
Há quem cambe diferente, noutras terras, outra gente
A7 D7+
Um batuque de matar
A7 D7+ B7 Em
Batucada, reuni vossos valores, pastorinhas e cantores
A7 D7+ A7
Expressões que não tem par, oh meu Brasil, Brasil
A7 D7+ B7 Em
Brasil, esquentai vossos pandeiros, iluminai os terreiros
A7 D7+ A7 D7+
Que nós queremos sambar
A Canção no Tempo - Jairo Severiano e Zuza Homem de Mello - Vol. 1 - Editora 34
Na quarta-feira de cinzas de 1940, Roberto Roberti mostrou o estribilho de "Aurora" a Mário Lago, que completou a canção em seguida. Nasceu assim, com um ano de antecedência, um dos grandes sucessos do carnaval de 41.
O aspecto mais atraente desta marchinha - lançada por Joel e Gaúcho (foto acima) - está na segunda parte, em que novos valores são apresentados como símbolos de modernidade e status: "Um lindo apartamento / com porteiro e elevador / e ar refrigerado / para os dias de calor... ". Tudo isso e mais uma possibilidade de casamento ("madame antes do nome / você teria agora" ) é o que Aurora perde por não merecer o amor do protagonista.
Mesmo depois da morte de Gaúcho, Joel de Almeida, o magrinho elétrico, continuou cantando esta composição, uma das marcas registradas de seu repertório. Ainda em 1941, com letra em inglês de Harold Adamson, "Aurora" fez sucesso nos Estados Unidos e na Inglaterra, cantada pelas Andrew Sisters, sendo incluída no filme "Segure o Fantasma", de Abbott & Costello.
Aurora (marcha/carnaval) - 1941 - Mário Lago e Roberto Roberti
Disco 78 rpm / Título da música: Aurora / Autoria: Lago, Mário, 1911-2001 (Compositor) / Roberti, Roberto (Compositor) / Gaúcho (Intérprete) / Joel (Intérprete) / Orquestra Columbia (Acompanhante) / Imprenta [S.l.]: Columbia, 1940 / Nº Álbum 55250 / Lado A / Gênero musical: Marcha
C Dm
Se fosse sincera / Ô ô ô ô, Aurora
G7 C
Veja só que bom que era / Ô ô ô ô , Aurora
G7
Um lindo apartamento / Com porteiro e elevador
C Dm
E ar refrigerado / Para os dias de calor/ Madame
C D7 G7 C
Antes do nome / Você teria agora/ Ôôôô Aurora
Fonte: A Canção no Tempo - Vol. 1 - Jairo Severiano e Zuza Homem de Mello - Editora 34.
Disco 78 rpm / Título da música: Amigo urso / Autoria: Gonçalez, Henrique (Compositor) / Moreira da Silva (Intérprete) / Imprenta [S.l.]: Victor, 1941 / Nº Álbum 34754 / Lado B / Gênero musical: Samba
Intro: FFmCAmDmG7CC7FFmCAmDmG7CC
Amigo urso, saudação polar,
C#°Dm7
Ao leres esta, hás de te lembrar,
Daquela grana que eu te emprestei,
G7C
Quando estavas mal de vida, e nunca te cobrei.
Hoje estás bem, e eu me encontro em apuros,
C7F
Espero receber, e pode ser sem juros.
FmC
Este é o motivo pelo qual te escrevi.
AmDm7G7CEE7
Agora quero que saibas, como me lembrei de ti:
AmE7
Conjeturando sobre a minha sorte,
FE7
Transportei-me em pensamentos ao pólo Norte.
A7Dm
E lá chegando sobre aquelas regiões,
B7E7
Vá vendo só quais as minhas condições…
AmE7
Morto de fome, de frio e sem abrigo,
FE7
Sem encontrar em meu caminho um só amigo.
A7Dm
Eis que de repente, vi surgir na minha frente,
Bis B7E7
Um grande urso, apavorado me senti.
DmAm
E ao vê-lo caminhando sobre o gelo,
E7A7
Porque não dizê-lo, foi que me lembrei de ti.
DmAm
Espero que mandes, pelo portador,
E7AmA7
O que não é nenhum favor, estou te cobrando o que é meu.
Dm (Am) Am
Sem mais, queiras aceitar um forte (amplexo) abraço
E7Am
Deste que muito te favoreceu.
(Eu não sou filho de judeu, Dá cá o meu.)
FFmCAmDm7G7C
A história de "Alá-lá-ô" começou no carnaval de 1940, quando um bloco do bairro da Gávea cantou nas ruas a marcha "Caravana", de autoria de seu patrono Haroldo Lobo, que tinha apenas estes versos: "Chegou, chegou a nossa caravana / viemos do deserto / sem pão e sem banana pra comer / o sol estava de amargar / queimava a nossa cara / fazia a gente suar".
Meses depois, preparando o repertório para o carnaval de 41, Haroldo pediu a Antônio Nássara para completar a composição. Achando a idéia (a caravana, o deserto, o calor...) bem melhor do que os versos, ele logo faria esta segunda parte: "Viemos do Egito / e muitas vezes nós tivemos que rezar / Alá, Alá, Alá, meu bom Alá / mande água pra Ioiô / mande água pra Iaiá / Alá, meu bom Alá".
Conta Nássara - em depoimento realizado para o Arquivo da Cidade do Rio de Janeiro, em 1983 - que, quando Haroldo tomou conhecimento dos versos, com a palavra "Alá" repetida várias vezes, entusiasmou-se: "Mas que palavra você me arranjou, rapaz!". E ali, na hora, criou o refrão "Alá-lá-ô, ô-ô-ô ô-ô-ô / mas que calor, ô-ô-ô ô-ô-ô", ponto alto da composição.
Ainda no mesmo depoimento, Nássara ressalta a atuação de Pixinguinha, como arranjador, na gravação inicial: "Era a última sessão de gravação para o carnaval de 41. Se não fosse gravado naquela sessão, só sairia no ano seguinte. Então, corri à casa de Pixinguinha, na rua do Chichorro, no Catumbi. Era um sábado de verão e o maestro, cheio de serviço, estava trabalhando sem camisa, encharcado de suor. Mesmo assim, ele teve a boa vontade de dar prioridade à minha música, começando a fazer imediatamente o arranjo, que ficou uma beleza, com uns três ou quatro enxertos de sua autoria".
Além da criativa introdução, Pixinguinha soube vestir "Allah-lá-ô" com uma orquestração exemplar, em que mais uma vez utilizou o recurso da modulação na sessão instrumental, que começa e termina com duas brilhantes passagens, primeiro subindo a lá maior e depois retornando a sol maior, tonalidade do cantor. Em 1980, num artigo em Manchete, David Nasser declarou-se autor da letra de "Caravana", embrião de "Allah-la-ô".
Allah-la-ô (marcha/carnaval, 1941) - Haroldo Lobo e Nássara
Disco 78 rpm / Título da música: Alá-lá-ô / Autoria: Lobo, Haroldo (Compositor) / Nássara, 1910-1996 (Compositor) / Carlos Galhardo, 1913-1985 (Intérprete) / Orquestra (Acompanhante) / Imprenta [S.l.]: Victor, 1940 / Nº Álbum 34697 / Lado A / Gênero musical: Marcha
Tom: D
A7 D
Allah-la-ô, ô ô ô, ô ô ô ô
A7 D
Mas que calor, ô ô ô, ô ô ô (bis)
A7 D
Atravessamos o deserto do Sahara
A7 D
O sol estava quente, queimou a nossa cara (ESTRIB.)
D7 G A7 D
Viemos do Egito / e muitas vezes nós tivemos que rezar
A7
Allah-Allah-Allah, meu bom Allah
D A7 D
Mande água pra Ioiô / Mande água pra Iaiá
A7 D
Allah, meu bom Allah
Fonte: A Canção no Tempo - Vol. 1 - Jairo Severiano e Zuza Homem de Mello - Editora 34.
Disco 78 rpm / Título: A jangada voltou só / Autoria: Caymmi, Dorival, 1914-2008 (Compositor) / Caymmi, Dorival, (Intérprete) / Imprenta [S.l.]: Columbia, 1941 / Nº Álbum 55304 / Lado B / Gênero: Canção
Gm
A jangada saiu
Cm
Com Chico Ferreira e Bento
Eb Gm
A jangada voltou só
Cm
Com certeza foi lá fora, algum pé de vento
Eb Gm
A jangada voltou só...
D7 Gm
Chico era o boi do rancho
D7 Gm
Nas festa de Natar
D7 Gm
Chico era o boi do rancho
D7 Gm
Nas festa de Natá
Fm
Não se ensaiava o rancho
Gm D7 Gm
Sem com Chico se contá
Cm
E agora que não tem Chico
Gm
Que graça é que pode ter
Cm
Se Chico foi na jangada...
Eb Gm
E a jangada voltou só... a jangada saiu
Cm
Com Chico Ferreira e Bento
Eb Gm
A jangada voltou só
Cm
Com certeza foi lá fora, algum pé de vento
Eb Gm
A jangada voltou só...
D7 Gm |
Bento cantando modas |
D7 Gm | <- 2x
Muita figura fez |
Fm |
Bento tinha bom peito | <- 2x
Gm D7 Gm |
E pra cantar não tinha vez |
Cm
As moça de Jaguaripe
Gm
Choraram de fazê dó
Cm
Seu Bento foi na jangada
Eb Gm
E a jangada voltou só