Disco 78 rpm / Título da música: De cigarro em cigarro / Bonfá, Luiz, 1922- (Compositor) / Ney, Nora, 1922-2003 (Intérprete) / Cópia (Acompanhante) / Orquestra (Acompanhante) / Imprenta [S.l.]: Continental, 1953 / Nº Álbum: 16726 / Gênero musical: Samba canção.
Am -----F------- Am -------------F --------Am
Vivo só, sem você / E não posso esquecer --------Am/C ------Dm -----A7 -----Dm
Um momento sequer ----------Dm/C ----E7 -------F ----------E7
Vivo pobre de amor / À espera de alguém -------------------------Am----- E7 -----Am
Esse alguém não me quer
-----------Bb7 ------A7 -----Em7/-5 -----A7
Vejo o tempo passar / E o inverno chegar ------------------Dm------ A7
Só não vejo você
Dm------------ G7 -----------C------- Am------ E7
Se outro alguém em meu quarto bater ------------------Am------ E7/5+ ------Am
Eu não vou atender
-----------G7------ C----------- Am------ Dm
Muitas noites perdi / Muitas noites passei ----------G7 -------C --------G7
Sem poder esquecer
C --------------------B7
De cigarro em cigarro olhando a fumaça ----------------E7----- F----- E7
No ar se perder
O sucesso de "Cachaça" no carnaval de 1953 ( "Você pensa que cachaça é água/ cachaça não é água não / cachaça nasce no alambique / e água vem do ribeirão") deflagrou um ciclo etílico de marchinhas que imperaria nos carnavais seguintes como "Saca-rolha" (54), "Ressaca" (55), "Turma do funil" (56). Com melodias parecidas, sempre no modo menor, mas gravadas com grande animação, três dessas marchinhas ("Cachaça", "Tem nego bebo aí" e "Turma do Funil") projetaram Mirabeau Pinheiro como compositor.
Cachaça (marcha/carnaval, 1953) - Marinósio Filho, Mirabeau Pinheiro, Lúcio de Castro e Héber Lobato - Intérpretes: Carmen Costa e Colé
Disco 78 rpm / Título da música: Cachaça / Lobato, Heber (Compositor) / Castro, Lúcio de (Compositor) / Pinheiro, Mirabeau (Compositor) / Marinósio Filho (Compositor) / Costa, Carmen, 1920-2007 (Intérprete) / Colé (Intérprete) / Coro (Acompanhante) / Orquestra (Acompanhante) / Imprenta [S.l.]: Copacabana, 1952 / Nº Álbum 5012 / Gênero musical: Marcha.
D
você pensa que cachaça é água
A7
Cachaça não é água não
Cachaça vem do alambique
D
E água vem do ribeirão
BmEmA7
Pode me faltar tudo na vida / Arroz, feijão e pão
D
Pode me faltar manteiga / E tudo mais não faz falta não
D7G
Pode me faltar o amor / Disto até acho graça
DA7D
Só não quero que me falte /A danada da cachaça
A Canção no Tempo - Jairo Severiano e Zuza Homem de Mello - Vol. 1 - Editora 34
Disco 78 rpm / Título da música: Barracão / Luiz Antônio (Compositor) / Teixeira (?) (Compositor) / Costa, Heleninha, 1924-2005 (Intérprete) / Conjunto (Acompanhante) / Coro (Acompanhante) / Imprenta [S.l.]: RCA Victor, 1952 / Nº Álbum 801007 / Gênero musical: Batucada.
Em---------- F7 ---B7-------------- Em
Vai barracão / Pendurado no morro -----------------D ---------C7---------- B7
E pedindo socorro / A cidade a seus pés
Em---------- F7--- B7 -----------Em
Vai barracão / Tua voz eu escuto --------------------------D --------C7------------ B7 Não te esqueço um minuto/ Porque sei que tu és
------------------Em --------Am---------- B7
Barracão de zinco / Tradição do meu país ------------------Em ----Am--------- B7
Barracão de zinco/ Pobre és tão infeliz....
Disco 78 rpm / Título da música: Bar da noite / Bidu Reis (Compositor) / Barbosa, Haroldo (Compositor) / Ney, Nora, 1922-2003 (Intérprete) / Orquestra (Acompanhante) / Gnattali, Radamés (Acompanhante) / Imprenta [S.l.]: Continental, 1953 / Nº Álbum 16787 / Gênero musical: Samba
------G ------D7 --------G ------------------F --------E7
Garçon apague esta luz / Que eu quero ficar sozinha ------Am------- E7 ------Am -----------------------Cm -------D7
Garçon me deixe comigo / Que a mágoa que eu tenho é minha -------G ------------------Bm----------------- Dm6----------------- E7
Quantos estão pelas mesas / Bebendo tristezas / Querendo ocultar
A7 --------------------------------------------------------------D7
O que se afoga no copo / Renasce na alma / Desponta no olhar
------G------- D7---- G--------------- F------ E7
Garçon se o telefone bater / E se for p’ra mim ---Am------- E7 ------Am ------------------Cm--- D7
Garçon repita p’ra ele / Que eu sou mais feliz assim
-----Dm7------------------- G7------- Dm7---- G7 ------C7+
Você sabe bem que é mentira / Mentira noturna de bar ----------------------Eb7 --------G7+------------- E7
Bar tristonho sindicato / De sócios da mesma dor
Am ------------D7 -----G -----Em---- Am-- D7----- G ----Cm---- G
Bar que é refúgio barato / Dos fracassados do amor
Disco 78 rpm / Título da música: A camisola do dia / Nasser, David, 1917-1980 (Compositor) / Martins, Herivelto (Compositor) / Gonçalves, Nelson, 1919-1998 (Intérprete) / Orquestra (Acompanhante) / Imprenta [S.l.]: RCA Victor, 09/01/1953 / Nº Álbum: 801095 / Gênero musical: Samba-canção.
LP 10' Nelson Gonçalves - Pensando Em Ti / Título da música: A Camisola do Dia / Nasser, David, 1917-1980 (Compositor) / Martins, Herivelto (Compositor) / Gonçalves, Nelson, 1919-1998 (Intérprete) / Orquestra (Acompanhante) / Gravadora: RCA Victor / Nº Álbum: BPL 3052 / Ano: 1957 / Lado: B / Faixa: 2 / Gênero musical: Samba-canção.
AmAm7MAm7E7
Amor,
AmB7DmDm7MDm7
eu me lembro ainda
E7/9-AmAm7MAm7
Que era linda, muito linda
FE7Bb7A7
Um céu azul de organdi
DmDm7MDm7
A camisola do dia
F
Tão transparente e macia
E7Bb7A7
Que eu dei de presente a ti
GmGm7MGm7
Tinha rendas de Sevilha
A7A7/4A7
A pequena maravilha
DmDm7MDm7
Que o teu corpinho abrigava
Dm6E7/9-AmAm7MAm7
E eu, eu era o dono de tudo
B7B7/4B7
Do divino conteúdo
E7A9F#mBmE7
Que a camisola ocultava
A9B7B7/4B7
A camisola que um dia
E7
Guardou a minha alegria
AA7/9* Bm* A7*
Desbotou, perdeu a cor
D9EbºC#m7
Abandonada no leito
F#7Bm7
Que nunca mais foi desfeito
E7/9-* E7* A9FA7/9
Pelas vigílias de amor
O produtor de teatro musicado, Valter Pinto, e sua estrela preferida, Virgínia Lane, pediram a Luís Antônio e Jota Júnior uma música para "Jabaculê de Penacho", uma peça que iam estrear. Era composta assim, de encomenda, "Sassaricando", marchinha destinada a princípio a animar um quadro intitulado "A Dança do Sassarico".
A realidade é que Valter adorou o tema, elegendo-o motivo da peça, que passou a se chamar "Eu Quero Sassaricar". E, do palco, o prestígio da marcha ganhou a cidade, para fazer de "Sassaricando" o maior sucesso de 52. Criou mesmo um neologismo, o verbo "sassaricar", de sentido malicioso. Por motivo de arrecadação de direitos autorais, o compositor Jota Júnior aparece na composição com o pseudônimo de Zé Mário.
(intro 3x) AE7AE7
Sa, sassaricando / Todo mundo leva a vida no arame
AE7
Sa, sassaricando a viúva, o brotinho e a madame
AE7
Sa, sassaricando / Todo mundo leva a vida no arame
AE7
Sa, sassaricando a viúva, o brotinho e a madame
BmAE7
O velho na porta da Colombo / É um assombro
AE7A
Sassaricando / Quem não tem seu sassarico
E7AE7A
Sassarica mesmo só / Porque sem sassaricar
E7A
Essa vida é um nó / Nó nó nó
A Canção no Tempo - Jairo Severiano e Zuza Homem de Mello - Vol. 1 - Editora 34
Disco 78 rpm / Título: Sábado em Copacabana / Autoria: Guinle, Carlos (Compositor) / Caymmi, Dorival, 1914-2008 (Compositor) / Lúcio Alves, 1927-1993 (Intérprete) / Orquestra de Cordas (Acompanhante) / Gnattali, Radamés (Acompanhante) / Imprenta [S.l.]: Continental, 22/08/1951 / Nº Álbum 16480 / Lado A
A C° E7
Depois de trabalhar toda a semana
Bm E7 A E7
Meu sábado não vou desperdiçar
A B7 E Dbm Gb6
Já fiz o meu programa pra esta noite
B7 E7 Bb° E
E sei por onde começar
A Bb° E7
Um bom lugar para encontrar: Copacabana
Bm E7 A E7
Prá passear à beira-mar: Copacabana
A C° E7
Depois num bar à meia-luz: Copacabana
Bm7 E7 A Bb° Bm7 E7
Eu esperei por essa noite uma semana
A Bb° E7
Um bom jantar depois de dançar: Copacabana
Bm E7 Db7 Gb6
Um só lugar para se amar: Copacabana
D7+ E7 Dbm7
A noite passa tão depressa, mas vou voltar lá
G7 F7 Bm Bb7+ A7+
Prá semana, se encontrar um novo amor: Copacabana
Disco 78 rpm / Título da música: Quem chorou fui eu / Autoria: Lobo, Haroldo (Compositor) / Oliveira, Milton de, 1919-1986 (Compositor) / Veiga, Jorge (Intérprete) / Orquestra Tabajara (Acompanhante) / Araújo, Severino (Acompanhante) / Abbott, Jack Henry / Imprenta [S.l.]: Continental, 1951 / Nº Álbum 16498 / Gênero musical: Samba
A
Eu quis fazer
E7 Em7
Você chorar, você sofrer
E7
Um dia o nosso amor morreu
A B7 E7
Quem chorou fui eu.
A
Eu quis fazer
E7 Em7
Você chorar, você sofrer
E7
Um dia o nosso amor morreu
A B7 E7
Quem chorou fui eu.
D A
Não tive mais teu beijo
B7 E7
Nem o carinho teu
A E7
Eu quis, fazer você chorar
A E7
Mas quem chorou fui eu.
Disco 78 rpm / Título da música: Nunca / Autoria: Rodrigues, Lupicínio (Compositor) / Dircinha Batista, 1922-1999 (Intérprete) / Imprenta [S.l.]: Odeon, 07/02/1952 / Nº Álbum 13244 / Lado A / Lançamento: 04/1952 / Gênero musical: Samba canção
C7+/9 F7/13
Nunca
Bm7 A#º
Nem que o mundo caia sobre mim
Am7 E7/5+ Am7
Nem se Deus mandar nem mesmo assim
D7/9 G7+ Am7 Em7/9 D#7/9+
As pazes contigo eu farei
C7+/9 F7/13
Nunca
Bm7 A#º
Quando a gente perde a ilusão
Am7 E7/5+ Am7
Deve sepultar o coração
D7/9 G7+ F/G G7/9-
Como eu sepultei
C7+/9
Saudade
F7/13 Bm7 A#º
Diga à esse moço por favor
Am7 E7/5+ Am7
Como foi sincero o meu amor
D7/9 G7+ F/G G7/9-
O quanto eu adorei tempos atrás
C7+/9
Saudade
F7/13 Bm7 A#º
Não esqueça também de dizer
Am7 E7/5+ Am7
Que é você quem me faz adormecer
D7/9 G7+
Pra que eu viva em paz
Disco 78 rpm / Título da música: Nick bar / Garoto, 1915-1955 (Compositor) / Vasconcellos, José (Compositor) / Farney, Dick, 1921-1987 (Intérprete) / Garoto, 1915-1955 (Acompanhante) / Gnattali, Radamés (Acompanhante) / Trinca (Acompanhante) / Vidal (Acompanhante) / Imprenta [S.l.]: Continental, Indefinida / Nº Álbum 16479 / Gênero musical: Samba-canção.
Introd.: C7M Am7 Dm7 Bb7 C7M
Dm7/9 G7/13 G7/13- G7
C7M Am7 Dm7 G7
Foi neste bar pequenino,
C7/9+ Am7 Em7
Dm7 E7/9- Am7+ Am7
Noites e noites sozinho,
D7/9 Fm/G#
vivo lembrando uma dor
C7M Am7 Dm7 G7
Todas as juras sentidas
C7/9+ Am7 Em7/9 A7/13-
que o coração já guardou
F7M Bb7 Em5-/7
Hoje são coisas perdidas
A7 Dm7 G7
que o eco ouviu e calou
Fm7 G7/13- C7M
Você partiu e me deixou
Fm7 G7 C7M
não sei viver sem seu olhar
Bm5-/7 E7/13-
E o que ficou só me lembrou
Am7 D7/9 Fm/G# G7/13 G7/13-
nossos encontros no Nick Bar
C7M Am7 Dm7 G7
Todas as juras sentidas
C7/9+ Am7 Em7/9 A7/13-
que o coração já guardou
F7M Bb7 Em5-/7 A7 Dm7 G7 C7M
Hoje são coisas perdidas que o eco ouviu e calou
Instrumental solo:
C7M Am7 Em7/9 A7/9- Dm7 E7 Am7 D7 Dm7 G7/13 G7/13-
C7M Dm7 Em7 C7
Todas as juras sentidas que o coração já guardou
F7M Bb7 Em5-/7 A7 Dm7 G7 C7M
Hoje são coisas perdidas que o eco ouviu e calou
Fm7 G7/13- C7M Fm7 G7 C7M
Você partiu e me deixou não sei viver sem seu olhar
Bm5-/7 E7
E o que sonhei só me lembrou
Am7 D7 Dm7 G#7
nossos encontros no Nick Bar
C#7M
Todas as juras sentidas
D#m7 G#m7 C#7/9-
que o coração já guardou
F#7M B7 Fm5-/7
Hoje são coisas perdidas
A#7 D#m7 G#7 C#7M G#m7 C#7/9-
que o eco ouviu e calou
F#7M B7 Fm5-/7
Hoje são coisas perdidas
A#7 D#m7 G#7 C#7M
que o eco ouviu e calou
A onda do bolero que invadiu o Brasil no final dos anos quarenta, acabou por influenciar o surgimento do fenômeno "samba-de-fossa" que marcou a década seguinte.
Surgiriam, assim, dezenas de composições que contavam desenganos, solidão, amores infelizes, muitas delas tendo com cenário bares e boates.
Como figuras primordiais, responsáveis mesmo pela iniciação do movimento, podem ser apontadas o compositor Antônio Maria e a cantora Nora Ney. Dele são as melhores peças do gênero e dela as melhores interpretações, como acontece em "Ninguém Me Ama", paradigma do samba-de-fossa e sucesso nacional.
Ninguém me ama (samba-canção, 1952) - Fernando Lobo e Antônio Maria - Intérprete: Nora Ney
Disco 78 rpm / Título da música: Ninguém me ama / Maria, Antônio (Compositor) / Lobo, Fernando, 1915-1996 (Compositor) / Ney, Nora, 1922-2003 (Intérprete) / Cópia (Acompanhante) / Orquestra (Acompanhante) / Imprenta [S.l.]: Continental, 1952 / Nº Álbum 16636 / Gênero musical: Samba canção.
Am --------------Dm/F ------C7+ ------------F7+---- Dm
Ninguém me ama . . . . . . / Ninguém me quer --------------------Dm6 ------------------E ------E5/-9
Ninguém me chama --------de meu amor ------------A9 -----Am7 -----------------Dm/F------ Dm
A vida passa . . . . -------e eu sem ninguém ------------------Dm/F -----E------------------- A9
E quem me abraça . . . . . -------não me quer bem
Em7/-5----------------- A7
Vim pela noite tão longa -------------------------Dm
De fracasso em fracasso --------------------------G7
E hoje descrente de tudo --------------------C
Me resta o cansaço -----------------E7 ---------------Am
Cansaço da vida, cansaço de mim ------------------E7
Velhice chegando ----------------------Am
E eu chegando ao fim
Am -------------Dm/F -------E7------------------ Am
Ninguém me ama . . . . . . ---------ninguém me quer . . .
A Canção no Tempo - Jairo Severiano e Zuza Homem de Mello - Vol. 1 - Editora 34
Disco 78 rpm / Título da música: Nem eu / Autoria: Caymmi, Dorival, 1914-2008 (Compositor) / Caymmi, Dorival (Intérprete) / Imprenta [S.l.]: Odeon, 1952 / Nº Álbum 13288 / Lado B / Gênero: Samba canção
Tom: C
Ebm7(-5) Dm7
Não fazes favor nenhum
C#m7
Em gostar de alguém
F#7 Bm7 E7 A6 [ Em7 A7 ]
Nem eu, nem eu, nem eu
Ebm7(-5) Ab7(9-)
Quem inventou o amor
C#m7
Não fui eu
F#13 C9 Bm7
Não fui eu, não fui eu
Bm7(5-) E7 Amaj7 F#7(5+)
Não fui eu nem ninguém
Bm7 E7 C#m7
O amor acontece na vida
F#7 Bm7
Estavas desprevenida
E7 Amaj7 F#7(5+)
E por acaso eu também
Bm7 E7 C#m7
E como o acaso é importante querida
F#13 F#7(5+) B9
De nossas vidas a vida
E7 ( Em7 A7 ) (volta ao inicio)
Fez um brinquedo também
Disco 78 rpm / Título da música: Não tem solução / Autoria: Guinle, Carlos (Compositor) / Caymmi, Dorival, 1914-2008 (Intérprete) / Orquestra (Acompanhante) / Imprenta [S.l.]: Odeon, 1952 / Nº Álbum 13288 / Lado A / Gênero musical: Samba canção
G7------------------------ Fm
Aconteceu um novo amor --------------------------C7+
Que não devia acontecer
Gbm7/-5---------- B7------ Em---- A7/13
Não ----era--- hora de amar -----D7----------------- Fm6 -----G7
Agora o que eu vou fazer ...
----C ------------Fm6 -------G7/13
Não tem solução --------C7+---- Bm7/-5----- E7
Este novo amor --------Am7---- E7 -----Am7------ Bm7/-5 ------E7
Um amor à mais------- me tirou a paz
F7+ --------------C7+
E eu, que esperava
F7+-------- F----- C7+
Nunca mais amar
Dm7------------- Am7
Não sei o que faço ---------D7/9 -------Dm7/9------- G7/13
Com este amor demais ----------D7/9 --------G7 -----------C ------Fm6 ------C7+/9
Com este --------amor ------demais ...
Antônio Nássara nasceu na cidade do Rio de Janeiro no dia 11 de novembro de 1910 e faleceu no dia 11 de dezembro de 1996. Compositor e caricaturista, foi vizinho de Noel Rosa, compondo com ele a marcha “Retiro da Saudade”, gravada por Francisco Alves e Carmen Miranda em 1934. Foi o autor de sucessos como “Alá lá ô”, com Haroldo Lobo, “Mundo de Zinco” e “Balzaquiana” com Wilson Batista, “Formosa”, com J. Rui, “Periquitinho verde”, com Sá Róris, entre outros.
Mundo de Zinco (samba/carnaval, 1952) - Antônio Nássara e Wilson Batista
Disco 78 rpm / Título da música: Mundo de zinco / Autoria: Nássara, 1910-1996 (Compositor) / Batista, Wilson, 1913-1968 (Compositor) / Jorge Goulart (Intérprete) / Orquestra Tabajara (Acompanhante) / Araújo, Severino (Acompanhante) / Imprenta [S.l.]: Continental, 1951 / Nº Álbum 16497 / Lado B / Gênero musical: Samba
Aquele mundo de zinco Que é Mangueira
Desperta com o apito do trem Uma cabrocha, uma estrela
Um barracão de madeira Qualquer malandro em Mangueira tem
Mangueira, fica pertinho do céu Mangueira, vai assistir o meu fim
Mas deixo o nome na história O samba foi minha glória
E sei que muita cabrocha Vai chorar por mim
Fontes: Enciclopédia da Música Brasileira - Art Editora e Publifolha; Dicionário Cravo Albin.
Disco 78 rpm / Título da música: Menino grande / Maria, Antônio (Compositor) / Ney, Nora, 1922-2003 (Intérprete) / Cópia (Acompanhante) / Orquestra (Acompanhante) / Imprenta [S.l.]: Continental, 1952 / Nº Álbum 16573 / Gênero musical: Samba canção.
Tom: Fm
Intro: Fm Gm5-/7 C7 Fm C7
Fm Dm5-/7 C7 Gm C7
Eu gosto tanto do carinho que ele me faz
Gm5-/7 C7 Fm
Faz tanto bem o beijo que ele me traz
F7
As horas passam, ligeiras, felizes
Bbm
Sem a gente sentir
Eb7 Ab Gm5-/7
Ele está ao meu lado, com o corpo cansado
C7 F Gm C7
Precisa dormir
F F#º Gm
Dorme, menino grande
Dm C7 F
Que eu estou perto de ti
F#º Gm C7
Sonha o que bem quiseres
G7 C7 F
Que eu não sairei daqui
Am Abº Gm C7
Oh vento não faz barulho
F F#º F
Meu amor está dormindo
Am Abº Gm C7
E o mar não bata com força
F F#º C7
Porque ele está dormindo
F F#º Gm
Dorme, menino grande
Dm C7 F
Que eu estou perto de ti
F#º Gm C7
Sonha o que bem quiseres
G7 C7 F
Que eu não sairei daqui
Disco 78 rpm / Título da música: Me deixe em paz / Amorin, Airton (Compositor) / Menezes, Monsueto (Compositor) / Batista, Linda, 1919-1988 (Intérprete) / Regional (Acompanhante) / Imprenta [S.l.]: RCA Victor, 06/08/1951 / Nº Álbum: 800825 / Gênero musical: Samba
Em Em7/9
Se você não me queria
Am7
Não devia me procurar
Am7b Am6b B7/9+
Não devia me iludir
Em7/9
Nem deixar eu me apaixonar
Am7 D7/9
Evitar a dor
G6/9
É impossível
Am7
Evitar esse amor
D7/9 Am6b B7/9+
É muito mais
Am7 B7 Em7
Você arruinou a minha vida
F# B7/9+ Em7/9
Me deixa em paz
Maria Joana, pra onde você vai? Volte pra trás Num tá vendo eu lhe chamar? Quando voltar Não venha com desmantelo Passe o pente no cabelo Não deixe a trança voar
Toma cuidado, Maria Segure a saia, Maria Que o vento pode, Maria Alevantar Vê cinema pago é bom Ai, quem dirá sem se pagar Oxente, te desconjuro, oxente Vai te ajeitar Tu me mata de vergonha Na frente do pessoá
Contrastando com a Maria lavadeira, do samba "Lata d'água", o carnaval de 52 teve também a "Maria Candelária", "alta funcionária" que "a uma vai ao dentista, às duas vai ao café, às três vai à modista e às quatro assina o ponto e dá no pé...".
Criada pela dupla Armando Cavalcanti e Klécius Caldas, esta marchinha era uma sátira muito bem-humorada às funcionárias "empistoladas", que impunemente abusavam de regalias no serviço público. Com o nome inspirado (segundo Klecius) no ponto de ônibus da Candelária, onde muitas funcionárias esperavam condução todas as tardes, no tempo em que o Rio era capital federal, "Maria Candelária" (gravada por Blecaute) foi a segunda marcha na preferência dos foliões, perdendo somente para "Sassaricando".
Maria Candelária (marcha/carnaval, 1952) - Armando Cavalcanti e Klécius Caldas - Intérprete: Blecaute
D
Maria Candelária / É alta funcionária
A7
Saltou de páraquedas / Caiu na letra "O", oh, oh, oh, oh
Começa ao meio-dia / Coitada da Maria
D
Trabalha, trabalha, trabalha de fazer dó oh, oh, oh, oh
GGbm EmA7D
a uma vai ao dentista / as duas vai ao café
G GbmE7
Às três vai à modista / Às quatro assina o ponto e dá no pé
A7D
Que grande vigarista que ela é.
Usando linguagem cinematográfica, Luís Antônio e Jota Júnior oferecem um flagrante da vida de uma lavadeira do morro no samba "Lata d'Água": "Lata d'água na cabeça / lá vai Maria / lá vai Maria / sobe o morro não se cansa / pela mão leva criança / lá vai Maria". E arrematam a letra contrapondo a dura realidade da favelada ( "Maria lava roupa lá no alto / lutando pelo pão de cada dia...") ao sonho de uma vida melhor no asfalto ("que acaba onde o morro principia").
Uma das raras duplas de talento formadas nos anos cinqüenta para se dedicar ao repertório carnavalesco, Luís Antônio (Antônio de Pádua Vieira da Costa) e Jota Júnior (Joaquim Antônio Candeias Júnior) já tinham feito sucesso no ano anterior com o samba "Sapato de pobre", cantado por Marlene. Na ocasião, capitães do Exército, servindo na Escola Especializada da Academia Militar, os dois passavam diariamente por um morro ao pé do qual uma bica d'água servia aos moradores. A inspiração nasceria ao verem a cena que descreveram na composição: uma crioula barriguda equilibrando uma lata na cabeça, enquanto levava uma criança.
Dias depois, devidamente abastecidos de siri e cachaça, trabalharam no apartamento de Luís Antônio, registrando o samba num gravador de fio. A princípio, Marlene nem queria ouvir "Lata d'Água", não acreditando num repeteco do êxito anterior. Mudou, porém de opinião ao ouvi-la, levando-a ao sucesso no carnaval de 52, em disco que tem arranjo de Radamés Gnattali.
Lata d'água (samba/carnaval, 1952) - Luiz Antonio e J. Júnior - Intérprete: Marlene
-------------------Am-------------------------- F -----E
Lata d’água na cabeça / Lá vai Maria/ Lá vai Mari....a
Am----------------------------------------------- F--- E7
Sobe o morro, não se cansa / Pela mão leva a criança -------------Am
Lá vai Maria
E7-------------------------- Am---------- A7 ------------------Dm
Maria lava a roupa lá no al.....to / Lutando pelo pão de cada di....a ----------------------------Am ----------------E7-------------------- Am
Sonhando com a vida do asfal...to / Que acaba onde o morro principi...a
"Este samba-canção constituiu-se no maior sucesso da cantora carioca (da Tijuca) Linda Rodrigues (Sophia Gervasone), que o gravou na Continental em 10 de abril de 1952, uma quinta-feira, com lançamento em maio-junho do mesmo ano, sob número de disco 16559-A, matriz C-2839. Teve regravações por Maria Bethânia, Ângela Maria, Núbia Lafayette e pela própria Linda" (Fonte: Samuel Machado - Youtube).
Disco 78 rpm / Título da música: Lama / Ailce Chaves (Compositora) / Paulo Marques (Compositor) / Linda Rodrigues (Intérprete) / Imprenta [S.l.]: Continental, Abril/1952 / Nº Álbum: 16559 / Lado A / Gênero musical: Samba-canção.
-----------Am -------------G7 ------------------------------F7
Se eu quiser fumar eu fumo / Se eu quiser beber eu bebo ----------------------------------E7 ---Am ---------------------------G7
Não me interessa mais ninguém /----- ---Se o meu passado foi lama ---------------------F7-------------------------- E7-------- Am
Hoje quem me difama / Viveu na lama também ---------------------------G7 ----------------------------F7
Comendo a mesma comida / Bebendo a mesma bebida -------------------------E7--------- A7
Respirando o mesmo ar
------Dm------ Eb°------------- Am
E hoje por ciúme ou por despeito ----------------------B7--------- E7--------- Am------- A7
Achar-se com o direito de querer me humilhar ---------------Dm---------- Dm6
Quem foste tu / Quem és tu ------------Am ----------A7-------- Dm
Não és nada / Se na vida fui errada
E7 ----------------------Am-------- A7
Tu foste errado também -----------Dm------- Dm6---------- Am
Se eu errei, se pequei / Não importa ----------------------------Dm
Se a esta hora estou morta
E7------------------------- Am---- Dm---- Am
Pra mim morreste também
A dupla Luiz Gonzaga-Humberto Teixeira separou-se no início da década de 1950, em razão da ida de Gonzaga para SBACEM, enquanto Teixeira permanecia na UBC. Na época, compositores de sociedades diferentes não podiam atuar juntos. Passaram, então, os dois a trabalharem sozinhos, ou com outros parceiros, sendo "Kalu" o maior sucesso individual de Teixeira.
De estilo romântico-ingênuo, este baião foi feito para atender a um pedido de Dalva de Oliveira, que desejava incluir música nordestina na série que gravaria com a orquestra de Roberto Inglês. Referindo-se a "Kalu", muitos anos depois de seu lançamento, Humberto Teixeira confessou: "Na verdade, Kalu existiu. Só que com outro nome, naturalmente".
E7+
Kalu, Kalu
F#m7
Tira o verde desses óios di riba d'eu
Kalu, Kalu
B7E7+
Não se esqueça que você já me esqueceu
Kalu, Kalu
BmE7A7+
Esse oiá despois do que assucedeu
B7G#m7
Com certeza só não tendo coração
C#7F#m7
Fazê tar judiação
B7E7+
Você tá mangando di eu
A7+A#ºG#m7
Com certeza só não tendo coração
C#7F#m7
Fazê tar judiação
B7E7+
Você tá mangando di eu
A Canção no Tempo - Jairo Severiano e Zuza Homem de Mello - Vol. 1 - Editora 34
Uma fábula de origem popular que explica o surgimento das estrelas-do-mar: um grãozinho de areia da praia se apaixona por uma estrela e nasce, mais tarde, a estrela-do-mar. A famosa lenda virou sucesso na voz de Dalva de Oliveira em 1951, quando gravou a marcha-rancho Estrela do Mar de Paulo Soledade e Marino Pinto: "Um pequenino grão de areia / Que era um pobre sonhador / Olhando o céu viu uma estrela / Imaginou coisas de amor... "
Estrela do mar (marcha-rancho, 1952) - Marino Pinto e Paulo Soledade - Intérprete: Dalva de Oliveira
AmDm7E7AmA7
Um pequenino grão de areia / Que era um pobre sonhador
Dm7G7CE7
Olhando o céu viu uma estrela / Imaginou coisas de amor
AmDm7E7AmA7
Passaram anos muitos anos / Ela no céu ele no mar
Dm7A7Dm7E7Am
Dizem que nunca o pobrezinho / Pôde com ela se encontrar
Dm7G7C7MAm
Se houve ou se não houve / Alguma coisa entre eles dois
Dm7G7C7M
Ninguém soube até hoje explicar
Bm7/5-E7Am
O que há de verdade é que depois
F7Dm7E7Am
Muito depois / Apareceu a estrela do mar
Orlando Silva prestando homenagem
no túmulo do grande Francisco Alves
"... Francisco Alves, morreu em um desastre de automóvel na Via Dutra, no Estado de São Paulo, quando viajava em direção ao Rio de Janeiro. Seu carro chocou-se com um caminhão em plena rodovia, e, explodindo o motor, as chamas envolveram o veículo carbonizando o corpo do querido artista. Seu primo Haroldo Alves, estudante que o acompanhava na viagem, foi projetado à grande distância no momento da colisão, escapando com vida, porém em estado grave...".
Durante toda a sua vida, Francisco Alves sempre ajudou as entidades assistenciais do Rio de Janeiro. Vinte e quatro dias antes do acidente que o vitimou, havia gravado um disco, cujo resultado econômico reverteria em benefício das "Meninas da Casa de Lázaro", no Rio. "Canção da Criança" em uma face, e "Brasil de Amanhã" na outra, compunham o disco. Ambas composições do próprio Chico, com versos de René Bittencourt.
Antes que a gravadora Odeon lançasse o disco, a fatalidade levou de forma trágica o cantor Francisco Alves. A vendagem do disco atingiu cifras enormes poucas vezes vista no Brasil; porque além de Chico, também as "Meninas da Casa de Lázaro" faziam parte da gravação, cantando no coro.
No velório do cantor, ocorrido na câmara de vereadores do Rio de Janeiro, ocorreu uma cena inesquecível, emocionando ainda mais o povo e autoridades presentes: na saída do féretro para o cemitério São João Batista, as meninas da Casa de Lázaro cantam "Canção de Criança" ao lado do caixão lacrado, em despedida ao rei da voz que a elas havia dedicado o disco.
A parte declamada da gravação coube à Lúcia Helena, locutora da Rádio Nacional, que fazia parte do programa do Rei da Voz, aos domingos, ao meio-dia. A valsa foi gravada em 3/09/1952, 24 dias antes da morte de Chico Alves.
Canção da Criança (valsa, 1952) - Francisco Alves e René Bittencourt
Disco 78 rpm / Título da música: Canção da criança / Autoria: Alves, Francisco (Compositor) / Bittencourt, René (Compositor) / Alves, Francisco (Intérprete) / Coro de Crianças (Acompanhante) / Orquestra (Acompanhante) / Imprenta [S.l.]: Odeon, 1952 / Nº Álbum 13336 / Gênero musical: Valsa
-----D------ A7-----------------D Criança feliz / Que vive a cantar ----------------A7 ----------------D----- D7 Alegre embalar / Seu sonho infantil -------------------G-------------------- D Oh meu bom Jesus / Que a todos conduz -----------------A7---------------D------- B7 Olhai as crianças / Do nosso Brasil
-----Em------------- D---- B7------Em------------------ D------ B7 Crianças com alegria /------- Qual um bando de andorinhas ---Em---------------- D---- A7 --------------------------D ------B7 Viram Jesus que dizia /------- "Vinde a mim as criancinhas"
--Em------------------- D ----B7------ Em -------------D------- B7 Hoje dos céus num aceno / ------Os anjos dizem Amém ------Em------------- D -----A7------------------------ D------- A7 Porque Jesus Nazareno / --------Foi criancinha também
-----D------ A7 ----------------D Criança feliz / Que vive a cantar ---------------A7 -----------------D------- D7 Alegre embalar / Seu sonho infantil -------------------G--------------------- D Oh meu bom Jesus / Que a todos conduz ----------------A7----------------- D Olhai as crianças / Do nosso Brasil
"Alguém Como Tu" é mais um samba-canção de José Maria de Abreu e Jair Amorim, feito sob medida para o repertório de Dick Farney. E como vários outros da dupla, teve sucesso sendo uma das músicas mais executadas em 1952. Aliás, a gravação de Dick foi realizada na Argentina, durante uma temporada, sendo editada no Brasil pela Continental.
Cantor e pianista, Dick Farney desenvolveu nas duas atividades estilos bem distintos, destacando-se como cantor romântico na primeira e pianista jazzístico, criativo e improvisador, na segunda. "Alguém Como Tu" voltou a fazer sucesso em 1991, revivido na trilha da telenovela "O Dono do Mundo".
Alguém como tu (samba-canção, 1952) - José M. de Abreu e Jair Amorim
Disco 78 rpm / Título da música: Alguém como tu / Autoria: Amorim, Jair (Compositor) / Abreu, José Maria de, 1911-1966 (Compositor) / Farney, Dick, 1921-1987 (Intérprete) / Orgão (Acompanhante) / Orquestra (Acompanhante) / Imprenta [S.l.]: Continental, Indefinida / Nº Álbum 16659 / Lado B / Lançamento: Setembro/1952 - Dezembro/1952 / Gênero musical: Samba-canção / Nota: Gravação original "t. k." (argentina)
--------C7+ ----Dm7 ---------Em7------ Ebº
Alguém como tu /------- Assim como tu ----------Dm7 ------G7--Dm7--- G7---- Dm7-------- G7
Eu preciso encontrar /----------- Alguém sempre meu ---------Dm7 -------G7
De olhar como o teu ------------C7+----- A7/6------ D7/9------- G7/6
Que me faça sonhar -------C7+ ----------------------Am7--- B7
Amores eu sei / Na vida eu achei e perdi ----------G7+ ------E7 -----Am7 -------D7/9
Mas nunca ninguém desejei -----------------Dm7------- G7
Como desejo a ti
--------C7+---- Dm7 ----------Em7------- Ebº
Se tudo acabou / ----Se o amor já passou ---------------Dm7 --G7-- Dm7-- G7-- Dm7 --------G7
Há de um sonho ficar / -------------Sozinho estarei ---------Dm7--- G7 ------A7/5+
E alguém eu irei / Procurar -------Dm7----------------------- Fm7
Eu sei que outro amor posso ter ---------Em7 ----------A7/6
E um novo romance viver --------D7/9 ----------------G7
Mas sei que também / Assim como tu -------------Em7---- A7------- D7-------- G7
Mais ninguém /----------- Assim como tu ---------------C7+
Mais ninguém
Fontes: Instituto Moreira Salles - Acervo musical; A Canção no Tempo - Volume 1 - Jairo Severiano e Zuza Homem de Mello - Editora 34.
Sucesso absoluto no carnaval de 1952, o último que Francisco Alves (foto) obteve na folia de Momo. Gravada na Odeon em 9 de novembro de 1951, com lançamento em janeiro de 52 (13211-A, matriz 9187), esta marchinha é na verdade apenas de Jota Júnior (Joaquim Antônio Candeias Júnior), que só deu parceria a David Nasser. Paraense de Belém, Jota Júnior foi para o Rio de janeiro aos 4 anos de idade e era coronel reformado (Samuel Machado Filho - YouTube).
Disco 78 rpm / Título: Confete / Autoria: Nasser, David, 1917-1980 (Compositor) / Jota Júnior (Compositor) / Francisco Alves (Intérprete) / Regional (Acompanhante) / Imprenta [S.l.]: Odeon, 09/11/1951 / Nº Álbum 13211-A / Gênero: Marcha
--------Am
Confete -------------------E7
Pedacinho colorido de saudade ------------Am
Ai, ai, ai, ai, -------Dm -------------------Am
Ao te ver na fantasia que usei
--------E7
Confete --------------------Am
Confesso que chorei -----G7
Chorei porque lembrei ------------C
Do carnaval que passou -------B7 ----------------------E7
Daquela Colombina que comigo
Brincou
Dm---------- Am
Ai, ai, confete --------E7--------------------- Am
Confesso o amor que se acabou
Realmente não poderia faltar na polêmica Dalva/Herivelto uma composição de Lupicínio Rodrigues, especialista no gênero. Só que esta composição, o samba "Vingança", não seria inspirada pelo caso em questão e sim por mais um episódio da vida sentimental do autor.
Lupicínio vivia havia alguns anos com uma moça chamada Mercedes, mais conhecida por Carioca, quando ela tentou traí-lo com um rapazola, seu empregado. Denunciada pelo garoto, Carioca foi abandonada pelo compositor que, tempos depois, ao saber de seu desespero, "Chorando e bebendo na mesa de um bar", fez o samba amaldiçoando em versos candentes o destino da traidora.
Em 1963, numa crônica para o jornal gaúcho Última Hora, Lupicínio justificou a veemência dos versos: "Nunca se está livre de ter, num momento de rancor, algum desejo de vingança". O primeiro cantor a tomar conhecimento de "Vingança" foi Jorge Goulart, que chegou a interpretá-la na noite do Rio. No entanto Goulart, artista da Continental, não pôde gravá-la por estar Lupicínio na ocasião com um contrato de exclusividade com a RCA. Em vista disso, o autor ofereceu a canção a Herivelto Martins, que a lançou com o Trio de Ouro, embora achando que a música não se adaptava ao estilo do conjunto.
Foi então que Linda Batista, entusiasmada ao ouvi-la na voz de Goulart, gravou "Vingança" que se tornaria o maior sucesso de sua carreira. Aliás, gravou-a duas vezes: a primeira com o conjunto do violinista Fafá Lemos, que foi a gravação consagrada e a segunda, com uma orquestra de cordas, um fonograma pouco conhecido, que só saiu em elepê.
Disco 78 rpm / Título: Vingança / Autoria: Rodrigues, Lupicínio, 1914-1974 (Compositor) / Batista, Linda, 1919-1988 (Intérprete) / Conjunto (Acompanhante) / Imprenta [S.l.]: RCA Victor, 29/05/1951 / Nº Álbum 800802 / Lado A / Lançamento: 08/1951 / Gênero: Samba canção
FD#ºGm
Eu gostei tanto, tanto quando me contaram
C7/9C7/9-F
Que lhe encontraram chorando e bebendo na mesa de um bar
AmG#mGm
E que quando os amigos do peito por mim perguntaram
G#F#GmC7/9G#C#GmC
Um soluço cortou sua voz, não lhe deixou falar
F
Ah, mas eu gostei tanto,
D#ºD7/9
Tanto quando me contaram
G6G5+GmC7/9
Que tive mesmo que fazer esforço
FA7
Pra ninguém notar
DmA7Gm
O remorso talvez seja a causa do seu desespero
C7G#C#GmC
Você deve estar bem consciente do que praticou
A#7+F#GmC
Me fazer passar essa vergonha com um companheiro
GmC7
E a vergonha é a herança maior
AmG#C#
Que meu pai me deixou
GmC7/9FF#5+
Mas enquanto houver força em meu peito
A#
Eu não quero mais nada
GmC7G#C#GmC
Só vingança, vingança, vingança aos santos clamar
A#F
Você há de rolar como as pedras
F#GmC7/9
Que rolam na estrada
GmC7/9
Sem ter nunca um cantinho de seu
F
Pra poder descansar
Fontes: Instituto Moreira Salles - Acervo musical; A Canção no Tempo - Volume 1 - Jairo Severiano e Zuza Homem de Mello - Editora 34.