Em 1934, teve suas primeiras obras gravadas, o samba
Sinos de Natal (com Vicente Paiva), lançado por
Aurora Miranda na Odeon, e a marcha
Solta o balão, com Sátiro de Melo, por Cirene Fagundes, também na Odeon. Em 1935, outras duas parcerias com Vicente Paiva foram gravadas por Aurora: a marcha
Linda primavera e o samba
A turma chorou.
Em 1936,
Moreira da Silva gravou na Columbia o samba
Adeus...vou partir, com Moreira da Silva. Em 1937, duas de suas rumbas foram gravadas por
Carmen Miranda na Odeon,
Dance rumba, com
Buci Moreira, e
Em tudo, menos em ti, com
Osvaldo Santiago. Nesse ano,
J. B. de Carvalho gravou na Victor a batucada
Foste embora, com Carlos Almeida e Raul Resende, enquanto José Lemos registrou a marcha
Até a lua gostou, com Milton de Oliveira e Raul Resende.
Em 1938, teve duas músicas gravadas por
Linda Batista em dupla com Fernando Álvares no primeiro disco da cantora na Odeon, as rumbas
Chimarrão e
Churrasco, esta última, parceria com Augusto Garcez. No mesmo ano,
Patrício Teixeira lançou pela Victor os sambas
Chorar é desabafar, com Milton de Oliveira e J. Andrade, e
Magoado, com Milton de Oliveira e Raul Resende. Ainda neste ano, Fernando Alvarez gravou na Victor o samba
Pensei em ti, com Augusto Garcez. Em 1938, duas de suas marchas foram gravadas na Columbia pelo cantor Joaquim Pimentel:
Olha a onda, com Raul Resende, e
Eu tive uma morena, com Nelson de Castro.
Em 1939, o samba-batuque
No tronco da amendoeira foi gravado com sucesso por Patrício Teixeira na Victor em disco que trazia também o samba
Foste louca, com Milton de Oliveira. A rumba-canção
Luar do Rio, com Miguel Baúso, foi registrado pelas Irmãs Medina na Odeon. Nesse ano, os sambas
Em sonhos eu te beijei, com Milton de Oliveira, e
Quando o meu amor morreu, com J. B. de Carvalho e Milton de Oliveira, foram gravados na Odeon por J. B. de Carvalho. Também pela Odeon, Moreira da Silva lançou a batucada
Adeus orgia, adeus, com Felisberto Martins. Ainda nesse ano, o samba
Maior prazer, com Buci Moreira, foi gravado na Columbia pela cantora
Carmen Barbosa, e a marcha
Linda mexicana, com Edgard Freitas e David Nasser, foi lançada, também na Columbia, por
Francisco Alves.
Em 1940, fez com E. Freitas e F. Santos o samba
Casinha amarela que Moreira da Silva gravou na Odeon. No mesmo ano, Nicodemos Resende gravou na Odeon o samba
A mulher é assim, e a marcha
Linda holandesa, ambas com Luis Siciliano, e Patrício Teixeira registrou na Victor o samba
Ao lado da linda Mangueira, com Milton de Oliveira. Também em 1940, Moreira da Silva gravou na Victor os sambas
Deusa da Vila, com
David Nasser, e
Assim termina um grande amor, com Moreira da Silva e Miguel Baúso.
Em 1941, Nicodemos Resende gravou na Odeon a marcha
Mulher bonita, com Antenor Borges e Afonso Teixeira, e a marcha-rancho
Camponesa, com Luiz Siciliano e Henrique Gomes, enquanto Patrício Teixeira lançou pela Victor o samba
Fui eu, com Milton de Oliveira. Outra parceria com Milton de Oliveira foi gravada no mesmo ano por Osvaldo Novarro na Victor, o samba
Não sei. Também em 1941, teve dois sambas gravados na Victor por
Ciro Monteiro:
Se eu lhe perder, com Luiz Siciliano e Afonso Teixeira, e
Criança louca, com Afonso Teixeira. O samba
Quem é que está com a razão, com Estanislau Silva e Augusto Garcez, foi lançado por Ciro Monteiro em 1942, pela gravadora Victor, mesmo ano em que
Arnaldo Amaral registrou na Columbia a marcha
Vingança do padeiro, com Antenor Borges e Estanislau Silva, enquanto Patrício Teixeira, também na Victor fazia o registro do samba
Vem me ouvir, com Luiz Siciliano e Henrique Gomes.
Em 1951, o mambo Apimentadinha, com U. Martelli, e a marcha Vem italiana, com Célio Monteiro e Fonseca Filho, foram gravadas na Odeon pelos Trigêmios Vocalistas. Embora de discreta repercussão pessoal, como compositor teve mais de trinta composições gravadas no período da "Era de ouro" da música popular brasileira.
Obra
A mulher é assim (c/ Luis Siciliano), A turma chorou (c/ Vicente Paiva), Adeus orgia, adeus (c/ Felisberto Martins), Adeus...vou partir (c/ Moreira da Silva), Amanhece e anoitece (c/ Cyro Monteiro e Antônio Fernandes), Ao lado da linda Mangueira (c/ Milton de Oliveira), Assim termina um grande amor (c/ Moreira da Silva e Miguel Baúso), Até a lua gostou (c/ Milton de Oliveira e Raul Resende), Camponesa (c/ Luiz Siciliano e Henrique Gomes), Casinha amarela (c/ E. Treitas e F. Santos), Chimarrão, Chorar é desabafar (c/ Milton de Oliveira e J. Andrade), Churrasco (c/ Augusto Garcez), Criança louca (c/ Afonso Teixeira), Dance rumba (c/ Bucy Moreira), Deusa da Vila (c/ David Nasser), Don Pedrito (c/ Célio Monteiro), Em sonhos eu te beijei (c/ Milton de Oliveira), Em tudo, menos em ti (c/ Osvaldo Santiago), Escandalosa (c/ Moacir Silva), Foste embora (c/ Carlos Almeida e Raul Resende), Foste louca (c/ Milton de Oliveira), Helena querida (c/ Vitor Lima), Linda holandesa (c/ Luis Siciliano), Linda mexicana (c/ Edgard Freitas e David Nasser), Linda primavera (c/ Vicente Paiva), Magoado (c/ Milton de Oliveira e Raul Resende), Maior prazer (c/ Buci Moreira), Mulher bonita (c/ Antenor Borges e Afonso Teixeira), Não sei (c/ Milton de Oliveira), No tronco da amendoeira (c/ Milton de Oliveira), Pensei em ti (c/ Augusto Garcez), Quando o meu amor morreu (c/ J. B. de Carvalho e Milton de Oliveira), Quem é que está com a razão (c/ Estanislau Silva e Augusto Garcez), Se eu lhe perder (c/ Luiz Siciliano e Afonso Teixeira), Sinos de Natal (c/ Vicente Paiva), Solta o balão (c/ Sátiro de Melo), Vem me ouvir (c/ Luiz Siciliano e Henrique Gomes), Vingança do padeiro (c/ Antenor Borges e Estanislau Silva).
Fonte: Dicionário Cravo Albin da Música Popular Brasileira;