segunda-feira, 3 de abril de 2006

Zizinha

Carmen Lobato na
revista Ai! Zizinha
A melodia simples, o ritmo alegre, saltitante, a letra satírica, bem humorada, com pitadas de malícia ( "Zizinha / Zizinha / Zizinha / Zizinha / Ô vem comigo / Vem minha santinha / Também quero / Tirar uma casquinha...."), enfim, as principais características da marcha carnavalesca já estão presentes em "Zizinha" e outras peças do gênero lançadas na década de 1920.

De diferente mesmo das marchas que vieram nas décadas seguintes, pode-se notar somente uma certa analogia rítmica com o fox-trote e o charleston. Zizinha tem entre seus autores José Francisco de Freitas, um dos principais responsáveis pela fixação da marchinha.

Zizinha (marcha / carnaval, 1926) - José Francisco de Freitas - Intérprete: Fernando

Disco selo: Odeon R / Título da música: Zizinha / José Francisco de Freitas "Freitinhas" (Compositor) / Fernando (Intérprete) / Coro do Jazz Band Sul Americano Romeu Silva (Acomp.) / Nº do Álbum: 122942 / Lançamento: 1926 / Gênero musical: Marcha da Folia / Coleções: IMS, Nirez



Por ser deveras conhecida / palavra, eu ando aborrecida
em qualquer lugar / quando passear
sou muito perseguida / o meu tormento não tem fim
nunca pensei sofrer assim / velhos e mocinhos
pedem-me beijinhos / dizendo, enfim , prá mim

Zizinha, Zizinha / Zizinha, Zizinha
ó, vem comigo, vem / minha santinha
também quero tirar uma casquinha

Noutro dia num bondinho / um coronel muito velhinho
deu-me um beliscão / pegou-me na mão
tais coisas fez enfim / que quando olhei admirada
até parece caçoada / ainda suspirou
os olhos revirou / dizendo assim prá mim

Zizinha, Zizinha...



Fontes: A Canção no Tempo - 85 anos de Música Brasileira Vol. 1: 1901-1957, 1a edição, 1997, editora 34; Instituto Moreira Salles; Discografia Brasileira - IMS.

2 comentários:

  1. Tem a ver com a Tia de Heitor Villa-Lobos?

    ResponderExcluir
  2. Cifra antiga muito bom obrigado por existir Gilberto jaques

    ResponderExcluir