sábado, 29 de abril de 2006

Aurora

Roberto Roberti
Na quarta-feira de cinzas de 1940, Roberto Roberti mostrou o estribilho de "Aurora" a Mário Lago, que completou a canção em seguida. Nasceu assim, com um ano de antecedência, um dos grandes sucessos do carnaval de 41.

O aspecto mais atraente desta marchinha - lançada por Joel e Gaúcho - está na segunda parte, em que novos valores são apresentados como símbolos de modernidade e status: "Um lindo apartamento / com porteiro e elevador / e ar refrigerado / para os dias de calor... ". Tudo isso e mais uma possibilidade de casamento ("madame antes do nome / você teria agora" ) é o que Aurora perde por não merecer o amor do protagonista.

Mesmo depois da morte de Gaúcho, Joel de Almeida, o magrinho elétrico, continuou cantando esta composição, uma das marcas registradas de seu repertório. Ainda em 1941, com letra em inglês de Harold Adamson, "Aurora" fez sucesso nos Estados Unidos e na Inglaterra, cantada pelas Andrew Sisters, sendo incluída no filme "Segure o Fantasma", de Abbott & Costello.

Aurora (marcha/carnaval) - 1941 - Mário Lago e Roberto Roberti

Disco 78 rpm / Título da música: Aurora / Autoria: Lago, Mário, 1911-2001 (Compositor) / Roberti, Roberto (Compositor) / Gaúcho (Intérprete) / Joel (Intérprete) / Orquestra Columbia (Acompanhante) / Imprenta [S.l.]: Columbia, 1940 / Nº Álbum 55250 / Lado A / Gênero musical: Marcha /
C                                Dm
Se fosse sincera / Ô ô ô ô, Aurora
                     G7                 C
Veja só que bom que era / Ô ô ô ô , Aurora
            G7
Um lindo apartamento / Com porteiro e elevador
       C                                     Dm
E ar refrigerado / Para os dias de calor/ Madame
          C                 D7      G7       C
Antes do nome / Você teria agora/ Ôôôô  Aurora


Fonte: A Canção no Tempo - Vol. 1 - Jairo Severiano e Zuza Homem de Mello - Editora 34.

Nenhum comentário: