sábado, 29 de abril de 2006

Aurora


Na quarta-feira de cinzas de 1940, Roberto Roberti mostrou o estribilho de "Aurora" a Mário Lago, que completou a canção em seguida. Nasceu assim, com um ano de antecedência, um dos grandes sucessos do carnaval de 41.

O aspecto mais atraente desta marchinha - lançada por Joel e Gaúcho (foto acima) - está na segunda parte, em que novos valores são apresentados como símbolos de modernidade e status: "Um lindo apartamento / com porteiro e elevador / e ar refrigerado / para os dias de calor... ". Tudo isso e mais uma possibilidade de casamento ("madame antes do nome / você teria agora" ) é o que Aurora perde por não merecer o amor do protagonista.

Mesmo depois da morte de Gaúcho, Joel de Almeida, o magrinho elétrico, continuou cantando esta composição, uma das marcas registradas de seu repertório. Ainda em 1941, com letra em inglês de Harold Adamson, "Aurora" fez sucesso nos Estados Unidos e na Inglaterra, cantada pelas Andrew Sisters, sendo incluída no filme "Segure o Fantasma", de Abbott & Costello.

Aurora (marcha/carnaval) - 1941 - Mário Lago e Roberto Roberti - Interpretação: Joel e Gaúcho

Disco 78 rpm / Título da música: Aurora / Mário Lago, 1911-2001 (Compositor) / Roberto Roberti (Compositor) / Gaúcho (Intérprete) / Joel (Intérprete) / Orquestra Columbia (Acomp.) / Gravadora: Columbia / Gravação: 07/11/1940 / Lançamento: 12/1940 / Nº do Álbum: 55250 / Nº da Matriz: 330-1 / Gênero musical: Marcha / Coleções de origem: Robespierre Martins Teixeira, Nirez, José Ramos Tinhorão, Humberto Franceschi


C                                Dm
Se fosse sincera / Ô ô ô ô, Aurora
                     G7                 C
Veja só que bom que era / Ô ô ô ô , Aurora
            G7
Um lindo apartamento / Com porteiro e elevador
       C                                     Dm
E ar refrigerado / Para os dias de calor/ Madame
          C                 D7      G7       C
Antes do nome / Você teria agora/ Ôôôô  Aurora


Fontes: A Canção no Tempo - Vol. 1 - Jairo Severiano e Zuza Homem de Mello - Editora 34; Discografia Brasileira - IMS; Instituto Moreira Salles.

Nenhum comentário:

Postar um comentário