Composta antes de 1964, a “Marcha da Quarta-Feira de Cinzas” é assim uma espécie de protesto premonitório contra a realidade imposta pela ditadura militar. Pertence àquela fase inicial do CPC em que Carlos Lyra, como já foi dito, incorpora à sua obra uma temática político-nacionalista, tendo sido feita no mesmo dia em que ele e Vinícius haviam concluído o “Hino da UNE” (“De pé a jovem guarda / a classe estudantil / sempre na vanguarda / trabalha pelo Brasil...”).
Mas, com sua mensagem disfarçada no lirismo melancólico de uma marcha-rancho, a composição pode ser considerada um belo exemplar do gênero música de protesto: “Acabou nosso carnaval / ninguém ouve cantar canções / ninguém passa mais brincando feliz / e nos corações / saudades e cinzas foi o que restou...” A passagem com o acorde de sétima maior de dó antecedendo a frase “e no entanto é preciso cantar”, após a pungente primeira parte, cria um momento mágico, na medida em que envolve a platéia inteira e a faz cantar suavemente embalada por um simples violão.
Um clássico de seu tempo, a “Marcha da Quarta-Feira de Cinzas” é uma daquelas raras canções capazes de encerrar com elevada dose de emoção um espetáculo musical. Embora consagrada pela voz de Nara Leão, teve sua gravação inicial por Jorge Goulart em fevereiro de 63 (A Canção no Tempo – Vol. 2 – Jairo Severiano e Zuza Homem de Mello – Editora 34).
Marcha de quarta-feira de cinzas (marcha-rancho, 1963) - Carlos Lyra e Vinícius de Moraes - Interpretação: Nara Leão.
LP Nara / Título da música: Marcha da quarta-feira de cinzas / Carlos Lyra (Compositor) / Vinícius de Moraes (Compositor) / Nara Leão (Intérprete) / Gravadora: Elenco / Ano: 1964 / Álbum: ME-10 / Lado A / Faixa 1 / Gênero musical: Marcha-rancho.
Mas, com sua mensagem disfarçada no lirismo melancólico de uma marcha-rancho, a composição pode ser considerada um belo exemplar do gênero música de protesto: “Acabou nosso carnaval / ninguém ouve cantar canções / ninguém passa mais brincando feliz / e nos corações / saudades e cinzas foi o que restou...” A passagem com o acorde de sétima maior de dó antecedendo a frase “e no entanto é preciso cantar”, após a pungente primeira parte, cria um momento mágico, na medida em que envolve a platéia inteira e a faz cantar suavemente embalada por um simples violão.
Um clássico de seu tempo, a “Marcha da Quarta-Feira de Cinzas” é uma daquelas raras canções capazes de encerrar com elevada dose de emoção um espetáculo musical. Embora consagrada pela voz de Nara Leão, teve sua gravação inicial por Jorge Goulart em fevereiro de 63 (A Canção no Tempo – Vol. 2 – Jairo Severiano e Zuza Homem de Mello – Editora 34).
Marcha de quarta-feira de cinzas (marcha-rancho, 1963) - Carlos Lyra e Vinícius de Moraes - Interpretação: Nara Leão.
LP Nara / Título da música: Marcha da quarta-feira de cinzas / Carlos Lyra (Compositor) / Vinícius de Moraes (Compositor) / Nara Leão (Intérprete) / Gravadora: Elenco / Ano: 1964 / Álbum: ME-10 / Lado A / Faixa 1 / Gênero musical: Marcha-rancho.
INTROD: Gm D#5-/6 D7 Gm D#5-/6 D7 Gm7 D#5-/6 D7 Acabou nosso carnaval Gm7 D#5-/6 Ninguém ouve cantar canções D7 Bm7 Bm5-/7 Ninguém passa mais brincando feliz E7 A7/13 E nos corações Am7(b5) D7(b9) Gm7 Am4/7 D7(#9) Saudades e cinzas foi o que restou Gm7 D#5-/6 Pelas ruas o que se vê D7 Gm7 D#5-/6 É uma gente que nem se vê D7 Bm7 Bm5-/7 Que nem se sorri, se beija e se abraça E7 A7/13 E sai caminhando Am7(b5) D7(b9) Gm7 Dm7 G#°(b13) Dançando e cantando cantigas de amor C7M Cm6 E no entanto é preciso cantar G/B A7 Em7 Mais que nunca é preciso cantar A7/13 A7(#5) A7 Am7(b5) D#5-/6 D7 É preci....so cantar e alegrar a cida.......de Gm7 D#5-/6 A tristeza que a gente tem Gm7 D#5-/6 Qualquer dia vai se acabar D7 Bm7 Bm5-/7 Todos vão sorrir, voltou a esperança E7 A7/13 É o povo que dança Am7(b5) D7(b9) Gm7 Dm7 G#°(b13) Contente da vida, feliz a cantar C7M Cm6 Porque são tantas coisas azuis G/B Em7 E há tão grandes promessas de luz A7/13 A7(#5) A7 Tanto amor para amar Am7(b5) D7 De que agente nem sa.......be Gm7 D#5-/6 D7 Quem me dera viver pra ver Gm7 D#5-/6 E brincar outros carnavais D7 Bm7 Bm5-/7 Com a beleza dos velhos carnavais E7 A7/13 Que marchas tão lindas Am7(b5) D7(b9) Gm7 E o povo cantando seu canto de paz Am7(b5) D7(b9) Gm7 Seu canto de paz
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