sábado, 5 de agosto de 2006

Palhaçada

Ao contrário de “Nossos Momentos”, “Palhaçada” mostra o lado não-romântico da parceria Luiz Reis e Haroldo Barbosa (foto ao lado) e é o seu maior sucesso. Num estilo sincopado, meio bossa nova, o samba focaliza as desventuras de um sujeito que, apesar de enganado e abandonado por uma mulher, admite aceitá-la de volta com as desvantagens que isso possa representar: “Mas se ela quiser / voltar pra mim / vai ser assim / cara de palhaço / roupa de palhaço / até o fim.”

Mais conhecido como “Cara de Palhaço”, “Palhaçada” teve só em 1961 onze gravações, o que comprova o seu sucesso. Contudo a do personalíssimo Miltinho foi a que marcou, sem demérito para as dos rivais Ivon Curi, Dóris Monteiro, Isaura Garcia e Elizeth Cardoso (Fonte: A Canção no Tempo - Vol. 2 - Jairo Severiano e Zuza Homem de Mello - Editora 34).

Palhaçada (samba, 1961) - Haroldo Barbosa e Luiz Reis - Intérprete: Miltinho.

Disco 78 rpm / Título da música: Palhaçada / Luiz Reis (Compositor) / Haroldo Barbosa (Compositor) / Miltinho (Intérprete) / Gravadora: RGE / Ano: 1961 / Álbum: 10.298 / Gênero musical: Samba.

Tom: D

  D          Em7              A7
Cara de Palhaço, pinta de palhaço,
            D7+   Bm7   Em
Roupa de palhaço
            A7         D    Bm
Foi esse o meu amargo fim.

 Em7             A           D7+
Cara de gaiato, pinta de gaiato,
       Bm7     Em
Roupa de gaiato
               A7           D
Foi o que eu arranjei pra mim.

     Em           A7
Estavas roxa por um trouxa
      D7+      Bm7
Pra fazer cartaz.
        Em         A7
Na tua lista de golpista
        D7
Tem um bobo a mais

           Dbm7            Gb7
Quando a chanchada deu em nada
    Bb7+
Eu até gostei
 E7                             A7    Em9
E a fantasia foi aquela que esperei

Em7               A7                     D7+    Bm7    Em
Cara de palhaço, pinta de palhaço, roupa de palhaço
       A7                Gb7    B7
Pela mulher que não me quer
Em           C11+             D7+           B9
Mas se ela quiser voltar pra mim vai ser assim
 Em7              A7                 D     C9
Cara de palhaço, pinta de palhaço, até o fim.

Nenhum comentário:

Postar um comentário