sábado, 24 de novembro de 2007

Abigail Maia


Abigail Maia, atriz, cantora e bailarina, nasceu em Porto Alegre, RS,em 17/10/1887 e faleceu no Rio de Janeiro RJ, em 20/12/1981. Estreou no teatro aos 15 anos de idade, na peça Fada Coral.

Trabalhou em inúmeras companhias de comédias e revistas antes de criar sua própria empresa, em parceria com Oduvaldo Vianna.

Em 1921, agregando-se à companhia Viriato Correa e Nicola Viggiani, deu-se a temporada conhecida historicamente como "Movimento Trianon".

Com seu trabalho ligado a um dos mais conceituados comediógrafos do período, valorizou a dramaturgia brasileira e ensejou algumas experimentações renovadoras. Nos anos 40 ingressou no elenco de rádio-atores da Radio Nacional.


Fontes: Abigail Maia - Atriz - Adoro Cinema Brasileiro; Revista Eletrônica Teatral antaprofana.

Um comentário:

  1. Abigail Maia foi, com certeza, uma das maiores atrizes de seu tempo. Passava do drama à comédia com o mesmo extraordinário talento e versatilidade, como podemos constatar através das críticas - sempre elogiosas - dos jornais da época.Além de cantar, atuou em diversas rarionovelas e também ficou conhecida por sua belíssima voz, tanto nas canções quanto nas radionovelas. Apesar de gostar muito de Porto Alegre, onde atuou diversas vezes e foi sempre muito bem recebida, seu nascimento se deu na cidade do Rio de Janeiro em 16 de setembro de 1887. É importante fazer esta retificação, assim como é importante resgatar a memória das Artes deste país, dando o lugar de destaque que essa grande artista merece.

    ResponderExcluir