
Estudou canto, desde os 17 anos, com Alda Pereira Pinto.
Em 1948, iniciou sua carreira, cantando no rádio. Participou de programas na Rádio Nacional e na Rádio Tupi, do Rio de Janeiro. Nessa época, integrou, como crooner, a orquestra do maestro Fon-Fon, com a qual excursionou pela Europa e Oriente Médio.
Gravou seu primeiro disco em 1953, na Copacabana, com os sambas-canção Vinte e sete de setembro, de Ari Monteiro e Irani de Oliveira e Juntinho de você, de Ari Monteiro e Raul Marques. No mesmo ano, lançou pela Todamérica o Baião do paxá e o samba Creio em São Paulo, da dupla Ari Monteiro e Irani de Oliveira.
Em 1954, gravou os sambas Estou com São Jorge, de Ari Monteiro e Irani de Oliveira e "Depois das dez, de Ari Monteiro e Valter Tourinho. Nesse mesmo ano, voltou a gravar na Copacabana lançando em dueto com Hélio Chaves os sambas De braços abertos, de Roberto Martins e Ari Monteiro e Não é covardia, e Raul Marques e Ari Monteiro.
No mesmo ano, gravou a valsa O disco da páscoa, de Ari Monteiro e Irani de Oliveira e o samba-canção Um de nós dois, de Ari Monteiro, Arnaldo Moreira de Castro e Anselmo Peixoto. Em seguida, gravou mais duas composições da dupla Irani de Oliveira e Ari Monteiro: o Baião do Mikado e a Valsa do marinheiro.
Em 1955, gravou na RCA Victor o baião Zabelelê, de Ari Monteiro e Tito Neto e o samba Bolha de sabão, de Ari Monteiro e Valter tourinho. No mesmo ano, gravou o bolero Lua verde, de Valter Gomes, S. Sagnini e Osvaldo Santiago, os sambas-canção Sou eu, de Valdir Machado e Rubens Machado e Maledicência, de Anselmo Peixoto, Ari Monteiro e Arnaldo Moreira e o fox Toda semana, de Ari Monteiro e Ari Rebelo.
Trabalhou, ainda, para a TV e nas boates cariocas Night and Day, Casablanca, Drink e Arpège. Fez também várias excusões à Argentina e compôs Marcha do toureiro, em 1974.
Fonte: Dicionário Cravo Albin da MPB
Nenhum comentário:
Postar um comentário