segunda-feira, 13 de setembro de 2010

Me compra Ioiô

Me compra Ioiô (cançoneta, 1902) - Ernesto de Sousa

Ernesto de Sousa (1864 – 1928 – Rio de Janeiro, RJ), compositor, teatrólogo, farmacêutico e instrumentista, fez fortuna como industrial farmacêutico principalmente devido ao sucesso popular do seu Trinoz e Rum Creosotado, para o qual fez conhecido reclame publicitário:

“Veja ilustre passageiro / O belo tipo faceiro / Que o senhor tem a seu lado / E, no entanto, acredite, / Quase morreu de bronquite, / Salvou-o o Rum Creosotado”.

Ficou famosa a sua cançoneta Quem inventou a mulata?, da peça junina São João na roça. Sua casa era frequentada por figuras como Artur Azevedo, Chiquinha Gonzaga, Ernesto Nazareth, Catulo da Paixão Cearense, Sátiro Bilhar e outros como os atores Figueiredo e Brandão.

Escreveu ainda com sucesso as músicas Mulata da Bahia, Me compra, Ioiô e Angu do Barão.

A cançoneta Me compra Ioiô foi gravada / lançada pela Senhorita Odette em 1903 pelo selo Zon-o-phone, álbum número 622.

Disco selo: Zon-o-phone X-622 / Título da música: Me Compra Ioiô / Ernesto de Sousa (Compositor) / Senhorita Odette (Intérprete) / Lançamento: 1903 / Gênero musical: Cançoneta / Coleção de Origem: IMS




Fontes: Dicionário Cravo Albin da Música Popular Brasileira; Instituto Moreira Sales.

Nenhum comentário:

Postar um comentário