sexta-feira, 29 de outubro de 2010

Breno Ferreira


Breno Ferreira
Breno Ferreira (Breno Ferreira Hehl), cantor e compositor, nasceu no Rio de Janeiro, RJ, em 18/10/1907, e faleceu na mesma cidade em 23/11/1966. Foi cantor enquanto estudava direito, abandonando a advocacia após a formatura.

Técnico em cooperativismo foi o pioneiro da matéria no Brasil, tendo livros publicados. Sobre um motivo elaborado cinco anos antes, compôs em 1925 a toada Andorinha preta, um de seus maiores sucessos, gravado em 1932 por ele próprio na Columbia e na década de 1960 por Nat King Cole. Foi um dos primeiros artistas a gravar na Victor.

Em 1929, entre outras, gravou a toada Meu roçado (de sua autoria), o chorinho Meu bem (Rogério Guimarães) e a marcha Cadeirinha do Catete (Plínio de Brito).

No ano seguinte lançou diversas músicas na mesma gravadora, como a marcha Adeus, meu Carnaval (Josué de Barros), o samba Mariquinha, eu quero vê (Rogério Guimarães), a embolada Isquipac-isquipu (J. Caramuru), seu grande sucesso como cantor, as emboladas Óia a Joana, Pica-pau e A pombinha avuô, e a toada Na minha choça (todas de sua autoria)

Por volta de 1930 gravou com Sílvio Caldas o desafio Tracuá me ferrô (Sátiro de Melo). Em 1931, ainda na Victor, gravou o samba Olha a proa (com Pais de Andrade) e Samba de prata (de sua autoria), que foi outro sucesso. Na Columbia, além de composições suas, lançou composições de outros autores, como a marcha Garota errada (Joubert de Carvalho e Luís Martins), a toada Meu amor chegou (Joubert de Carvalho), a marcha Óia a virada (Diarbuco) (Nelson Ferreira) e a marcha Agüenta o rojão (Capiba), todas gravadas em 1933.

Obra

A pombinha avuôAndorinha preta, Bola errada, Caboclo tristeFoi, num foi, Forga nego Gavião tá no á, Isquipac-isquipu (com J. Caramuru), Mariquinha, eu quero vê (Rogério Guimarães), Meu roçado, Na minha choça, Olha a proa (com Paes de Andrade), Pica pau, Samba de prata, Sou de Pernambuco, Viola sem dono.

Fonte: Enciclopédia da Música Brasileira - Art Editora e PubliFolha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário