sábado, 9 de outubro de 2010

Mozart de Araújo

Mozart de Araújo
Mozart de Araújo (José Mozart de Araújo), musicólogo, professor e historiador, nasceu em Campo Grande CE (25/1/1904) e faleceu no Rio de Janeiro RJ (23/06/1988). Chegou ao Rio de Janeiro em 1928 para cursar medicina.

Freqüentando o meio artístico, começou a pesquisar e analisar documentos sobre a música no Brasil, reunindo grande coleção de manuscritos e edições raras desde o período colonial.

Ocupou inúmeros cargos públicos relativos à música, entre os quais os de vice-presidente da Orquestra Sinfônica Brasileira, presidente do Clube do Choro, membro da Academia Brasileira de Música, vice-presidente do Conselho de Música Popular do Museu da Imagem e do Som, do Rio de Janeiro. No Conselho Federal de Cultura, dirigiu a Revista Brasileira de Cultura.

Publicou A modinha e o lundu no século XVIII, São Paulo, 1964. Foi colaborador (modinha, lundu, choro e chorões, pianeiros, maxixe) da Enciclopédia da Música Brasileira (São Paulo, Art Editora, 1977). Foi responsável por textos do encarte, selecão do repertório, arranjadores e indicacão de intérpretes dos álbuns Chorada, chorões, chorinhos (1976) e A modinha, da série Cantares Brasileiros (1977), oferecidos como brindes de Natal pela Companhia Internacional de Seguros.

Após sua morte, foi publicado o livro Rapsódia brasileira, Universidade Estadual do Ceará, Fortaleza, 1994, coleção de textos publicados na imprensa.

Fonte: Enciclopédia da Música Brasileira - Art Editora e PubliFolha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário