domingo, 9 de abril de 2006

Chocolate

Chocolate (Dorival Silva), compositor e ator, nasceu no Rio de Janeiro RJ, em 20/12/1923 e faleceu em 27/6/1989. Alcançou grande popularidade nas décadas de 1950-1960, atuando como comediante no rádio e na televisão, em São Paulo SP e no Rio de Janeiro.


Como compositor, teve sua melhor fase nos anos de 1950, a quando criou as melodias de Canção de amor (com Elano de Paula), sucesso de Elizeth Cardoso que a tornou conhecida em todo o país, Vida de bailarina (com Américo Seixas), sucesso de Ângela Maria em 1954 e de Elis Regina em 1972, É tão gostoso, seu moço (com Mário Lago, seu parceiro mais assíduo), gravada por Nora Ney e Hino ao músico (com Nancy Wanderley), também conhecida como Hino à música, que seria por vários anos prefixo musical do Chico Anísio Show.

Obra

Bobagem gostosa (c/Mário Lago), baião, 1953; Canção de amor (c/Elano de Paula), samba-canção, 1950; É tão gostoso, seu moço (c/Mário Lago), samba, 1953; Faz de conta (c/Mário Lago), samba, s.d.; Hino ao músico (c/Nancy Wanderley), marcha, 1957; Mundo cego (c/Ricardo Galeno), samba-canção, s.d.; Triste melodia (c/Di Veras), samba-canção, 1954; Vamos falar de saudade (c/Mário Lago), toada, 1955; Vida de bailarina (c/Américo Seixas), samba-canção, 1954.


Fonte: Enciclopédia da Música Brasileira - Art Editora e Publifolha, SP, 1998.

2 comentários:

  1. Boa noite parabéns pelo seo blog,conheci chocolate muito bem;canção de amor essa letra é a segunda versão a primeira e assim:
    saudades torrente de paixão emoção diferente que aniquila a vida da gente numa dor que não sei de onde vem deichaste meu coração vazio deichaste a saudade eu sou tão infeliz com a sua maldade do amor do amargo é o fim partistes não posso esquese que em mença tristeza meu riso é de mentira a outro está preso e agora não pensa em mim nas cinzas dos meus um himo eñtão componho sofrendo a dizilusão que me invade canção canção de amor saudade.
    As ultimas musicas dele SALVE O BAHIANO CAIME,VERSINHO,CALENDARIO DO AMOR.
    Aqui quem lhe enviou essa mensagem foi o Galak filho do chocolate abraços.

    ResponderExcluir
  2. conheço quase todas as letras do Chocolate,não importando quem interpreta,ele é o grande autor das minhas emoções musicais. PARABÉNS P/talentoso Pai!

    ResponderExcluir