domingo, 9 de abril de 2006

René Bittencourt

René Bittencourt (René Bittencourt Costa), compositor nasceu em Paquetá RJ em 23/12/1917 e faleceu no Rio de Janeiro RJ em 21/11/1979. Durante muitos anos foi animador de shows de circos e teatros, e empresário de artistas. Mais tarde, como jornalista, colaborou em várias revistas e jornais especializados em música.

Sua primeira composição gravada foi o samba Felicidade (com Noel Rosa), que também o gravou em disco Columbia, em 1932. O primeiro sucesso foi Sertaneja, canção gravada por Orlando Silva na Victor em 1940.

No ano seguinte, também pela Victor, Orlando Silva gravou Sinhá Maria. Em 1945 foram gravadas Era uma vez, por Gilberto Alves, e Senhor da floresta, por Augusto Calheiros, ambas na Victor.

Em 1947 Augusto Calheiros gravou Garoto da rua, na Victor. Em 1957 Caubi Peixoto gravou Prece de amor, pela Columbia, e em 1958 Nono Mandamento (com Raul Sampaio), pela Victor. Compôs ainda, em parceria com Francisco Alves, Canção da criança e Brasil de amanhã, ambas gravadas pelo cantor, acompanhado pelo Coro das Crianças da Casa de Lázaro, na Odeon, em 1952.

Durante 25 anos assinou a seção Feira de Amostras da Revista do Rádio. Foi membro do conselho deliberativo da SBACEM e integrante de suas comissões de finanças e repertório.


Fonte: Enciclopédia da música brasileira: erudita, folclórica e popular. São Paulo, Art Editora, 2000.

2 comentários:

  1. Hoje com 65 anos, agradeco a René que fez a música e a Orlando Silva que a interpretou .Que pérola!Aos 6 anos minha mãe cantava,e,eu nem sabia ler pedia para que ela escrevesse a letra.Sempre cantei e, somente hoje ouvi Orlando Silva.
    Grande René Bittencourt!Grande Orlando Silva

    ResponderExcluir
  2. Cheguei inteiro aos 70. Um dos sucessos da inesquecível Dircinha Batista*, de autoria de René Bittencourt, "NÃO HÁ MULHERES IGUAIS", não aparece na INTERNET. Só achei referências, mas não encontrei a letra.
    *Uma das três mais belas vozes da Era de Ouro do Rádio, ao lado das também inesquecíveis Heleninha Costa e Zezé Gonzaga.

    ResponderExcluir