quarta-feira, 26 de abril de 2006

Mamãe eu quero


Jararaca, um dos componentes da extraordinária dupla Jararaca e Ratinho, costumava participar dos carnavais em que misturava comicidade, malícia e non sense. Dessa sobreviveu "Mamãe Eu Quero", uma das marchinhas mais cantadas em todos os tempos. Este imprevisível sucesso, porém, só seria gravado depois de muita insistência de Jararaca e quase como uma brincadeira (a gravação na época era barata), sob a responsabilidade de Vicente Paiva, que ganhou a parceria de presente.

Na gravação, realizada em 17 de dezembro de 36, aconteceram coisas não programadas como, por exemplo, o curioso prólogo em que Almirante dialoga de improviso com Jararaca. Tal diálogo foi acrescentado para alongar o tempo de gravação, que na tomada inicial havia ficado muito curto. Outra curiosidade foi a presença do casal Ciro Monteiro e Odete Amaral, além do citado Almirante, no coro. Já o conjunto que acompanhou era formado por Vicente Paiva (piano), Luís Americano (clarinete), José Alves (banjo), Canhoto (cavaquinho), Carlos Lentini e Nei Orestes (violões) e Russo do Pandeiro.

Mas, voltando à composição, "Mamãe Eu Quero" tem um estribilho de uma simplicidade mágica, que se tornou um verdadeiro hino à folia. Além de gravada por inúmeros artistas brasileiros (Sílvio Caldas, Pixinguinha, Wilson Simonal), a marchinha ganhou o âmbito internacional, sob o título de "I Want My Mama", através de Carmen Miranda que a lançou no filme "Serenata Tropical" (1940). Ainda no exterior foi gravada por Bing Crosby e pelas Andrews Sisters, entre outros, e apresentada em filmes de Mickey Rooney e Jerry Lewis.

A explicação para o êxito de "Mamãe Eu Quero" não pode ser encontrada apenas na pureza da melodia, elaborada com as notas básicas de uma sequencia de acordes primários. Como "Jingle Bells" ou "Happy Birthday" ela tem um toque de ingenuidade óbvia na letra e na música, que não parecem ter sido criadas por um mortal qualquer. Mas, em contraste, tem também (como em quase tudo que Jararaca fez) o tal toque de malícia, presente na voz do adulto pedindo para mamar. No fundo, Jararaca assume na música popular o mesmo significado de um autor desconhecido, como se sua música pertencesse ao folclore, o que é uma glória raramente atingida.

Mamãe Eu Quero (marcha/carnaval, 1937) - Jararaca e Vicente Paiva - Intérpretes: Almirante e Jararaca

Disco 78 rpm / Título da música: Mamãe eu quero / Jararaca, 1896-1977 (Compositor) / Vicente Paiva, 1908-1964 (Compositor) / Jararaca (Intérprete) / Almirante (Intérprete) / Meu Conjunto: Vicente Paiva [piano], Luís Americano [clarinete], José Alves [banjo], Canhoto [cavaquinho], Carlos Lentini e Nei Orestes [violões] e Russo do Pandeiro (Acomp.) / Gravadora: Odeon / Gravação: 17/12/1936 / Lançamento: 01/1937 / Nº do Álbum: 11449 / Nº da Matriz: 5499 / Gênero musical: Marcha / Coleções de origem: IMS, Nirez



Interpretação de Carmen Miranda e Bando da Lua em disco Odeon lançado em junho de 1941:

Disco 78 rpm / Título da música: Mamãe eu quero / Jararaca, 1896-1977 (Compositor) / Vicente Paiva, 1908-1964 (Compositor) / Carmen Miranda, 1909-1955 (Intérprete) / Bando da Lua (Acomp.) / Garoto, 1915-1955 [Violão] (Acomp.) / Gravadora: Odeon / Gravação: 26/12/1939 / Lançamento: 06/1941 / Nº do Álbum: 283441 / Nº da Matriz: 67000-A / Gênero musical: Marcha / Coleções de origem: Nirez, José Ramos Tinhorão



----------------D
Mamãe eu quero... / Mamãe eu quero...
-------------------------A7
Mamãe eu quero mamar...
Dá a chupeta... / Dá a chupeta...
-----------------------------------D
Dá a chupeta pro bebê não chorar! (bis)

--------------------------------A7
Dorme filhinho do meu coração!
---------------------------------------------------D
Pega a mamadeira e vem entrar pro meu cordão...
---------------------D7---------------- G
Eu tenho uma irmã que se chama Ana!
-----------------D ---------A7----------- D
De piscar o olho..../ Já ficou sem pestana!

--------------------------------------A7
Olho as pequenas / Mas daquele jeito
---------------------------------------------D
Tenho muita pena / Não ser criança de peito
--------------------D7------------ G
Eu tenho uma irmã que é fenomenal
--------------D --------A7------- D
Ela é da bossa e o marido é boçal



Fontes: A Canção no Tempo - Jairo Severiano e Zuza Homem de Mello - Vol. 1 - Editora 34; Discografia Brasileira - IMS; Instituto Moreira Salles.

Um comentário: