Sílvio Caldas |
Seguindo a linha "rancho-fundo", tão em moda na época, "Minha Palhoça" consagrou-se como um dos melhores sambas do gênero, enriquecendo simultaneamente o repertório de dois cantores: Luís Barbosa, que o popularizou no rádio, e Sílvio Caldas, que a gravou. Curiosa a história de Luís Barbosa. Considerado por muitos o grande sambista de sua geração, teve a carreira quase restrita ao rádio, gravando somente 21 discos.
Minha Palhoça (samba, 1935) - J. Cascata - Intérprete: Sílvio Caldas
Disco 78 rpm / Título da música: Minha palhoça / J. Cascata, 1912-1961 (Compositor) / Sílvio Caldas (Intérprete) / Choro Odeon (Acomp.) / Gravadora: Odeon / Gravação: 09/08/1935 / Lançamento: 10/1935 / Nº do Álbum: 11271 / Nº da Matriz: 5117 / Gênero musical: Samba Coleções: IMS, Nirez
D7M A7 D7M Mas se você quisesse, morar na minha palhoça A7 – Lá tem troça e se faz bossa – D7M Eb° Em7 Fica lá na roça, à beira de um riachão – E à noite tem violão – F#7 Bm7 Uma roseira, cobre a banda da varanda e B7 E7 Db7 Ao romper da madrugada, vem a passarada, A7 abençoar nossa união. Em A7 Tem um cavalo, que eu comprei à prestação D e que não estranha a pista Tem jornal; lá tem revista. D7 G Uma Kodak para tirar nossas fotografias – Vai ter retrato todo dia – Gm D7M Um papagaio, que eu mandei vir do Pará. Bm Em7 A7 D7M Um aparelho de rádio batata, e um violão que desacata. E7 Meu Deus do céu que bom seria… D7M A7 D7M Mas se você quisesse, morar na minha palhoça – A7 Lá tem troça e se faz bossa – D7M Eb° Em7 Fica lá na roça, à beira de um riachão – E à noite tem violão – F#7 Bm7 Uma roseira, cobre a banda da varanda e B7 E7 Ao romper da madrugada, vem a passarada Db7 A7 abençoar nossa união. Em A7 Tem um pomar, que é pequenino, é uma beleza D - É mesmo uma gracinha – Criação, lá tem galinha – D7 G Um rouxinol, que nos acorda ao amanhecer – Isso é verdade, podes crer – Gm D7M A patativa quando canta faz chorar, Bm Em7 A7 D7M Há uma fonte na encosta do monte, a cantar – chuá… chuá…
Fontes: A Canção no Tempo - Jairo Severiano e Zuza Homem de Mello - Vol. 1 - Editora 34; Discografia Brasileira - IMS; Instituto Moreira Salles.
Nenhum comentário:
Postar um comentário