Simone Moraes |
Entre os improvisados instrumentos de percussão, o que mais marcou os intérpretes foi sem dúvida o chapéu de palha, que era moda entre os almofadinhas. Quem primeiro o usou como elemento de ritmo foi o cantor Luís Barbosa. Iniciou-se na vida artística tocando pandeiro de aro de aço, porém, para ele, muito magro e já minado pela tuberculose, era um tour de force, com dez minutos cansava.
A convite do compositor Nássara (Mundo de Zinco, Alá lá ô, Periquitinho verde, etc.) nasceu como cantor. Com excelente balanço, cantando num estilo coloquial muito antes da bossa nova, despertou logo atenção. Um dos seus maiores êxitos foi Risoleta de Raul Marques e Moacir Bernardino (Escrito por Renato Vivacqua).
O título da música tornou uma jovem de nome Risoleta admiradora incondicional do cantor, pelo fato de a música levar seu nome. Risoleta passou a telefonar para Luiz Barbosa que, quando a conheceu, percebendo a sua juventude em flor, fez com entre os dois ocorresse apenas uma boa amizade.
Mais tarde, Risoleta foi para o rádio e adotou o pseudônimo de Simone Moraes. Tornou-se amiga da mãe do cantor, que chamava-se Bela, mãe de Barbosa Junior e Paulo Barbosa, radio-ator e compositor respectivamente.
A versão da canção Fascinação, escrita por Armando Louzada, diretor da Rádio Mayrink Veiga e mais tarde da Rádio Nacional, foi feita para ela, Simone Moraes, que com ele iria se casar. Fascinação teve um imenso sucesso na voz de Carlos Galhardo, e servia de fundo musical para o programa “Crônica da Cidade” (Histórias do Frazão).
Risoleta (samba, 1937) - Raul Marques e Moacir Bernardino - Intérprete: Luiz Barbosa
Disco 78 rpm / Título da música: Risoleta / Moacir Bernardino (Compositor) / Raul Marques (Compositor) / Luiz Barbosa, 1910-1938 (Intérprete) / Conjunto Boêmios da Cidade (Acomp.) / Gravadora: Victor / Gravação: 20/04/1937 / Lançamento: 06/1937 / Nº do Álbum: 34177 / Nº da Matriz: 80379-1 / Gênero musical: Samba
A convite do compositor Nássara (Mundo de Zinco, Alá lá ô, Periquitinho verde, etc.) nasceu como cantor. Com excelente balanço, cantando num estilo coloquial muito antes da bossa nova, despertou logo atenção. Um dos seus maiores êxitos foi Risoleta de Raul Marques e Moacir Bernardino (Escrito por Renato Vivacqua).
O título da música tornou uma jovem de nome Risoleta admiradora incondicional do cantor, pelo fato de a música levar seu nome. Risoleta passou a telefonar para Luiz Barbosa que, quando a conheceu, percebendo a sua juventude em flor, fez com entre os dois ocorresse apenas uma boa amizade.
Mais tarde, Risoleta foi para o rádio e adotou o pseudônimo de Simone Moraes. Tornou-se amiga da mãe do cantor, que chamava-se Bela, mãe de Barbosa Junior e Paulo Barbosa, radio-ator e compositor respectivamente.
A versão da canção Fascinação, escrita por Armando Louzada, diretor da Rádio Mayrink Veiga e mais tarde da Rádio Nacional, foi feita para ela, Simone Moraes, que com ele iria se casar. Fascinação teve um imenso sucesso na voz de Carlos Galhardo, e servia de fundo musical para o programa “Crônica da Cidade” (Histórias do Frazão).
Risoleta (samba, 1937) - Raul Marques e Moacir Bernardino - Intérprete: Luiz Barbosa
Disco 78 rpm / Título da música: Risoleta / Moacir Bernardino (Compositor) / Raul Marques (Compositor) / Luiz Barbosa, 1910-1938 (Intérprete) / Conjunto Boêmios da Cidade (Acomp.) / Gravadora: Victor / Gravação: 20/04/1937 / Lançamento: 06/1937 / Nº do Álbum: 34177 / Nº da Matriz: 80379-1 / Gênero musical: Samba
Intro: Eb7M E° Fm Bb7 Eb7M Bb7 Eb7M Vou mandar prender, Bb Eb7M Esta nega Risoleta, Bb Eb7M Que me fez uma falseta e me desacatou, E° Bb Porque não lhe dei o meu amor. G G7 Isto é conversa prá doutor. E ela foi criada, Cm7 Na roda da malandragem, F7 Hoje vive com visagem. Sei que com esta nega, Bb7 Não vou levar a mínima vantagem. Fm Bb7 E ela quebrou, Eb7M O meu chapéu de palhinha, G G7 De abinha bem curtinha. E também rasgou, Cm7 O terno melhor que eu tinha Fm7 Bis - Quem me deu foi a Rosinha. E a camisa de seda, Gb° Eb7M Que eu comprei à prestação da mão do Salomão C#7 C7 (Por preço de ocasião) Fm E ainda não paguei, Bb7 Eb7M Bb7 A primeira prestação. Eb7M E° Fm Bb7 Eb7M (meu Deus do céu, que confusão!)…
Fontes: Renato Vivacqua; Histórias do Frazão; Instituto Moreira Salles - Acervo musical.
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