segunda-feira, 8 de maio de 2006

Canção da criança

Orlando Silva prestando homenagem
no túmulo do grande Francisco Alves
"... Francisco Alves, morreu em um desastre de automóvel na Via Dutra, no Estado de São Paulo, quando viajava em direção ao Rio de Janeiro. Seu carro chocou-se com um caminhão em plena rodovia, e, explodindo o motor, as chamas envolveram o veículo carbonizando o corpo do querido artista. Seu primo Haroldo Alves, estudante que o acompanhava na viagem, foi projetado à grande distância no momento da colisão, escapando com vida, porém em estado grave...".

Durante toda a sua vida, Francisco Alves sempre ajudou as entidades assistenciais do Rio de Janeiro. Vinte e quatro dias antes do acidente que o vitimou, havia gravado um disco, cujo resultado econômico reverteria em benefício das "Meninas da Casa de Lázaro", no Rio. "Canção da Criança" em uma face, e "Brasil de Amanhã" na outra, compunham o disco. Ambas composições do próprio Chico, com versos de René Bittencourt.

Antes que a gravadora Odeon lançasse o disco, a fatalidade levou de forma trágica o cantor Francisco Alves. A vendagem do disco atingiu cifras enormes poucas vezes vista no Brasil; porque além de Chico, também as "Meninas da Casa de Lázaro" faziam parte da gravação, cantando no coro.

No velório do cantor, ocorrido na câmara de vereadores do Rio de Janeiro, ocorreu uma cena inesquecível, emocionando ainda mais o povo e autoridades presentes: na saída do féretro para o cemitério São João Batista, as meninas da Casa de Lázaro cantam "Canção de Criança" ao lado do caixão lacrado, em despedida ao rei da voz que a elas havia dedicado o disco.

A parte declamada da gravação coube à Lúcia Helena, locutora da Rádio Nacional, que fazia parte do programa do Rei da Voz, aos domingos, ao meio-dia. A valsa foi gravada em 3/09/1952, 24 dias antes da morte de Chico Alves.

Canção da Criança (valsa, 1952) - Francisco Alves e René Bittencourt

Disco 78 rpm / Título da música: Canção da criança / Autoria: Alves, Francisco (Compositor) / Bittencourt, René (Compositor) / Alves, Francisco (Intérprete) / Coro de Crianças (Acompanhante) / Orquestra (Acompanhante) / Imprenta [S.l.]: Odeon, 1952 / Nº Álbum 13336 / Gênero musical: Valsa /

-----D------ A7-----------------D
Criança feliz / Que vive a cantar
----------------A7 ----------------D----- D7
Alegre embalar / Seu sonho infantil
-------------------G-------------------- D
Oh meu bom Jesus / Que a todos conduz
-----------------A7---------------D------- B7
Olhai as crianças / Do nosso Brasil

-----Em------------- D---- B7------Em------------------ D------ B7
Crianças com alegria /------- Qual um bando de andorinhas
---Em---------------- D---- A7 --------------------------D ------B7
Viram Jesus que dizia /------- "Vinde a mim as criancinhas"

--Em------------------- D ----B7------ Em -------------D------- B7
Hoje dos céus num aceno / ------Os anjos dizem Amém
------Em------------- D -----A7------------------------ D------- A7
Porque Jesus Nazareno / --------Foi criancinha também

-----D------ A7 ----------------D
Criança feliz / Que vive a cantar
---------------A7 -----------------D------- D7
Alegre embalar / Seu sonho infantil
-------------------G--------------------- D
Oh meu bom Jesus / Que a todos conduz
----------------A7----------------- D
Olhai as crianças / Do nosso Brasil

Nenhum comentário: