quinta-feira, 4 de maio de 2006

É com esse que eu vou

Foi numa viagem de trem, de Vitória para Belo Horizonte, que Pedro Caetano fez "É Com Esse Que Eu Vou". "A viagem era longa e o trem moroso demais", conta o autor, "então, para matar o tempo, comecei a compor um samba, sem maiores pretensões. Imaginei um bloco querendo fazer uma música animada para pular no carnaval. Quando a viagem terminou o samba estava pronto".

Gravado pelos Quatro Ases e um Coringa em 48 (1), este animadíssimo samba receberia 25 anos depois uma revisita de Elis Regina, num arranjo de concepção totalmente diferente do original, que incluía alterações de divisão, andamento e harmonia.

É com esse que eu vou (samba/carnaval, 1948) - Pedro Caetano

Disco 78 rpm / Título: É com esse que eu vou / Autoria: Caetano, Pedro (Compositor) / Quatro Ases e um Coringa (Intérprete) / Imprenta [S.l.]: Odeon, 1947 / Nº Álbum 12812 / Lado A / Gênero: Samba

D7+/9
É com esse que eu vou 
        C7/9       D7+/9 B5+/7
sambar até cair no chão
                 Em7/9             
É com esse que eu vou 
    B5+/7        Em7/9   Em7/9/D
desabafar na multidão
C#º                         
Se ninguém se animar 
          F#5+/7       C7/13  B7/13 B5+/7
eu vou quebrar meu tamborim
                 Em7/9   A7/13    D7+/9   C7/9
Mas se a turma gostar vai ser pra mim
                   Bm         Am6        G#º G7+ 
É com esse que eu vou sambar até cair no chão
                  Em7/9    B5+/7       Em7/9 Em7/9/D
É com esse que eu vou desabafar na multidão
                 C#º          F#5+/7     C7/13 B7/13
Se ninguém se animar eu vou quebrar meu tamborim
       B5+/7     Em7/9    A7/13   D7+/9   D6/9
Mas se a turma gostar vai ser pra mim
      G/A                   D/A
Quero ver o ronca-ronca da cuíca
      G#5-/7       G7+      A/G        F#m   F#°
Gente pobre, gente rica, deputado, senador
       G7+                C7/9        
Quebra-quebra que eu quero ver 
             F#7/13 F#5+/7
uma cabrocha boa
    F#m7    B7/9-     E7/9   A7/13        
No piano     da    patroa, batucando, 
                  Am7 D7/9
é com esse que eu vou
             G7+                C7/9  
Mas  quebra-quebra que eu quero ver 
              F#7/13  F#5+/7
muita cabrocha boa
    F#m7    B7/9-   E7/9    D#7/9+
No piano     da    patroa,           
                 D7+/9
É com esse que eu vou

(1) A data da gravação - 1948 - difere do IMS que relata data da gravação Odeon 1947 e lançamento no mesmo ano.

Fontes: Instituto Moreira Salles - Acervo musical; A Canção no Tempo - Volume 1 - Jairo Severiano e Zuza Homem de Mello - Editora 34.

Nenhum comentário:

Postar um comentário