segunda-feira, 12 de junho de 2006

Azul da cor do mar

Tim Maia durante a gravação de seu primeiro disco, Rio de Janeiro, 1970.

Com um projeto de carreira artística interrompido por uma viagem aos Estados Unidos, de onde seria deportado em 1964, Tim Maia chegaria como cantor às paradas radiofônicas em 70 com dois grandes sucessos: “Azul da Cor do Mar”, de sua autoria, e “Primavera”, de Cassiano e Rochael. Da aventura novaiorquina, em que fez de tudo para sobreviver, ele contabilizaria como lucro o conhecimento dos ritmos negros americanos, que o converteriam no primeiro soul man brasileiro e marcariam para sempre o seu estilo.

“Azul da Cor do Mar” é uma canção curta, de melodia comum e versos que discorrem sobre as desigualdades da vida, procurando passar, entretanto, uma mensagem otimista: “Mas quem sofre sempre tem que procurar / pelo menos vir a achar / razão para viver / ver na vida algum motivo pra sonhar / ter um sonho todo azul / azul da cor do mar...”

Na verdade, mais do que a canção, o que impressionou os ouvintes foi o vozeirão rouco de Tim e sua maneira soul de cantar, duas autênticas novidades na época. Original, talentoso, ele teria, porém uma carreira de altos e baixos, muito prejudicada por seu temperamento agressivo e contestador. Era, pode-se afirmar um brigão irreverente que dizia o que lhe vinha à cabeça, sem se importar com as consequências. Tim Maia (Sebastião Rodrigues Maia) morreu aos 56 anos, em 15.3.98, num hospital em Niterói (A Canção no Tempo – Vol. 2 – Jairo Severiano e Zuza Homem de Mello – Editora 34).

Azul da Cor do Mar (1970) - Tim Maia - Intérprete: Tim Maia

LP Tim Maia / Título da música: Azul da Cor do Mar / Tim Maia (Compositor) / Tim Maia (Intérprete) / Gravadora: Polydor / Ano: 1970 / Nº Álbum: LPNG 44.053 / Lado B / Faixa 4 / Gênero musical: Canção / MPB.

Intro: A7+ 

A7+   Bm7                        C#m7        
Ah !    Se o mundo inteiro me pudessse ouvir 
             Bm7       E7/9 
Tenho muito pra contar 
               A7+    E7/9 
Dizer que aprendi 

A7+  Bm7                      C#m7        
E     na vida a gente tem que entender 
             Bm7        E7/9 
Que um nasce pra sofrer 
                 A7+   Bm7 C#m7 Bm7 D7+ E7
Enquanto o outro ri 

 A7+  Bm7                          C#m7
Mas     quem sofre sempre tem que procurar 
           Bm7       E7/9
Pelo menos vir achar 
              A7+    E7/9
Razão para viver 

 A7+  Bm7                     C#m7      
Ver     na vida algum motivo pra sonhar 
              Bm7      E7/9
Ter um sonho todo azul 
               A7+    Bm7 C#m7 Bm7 D7+ E7
Azul da cor do mar

Nenhum comentário:

Postar um comentário