segunda-feira, 5 de junho de 2006

O sol nascerá

Cartola
A carreira de Cartola divide-se em duas fases: a “fase pobre”, dos anos trinta aos cinquenta, em que teve somente quatorze composições gravadas, e a “fase rica”, de 1964 a 1980, quando, redescoberto e consagrado, lançou a maior e melhor parte de sua obra. Pode-se dizer que essa segunda fase começa com o lançamento de “O Sol Nascerá”, que tem também especial significação para o co-autor Elton Medeiros, pois é o seu primeiro sucesso.

Embora gravado em 1964 — no já citado disco de Nara Leão —, “O Sol Nascerá” foi composto dois anos antes, em casa de Cartola, na época muito frequentada por Elton, Zé Kéti, Nelson Cavaquinho e outros sambistas. E foi feito de improviso, de forma até pitoresca, conforme relembra o próprio Elton: “Tínhamos acabado de fazer um samba chamado ‘Castelo de Pedrarias’, quando chegou o amigo Renato Agostini com a mulher. Então, mostramos-lhe o samba e ele nos desafiou a fazer outro, ali na hora, em sua presença. Topamos o desafio e pouco depois estava pronto ‘O Sol Voltará’, que o Renato adorou.

Na gravação, atendendo a um pedido de Aloysio de Oliveira, mudamos o título para ‘O Sol Nascerá’, que ficou até melhor.” Curto, como convém a uma composição feita de improviso, “O Sol Nascerá” é um samba que procura passar esperança e otimismo (“A sorrir / eu pretendo levar a vida...”) e tem a participação de Cartola e Elton tanto na letra como na melodia. Já o “Castelo de Pedrarias”, perdeu-se para sempre nas brumas do esquecimento... (A Canção no Tempo – Vol. 2 – Jairo Severiano e Zuza Homem de Mello – Editora 34).

O sol nascerá (samba, 1964) - Elton Medeiros e Cartola - Intérprete: Nara Leão

LP Nara / Título da música: O Sol Nascerá / Cartola (Compositor) / Elton Medeiros (Compositor) / Nara Leão (Intérprete) / Gravadora: Elenco / Ano: 1964 / Álbum: ME-10 / Lado A / Faixa 5 / Gênero musical: Samba.

Tom: C
[Intro:] D D/C G/B A E7(9) Gm6 D A7

D D/C   G/B
A sor...rir
      A/G        E7(9) A7(13)
Eu pretendo levar a vida
D    D/C   G/B
Pois cho...rando
    A/G      E7(9) A7(13)  D     A7
Eu vi a mocidade       perdida
D D/C   G/B
A sor...rir
     A/G       E7(9) A7(13)
Eu pretendo levar a vida
D    D/C   G/B
Pois cho...rando
   A/G       E7(9) A7(13)  D     D7
Eu vi a mocidade       perdida

G7M           Gm7
Finda a tempestade
D          D/C
O sol nascerá
E7
Finda esta saudade
       A7          Bm7        A/C#
Hei de ter outro alguém para amar

D D/C   G/B
A sor...rir
    A/G       E7(9) A7(13)
Eu pretendo levar a vida
D    D/C   G/B
Pois cho...rando
   B7       E7   A7 D
Eu vi a mocidade perdida

Nenhum comentário:

Postar um comentário