terça-feira, 6 de junho de 2006

Pombo correio

Destacado vocalista, violonista e compositor dos Novos Baianos, Moraes Moreira (Luís Carlos Moraes) seguiria uma bem-sucedida carreira solo, depois da extinção do grupo. Essa carreira foi marcada logo no início pela marchinha “Pombo Correio”, produto de sua paixão e ligação com o pioneiro Trio Elétrico Dodô e Osmar. A música já existia desde os anos cinquenta, com o título de “Double Morse”, composta pelos inventores do trio, tendo sido até então gravada apenas na forma instrumental.

Em 1975, apaixonado pela composição, Moraes compôs-lhe a letra, em que pede a um pombo correio para levar uma carta para o seu amor: “Pombo correio / voa depressa / e essa carta leva para o meu amor / leva no bico que eu aqui fico esperando / pela resposta que é para saber / se ela ainda gosta de mim...”

Saltitante, elétrica, colorida, a marchinha é bem característica dos trios que animam o carnaval de Salvador e que se tornariam uma influência na música do próprio Moraes. Ele, inclusive, contribuiria para a popularização desses trios, compondo, tocando e até produzindo alguns de seus discos. Um clássico do carnaval baiano, “Pombo Correio” fez parte da trilha sonora da novela “Sem Lenço Sem Documento”, exibida pela TV Globo de setembro de 77 a março de 78 (A Canção no Tempo – Vol. 2 – Jairo Severiano e Zuza Homem de Mello – Editora 34).

Pombo Correio (Double Morse) (1977) - Moraes Moreira, Dodô e Osmar - Intérprete: Moraes Moreira

LP Sem Lenço Sem Documento - Trilha Sonora da Novela / Título da música: Pombo Correio (Double Morse) / Dodô (Compositor) / Osmar Macedo (Compositor) / Moraes Moreira (Compositor) / Moraes Moreira (Intérprete) / Gravadora: Som Livre / Ano: 1977 / Nº Álbum: 403.6135 / Lado A / Faixa 6 / Gênero musical: Marchinha / Carnaval.


Tom: G
Introd.: ( D7  Gm  F  Eb  D7 ) 2x  D/C  G/B  ( D7 ) 
       G                                           D7
Pombo correio voa depressa, e esta carta leva para o meu amor
       B7                     Em
Leva no bico que eu aqui fico esperando
      A7                         D7
Pela resposta que é pra saber se ela ainda gosta de mim.

       G
Pombo correio se acaso um desencontro
    E7                      Am
Acontecer não perca nem um só segundo, 
         Cm6              Bm7
        voar o mundo se preciso for
Em            Am7      D7    G
      O mundo voa mas me traga uma notícia boa.

       G
Pombo correio voa ligeiro, 
                                  D7
        meu mensageiro e essa mensagem de amor
       B7                      Em
Leva no bico que eu aqui fico cantando
             A7
Que é pra espantar essa tristeza 
              D7
       que a incerteza que o amor traz.

       G
Pombo correio nesse caso eu lhe conto
     E7                        Am
Por estas linhas a que ponto quer chegar, 
       Cm6           Bm7
     meu coração o que mais gosta
Em               Am7         D7   G
       Você pra mim seria assim  a melhor resposta.

( D7  Gm  F  Eb  D7 ) 2x  D/C  G/B  ( D7 ) 
.................... ( Volta ao início )

Nenhum comentário:

Postar um comentário