sábado, 1 de julho de 2006

Roberto Yanés

Roberto César Iannacone ou Roberto Yanés nasceu em 25 de abril de 1932 na cidade de Córdoba, Argentina. Sua paixão pela música lhe chegou por um tio pianista, que havia sido professor e acompanhante de Tito Schipa.

Participou desde pequeno em programas da rádio da cidade de Córdoba. Cantava, sapateava, atuava e tocava violão e piano, instrumentos em que se tornou exímio através de vários anos de estudo no Conservatório Provincial de Música.

Depois de cumprir com o serviço militar na Escola de Artilharia de Córdoba - onde conseguia dias de licença a troco de suas apresentações no Cassino de Oficiais - se incorporou ao conjunto “Los Changos del Portezuelo”, onde cantou até que em 1956 se radicou em Buenos Aires.

Atuou em diversos locais como pianista e cantor de boleros, de temas tropicais, de Jazz y de tango, como solista ou integrando orquestras. Em 1957 realizou uma prova para unir-se a “Los 5 Latinos”. Ricardo Romero lhe aconselhou seguir a carreira solo, tão grande era suas condições como um cantor de uma voz inigualável.

Em 1958 firmou contrato com a CBS, gravando "Donde Estará mi Vida" y "El Espejo". Seguiram os primeiros LPs, as apresentações em rádio e TV, as viagens pela América e os prêmios internacionais.

Em 1963 foi convocado por Astor Piazzolla para gravar um LP, e assim se concretizou a gravação de um LP pouco difundido, com "Cafetin de Buenos Aires", "Margarita Gauthier", "Fuimos" e "Griseta". Depois de muitos anos de ser considerados como objeto de coleção, estes temas têm sidos reeditados em CD.

Roberto Yanés cantou centenas de temas, alguns deles de sua própria autoria ("Querer Como Nadie", "Te Desafío"). Ademais daqueles incluídos em seus primeiros LPs (como sua bonita versão de “Enamorada”) teve muitos sucessos como: "Rondando tu Esquina", "Camino del Puente", "A la Eternidad”, “Juguete”, "Paloma", "El Aplauso", "De Rodillas", "El Viejo Juego de Ajedrez", "Para Empezar el Año”, “Princesita”, “Si me Comprendieras”, “Volver”, “Contigo en la Distancia”, “El Reloj”, “Encadenados”, "Te Llevaré a ese Lugar", “Inolvidable”, “Sinceridad”, “Usted”.

Algumas canções:

Corazón a Corazón

De Quién Estás Enamorada

Lágrimas Del Alma

No Quisiera Quererte

Quisiera Ser

Regálame Esta Noche

Sabrás Que Te Quiero

Volver.


Acesse aqui a relação de compositores e intérpretes de bolero

Bolero: Letras, Cifras e Músicas

Saiba sobre as origens do bolero


Fonte: Musica del Recuerdo. Tradução: Everaldo J Santos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário